segunda-feira, 4 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu dou minha vida pelas ovelhas. - (Jo 10,11-18)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – 
–  P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 04 DE MAIO de 2020 (segunda-feira) 125º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
A FELICIDADE NÃO SE RESUME NA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS, MAS SIM NA SUA CAPACIDADE DE LIDAR COM ELES.
(Albert Einstein)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA MUNDIAL DO FUTEBOL
DIA MUNDIAL DO MOVIMENTO HUMANISTA
Dia Internacional dos Combatentes de Incêndios Florestais
Dia Internacional do Canto do Amanhecer

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santópolis do Aguapeí - Valentim Gentil (São Paulo) General Câmara (Rio Grande do Sul) Belterra (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NELSON BARROS SILVA (Garça /SP)ADALBERTO VARGAS TOSI (Palu Bebê- Lions Clube de Garça /SP) ALAN TADEU CANDIDO (Lions Clube Universitário de Garça /SP)LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIOR  (PDG-Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)VERA CONFORTI MODELLI (Lions Clube de Marilia /SP) EUGENIO KROMINSKI (PCC-DMLB-Lions Clube Cuiabá /MT) MARA LIZ ALVES (prima - São Paulo/SP) ELIANGELA BORGES ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP) LEANDRO PATRONI TRAVENSOLO (Chaveiro Garça/SP) CARLA MERIGUI (Imobiliária Vale do Sol Garça/SP) MASAZI WADA (Marilia/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: GRAZIELA e CARLOS EDUARDO BOIÇA MARCONDES DE MOURA (advogado Garça-Marilia /SP) SANDRA REGINA FASSINA DE MELO e BENEDITO APARECIDO MELO ó1991ó29 ANOS (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP)

 SANTO DO DIA 
SÃO CIRIÁCO
SANTA ANTONINA
SÃO FLORIANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia!
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Vindo ao mundo, Jesus se propõe como o verdadeiro pastor, que dá a vida por suas ovelhas. Dispostos a aprender o seu exemplo, celebremos aquele que a todos quer converter e salvar.
– Oração 
PAI, TORNA-ME UM DISCÍPULO DÓCIL DE JESUS, O VERDADEIRO PASTOR QUE ARRISCOU A PRÓPRIA VIDA PARA ME SALVAR. SOMENTE ELE PODERÁ CONDUZIR-ME PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Ó Deus, que, pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

04 de maio de 2020 Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ Conduzindo a obra dos apóstolos, o Espírito Santo os ajuda a superar preconceitos e levar o evangelho a todos os povos, pois Jesus, o bom pastor, quer formar ao seu redor um só rebanho.

1ª Leitura (At 11,1-18) O mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus. 2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim. 6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’. 10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem. 13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 22(23)
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

04 de maio de 2020 Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa
Eu dou minha vida pelas ovelhas. - (Jo 10,11-18)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“O Bom Pastor dá a vida por Suas ovelhas”
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa
(João 10,11)
Queremos olhar para Jesus, o Bom Pastor. O bom pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas e não permite que o ladrão, o mercenário nem o lobo as ataquem ou roubem, a não ser que elas não queiram ficar no colo do seu pastor e fujam para outros redis.

Jesus dá a vida, no seu sentido mais pleno, para cuidar das Suas ovelhas. Ele cuida com amor, com ternura, e preocupa-se com cada inquietação que parte do coração da ovelha.

Não pense que Jesus está distante das nossas inquietações, preocupações e tensões, somos nós que precisamos colocar o nosso coração n’Ele, porque Ele cuida do coração de cada ovelha.

Há ovelha que se distancia, que não dá voz nem vez para o seu pastor. Há ovelha que se deixa seduzir, enganar-se e iludir-se por outros pastos que parecem mais vistosos, mais bonitos e, aparentemente, mais atrativos. O bom pastor, no entanto, cuida do coração das suas ovelhas.

“O único que não nos deixa é Jesus, o Bom Pastor que dá a vida e cuida das Suas ovelhas em tudo”   

Ele sabe que as ovelhas se machucam nos pastos da vida – machuca a perninha, rala-se e fere-se. O bom pastor vem, cuida e dá o tratamento. Ele, de fato, vai cuidar até que a ovelha se recupere. Por isso, precisamos colocar o que está machucado, ferido e dolorido no coração do Bom Pastor, para que Ele cure as feridas da nossa alma e do nosso coração.

O Bom Pastor nos dá a vida. Não adianta estarmos vivos, precisamos viver, precisamos ter vida com gosto, com sentido, com razão de ser e de viver. Quando olhamos para o Bom Pastor e vemos que a vida d’Ele é doar-se e amar; então, se não estamos amando nem nos doando, é porque a nossa vida não está n’Ele.

Precisamos estar com o Bom Pastor, para que Ele cuide de nós, porque se não estivermos, estaremos nas mãos dos mercenários da vida que nos iludem e nos enganam. Quantos mercenários no campo da religião, da política e dos negócios! Quantos mercenários estão interessados em nós e naquilo que podemos fazer para favorecê-los! E usam de toda e qualquer linguagem afetuosa, bonita, cheia de recursos que até ficamos mexidos.

Sentimo-nos mexidos por dentro quando escutamos os discursos que falam e usam, mas são só falácias, porque o único capaz de dar a vida por nós é o Bom Pastor. Não nos deixemos enganar por discursos melosos, afetuosos, que seduzem as nossas realidades financeiras, econômicas, afetivas, as nossas carências, porque vão nos sugar, puxar-nos e depois nos deixarão.

O único que não nos deixa é Jesus, o Bom Pastor que dá a vida e cuida das Suas ovelhas em tudo. Deixemo-nos ser cuidados por Jesus, o Bom Pastor.

Deus abençoe você!


 Reflexão - A “liberdade crucificada” de Cristo
 Direitos reservados:  (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— caímos de joelhos diante do esplendor da "Liberdade Infinita" crucificada. Jesus se apresenta como o bom pastor. Mas não se trata de palavras bonitas: é a realidade! Ele, literalmente, dá a vida pelos seus. E o faz com a plena liberdade do amor.

Jesus Cristo predisse sua paixão e a soberania —liberdade— com que ia entregar-se: deu a vida e a recobrou (ressuscitou) quando quis. Isso só quem pode fazer é Alguém que seja Deus. Sua morte na Cruz é um ato de amor: está ali porque quer sacrificar-se por seus irmãos. Não é um acidente, nem una execução. É Deus e atua com infinita liberdade. Mas uma liberdade vivida conforme seu verdadeiro destino: não para entreter-se, e sim para entregar-se.

—Jesus, Tu antes do Calvário nos deste teu sofrimento, agora escondido na Eucaristia. Em Getsemani pudeste vencer a teus ofensores, que caíram por terra quando ouviram de ti «sou eu»... Mas te deixastes prender. Leva-me contigo!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Mercenário é alguém que trabalha apenas por dinheiro, por interesses pessoais. Uma alusão aos líderes religiosos e políticos que não cuidavam do povo; ao contrário, exploravam o povo a serviço de suas próprias necessidades. Jesus, ao invés, se proclama o bom pastor. Está comprometido com seu rebanho, chama cada ovelha pelo nome, isto é, tem familiaridade com todas e, principalmente, num ato voluntário de obediência ao Pai, dá sua vida por suas ovelhas. O bom pastor não vem somente para uma nação ou pequeno grupo. Sua missão é universal: “Tenho ainda outras ovelhas…”. A Carta aos Efésios comunga com essa ideia: “Agora, em Cristo Jesus, vocês que antes estavam longe foram trazidos para perto, mediante o sangue de Cristo” (2,13). E nossos dirigentes dão a vida pela vida do povo?

ORAÇÃO
Ó Jesus, és de fato “o bom pastor”, pois arriscas tua vida pelo povo e o proteges contra os adversários do Reino. Conheces cada membro da imensa multidão que escuta tua voz e te segue. E procuras outras pessoas que ainda não fazem parte de tua família, na certeza de que ouvirão a tua voz. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 10,11-18 - Quem é o bom pastor?
Preparamo-nos para a Leitura, renovando
a convicção de que Deus me fala, que nos fala
e, orando ao Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo,
e dai-nos o dom da sabedoria,
para que possamos avaliar todas as coisas
à luz do Evangelho,
e ler nos acontecimentos da vida
os projetos de amor do Pai.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Jo 10,11-18, e observo Jesus e as imagens que usa do pastor, ovelhas, mercenário, para falar de seu amor por todos.
Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor. O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer.

Refletindo
Jesus se define bom pastor. Ele é mais do que um bom pastor. Um pastor que se diz pronto a dar a vida pelas ovelhas. O tipo de pastagens disponíveis no oriente impõe ao pastor a necessidade de se deslocar com o rebanho para outro lugar conforme a mudança das estações. As ovelhas não sabem buscar alimento, relva e água por si mesmas. Precisam ser conduzidas. O pastor as conduz também para o abrigo por ocasião de tempo ruim e as defende de animais ferozes e de bandidos ou ladrões. O pastor Davi, por exemplo, diz ter matado leões e ursos que atacavam o rebanho de seu pai. O pastor conserva o rebanho unido e se empenha na procura da ovelha perdida, tendo certeza de que o rebanho permanecerá unido até que ele retorne. No Antigo Testamento, Deus é o verdadeiro pastor de Israel (Gn 49,24), que conduz José como um rebanho (Sl 80,2); carrega as suas ovelhas (Sl 28,9), guia-as (Sl 77,21). Ele, o Senhor, é o Pastor que reúne os perdidos, conduze-os à sua própria pastagem, cura-lhes as feridas, guarda-os em paz.  O bom pastor é autêntico, verdadeiro, não explorador. Não quer as ovelhas para seu lucro: carne, lã, leite. Ele dá a vida pelas ovelhas. No Novo Testamento,  a figura do pastor é aplicada a Jesus, quer por ele mesmo, quer pelos outros. A sua própria missão é às ovelhas perdidas de Israel. Ele é o pastor que deixa as 99 ovelhas no deserto para procurar a que extraviou. A sua alegria de recuperar um pecador é como a alegria do pastor que encontra a ovelha perdida (Mt 18,12-14). Jesus fala de sua preocupação por outras ovelhas que ainda não são em seu rebanho. Diz que precisa trazê-las. Revela seu desejo de que haja um só rebanho e um só pastor.  No juízo final ele agirá como um pastor que separa as ovelhas das cabras. Jesus se diz também porta do aprisco.
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?
Quem são os pastores hoje? O termo é bastante usado por ministros das diversas Igrejas. Na Igreja católica os pastores são os bispos e sacerdotes.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, definiram a missão da Igreja como a do Pastor:" A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt 9,35-36). Ele, sendo o Senhor, se fez servidor e obediente até à morte de cruz (cf. Fl 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2 Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. No Evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobres seguindo a Jesus pobre (cf. Lc 6,20; 9,58), e a de anunciar o Evangelho da paz sem bolsa ou alforje, sem colocar nossa confiança no dinheiro nem no poder deste mundo (cf. Lc 10,4 ss). Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho." (DAp 31).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, salmos ou outras orações e concluimos, rezando o Salmo
SALMO 23 (22)
O Senhor é o meu pastor. Nada me falta.
Em verdes pastagens me faz repousar;
para fontes tranquilas me conduz,
e restaura minhas forças.
Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.
Embora eu caminhe por um vale tenebroso,
nenhum mal temerei, pois junto a mim estás;
teu bastão e teu cajado me deixam tranqüilo.
Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus opressores;
unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda.
Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida.
Minha morada é a casa do Senhor, por dias sem fim.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de acolhimento da Igreja e do Pastor verdadeiro, Jesus Cristo, para que possa entrar no nosso coração  e das pessoas com quem convivo.

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário