domingo, 26 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo. - (Mt 13,44-46)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 26 DE JULHO de 2020 (domingo) 208º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
O SABER A GENTE APRENDE COM OS MESTRES E OS LIVROS. A SABEDORIA, SE APRENDE É COM A VIDA E COM OS HUMILDES.
(Cora Coralina)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DOS AVÓS
 DIA DO AVÔ E DIA DA A 
 DIA NACIONAL DO ARQUEÓLOGO
 DIA INTERNACIONAL DE DEFESA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
 DIA DA IMPRENSA ESPÍRITA
 DIA DO RECEPCIONISTA
 DIA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areias - Sumaré (São Paulo) Cianorte - Xambrê (Paraná) São Leopoldo (Rio Grande do Sul) Faxinal dos Guedes - São Lourenço do Oeste (Santa Catarina) Livramento de Nossa Senhora (Bahia) Luís Correia - Regeneração - Valença do Piauí (Piauí) Poço Branco (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA APARECIDA ROSÁRIO DIONÍSIO (Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)LUIZ BENEDITO CORREA LEITE DE MORAES (Francine-Garça /SP)JOSE PAULO PAVARINI FILHO (Gelimaq-Garça/SP)JOSI PEREIRA (Garça /SP)DÉBORA GOULART DORIGO (LEO Clube de Bauru Bela Vista /SP)ADEMIR ESTOFELE (Lions Clube de Blumenau /SC)GEIDE JUNIOR (Andradina /SP)ROBERTO BOTELHO (São Paulo /SP) LUCIANA JULIANI TRIGO VEIGA (Garça/SP)SILAS GONÇALVES COLLETES JUNIOR (Garça/SP)
. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ■(MARLENE) MARIA IRENE DO N. PAIVA e JAIR BATISTA PAIVAó1984ó36 ANOS ó(Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) SANDRA LEÃO ROLDÃO e MARCO ANTÔNIO GONÇALVES ROLDÃO ó1991ó29 ANOS ó(Garça /SP)


 SANTO DO DIA 
■ SANTA ANA E SÃO JOAQUIM
■ Joaquim e Ana (sec.1´ a.C.) são venerados como pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. As promessas de Deus se cumprem graças à fé e à dedicação de pessoas simples que vivem com amor,. Rezemos por todos os avós, neste seu dia, e busquemos neles a sabedoria de vida.
■ TITO BRANDSMA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele quem dá força e poder a seu povo (Sl 67,6.36).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Estamos como filhas e filhos de Deus para nos alimentarmos da verdadeira sabedoria, que brota de sua Palavra. Convidados a realizar o projeto de salvação que o Senhor tem para nós, busquemos nesta Eucaristia celebrar e compartilhar os tesouros do seu Reino, que enchem nossa vida de sentido e alegria. 
– Oração 
PAI, MEU GRANDE ANSEIO É DEIXAR-TE SER O SENHOR DE MINHA VIDA. FAZE-ME SUFICIENTEMENTE AUDACIOSO PARA RENUNCIAR A TUDO QUANTO ME AFASTA DESTE OBJETIVO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, sois amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 26 de julho de 2020  domingo da 17ª Semana Do Tempo Comum São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória
– Liturgia da Palavra 
A sabedoria que vem de Deus nos conduz no caminho da justiça. Somos chamados pela sua Palavra a conformar nossa vida à imagem de Jesus e fazer do Reino nosso bem maior. 

1ª Leitura (1Rs 3,5.7-12) – Pediste-me sabedoria.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, 5em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, e lhe disse: “Pede o que desejas, e eu te darei”.
7E Salomão disse: “Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”
10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor.
11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 119(118)
Como eu amo, ó Senhor, vossa lei, vossa palavra!


2ª Leitura (Rm 8,28-30) – Ele nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus.
29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos.
30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 26 de julho de 2020  domingo da 17ª Semana Do Tempo Comum São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória
Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo. - (Mt 13,44-46)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu te louvo, ó Pai santo, / Deus do céu, Senhor da terra: / os mistérios do teu Reino / aos pequenos, Pai, revelas! (Mt 11,25) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Busquemos o tesouro que dá sentido a nossa vida”
O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo
(Mateus 13,44)
Sabemos que a alma humana vive em busca do seu tesouro. Os tesouros para alguns acabam sendo os valores monetários, o dinheiro, os bens e as conquistas materiais, porque onde estiver o seu tesouro ali estará o seu coração.

Para quem descobriu que o dinheiro é o tesouro da vida, é no dinheiro que está o seu coração. Para outros, os tesouros são as paixões da alma. As paixões são tantas: paixões por pessoas, por isso e por aquilo, e ali a pessoa coloca o seu coração. Mas em todas essas coisas a alma humana não se preenche, não se contenta, porque ela precisa de algo muito mais profundo que alimente e preencha a sua razão e o seu sentido de ser e viver.

O Reino dos Céus é um tesouro escondido, porque um tesouro que tem valor não fica à mostra. O tesouro que tem valor tem que ser cavado e buscado. Por isso, nós, muitas vezes, mesmo estando na Igreja, não encontramos ainda esse tesouro, porque não o buscamos com a intensidade necessária. Somos até encontrados por Deus, e estamos aqui para ouvi-Lo, mas é preciso que o coração mergulhe com profundidade e paixão para encontrar esse tesouro que dá sentido a nossa vida.

Quando você encontrar, vai deixar de lado aquilo que tanto o ocupa, aquilo que preenche a sua vida, e vai se ocupar desse tesouro que é fundamental.

“É preciso que o coração mergulhe com profundidade e paixão, para encontrar esse tesouro que dá sentido a nossa vida”

Muitas vezes, encontramo-nos perdidos, em busca de um sentido e uma razão maior para viver e estar aqui. Vemos os jovens, adultos envelhecendo com o entardecer da vida, muitas vezes, zapeando a televisão para lá e para cá de uma forma até desconectada, tentando encontrar alguma coisa para se preencher e se distrair; outros ficam zapeando o tempo inteiro, procurando no seu celular, no seu computador, alguma para se saciar e se preencher interiormente. Outros mergulham nos próprios vazios da vida.

Falta encontro, mergulho, falta ir na profundidade daquilo que é o essencial, que é o Reino de Deus no meio de nós. Porque uma vez que você o encontra, como vai cuidar desse tesouro?

Aquele que encontra o tesouro quer também as pérolas. Por isso, o Reino dos Céus é comparado com pérolas preciosas. Quando encontramos essa pérola, que é o Reino de Deus no meio de nós, que valor daremos? Não vamos nos cansar nem nos saciar com o pouco, porque são muitas pérolas preciosíssimas que vamos buscando dentro de nós.      

O Reino dos Céus é como um pescador, como aquela rede lançada ao mar. Quando lançamos essa rede ao mar, sabemos que vêm todos os tipos de peixes, mas há peixes que não são bons, que precisam ser jogados fora, precisam ser tirados.

Um bom seguidor de Jesus é um bom pescador, não só de almas, pois este é o segundo passo – o primeiro ele joga as redes no seu próprio coração para tirar aquilo que é vão, que não presta, aquilo que não convém à sua alma, para lapidar cada vez mais a sua alma, para que ela seja também essa pérola preciosa brilhando no coração de Deus.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus continua ensinando sobre o Reino dos Céus com mais três parábolas. As duas primeiras (tesouro escondido e pérola preciosa) ensinam o valor do investimento no Reino de Deus, considerado bem maior. A terceira (rede) revela a realidade da comunidade (e da sociedade), composta de pessoas fiéis e convictas e pessoas descompromissadas. Essas parábolas mostram a complexidade do mistério do Reino dos Céus. Com as três parábolas, Jesus nos convida a acolher o Reino, considerado bem máximo, que merece investimento acima de tudo. O que Deus nos oferece tem valor infinito; precisamos fazer todo o esforço para tornar o Reino sempre mais realidade, abandonando o que não contribui com ele. Devemos ser como o “dono da casa que tira de seu cofre coisas novas e velhas”. Precisamos ser pessoas sábias para discernir aquilo que realmente é valioso daquilo que não traz benefícios à vida. Em outras palavras, preservar o que realmente dignifica o ser humano, sejam “coisas novas ou velhas”.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, comparas o Reino de Deus a um tesouro escondido e a um comprador de pérolas preciosas. Quando esses bens são encontrados, o restante se torna insignificante, sem valor. Dá-nos a sabedoria para investir naquilo que realmente tem valor para a vida eterna. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 13,44-52 - Parábola do tesouro escondido, da pérola e da rede

Oração Inicial
Liturgia do 17º domingo do Tempo Comum. O Reino dos Céus é comparado a um tesouro escondido num campo ou a uma rede lançada ao mar. Acolhamos esta realidade do Reino de Deus em nossa vida e peçamos que a Palavra de Deus esteja em nossa mente, em nosso coração e em nossas ações.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
“Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração.” No Evangelho de hoje, há verbos muito fortes. Faça a leitura do texto e procure destacar os verbos e as palavras que mais o(a) tocam. Recorde outros textos que podem ajudá-lo(a) na compreensão do Evangelho de hoje.
“A vida é a arte das escolhas. Nós fazemos as escolhas e as escolhas fazem nossa vida. A possibilidade de escolhas é infinita. Elas partem de um juízo de valor e este valor nem sempre corresponde à realidade. Na época das descobertas, os índios trocavam ouro puro por pequenos espelhos. Esaú trocou o valioso direito de primogenitura por um prato de lentilhas. Aparentemente, o negociante das duas parábolas fez mau negócio. Trocou tudo o que tinha – casa, terreno, objetos – por uma pérola. Mas esta troca o faz feliz e só ele pode entender. Assim é o Reino. Não se trata de renunciar, mas de escolher um bem maior. Na história do cristianismo, tantos venderam tudo para ficar com o tesouro, e foram felizes!” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para mim? Meditar não é ficar no vazio, então volte ao texto bíblico, leia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Procure ver e acolher o tesouro que o Senhor lhe oferece neste momento.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça sua oração sem medo de abrir o coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir, o Senhor o(a) escuta.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

BÊNÇÃO
O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário