sexta-feira, 24 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. - (Mt 13,18-23)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 24 DE JULHO de 2020 (sexta-feira) 206º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
SE VOCÊ JULGA AS PESSOAS, VOCÊ NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS.
(Madre Teresa)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL DO SUINOCULTOR
 DIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
 DIA DO CALOURO
 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA
 DIA DA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga (São Paulo) Itapiranga (Amazonas) Frei Gaspa (Minas Gerais) Angical do Piauí (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA MARIA DOS SANTOS FELIX (Eq 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)MARIA TERESA C. VENTURINI (Lions Clube de Lins /SP)GISLEINE REQUENA  (Lions Clube de Lins /SP)THIAGO HENRIQUE BASSO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)PDG JOSÉ EDUARDO COGO (LC 11-Lions Clube de Colatina /ES)APARECIDA PEREIRA GODOY DA SILVA (Bauru /SP)SILVIA MARIA DE BORTTOLI (Bauru /SP)MIGUEL URSULINO (Bauru /SP)MARIO LUIZ BERTOLUCCI (São Caetano do Sul /SP)JOHNNY LEE WILLIANS (Santos/SP)JACI SANTANA GARCIA (São Paulo/SP)FÁBIO JOSÉ POLISINANI (vereador-Garça/SP)FREI SÉRGIO FERREIRA CINTRA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca/SP)
. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: IILMA M. SANTANA GONÇALVES e LUIZ CARLOS GONÇALVESó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA e JOSÉ RIBAMAR MOTA TEIXEIRA JUNIORó(Marilia/SP)


 SANTO DO DIA 
■ SÃO CHARBEL MAKHLUF
■ José (Libano, 1828-1898), de família simples, modesta e religiosa, aos 23 anos abraçou a vida monástica na Ordem Libanesa Maronita, adotando o nome de Charbel. Símbolo de união entre o Oriente e o Ocidente, foi canonizado em 1977.  
■ SANTA CRISTINA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
em cessar, Deus anuncia seu projeto a seus filhos e filhas. Mudaremos a realidade quando pusermos em prática a vontade divina. Acolhamos o Senhor, que nos guarda e semeia seus dons entre nós. 
– Oração 
ESPÍRITO DE COMPREENSÃO DA PALAVRA, AJUDA-ME A EXPLICITAR, NO DIA-A-DIA, MEU ENTENDIMENTO PRÁTICO DA MENSAGEM DO REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 24 de julho de 2020  6ª-feira da 16ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Deus se interessa pela realidade do seu povo e quer transformá-la. Promete-lhe “pastores segundo o seu coração” e pede-lhe um coração convertido, que seja terreno fértil para sua Palavra. 

1ª Leitura (Jr 3,14-17) – Eu vos darei pastores segundo o meu coração; e em torno de Jerusalém se reunirão todos os povos.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

14”Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor, pois eu sou vosso Senhor; vou tomar-vos, um de uma cidade e dois de uma família, e vos reconduzirei a Sião; 15eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentarão com clarividência e sabedoria. 
16Quando vos tiverdes multiplicado e crescerdes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, não se falará mais da ‘arca da aliança do Senhor’; ela não virá à memória de ninguém, não se lembrarão dela, não a procurarão nem fabricarão outra. 17Naquele tempo, chamarão Jerusalém Trono do Senhor, em torno dela se reunirão, em nome do Senhor, todos os povos; eles não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial Jr 31
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.


– 24 de julho de 2020  6ª-feira da 16ª Semana Do Tempo Comum
Aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. - (Mt 13,18-23)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.  
20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 
23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“A Palavra produz frutos de conversão em nossa vida”
Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração
(Mateus 13,19)
Ouvimos tantas vezes a parábola do semeador, mas, muitas vezes, não entramos na essência daquilo que, de fato, ela significa para nós. A Palavra de Deus não é apenas para ser ouvida. Você pode até ouvi-la todos os dias, ainda mais nos tempos em que vivemos, em que se multiplicam tantos os que usam das mídias e dos meios de comunicação para pregar. Isso é graça!

Preciso dizer a você que: não basta ouvir, é preciso também entender e compreender, mas entender e compreender não pode ser traduzido da forma como nós queremos: “Agora entendo tudo da Bíblia”. Não é esse conhecimento científico e teológico, pois a Palavra de Deus tem de ser sempre traduzida para a minha vida.

“Eu até escuto a Palavra, mas é para o outro”. Não! A Palavra de Deus é sempre para mim. Toda vez que a Palavra for anunciada, tenho de acolhê-la para o meu coração e permitir que ela seja traduzida e compreendida para a minha própria vida, porque se eu não o fizer assim, o maligno vem e rouba aquela Palavra, ele tira de mim aquela graça que foi semeada e volto para o meu mundo das preocupações, dos devaneios, das distrações e não deixo que a Palavra produza frutos em minha vida.

“Sejamos aquele ouvinte que deixa a Palavra fecundar frutos de conversão na própria vida”

Sabe, às vezes, até recebo com alegria a Palavra de Deus, mas não tenho raízes, e, quando não temos raízes, ou seja, profundidade, não aprofundamos, não mergulhamos na Palavra. Quando vem qualquer sofrimento, perseguição e dificuldade esquecemos ou abandonamos a Palavra. Quando não estou muito sufocado pelos espinhos da vida, estou sufocado com as minhas preocupações, com as minhas contas e com meus problemas. Estou focado em tantas outras coisas que não consigo ter tempo para mergulhar na Palavra. Por isso, a Palavra de Deus vinda a mim não produz os frutos que precisa produzir.

Quando a semente caí na terra boa (e sabemos que a terra boa é aquela terra que vai trabalhando a semente, fecundando-a, fazendo-a brotar; a terra boa, ou o coração bom, é aquela que acolhe a Palavra com amor, com simplicidade, mas sem deixar de ter paixão), vai entrando a Palavra e permitindo que ela entre no coração, vai compreendendo que a Palavra de Deus é para mim, para a minha vida e para a minha transformação. Vai compreendendo que quem precisa mudar sou eu; sou eu quem preciso rever minhas posturas, minhas escolhas, eu quem preciso moldar meu temperamento, meus sentimentos; eu quem preciso mudar meus atos e minhas atitudes.  

A Palavra vai entrando como uma espada, vai lapidando e cortando aquilo que não é de Deus, e começamos a perceber os frutos na vida.

É claro que, quem tem mais paixão; se entrega e permite realmente viver a conversão também experimenta mais frutos. Mas, cada um de nós, no seu devido tempo, experimenta os frutos do Reino de Deus, desde que permita que a Palavra caia e não seja apenas um ouvinte. Sejamos aquele ouvinte que deixa a Palavra fecundar os frutos de conversão na própria vida.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
É do próprio Jesus a explicação da parábola do semeador. É necessário que a Palavra penetre em nosso íntimo, provoque conversão e produza obras de justiça e fraternidade. A “Palavra do Reino” é sempre boa; o semeador é generoso e espalha as sementes a mancheias. A falha está nos terrenos (pessoas). A busca de poder, o apego aos bens materiais, as tribulações da missão, tudo isso impede ou dificulta o crescimento da Palavra no coração das pessoas. Curiosamente, dos quatro terrenos apresentados, apenas um produz frutos de modo satisfatório. Essa proporção (ou desproporção) indica que a missão de Jesus e dos cristãos com frequência não produz os frutos esperados. Nenhum motivo para desânimo. Abraçar e seguir as propostas do Reino supõe tribulações. Com a constante presença do Senhor.

ORAÇÃO
Ó Jesus Mestre, exigente é a tua Palavra. Precisamos empenhar-nos para buscá-la e praticá-la. Nem sempre damos à Palavra de Deus o merecido valor. Então ela não penetra em nós nem provoca mudança de vida. Move nossa vontade, Senhor, para que aprofundemos a tua mensagem de amor. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 13,18-23 - Diferentes terrenos, diferentes resultados

Oração Inicial
Precisamos acolher a Palavra de Deus em nossa vida como a terra boa que recebe a semente. Só assim ela produzirá o seu fruto.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o ensinamento da parábola? Quais são os terrenos em que a Palavra é semeada? Qual é o melhor terreno para que a Palavra produza frutos?
“Normalmente as parábolas não vêm acompanhadas de explicação, mas esta reforça o privilégio dos discípulos diante da multidão. Este texto pode ser tomado a partir do semeador ou da semente. Os batizados, em força da graça recebida, têm o compromisso de perpetuar a semente recebida. Ao mesmo tempo, nosso coração é o terreno onde cai a Palavra e pode encontrar, por diferentes motivos, um solo mal preparado e que produzirá pouco.
A semeadura acontece ao longo de toda a vida. Qualquer agricultor sabe que o terreno deve ser preparado para acolher a semente com diferentes graus de possibilidades. Não podemos querer o mínimo necessário, mas o máximo possível. Quem muito recebeu, tem obrigação de produzir mais frutos.”
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
“A parábola do semeador é de uma simplicidade impressionante. A semente da palavra cai em terrenos humanos, em corações. Esses terrenos, por vezes, são pessoas diversas ou fases de uma mesma pessoa. Como nas vezes em que não estamos abertos à escuta da Palavra e o maligno a rouba do nosso coração; ou quando o entusiasmo nos toma em um momento de nossa caminhada e depois vem o desencanto, isto é, é uma alegria sem raiz; já o coração espinhoso, desse nos livramos pouco, e é quando nos deixamos sufocar pelas preocupações do mundo e suas ilusões, sufocando a Palavra. Então, que nosso terreno interior esteja sempre preparado para ser terra boa e produzir muitos frutos!”
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
Jesus Mestre, agradeço-vos as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei, e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

BÊNÇÃO
O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário