terça-feira, 30 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.- (Mt 8,23-27)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS  –
 GARÇA/SP, 30 DE JUNHO de 2020 (terça-feira) 182º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
APRENDE A VIVER COMO DEVES, E SABERÁS MORRER BEM.
(Confúcio)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO CAMINHONEIRO
 DIA NACIONAL DO BUMBA MEU BOI
 DIA NACIONAL DO FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO
 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Comendador Levy Gasparian - Japeri (Rio de Janeiro) Januária (Minas Gerais) Porto Seguro (Bahia) Salitre (Ceará) Viana (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CIDA TRAMONTINA ARAUJO (m/prima Telcar Brasília/DF) VICTOR HUGO e JOÃO GABRIEL FRASSON GONZALES (filhotes do CCLL – Luciana e Roberto Gonzales-RCG- Lions Clube de Garça/SPFABIANA ANTONIO HORNI (Garça /SP) WALDEMAR CANTU JR. (advogado Garça /SP)MARIO DOS SANTOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) ELIDA NASCIMENTO DA CUNHA (Marilia/SP) LUCIANA DE TOLEDO FERREIRA LEME (Curitiba/PR) ADEMIR F FABBRON (Garça /SP)


 SANTO DO DIA 
■ SANTOS PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
O fato de Deus escolher um povo particular ao qual amou acima dos outros não o dispensa de suas responsabilidades. Por meio do seu profeta, Deus pede contas das atitudes de Israel. Apliquemos a nós diariamente as advertências do Senhor. 
– Oração 
ESPÍRITO QUE ROBUSTECE A FÉ, DÁ-ME UMA FÉ FIRME, QUE NÃO DEIXE TEMER AS PROVAÇÕES QUE A CONDIÇÃO DE DISCÍPULO COMPORTA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 30 de junho de 2020  3ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Deus abomina o mentiroso e se recusa aliar-se com quem pratica o mal. Diante do pedido de socorro dos discípulos, Jesus antes lhes recrimina a falta de fé; em seguida, serena as águas impetuosas. 

1ª Leitura (Am 3,1-8; 4,11-12) – Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?  Leitura da Profecia de Amós:

1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2“Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo por todas as vossas iniquidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva, não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte? 5Acaso, sem armadilha, se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha, antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade, não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus, que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão, quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta? 4,11Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim”, diz o Senhor. 12“Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel, para ajustar contas com o teu Deus”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 5
Na vossa justiça guiai-me Senhor!


– 30 de junho de 2020  3ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum
Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.- (Mt 8,23-27)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 - No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra (Sl 129,5).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“A fé gera em nós a confiança”
E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!
(Mateus 8,24-25)
Nos mares da vida, todos enfrentamos as ondas agitadas do mundo, das situações, das tribulações e de tantas situações que vivemos no nosso dia a dia. Não são as ondas agitadas que causam dessabores dentro de nós, são as ondas que vêm para dentro do nosso interior que provocam o verdadeiro dessabor porque elas nos deixam simplesmente atormentados.

Quantos de nós não dormimos, não temos calma, nos agitamos, nos preocupamos, nos aterrorizamos e aterrorizamos os outros por causa dos dramas e das coisas inquietantes? Quantos de nós somos movidos por uma ansiedade em demasia, que causa uma verdadeira agonia na alma e no espírito.

Estamos nos agitando e, dentro de nós, vivendo tormentos que nem conseguimos rezar direito, porque a cabeça é um verdadeiro devaneio, é uma agitação mental terrível, não paramos de pensar naquilo que nos preocupa, naquelas situações que não resolvemos. O coração nem se fala, é sempre atribulado e marcado pelas ondas angustiantes e preocupantes da vida. 

“A fé nos dá a direção para caminharmos em meio às tribulações da vida”

O coração está sempre agitado, hora pela mágoa, pelo rancor, pelo ressentimento, que é um verdadeiro terror, e tem hora que, com tudo isso misturado, ainda vem os medos, os temores, os receios ou as coisas que não andam do jeito que queríamos, que planejamos ou sonhamos, então, a nossa vida se torna um verdadeiro tormento.

Estamos em meio às ondas agitadas e atormentadas da vida e, em meio a tudo isso, Jesus parece que dorme. Não é que Jesus dorme e não está preocupado com nada, mas o coração d’Ele é dominado pela mansidão e pela confiança. Ele sabe que, em meio às ondas agitadas, se não tivermos mansidão, só vamos criar pavor e piorar a situação. Ninguém resolve nada nem toma decisões serenas e sensatas na vida, se não for movido pela sobriedade de Espírito, pela mansidão de coração e pela serenidade da alma.

Por isso, fé não é simplesmente estarmos com o terço na mão rezando, rezar o terço até desesperado e estar com a Bíblia porque confia em Deus; a fé não é simplesmente isso, pois fé é confiança e abandono, fé é permitir que ela cure a alma e o coração. A fé entra em nós para nos tornar serenos e não nos tornar violentos nos sentimentos e nos impulsos da alma. É a fé que nos acalma e gera em nós a confiança, ela nos dá a direção para caminharmos em meio às tribulações e às ondas agitadas da vida.

“Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?”. Que a fé cure a nossa alma, vença os nossos medos e nos ensine a enfrentar com serenidade as tempestades da vida.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A barca é figura da comunidade dos discípulos, ameaçada pelo mundo malvado, mas confortada pela presença de Jesus. A Igreja, em todos os tempos e lugares, tem sido vítima de incompreensões e violência. As primeiras comunidades cristãs foram vítimas de cruéis ataques dos adversários. Muitos cristãos e cristãs sofreram o martírio por causa de sua fidelidade a Jesus Cristo. No meio da agitação das ondas, Jesus dormia. Quer Jesus mostrar que está em total harmonia com a natureza ou, talvez, levar os discípulos a confiar inteiramente no poder de Deus? Seja o que for, Jesus está nos dizendo mais uma vez: “Não tenham medo. Sou eu”. Em outras palavras: Por que estão duvidando? Não acreditam que estou com vocês? A fé miúda dos discípulos e nossa deve crescer.

ORAÇÃO
Ó Jesus, “a quem até os ventos e o mar obedecem”, sentimos que a nossa missão de cristãos e cristãs não está isenta de obstáculos, incompreensões e desconforto. Infunde em nós, Senhor, fortaleza, coragem e esperança, para prosseguir, sem hesitar, a serviço do teu Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 8,23-27 - Jesus censura a falta de fé

Saudação

Preparamo-nos para a Leitura,
renovando nossa fé, com todos os que neste espaço buscam a Palavra:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 8,23-27.

Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo:
- Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? - respondeu Jesus. - Como é pequena a fé que vocês têm!
Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!

Refletindo
Este fato narra um momento de crise dos discípulos de Jesus. Estão num barco e vem uma tempestade. As ondas aumentam e começam a cobrir o barco. Jesus dormia. Os discípulos ficaram apavorados ao ponto de chegar a acordar o Mestre e pedir-lhe socorro. Tinham medo de morrer. Jesus acorda e lhes diz: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Como é pequena a fé que vocês têm!” Depois, falou energicamente com o vento e a ondas que se acalmaram. Todos se admiraram e se perguntavam: “Quem é este que manda até no vento e nas ondas?” Esta experiência mediu o grau de maturidade e de fé dos discípulos. Deveriam crescer muito.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós?

Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram que há sombras na história da Igreja, mas o mais importante a se observar é a ação de Deus nesta história:
“Certamente que a recordação de um passado glorioso não pode ignorar as sombras que acompanharam a obra de evangelização do continente latino-americano: não é possível esquecer os sofrimentos e as injustiças que infligiram os colonizadores às populações indígenas, pisoteadas em seus direitos humanos fundamentais. Mas, a obrigatória menção desses crimes injustificáveis – já condenados por missionários como Bartolomeu de las Casas e por teólogos como Francisco de Vitória, da Universidade de Salamanca – não deve impedir de reconhecer com gratidão a admirável obra realizada pela graça divina entre essas populações ao longo destes séculos”. No entanto, o mais decisivo na Igreja é sempre a ação santa de seu Senhor." (DAp 7).

Como encaramos as tempestades e crises na nossa vida? Confiamos em Deus? Acreditamos que Deus está na nossa barca e pode nos salvar? Ou somos uma pessoa medrosa, insegura, com a fé infantil, imatura?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, pedindo ao Senhor que aumente a nossa fé:
Creio Senhor, mas aumentai a minha fé
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos viver com mais convicção nossa fé, na certeza de que o Mestre está sempre na nossa “barca”.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário