quarta-feira, 13 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto - (Jo 15,1-8)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 13 DE MAIO de 2020 (quarta-feira) 133º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: - https://kdfrases.com/.  
A EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA QUE VOCÊ PODE USAR PARA MUDAR O MUNDO.
(Nelson Mandela)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA “LEI ÁUREA
DIA DO ANIVERSÁRIO DA IMPRENSA NACIONAL
DIA DO AUTOMÓVEL E DA ESTRADA DE RODAGEM
DIA DO BOXEADOR
DIA DO MULATO
DIA DOS QUILOMBOLAS
DIA INTERNACIONAL DO PUGILISTA
DIA NACIONAL DE DENUNCIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
DIA DA FRATERNIDADE BRASILEIRA
DIA MUNDIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DIA DA MÃE NATUREZA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cajobi (São Paulo) Alto Taquari - Araguaiana - Campinápolis  - Cocalinho - Figueirópolis D'Oeste - Guarantã do Norte - Indiavaí - Itaúba ­- Marcelândia - Nova Canaã do Norte - Nova Olímpia - Novo Horizonte do Norte - Novo São Joaquim - Paranaíta - Pedra Preta - Peixoto de Azevedo - Porto Alegre do Norte - Porto Esperidião - Primavera do Leste - Reserva do Cabaçal Ribeirão - São Félix do Araguaia - Sorriso - Tangará da Serra - Terra Nova do Norte - Vera - Vila Rica (Mato Grosso) Pancas (Espírito Santo) Aral Moreira - Bodoquena - Deodápolis - Eldorado - Itaquiraí - Mundo Novo (Mato Grosso do Sul) Candeal - Macajuba (Bahia) Jesuítas - Ribeirão Claro - Três Barras do Paraná (Paraná) Rio Maria (Tocantins) Rondon do Pará (Pará) Barreiros - Pedra (Pernambuco) Nossa Senhora de Lourdes (Sergipe) Serra do Mel (Rio Grande do Norte) Treze de Maio (Santa Catarina)

-■-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: BEATRIZ AZEVEDO DA SILVA (filha da Carla/Marcelo Macrocontábil Conessa e Lions Clube Universitário de Garça/SP) ALESSANDRO MARTINS (Lions Clube de Garça/SP) GLAUCO PEREIRA (primo-Anápolis/GO) FELIPE RAGASSI ORLANDO (Lions Clube de Marilia /SP) ANTONIO CARLOS PINELI (Escritório Contábil Pineli - Garça /SP) MARIA GILES DA SILVA (Garça /SP) RODRIGO LOURENÇO (Advogado-Garça /SP) MARCELO GOLFETTO DE OLIVEIRA (Mirandópolis /SP) LUIZ T. SAMPAIO JUNIOR (Aguaí/SP) FLAVIO AUGUSTO JULIO (Mirandópolis /SP) WILSON LUIZ DIAS (Garça/SP) ANA MARA TEODORO (Garça/SP) VERA ALVES SIMIONATO (Garça/SP)LUIZ SERGIO DE AZEVEDO (Garça/SP) 
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: GÉSSICA MARQUES DE SOUZA e MIGUEL RODRIGUES DE SOUZAó2006ó14 ANOS (Macrocontábil Conessa Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO NO BRASIL: MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORAó1950ó70 ANOS

 SANTO DO DIA 
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
No dia 5 de maio de 1917, o mundo ainda vivia os horrores da Primeira Guerra Mundial, então o papa Bento XV convidou todos os católicos a se unirem em uma corrente de orações para obter a paz mundial com a intercessão da Virgem Maria. Oito dias depois ela respondeu à humanidade através das aparições em Fátima, Portugal. Foram três humildes pastores, filhos de famílias pobres, simples e profundamente católicas, os mensageiros escolhidos por Nossa Senhora. Lúcia, a mais velha, tinha dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta, nove e sete anos respectivamente. Os três eram analfabetos.
SANTA MARIA DOMENICA MAZZARELLO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Cristo nos amou e nos lavou dos pecados com seu sangue, e fez de nós um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai, aleluia! (Ap 1,5)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Um grave problema na Igreja primitiva exige a convocação de um concílio  – a reunião dos principais líderes das comunidades cristãs – para evitar o cisma e salvar a unidade. Celebremos em torno de Jesus, a videira verdadeira.
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA UNIÃO COM TEU FILHO JESUS, DE QUEM DEPENDO PARA PRODUZIR OS FRUTOS QUE ESPERAS DE MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, pela glorificação de Cristo e pela iluminação do Espírito Santo, abristes para nós as portas da vida eterna. Fazei que, participando de tão grandes bens, nos tornemos mais dedicados a vosso serviço e cresçamos constantemente na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

13 de maio de 2020 4ª-feira da 5ª Semana da Páscoa NOSSA SENHORA DE FÁTIM
Liturgia da Palavra

1ª Leitura (At 15,1-6) Decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.
4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 122(121)
Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

13 de maio de 2020 4ª-feira da 5ª Semana da Páscoa NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto - (Jo 15,1-8)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Precisamos permanecer em Jesus”
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim
(João 15,4)
Quando Jesus nos diz que precisamos permanecer n’Ele é porque necessário é ficar n’Ele sem sair d’Ele. Pois, nos voltamos para Ele quando perdemos a paz, quando perdemos o que queríamos, quando estamos inquietos e tensos. Não deveríamos nem passar por esse estágio, se permanecêssemos em Jesus, mas saímos d’Ele para buscarmos as paixões, as inquietações, as brigas e discussões. Saímos d’Ele para vivermos as perturbações do mundo.

Não saia de Jesus. Sei que há todo um mundo nos puxando, sei que há todo um arsenal de atrações que querem nos levar. Não importa onde você esteja, mas esteja em Jesus. Trabalhe em Jesus, cuide da casa em Jesus, faça o que tem para fazer no seu dia a dia em Jesus. Se as situações todas da vida te preocupam: a política, a criação dos filhos, os seus negócios, os seus estudos, faça-os em Jesus.

Lembro-me de que, quando menino, me preocupava com as provas da escola. Aprendi, estudando, a confiar em Jesus; as minhas provas mais simples, todas elas entregava para Jesus. Mas as obras da vida, algumas delas me apavorei porque deixei de entregar para Jesus.

Quando vi o mundo inquietando-se com a pandemia, o coronavírus, não fiz e nem posso fazer pouco caso, com o drama que inquieta e perturba toda a humanidade, mas, mais do que nunca, preciso também entregar isso para Jesus e permanecer n’Ele. 

“Jesus é a videira, e só produziremos frutos na vida, se permanecermos n’Ele”

A sociedade não permanece em Jesus, mas eu preciso permanecer, você e sua casa precisam permanecer em Jesus. Não podemos tirar d’Ele o nosso olhar, não podemos nos voltar para ninguém como se tivessem outros Messias, outros salvadores. Não! Só temos um Messias, um Salvador, Ele se chama Jesus. É a Ele que voltamos o nosso coração, é n’Ele que precisamos permanecer a cada dia da nossa vida e da nossa existência.

Resista a toda e qualquer tentação de sair de Jesus, não mude de direção, pelo contrário, volte-se com todo o ardor da sua alma e do seu ser, para Jesus. Ele é a videira, e só produziremos frutos na vida, se permanecermos n’Ele. 

Quem não permanece n’Ele, vai se lançando fora, vai se sentindo fora. Às vezes, nos encontramos perdidos nas coisas de Deus e não sabemos nem nos situar. Prestemos atenção se não estamos fora ou não estamos arraigados n’Ele, porque precisamos produzir muitos frutos e a videira verdadeira é Jesus.

Deus abençoe você!


 Reflexão - Unidos na verdade
 Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— vemos Jesus no Cenáculo, rodeado pelos Apóstolos, num clima de particular intimidade. Dá-lhes as últimas recomendações antes da Paixão. Escutamos agora a exortação à unidade em redor da Palavra que lhes anunciou. Jesus refere-se de novo ao seu Pai do céu. Um Pai que nos quer reunir à volta do seu Filho.

Jesus, como bom Filho, é um reflexo perfeito do Pai. É o “Verbo” (Imagem) de Deus, a sua “Palavra”. Chegamos ao Pai através desta Palavra. Cristo falou-nos de si próprio, do Pai, do Espírito Santo, do seu Reino… E do homem! A Igreja não cessa de nos ensinar esta Palavra. Fá-lo guiada pelo Espírito da Verdade, que assiste principalmente ao Papa, Vigário de Cristo.

—Senhor, Tu deste-te a conhecer. Quero agradecer a tua confiança com uma atenção fiel aos ensinamentos da Igreja, ao Magistério e ao Papa.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Ficamos encantados com os cuidados do Pai (agricultor) para com o Filho (videira verdadeira) e os cristãos (ramos). O que o Pai deseja e espera é que todos estejam unidos a Jesus para produzirem obras de amor e justiça (frutos). Os ramos são parte integrante da videira. A mesma coisa se diz da relação de Jesus com seus fiéis seguidores; estes brotam dele, não são acrescentados, mas permanecem unidos a ele e dele recebem a seiva, o Espírito Santo. Essa é a condição indispensável para o aumento de frutos. A satisfação do Pai está em verificar que seus filhos e filhas, unidos a Jesus, produzem abundantes frutos de justiça e fraternidade capazes de transformar a sociedade: “A glória de meu Pai se manifesta nisto: que vocês deem muitos frutos e se tornem meus discípulos”.

ORAÇÃO
Ó Jesus, és a verdadeira videira, cujo agricultor é o Pai celeste e cujos ramos somos nós. Se quisermos produzir abundantes frutos, precisamos estar unidos a ti. Concede-nos a graça de viver em íntima comunhão contigo para que, assim, possamos realizar inúmeras obras boas para a glória de Deus Pai. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 15,1-8 - Jesus é a videira
Preparo-me para Leitura Orante, rezando:
Vinde, Espírito Santo,
e dá-me um novo coração. Amém
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 15,1-8

Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
Observo o belíssimo símbolo que Jesus utiliza para falar da comunhão com Ele e com o Pai: a videira.
Somos os ramos na Videira que é Jesus.

Lavrador
O lavrador prepara a terra com adubo, prepara as mudas de parreira. Faz o plantio, no tempo certo. E acompanha o desenvolvimento, defendendo a planta de insetos, vendavais, chuvas intensas. Prepara o caramanchão ou a cerca por onde a videira vai estender seus galhos e folhas. Na época certa faz a poda, eliminando os galhos em excesso e os secos. Depois, acompanha a florada e o crescimento dos grãos até que amadureçam. Vem finalmente a maturação e a colheita.O lavrador na comparação de Jesus é o Pai.

A videira
A videira conduz, através do tronco, a seiva para os galhos e estes devem produzir frutos. A videira é Jesus.

Ramo
O ramo ou galho, tem que estar ligado ao tronco.Nós somos os ramos ligados à Videira que é Jesus.Se o galho não permanecer na Videira, não produz frutos.Só unidos a Cristo produzimos frutos.Permanecer em Jesus é estar em união com Ele, disponível e acolhendo a sua graça.

Poda
A videira tem que ter uma poda cuidadosa. A poda é feita no tempo certo. Se os galhos crescerem demais roubam a seiva e a videira não terá o suficiente para frutificar.Somente com a poda é que os frutos se tornarão saborosos.Por isso a poda, mesmo sendo dolorosa, é necessária. Deus usa conosco diversos tipos de poda: perdas, sofrimentos de diversas formas.

Flor
A flor na videira dura muito pouco. Quase não é notada. A sua finalidade não é a ornamentação, mas a produção da uva.
Fruto
A uva que vem em cacho é o fruto da videira. O cacho lembra comunidade, comunhão, união, fraternidade, solidariedade. E que não fica nisto apenas. É saboroso alimento como fruta e transformada em vinho. Dá vida!
De tudo isto, aprendo:
1º Somos muitos ramos nesta Videira, sem privilégios, disputas ou dominações. Bebemos da mesma seiva. Somos uma comunidade de iguais.
2º Estamos em missão. Permanecer em Jesus significa produzir frutos de vida.
 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
O que falta para vivermos numa comunidade de iguais? É possível que eu permaneça em Jesus sem dar frutos? Se ainda há muita desigualdade, diferenças em nosso meio é porque ainda não vivemos unidos à videira que é Jesus. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, com a canção do Padre Nei Brasil,
Permanecei em mim

Permanecei em mim,
É teu pedido Senhor,
E eu ficarei em
a tua promessa de amor
Permanecei em mim
É o teu pedido Senhor,
E eu ficarei em vós
É a tua promessa de amor

Minha vida em tua vida
Teu desejo é transformar meu sorriso
Em teu sorriso
Meu olhar em teu olhar.

Faço ainda, uma oração especial a Maria pelas mães
(recordo nomes de mães que conheço e rezo por todas)Ave Maria.....
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é para meu irmão que deve ser mais amado porque, como eu, é um ramo da videira que é Jesus.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós..

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário