quarta-feira, 12 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■Marca com uma cruz na testa os que gemem e suspiram por causa de tantos horrores que se praticam em Jerusalém.- (Mt 18,15-20)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 12 DE AGOSTO de 2020 (quarta-feira) 225º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

QUER FAZER ALGO PARA PROMOVER A PAZ MUNDIAL? VÁ PARA CASA E AME SUA FAMÍLIA.

(Santa Madre Tereza de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

 DIA NACIONAL DAS ARTES

 DIA NACIONAL DO TRABALHADOR RURAL

 DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

 DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

 DIA DO PRESBITERIANISMO NACIONAL

 DIA DO BOTAFOGO DE FUTEBOL REGATAS E DOS BOTAFOGUENSES

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (11 a 18 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cananéia - Pereira Barreto (São Paulo) Boqueirão do Leão - Doutor Maurício Cardoso - Guabiju - Santo Ângelo - São Domingos do Sul - Tunas - Vanini (Rio Grande do Sul) Cansanção - Central - Itambé - Valente (Bahia) Feliz Natal (Mato Grosso) Prudentópolis (Paraná) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RANUVIA APARECIDA FABRON DE ARAUJO (EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça/SP)MARIA DO SOCORRO CASTRO (Garça /SP) PEDRO SALES JUNIOR (Nova Andradina /MS)LUZIA HELENA DE OLIVEIRA (Garça /SP)SILVIO VICENTE (Garça /SP)WALDIR ALVES MOREIRA (Campo Grande /MS)CRISTINA CAMARGO (São Paulo /SP) ANDRÉ BUZACHERO MACHADO (Garça /SP)EDNÉIA SILVA (Limeira /SP)MAURICIO  CRESTANE  DE SOUZA (Lions Clube de Chapadão Do Sul /MS) IVAIR XIMENES  (Lions Clube Naviraí /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA JOANA FRANCISCA DE CHANTAL

■ Joana Frémiot ( França, 1572-1641),  esposa do barão de Chantal e mãe de seis filhos, viveu profundamente os conselhos evangélicos. Sob a orientação de Francisco de Sales, praticou obras de caridade para com os pobres e doentes.   

SÃO JOÃO BERCHMANS

INOCÊNCIO X

SANTA FILOMENA

 

 

Deus é um Pai de infinito amor, que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Os infortúnios deste mundo recaem sobre aqueles que os provocam. As ameaças proféticas são advertências para nos convertermos e evitarmos ofender a Deus, preservando os vínculos com os irmãos. 

– Oração 

PAI, QUE A PRESENÇA DE TEU FILHO RESSUSCITADO NA COMUNIDADE CRISTÃ SEJA UM INCENTIVO PARA QUE NÓS BUSQUEMOS PAUTAR NOSSA AÇÃO PELA TUA SANTA VONTADE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de agosto de 2020  4ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Mesmo nas situações mais atemorizantes, Deus e os seus mensageiros apontam caminhos de salvação. Uma das atitudes que mais nos aproximam do Senhor é, sem dúvida, o perdão das ofensas. 

 

1ª Leitura (Ez 9,1-7, 10,18-22) – Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

9,1O Senhor gritou a meus ouvidos, com voz forte: “Aproxima-se o castigo da cidade! Cada um tenha sua arma destruidora na mão!” 2Então, eu vi seis homens vindo da porta superior, voltada para o norte, cada qual empunhando uma arma de destruição. Entre eles havia um homem vestido de linho, que levava um estojo de escriba na cintura. Eles foram colocar-se junto do altar de bronze.
33Então a glória do Deus de Israel elevou-se de cima do querubim sobre o qual estava, em direção à soleira do Templo. E chamou o homem vestido de linho, que levava um estojo de escriba à cintura. 4O Senhor disse-lhe: “Passa pelo meio da cidade, por Jerusalém, e marca com uma cruz na testa os homens que gemem e suspiram por causa de tantos horrores que nela se praticam”. 5E escutei o que ele dizia aos outros: “Percorrei a cidade atrás dele e matai sem dó nem piedade. 6Matai velhos, jovens e moças, mulheres e crianças, matai a todos, até o extermínio. Mas não toqueis em nenhum homem sobre quem estiver a cruz. Começai pelo meu santuário”. E eles começaram pelos anciãos que estavam diante do Templo.

7Ele disse-lhe: “Profanai o Templo, enchei os átrios de cadáveres. Ide”. E eles saíram para matar na cidade! 10,18Então a glória do Senhor saiu da soleira do Templo e parou sobre os querubins. 19Os querubins levantaram suas asas e elevaram-se da terra à minha vista, partindo juntamente com eles as rodas. Eles pararam à entrada da porta oriental do Templo do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima deles.

20Eram estes os seres vivos que eu tinha visto debaixo do Deus de Israel, nas margens do rio Cobar, e compreendi que eram querubins. 21Cada um tinha quatro faces e quatro asas, e debaixo das asas, uma forma de mão humana. 22Suas faces eram semelhantes às faces que eu tinha visto junto ao rio Cobar. Cada um seguia em sua frente –

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 113(112)

A glória do Senhor vai além dos altos céus.

 

 

– 12 de agosto de 2020  4ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum

Marca com uma cruz na testa os que gemem e suspiram por causa de tantos horrores que se praticam em Jerusalém.- (Mt 18,15-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A verdadeira correção é feita com amor e caridade”

Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão

(Mateus 18,15)

Se tem um tema que é sempre importante para nós é a correção. Como precisamos saber nos corrigir. Primeiro, cada um de nós precisa aprender a corrigir a si próprio, corrigir nossos atos e atitudes, corrigir aquelas maneiras que não edificam. Não posso esperar os outros me corrigirem, se eu mesmo não me corrijo, se não levo a sério a correção.

 

Precisamos nos deixarmos ser corrigidos por Deus. Eu digo que: abençoado é aquele que Deus corrige e maldito é quando não somos mais corrigidos por Deus porque não nos deixamos corrigir.

 

Os pais precisam corrigir os seus filhos, marido e mulher precisam corrigir uns ao outro, mas a Palavra de Deus, hoje, é justamente: irmãos precisam corrigir irmãos. Se você ver o seu irmão pecar, por favor, não seja indiferente, não diga: “Isso não é problema meu”.

 

Ninguém que quer bem ao outro, vê alguém fazer algo errado e quer que aquela pessoa siga no seu erro. Isso é falta de caridade e amor, porém, que a nossa correção seja fraterna e não seja mundana.

 

“Só existe correção verdadeira quando é feita a sós, com caridade e amor”

 

A correção mundana é aquela onde, primeiro, espalhamos, falamos, dizemos para outros o erro do irmão, assim você já está pecando, talvez, até mais gravemente do que o pecado que viu seu irmão fazer. A correção é a sós.

 

Você pode estar muito chateado com alguém porque esse te feriu, te machucou ou você interpretou algo que ele falou e está eclodindo dentro de você. Segura as pontas! Purifica os sentimentos, exorciza a mágoa, o rancor, e quando a alma estiver serena e sóbria vá, a sós, conversar com seu irmão.

 

Não caia na maldição de colocar a sua raiva nas suas redes sociais, porque a terapia de muitos virou usar as redes sociais para desabafos, para falar mal do outro, para jogar indiretas ou qualquer outra coisa parecida. Isso, evangelicamente, é um pecado gravíssimo, é maior do que qualquer outro que seus irmãos possam ter cometido.

 

Só existe correção verdadeira quando é feita a sós, com caridade e amor. Porque se falta a caridade e amor, não é correção, é agressão.

 

Se você foi com toda a caridade e amor aproximar e buscar seu irmão para corrigi-lo e ele te ouviu, maravilha, você ganhou o seu irmão. Por isso, faça da melhor maneira possível.

 

Seu irmão não te ouviu? Vai pedir ajuda à Igreja, procure a Igreja, procure um sacerdote, não para acusar o irmão, é para dizer: “Como faço com essa situação? Meu irmão está desse jeito”.

 

O problema é que somos movidos pela onda da fofoca, do falar e da maledicência. É uma verdadeira indecência expormos o pecado e o erro do outro sem vivermos a correção. Agora, é verdade que só corrige quem sabe ser corrigido.

 

Deixemo-nos ser corrigidos por Deus e pelos outros e teremos a graça de, com humildade, corrigirmos alguém.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Para o bem da vida comunitária, Jesus propõe orientações claras. Se algum irmão pecar, não se deve espalhar o seu erro, nem excluí-lo da convivência. Primeiro, é conversar com ele discretamente. Caso persista no pecado, envolver mais irmãos. Finalmente, não havendo reconciliação, entregar o caso à comunidade. Esse processo de compreensão e perdão fraterno salienta a importância da vida comunitária harmoniosa. No esforço de criar ambiente de fraternidade, ela se identifica com a comunidade cristã. Então, tudo o que resolverem em comum será conforme a vontade do Pai celeste, “será ligado no céu”. E aos pedidos expressos de modo coletivo, o Senhor atenderá mais prontamente. Muito amor, oração e discernimento são requisitos antes de querer afastar da comunidade um irmão que errou.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, aos discípulos recomendas que não se apressem para censurar a quem pecou. A correção deve ser feita por etapas. Mostras também a importância de entrarem em acordo e, juntos, implorar ao Pai tudo o que necessitam, com a garantia de que estás aí no meio deles. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,15-20 - Juntos, em nome de Jesus

 

LEITURA ORANTE
Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós!” Esse é o convite que Jesus nos faz hoje. Que o pedido do Senhor encontre espaço em nossa vida e se torne concreto em nosso dia.

 

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?

O que diz o texto? A quem Jesus se dirige? Qual desafio a comunidade é convidada a enfrentar? Qual desejo de Deus o evangelista nos transmite por meio da narrativa? Qual é o principal apelo que o texto nos faz?

 

“Jesus não especifica a natureza do pecado, mas revela que se trata de uma quebra de relação que precisa ser restaurada, por intermédio do perdão. Ele indica três passos para superar o pecado. O primeiro deles é individual: falar com o pecador não como juiz, mas como alguém que pretende ajudar. Nem sempre as questões são fáceis e, no segundo momento, o problema é avaliado por um pequeno grupo. Este é o segundo passo. Enfim, a comunidade é chamada para encontrar a solução. Esgotadas as possibilidades, o irmão é convidado a retirar-se. Mesmo assim a porta continuará aberta, caso ele queira retornar. Colocar-se de acordo é a condição para um duplo resultado: Jesus está no meio e o Pai ouvirá a oração.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

Qual o convite que a Palavra me faz? Recordo alguma experiência em que fui perdoado(a) e perdoei? O que me motiva a buscar a reconciliação com quem me ofendeu e com quem foi ofendido(a) por mim?

Deus é um Pai de infinito amor, que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão. Quando experimentamos o seu amor, também estendemos aos nossos irmãos esse amor por meio da misericórdia, da bondade, do perdão…

Ele nos convida ao perdão e à reconciliação para que possamos viver a unidade em torno do mesmo Pai. São dois movimentos exigentes, pois precisamos sair de nós mesmos em direção ao outro a quem ofendemos ou nos ofendeu. Porém, ele é necessário para mantermos relacionamentos saudáveis e curarmos nossas feridas. Mais ainda, o perdão só existe no amor. Portanto, sabe perdoar quem muito ama.

A reconciliação e o perdão são dons que o Senhor nos concede, de modo que nos tornamos capazes de perdoar, aos outros e a nós mesmos.

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

Agradeçamos ao Senhor seu amor e sua misericórdia para conosco e por ter nos ensinado a perdoar. Entreguemos a Ele as pessoas que sofrem a dor da falta do perdão e da reconciliação. Peçamos ainda: “Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno”.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Depois de refletir e rezar a Palavra proponho-me a: não pretender ter sempre a razão. Respeitar a opinião, gosto e modo de ser do outro.

 

BÊNÇÃO

● O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

 

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!”

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário