segunda-feira, 15 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado! - (Mt 5,38-42)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – 
 MÊS DAS FESTAS JUNINAS – 
 GARÇA/SP, 15 DE JUNHO de 2020 (segunda-feira) 166º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
SORTE É O QUE ACONTECE QUANDO A PREPARAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE.
(Sêneca)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
 DIA DO PALEONTÓLOGO
 DIA NACIONAL DE ORAÇÃO PELA VIDA DA JUVENTUDE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Piquete - Santa Bárbara D'Oeste (São Paulo) Novo Gama - Valparaíso de Goiás (Goiás) Tefé (Amazonas) Monteirópolis (Alagoas) Itajaí - Witmarsum (Santa Catarina) Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) Arez (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ELCYR “CIRO” CAPELLINI (primo Portugal) NETO AMARAL (primo-Bauru /SP) ELIZA CHEKERDEMIAN (Casa São Paulo – Garça/SP) SONIA MARIA TAEITTI FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP)LUIZ CARLOS DA  SILVA (Lions Clube de Tupã /SP)  HELOANE ANDRADE VIEIRA DE CARVALHO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) “GÍ“ GISLEINE APARECIDA SANTINI BARRETO (Bauru /SP) MARIO SERGIO PIRES (Americana /SP) LUIZ GUILHERME GUIMARÃES (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOSó2013ó7 ANOS  (Pró-pároco da Pró-Paróquia de Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1958ó62 ANOS  (Distrito LC 8)FAF LIONS - FUNDAÇÃO ARMANDO FAJARDO ó1971ó49 ANOS  (Distrito LC 1-Rio de Janeiro)
 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PROMISSÃOó1990ó30 ANOSó (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO VITO
■ Beata ALBERTINA BERKENBROCK
 Albertina (Brasil, 1919-1931), jovem de vida simples, foi beatificada em 2007. A exemplo de Maria Goretti, com 12 anos de idade foi assassinada por manter-se firme na fé que recebera dos pais.  


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
O Egoísmo e a ganancia são capazes de envenenar o coração do homem e leva-lo a cometer graves injustiças contra seu semelhante. Sigamos a Jesus, que nos ensina a encarar os bens materiais com os olhos de Deus e a responder ao mal com o bem, e à cobiça com largueza de espírito. 
– Oração 
SENHOR JESUS, DÁ-ME FORÇA PARA QUEBRAR A ESPIRAL DA VIOLÊNCIA E TRANSFORMAR O ÓDIO EM AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 15 de junho de 2020  2ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
O rei e sua esposa usam a influência e o poder para tirar a vida de um simples homem. Crime abominável. Nobre, porém, o ensinamento de Jesus, que nos manda substituir o mal pela pratica da justiça e da misericórdia. 

1ª Leitura (1Rs 21,1-16) – Nabot foi apedrejado e morto.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naquele tempo, 1Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab falou a Nabot: “Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”. 3Mas Nabot respondeu a Acab: “O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”. 4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada. 5Sua mulher, Jezabel, aproximou-se dele e disse-lhe: “Por que estás triste e não queres comer?” 6Ele respondeu: “Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha”. 7Então, sua mulher, Jezabel, disse-lhe: “Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”. 8Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. 9Nas cartas estava escrito o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, 10e subornai dois homens perversos contra ele, que deem este testemunho: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Levai-o depois para fora e apedrejai-o até que morra”. 11Os homens da cidade, anciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. 12Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 13Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembleia, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Em virtude disso, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas. 14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morto”. 15Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: “Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro, pois Nabot já não vive; está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 5
Atendei o meu gemido, ó Senhor!


– 15 de junho de 2020  2ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado! - (Mt 5,38-42)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“A vingança tira a pureza do nosso coração”
Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
(Mateus 5,38-39)
O seguidor de Jesus não se deixa levar pela vingança, pelo rancor, pelo ressentimento e pela mágoa. Ainda que fiquemos magoados, a mágoa tem de ser curada, mas não podemos permitir que a alma seja maltratada porque vamos cultivando esses rancores.

A vingança é um demônio terrível que se esconde de diversas formas na nossa vida e na nossa história. Pode ser que, nós, literalmente não nos vinguemos de quem nos fez o mal, mas desejamos, alimentamos, esperamos e cultivamos. No fundo dizemos: “Ele vai pagar pelo que fez”, e usamos até subterfúgios mundanos para nos escondermos debaixo de uma faceta religiosa: “Aqui se faz, aqui se paga”; alguém ainda diz que está na Bíblia e usamos esses elementos para cultivar a vingança.

A vingança tira a pureza do nosso coração; o ressentimento, a mágoa e o rancor deixam o nosso coração machucado, oprimido, doente e enfermo. Jesus não está falando isso primeiro por causa do outro, mas por causa de nós, porque Ele quer o nosso coração sadio, quer a nossa vida a salvo. Ele quer a alma de cada um de nós vivendo de forma sadia e serena. 

“Permitamos que a graça de Deus vença a toda vingança, rancor, ódio e ressentimento que há em nós”

Não há vida sadia e serena com o coração abarrotado pelo sentimento de vingança, de rancor e raiva. É óbvio que, na hora em que as coisas acontecem, quando somos traídos ou contrariados, os sentimentos crescem em nós. Dentro de nós os sentimentos mais belos se tornam os ressentimentos mais duros da alma, mas conhecemos Jesus e a graça d’Ele está em nós. A graça d’Ele em nós chama-se amor e misericórdia.

Quando falamos em amor, logo pensamos nas pessoas queridas que queremos, isso é uma forma de amar, mas o amor é mais sublime. O amor é o remédio que a alma precisa para ser curada dos males que o mundo nos impõe.

Quando vemos que estamos com pensamentos ruins sobre o outro, quando estamos com um desejo maldoso a respeito do outro é porque o amor não nos curou. Precisamos mergulhar no amor para sermos curados.

Enquanto pensarmos mal, querermos e desejarmos o mal e o mal do outro estiver em nós, continuaremos mal no que pensamos e no que sentimos.

Permitamos que a graça de Deus vença a toda vingança, rancor, ódio e ressentimento que há em nós. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Não é espontâneo ao ser humano fazer um gesto de bondade ao sofrer uma agressão. O contrário é o que se vê: violência gerando violência. Isso acontecia na época de Jesus e continua acontecendo na sociedade hodierna. Justamente por isso é que o Mestre vem com essas exigências desconcertantes. Ao mal se responde com o bem; em vez de vingança, a benevolência. É o único caminho para eliminar a espiral de violência vigente em nossos relacionamentos. Então, a benquerença amortece o ódio alheio; a valorização do outro elimina o desprezo; o abraço acolhedor vence o preconceito. Cria-se um clima de fraternidade, harmonia e paz, que ultrapassa nossa boa convivência em família, atinge e beneficia a sociedade inteira. Projeto de Deus para cristãos e cristãs de todos os tempos.

ORAÇÃO
Ó Jesus, “Príncipe da paz”, a tendência a revidar alguma ofensa ou a “pagar com a mesma moeda” tem raízes profundas em nós. No entanto, aos cristãos vens pedir a capacidade de quebrar a espiral da violência, respondendo ao mal com o bem. Foi o que fizeste; assim nos ensinas. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,38-42 - Não "olho por olho, dente por dente"

Saudação

Recordamos, de início, uma frase do papa Bento XVI:
“ a reconciliação e o perdão são, sem dúvida alguma,
condições para construir uma verdadeira paz”
(Sacramentum Caritatis, 89).

Preparemo-nos para a Leitura Orante,
rezando:

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Mt 5,38-42 -, e ouvimos o que Jesus fala sobre atitudes do cristão.
- Vocês ouviram o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente." Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.
Refletindo
Se você for ouvir pessoas diferentes sobre este discurso de Jesus, vai ter opiniões as mais diversas. A maioria pensa e reage com a lei de talião ou do “olho por olho, dente por dente”. A lei de talião (do latim Lex Talionis; lex: lei e talis: tal), também conhecida como pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação, revide, ou ainda, vingança. Aparece ainda muito forte, no coração de muita gente. É uma das mais antigas leis existentes. Os primeiros indícios da lei de talião foram encontrados no Código de Hamurabi (1780 a.C.), na Babilônia.
Como é a proposta de Jesus para superar a vingança? Ele propõe uma atitude nova, diferente, com o objetivo de eliminar pela raiz o círculo da violência. A resistência ao ofensor ou inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através do comportamento que o desarme. Essa é a grande novidade trazida por Jesus -o mandamento do amor - a essência do cristianismo que consiste em amar e perdoar não só aos amigos, mas também aos inimigos
O apóstolo são Paulo também fala do assunto, no capítulo 12 aos romanos: “Amados, não façam justiça com as próprias mãos... Se o inimigo tiver fome, dê-lhe de comer, se tiver sede, dê-lhe de beber; desse modo, você fará o outro corar de vergonha. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem” (Rm 12, 19-21).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo, tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor, não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

Sentimos que nossa vida é carregada das cores da Palavra de Deus? Ou ainda temos vestígios da lei de talião? Nossa presença é iluminadora, aponta caminhos de paz, de reconciliação e de amor? Na sociedade violenta em que vivemos, em que “ninguém leva desaforo pra casa”, não é fácil ser cristão.
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, falaram da necessidade do cristão viver em contínua conversão:
“O prazo se cumpriu. O Reino de Deus está chegando. Convertam-se e creiam no Evangelho” (Mc 1,15). A voz do Senhor continua nos chamando como discípulos missionários e nos desafia a orientar toda nossa vida a partir da realidade transformadora do Reino de Deus que se faz presente em Jesus. Acolhemos com muita alegria esta boa nova. Deus amor é Pai de todos os homens e mulheres de todos os povos e raças. Jesus Cristo é o Reino de Deus que procura demonstrar toda sua força transformadora em nossa Igreja e em nossas sociedades. N'Ele, Deus tem nos escolhido para que sejamos seus filhos com a mesma origem e destino, com a mesma dignidade, com os mesmos direitos e deveres vividos no mandamento supremo do amor. O Espírito colocou este germe do Reino em nosso Batismo e o faz crescer pela graça da conversão permanente graças à Palavra de Deus e aos sacramentos.” (DAp 382)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com o

Salmo 5

Atendei o meu gemido, ó Senhor!

1. Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, / atendei o meu gemido! / Ficai atento ao clamor da minha prece, / ó meu rei e meu Senhor! – R.

2. Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, / não pode o mau morar convosco; / nem os ímpios poderão permanecer / perante os vossos olhos. – R.

3. Detestais o que pratica a iniquidade / e destruís o mentiroso. / Ó Senhor, abominais o sanguinário, / o perverso e enganador. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Sentimo-nos  discípulos/as de Jesus.
Nosso novo olhar é iluminado pela certeza de que “sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro” (DAp 146).

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário