sexta-feira, 31 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso? - (Mt 13,54-58)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 J   U   L   H   O

 GARÇA/SP, 31 DE JULHO de 2020 (sexta-feira) 213º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://kdfrases.com/ 

O BEM QUE VOCÊ FAZ HOJE MUITAS VEZES É ESQUECIDO PELAS PESSOAS AMANHÃ. FAÇA-O ASSIM MESMO.

(Madre Teresa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA MULHER AFRICANA

 DIA MUNDIAL DO ORGASMO

 DIA DA CAMPANHA DO QUILO

 DIA DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS

 DIA DO VIGILANTE DA NATUREZA    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anápolis (Goiás) Acaraú - Tianguá (Ceará) Capanema (Para) Lobato (Paraná) Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) Lauro de Freitas - Rodelas - Piripá - Vera Cruz (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO GELMI DE BARROS (Eq 05 ENS de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) BRASILINA ZANCOPÉ (Bariri /SP)DIRCE LINA ZACHARIAS MINERVA (Iacri /SP)EDILEILA IMBERNOM BITTAR (Lions Clube de Mirassol /SP)JÚLIO  ANTONIO  GONÇALVES (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)RENATA  GIL  NOVO (Lions Clube de Herculândia /SP) CHRISTIANE  RODRIGUES  MORAES (Lions Clube de Herculândia /SP) CELIA HERMINIA MORCELLI DOS ANJOS (Lions Clube de Tupã /SP)CRISTINA MICHELAN PERON (Garça /SP)FERNANDO DA SILVA ROSÁRIO (DEUSA ALIMENTOS-Garça /SP)ELIZEU CIRILLO JUNIOR (LIZ-Garça /SP)IGNACIO RIMKUS (Garça /SP)EVA KEMP MENDONÇA (pecuarista aposentada Alvinlândia /SP) RENATA NOVO (Garça /SP) RAFAEL OLIVEIRA MONTEMOR (Garça /SP) FABRICIO CUSTODIO DE SOUZA (Columbus (Ohio) - de Garça /SP) ALECIA ATIE FERREIRA (Garça /SP)CARLA KARINA SCUTTI (Marilia /SP)SONIA POMPEI (Bauru /SP)MARILIZA GARCIA SANTANA GOMES (Garça /SP)Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES, CP (Pároco da Paróquia São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e de São João Batista de Salmourão /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: 💘 RENATA APARECIDA Z. FERREIRA e FABIO HENRIQUE R. FERREIRA 💘 (DBG-Presidente Prudente/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO INÁCIO DE LOYOLA

■ Inácio (Espanha, 1491-1556), enquanto se recuperava de um ferimento sofrido em batalha, dedicou-se à leitura da vida de Cristo e por ela foi cativado, a ponto de abandonar o serviço militar para servir o Senhor. É o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Em seus Exercícios Espirituais, deixou aos confrades e a toda a igreja grande herança espiritual.  

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor (Fl 2,10s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Inácio nasceu em Loiola, Espanha, em 1491 e faleceu em Roma em 1556. Parte de sua juventude foi dedicada ao serviço militar. Ferido gravemente em batalha, passou o longo tempo de recuperação lendo a vida de Cristo e dos santos, experiência que o conduziu ao seguimento do Senhor. Escreveu os Exercícios espirituais e fundou a Companhia de Jesus – os Jesuítas -, para levar o Evangelho às mais longínquas regiões da terra. 

– Oração 

PAI, LIVRA-ME DA TENTAÇÃO DE QUERER ENQUADRAR-TE EM MEUS MESQUINHOS ESQUEMAS. QUE EU SAIBA RECONHECER E RESPEITAR O TEU MODO DE AGIR.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 31 de julho de 2020  6ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O ser humano é frágil como um vaso de barro. A sabedoria reside em deixar-nos modelar por Deus, fazendo-nos discípulos do seu Reino. 

 

1ª Leitura (Jr 26,1-9) – Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor esta palavra, que dizia: 2“Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”.
7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: ‘Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?’” Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 69(68)

Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

 

 

– 31 de julho de 2020  6ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum

Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso? - (Mt 13,54-58)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- A Palavra do Senhor permanece eternamente, / e esta é a Palavra que vos foi anunciada (1Pd 1,25).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino de Deus faz de nós peixes de boa qualidade”

Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo

(Mateus 13,49-50)

Jesus está, hoje, dando-nos parábolas, mais uma vez, para nos explicar o Reino dos Céus. É claro que a primeira delas: uma rede lançada ao mar, que apanha peixes de todos os tipos, é para dizer que o Reino dos Céus é, justamente, essa rede que pega homens de todas as espécies e maneiras: pecador como eu, mal-humorado como aquele, um outro que tem uma vida machucada, um outro que já nasceu na Igreja, um outro que nunca quis saber de Deus… Ele não faz distinção de pessoas.

 

Deus não fica olhando e dizendo: “Só aquele peixe que é bom”. Ele não é seletivo como nós; pelo contrário, Deus é eletivo, é Aquele que elege todos para fazer parte do Seu Reino. Apenas é preciso que o peixe, mesmo que possa parecer um pouco estragado pelas circunstâncias da vida, deixe-se tratar por Deus.

 

Assim como estamos permitindo que Deus nos trate, que Ele cuide de nós, que nos ame e faça acontecer, é preciso que tenhamos a mesma compaixão para com todos. Que não julguemos, não condenemos, mas, pelo contrário, permitamos que a ação de Deus aconteça em nós.

 

“O Reino de Deus é o lugar que trata de cada um de nós para que possamos ser peixes de boa qualidade”

 

No final dos tempos, os anjos de Deus irão separar aquilo que é mau daquilo que é bom, o que é justo do que não é justo. O tempo da graça é esse, é tempo de nos convertermos. Pode parecer por fora, somente pelas escamas, que somos um peixe bom, mas não estamos vendo as coisas estragadas, injustas e malignas que estão em nós. Por isso, o Reino de Deus é aquele que acolhe a todos, mas é o lugar que trata de cada um de nós, para que possamos ser peixes de boa qualidade.

 

Se o Reino dos Céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas, nós também temos que tirar as coisas novas para colocar para fora as virtudes, os valores e, ao mesmo tempo, repelir aquilo que é velho e não é de Deus, para que o que é d’Ele esteja acontecendo em nós.

 

Tire o que é velho e estragado, tire aquilo que não é a Palavra de Deus da nossa vida, para que possamos dar bons frutos de conversão.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus volta para sua terra e, como de costume, “ensinava na sinagoga deles”. Duas são as reações de seus conterrâneos. Começam admirando Jesus, por sua sabedoria e seus milagres. Entretanto, por conhecerem sua origem simples e conviverem com seus parentes, levantam a dúvida: como poderia ele manifestar tão elevada sabedoria? Superficiais, os nazarenos não prestaram atenção às obras de justiça que ele praticava e ensinava; não enxergaram sua coerência de vida. Então, assumem atitude de dúvida e desprezo: “E se escandalizavam por causa dele”. Fechados em seus preconceitos, não se abrem para a fé em Jesus. Portanto, também não criam condições para Jesus realizar entre eles os sinais de Deus. Não existem milagres onde não há fé, também hoje.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, cheio de boa vontade, tu te pões a ensinar na sinagoga. Entre teus conterrâneos, despertas um misto de admiração, dúvidas e rejeição. Dá-nos, Senhor, coração e mente abertos para irmos além das aparências e reconhecermos que és o Filho de Deus e queres vida plena para nós. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir. Carmen Maria Pulga

Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 13,54-58 - O filho do carpinteiro

 

Oração Inicial
Celebramos hoje a memória de Santo Inácio de Loyola. No Evangelho, Jesus é o semeador que lança a boa semente da Palavra de Deus no mundo. Todo aquele que acolhe a sua mensagem terá vida plena e, no fim dos tempos, brilhará como o sol no Reino de Deus.

O ensinamento de Jesus provoca a admiração das pessoas: “De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres?”. Porém, a falta de fé e o fechamento do coração as impediram de acolher Jesus como o Enviado do Pai. Que o Espírito Santo abra o nosso coração para acolhermos os ensinamentos de Jesus para o nosso dia.

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?

O que diz o texto? Por que o ensinamento de Jesus causa a admiração das pessoas? Por que foi difícil acolhê-lo como o Messias? Como Jesus reage diante dos questionamentos da multidão?

“Sem nenhuma fundamentação, alguns críticos, estranhando o silêncio de Jesus dos 12 aos 30 anos, imaginaram ter ele frequentado aulas de renomados mestres fora de Israel. Na realidade Jesus viveu esse tempo no anonimato, no cotidiano da pobre oficina de José, que fazia serviços gerais para a população.

Tendo retornado a Nazaré, não lhe deram crédito apesar de sua sabedoria. E isto porque sua família era de lá. Quase sempre estamos mais ligados a possíveis limitações do que às virtudes de alguém. É mais um profeta que não é acolhido. Queremos coisas grandiosas, esquecendo que Deus se revela às pessoas simples e humildes. Os autossuficientes e orgulhosos não deixam espaço para a sabedoria divina.”

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que diz o texto para mim? Qual ensinamento a Palavra revela para minha vida? Como acolho os ensinamentos de Jesus? Meu olhar é generoso sobre as pessoas que convivem comigo?

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça a sua prece de agradecimento ou pedido.

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola.
Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize, em poucas palavras, o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

BÊNÇÃO

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

 

Ele está no meio nós.

 

Oremos: Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!


Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.


Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário