sábado, 13 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu vos digo: não jureis de modo algum. - (Mt 5,33-37)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –
 GARÇA/SP, 13 DE JUNHO de 2020 (SÁBADO) 164º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
SE NUM DIA DE TRISTEZA VOCÊ TIVER DE ESCOLHER ENTRE O MUNDO E O AMOR, ESCOLHA O AMOR, E COM ELE CONQUISTE O MUNDO.
(Albert Einstein)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 FESTA JUNINA – SANTO ANTONIO
 DIA DO ECOLOGISTA
 DIA DO TURISTA
 DIA NACIONAL DO DETETIVE PROFISSIONAL NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ADAMANTINA - Cajati - Cordeirópolis - Coroados - Guaratinguetá - MACATUBA - Marinópolis - Mirassolândia - Ocauçu - Paraibuna - Pradópolis - Quatá - Santo Antônio da Alegria - Santo Antônio de Posse - Santo Antônio do Aracanguá - Santo Antônio do Pinhal - Suzanápolis - Taiúva - Urânia - UruRancharia (São Paulo) Pinheiral - Santo Antônio de Pádua (Rio de Janeiro) Aguas Belas - São Lourenço da Mata (Pernambuco) Darcinópolis (Tocantins) Mantena - Santo Antônio do Aventureiro (Minas Gerais) Apuarema - Bom Jesus da Serra - Bonito - Cabaceiras do Paraguaçu - Caturama - Itabela - Itatim - Lagoa Real - Lajedo do Tabocal - Madre de Deus - Mirante - Mulungu do Morro - Muquém de São Francisco - Nova Fátima - Nova Ibiá - Novo Horizonte - Ourolândia - Quixabeira - São Domingos - São Félix do Coribe - São José da Vitória - São José do Jacuípe - Saubara - Serra do Ramalho - Sítio do Quinto - Varzedo (Bahia) Lapa - Quitandinha (Paraná) Mata (Rio Grande do Sul) Oriximiná (Pará) Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) Rio Branco (Acre) Tijucas (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOÃO PEDRO CONESSA VERI (m/sobrinho Maringá/PR) CARLA ANANIAS BIAZOLLI (prima Garça/SP) JOSÉ ROBERTO MORETI JUNIOR (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) JAYME GALVAO DE OLIVEIRA JUNIOR (São Paulo /SP) ANTONIO REYNALDO BIZULLI (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) IGOR LAURENCETTI (Leo Clube de Junqueirópolis/SP) MINORU TASHIRO (Lions Clube de Araçatuba /SP) ANA LÚCIA  DOS SANTOS (Garça/SP) PRISCILA REGINA VERONESI ZAPATER (Cabrália Paulista/SP) ANTONIA MARIA FERREIRA ROSÁRIO (DEUSA Alimentos-Bauru/SP) MARIA CRISTINA FERNANDES MEIRELLES (Garça/SP) THIAGO DIAS DO ESPIRITO SANTO (Curitiba/PR) MARIA INEZ DE LUCA SARTORI (Garça /SP) ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO FILHO (Garça/SP) CARLOS ANTONIO MANCHINI (Campinas /SP) SAMIR EL ADASS (Garça/SP) ANTONIO BONFIM JUNIOR (RCG-Garça /SP) ORLANDO DE SOUZA RODRIGUES  (Garça /SP) RITA BRITO (Big Mart Garça /SP) JOANA MANCUSO (Garça /SP) LEONARDO  PACI (Bastos /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ISABEL BENTO BELLINE PARMIGIANI e CARLOS EDUARDO PARMIGIANIó2009ó11 ANOS (Grampos DHARMA-Garça)

 SANTO DO DIA 
■ SANTO ANTONIO DE PÁDUA
Antônio (Portugal, 1195-1231), abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua (Itália) seus últimos anos. É santo de grande devoção popular.  
SANTO ÁVITO
INÁCIO MALOYAN


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
– Oração 
ESPÍRITO DE SOBRIEDADE, SEJAM MINHAS PALAVRAS PLENAS DE TRANSPARÊNCIA E SINCERIDADE, A FIM DE QUE EU FALE SEMPRE O QUE CORRESPONDE À VERDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, que destes santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 13 de junho de 2020  Sábado da 10ª Semana Do Tempo Comum SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA PRESBÍTERO E DOUTOR
– Liturgia da Palavra 
Eliseu é escolhido por Deus para assumir a missão do profeta Elias. Deixará sua família, suas posses e se colocará inteiramente a serviço do povo eleito. O discípulo de Cristo não invoca Deus a serviço de sua verdade pessoal; é convidado a percorrer o caminho da transparência e da lealdade. 

1ª Leitura (1Rs 19,19-21) – Eliseu levantou-se e seguiu Elias.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, 19o profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois que te fiz eu?” 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se a seu serviço.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 15/16
O Senhor é a porção da minha herança.


– 13 de junho de 2020  Sábado da 10ª Semana Do Tempo Comum SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA PRESBÍTERO E DOUTOR
Eu vos digo: não jureis de modo algum. - (Mt 5,33-37)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me vossa lei como um presente vantajoso! (Sl 118,36.29)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ou­vistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Nossas palavras precisam ter autoridade e moral”
Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno
(Mateus 5,37)
A linguagem de Jesus, hoje, pode parecer muito dura para nós, mas, ao contrário, é reconfortante. A Palavra de Deus é direção para nós.

O que torna uma pessoa autêntica e verdadeira? O poder da sua palavra. A palavra daquela pessoa, a minha palavra, a sua palavra é a nossa identidade. Quando dizemos que: Jesus é a Palavra eterna de Deus, é porque a identidade e a autenticidade de Deus é a Palavra d’Ele. Por isso, as pessoas dão ouvido a Jesus porque Ele fala com a autoridade da Sua Palavra.

Quando a nossa palavra não tem autoridade e moral, pois uma hora dizemos uma coisa, outra hora dizemos outra; na frente da pessoa falamos assim, por trás falamos de outro jeito. Quando estamos com um grupo, falamos uma coisa, quando estamos com outro dizemos outra coisa, ou seja, vivemos as conveniências e não temos uma identidade. Essa é a pior das imoralidades.

Sejamos pessoas autênticas, que o nosso ‘sim’ seja ‘sim’ e o nosso ‘não’ seja ‘não’, mas não sejamos hora de uma palavra, hora de outra palavra, porque isso só prova que não fomos ainda amadurecidos na vida autêntica que precisamos ter e ser.

O santo que celebramos hoje, Santo Antônio, lá em Pádua está a língua dele. Há mais de 800 anos está lá a língua dele conservada. Sabe por quê? Nos trinta e poucos anos de vida que Antônio viveu no meio de nós, nunca mentiu, nunca falou mal da vida dos outros e nunca usou a sua língua de forma inconveniente, por isso, a língua dele está conservada. 

“As pessoas dão ouvido a Jesus, porque Ele fala com a autoridade da Sua Palavra”

Quem dera a nossa língua representasse aquilo que somos de forma autêntica. Quem dera a nossa língua soubesse moderar o que dela sai, mas quem manda na nossa língua somos nós. Quem manda na nossa língua é o nosso coração e a nossa mente, porque a boca fala daquilo que o nosso coração e a cabeça estão cheios. Aquilo que nos preenche é o que sai de nós, por isso, Deus espera, o mundo espera e também esperamos uns dos outros: autenticidade, sinceridade, verdade e coerência.

Busquemos e trabalhemos em nós para sermos aquilo que esperamos do outro. Jamais nos escondamos por trás de palavras falsas, de bajulação ou sejamos aquelas pessoas que não têm autenticidade. Que Deus nos dê, a cada dia, a graça de nos esforçarmos para sermos ‘sim’ quando é preciso ser ‘sim’ e ‘não’ quando é preciso ser ‘não’. O que passar disso é diabólico, maligno e não é de Deus. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Na época de Jesus, provavelmente havia o costume de jurar por qualquer motivo. Ao jurar, a pessoa procurava dar credibilidade a suas afirmações, por vezes carregadas de falsidade. Jesus põe um ponto final nessa prática que pode comprometer a verdade: “Não jurem de maneira nenhuma”. E ensina seus discípulos a usar sinceridade e transparência: “Que o sim de vocês seja sim, e o não seja não”. Alerta bem atual para nossos relacionamentos muitas vezes impregnados de tapeações ou descaradas mentiras. Na sociedade, sobretudo no mundo dos negócios, há uma “moeda falsa” que corre solta: a desonestidade. Há gente que conta vantagem quando consegue iludir e prejudicar o próximo. Nesse universo falso e imoral, nosso Mestre não entra.

ORAÇÃO
Ó Jesus, divino Mestre, orientas os discípulos do Reino a não jurar de modo algum. Não precisamos recorrer a forças superiores para garantir a veracidade de nossas afirmações. Senhor, concede-nos que, em qualquer circunstância, nossas palavras brotem da sinceridade do nosso coração. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,33-37- "Sim", sim. "Não", não!

Saudação

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
 rezando:
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar
- Ao Deus do universo, venham festejar

- Seu amor por nós, firme para sempre 
- Sua fidelidade dura eternamente

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor 
- Sirva com alegria, venha com fervor

- Nossas mãos orantes para o céu subindo
- Cheguem como oferenda ao som deste hino

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Aleluia, aleluia, aleluia.

Inclinai meu coração às vossas advertências, Senhor / e dai-me vossa lei como um presente vantajoso! (Sl 118,36.29)

Lemos, atentamente, o texto: Mt 5,33-37.

- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer." Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o "sim" de vocês seja sim, e o "não", não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.

Refletindo
O autêntico discípulo não tem necessidade de jurar para que seja acreditado. O sim do discípulo é sim. O não é não. É coerente, transparente, verdadeiro.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?
Somos pessoas autênticas, que dizem "sim" quando é sim e, "não" quando é não?

Meditando
Recordamos o que disseram os bispos, em Aparecida:
"Nossas comunidades levam o selo dos apóstolos e, além disso, reconhecem o testemunho cristão de tantos homens e mulheres que espalharam em nossa geografia as sementes do Evangelho, vivendo valentemente sua fé, inclusive derramando seu sangue como mártires. Seu exemplo de vida e santidade constitui um presente precioso para o caminho cristão dos latino-americanos e, simultaneamente, um estímulo para imitar suas virtudes nas novas expressões culturais da história. Com a paixão de seu amor a Jesus Cristo, foram membros ativos e missionários em sua comunidade eclesial. Com valentia, perseveraram na promoção dos direitos das pessoas, foram perspicazes no discernimento crítico da realidade à luz do ensino social da Igreja e críveis pelo testemunho coerente de suas vidas. Nós, cristãos de hoje, acolhemos sua herança e nos sentimos chamados a continuar com renovado ardor apostólico e missionário o estilo evangélico de vida que nos transmitiram." (DAp 275).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com todo o povo

Salmo 15(16)

O Senhor é a porção da minha herança.

1. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! / Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. / Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos! – R.

2. Eu bendigo o Senhor, que me aconselha / e até de noite me adverte o coração. / Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois, se o tenho a meu lado, não vacilo. – R.

3. Eis por que meu coração está em festa, † minha alma rejubila de alegria / e até meu corpo no repouso está tranquilo; / pois não haveis de me deixar entregue à morte / nem vosso amigo conhecer a corrupção. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Olhamos com carinho para o povo em sua fé autêntica e percebemos que, “não obstante as debilidades e misérias humanas, a Igreja goza de um alto índice de confiança e de credibilidade por parte do povo.”

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário