sábado, 29 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista. - (Mc 6,17-29)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

–  M Ê S   V O C A C I O N A L –

 GARÇA/SP, 29 DE AGOSTO de 2020 (sábado) 242º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

CUIDADO COM A TRISTEZA. ELA É UM VÍCIO.

(Gustave Flaubert)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO 

 DIA DE COMBATE À DESNUTRIÇÃO 

 DIA INTERNACIONAL CONTRA OS TESTES NUCLEARES 

 DIA NACIONAL DO VAQUEIRO 

 DIA DO GAMER 

 DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA 

■ DIA MUNDIAL DO POP   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Leme - Mineiros do Tietê TUPI PAULISTA (São PauloMorrinhos (GoiásBarão de Cocais (Minas GeraisItabaiana - Pirambu (SergipeTeixeira (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CÉLIA PEREIRA DE SOUZA (m/PRIMA de Araraquara /SP) ■ROBERTO COSTA GONZALES (RCG Tecnologia-Lions Clube de Garça /SP) NIVALDO CABRINE (Garça /SP) ■DARCY FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis /SP) MIRIAM MARINELLO (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) PATRICIA GAMEIRO MARTINS (Macrocontábil Brandão-Garça /SP) ■LOURDES FACINA (Garça / SP)   SHINGIRO SASAZAKI (Marilia /SP) WILLIAN VICENTE WESENDONCK (Leo Clube de São Miguel do Oeste /SC) ■

 Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Pe. JOSÉ AFONSO MANISCALCOó1987ó33 ANOS (Pároco das Paróquias São Pedro de Paulicéia e de Nossa Senhora das Mercês de Santa Mercedes/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA 

 João, o precursor do Messias, morre por ser fiel à sua missão e denunciar a injustiça dos poderosos. “Ele é o amigo que exulta ao ouvir a voz do esposo e presta reverência a Jesus: Agora minha alegria se completou; ele deve crescer e eu diminuir”.  

 JOANA MARIA DA CRUZ

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Diante dos reis falo da vossa aliança, sem temer a vergonha. Encontro alegria em vossos preceitos, porque muito os amo (Sl 118,46s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Na fortaleza de Maqueronte, ao leste do mar Morto, por ordem de Herodes Antipas, João Batista foi degolado. “Tombou na luta pela justiça e pela verdade.” A celebração do seu martírio tem origens antigas: século 5º, na França; século 6º, em Roma. Possamos também nós lutar corajosamente para testemunhar a Palavra de Deus. 

– Oração 

PAI, QUE AS CONTRARIEDADES DA VIDA JAMAIS ME INTIMIDEM E IMPEÇAM DE SEGUIR ADIANTE, CUMPRINDO MINHA MISSÃO DE EVANGELIZADOR.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, quisestes que são João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso filho; como ele tombou na luta pela justiça e pela verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de agosto de 2020  sábado da 21ª Semana Do Tempo Comum Martírio de São João Batista. Memória

– Liturgia da Palavra 

Com sua morte, João, o maior dos profetas, denunciou o pecado do mundo e prenunciou a morte do seu Senhor e Messias. 

 

1ª Leitura (Jr 1,17-19) – Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo em sua presença.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17“Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.

 18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71(70)

Minha boca anunciará vossa justiça!

 

 

– 29 de agosto de 2020  sábado da 21ª Semana Do Tempo Comum Martírio de São João Batista. Memória

Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista. - (Mc 6,17-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia.

 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados.27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 
28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Vivamos o profetismo da verdade”

O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe

(Marcos 6,27-28)

Hoje, estamos celebrando o martírio de São João Batista. Ele foi o maior entre os profetas, desde o ventre de sua mãe. Consagrado ao Reino dos Céus, preparou a vinda do Messias e viveu uma vida austera, penitente, disciplinada e autêntica, pregando a verdade do Reino dos Céus.

 

A verdade incomoda e, de fato, provoca. A verdade falada ou a verdade vivida. Como João Batista vivia e falava, é óbvio que se tornou um profeta incômodo. E todo profeta de verdade é uma pessoa incômoda. A sociedade se incomoda com o profetismo, mas o profetismo está aí para incomodar a sociedade. O nosso profetismo não pode se calar diante das incoerências do mundo em que vivemos.

 

Herodes vivia uma situação errada, ele foi injusto, pois a mulher que ele tinha não era dele, mas do seu irmão. João não foi lá para acusar Herodes, é que a verdade por si mesma se diz, e quem se sente incomodado elimina a verdade, porque não quer saber dela ou não quer saber de ser incomodado.

 

“Precisamos viver o profetismo da verdade, e não podemos negar a Palavra de Deus”

 

Vivemos num mundo onde tantas realidades estão sendo negligenciadas, muitas injustiças estão se cometendo ao nosso lado com crianças, adultos, com diversos aspectos da vida, e não é o profetismo acusatório, de viver acusando. É o profetismo que mostra que a verdade é a verdade, e não relativiza a verdade.

 

Inclusive, muitas vezes, podemos ser incoerentes, mas não podemos transformar a nossa incoerência em verdade, e dizer: “Agora é assim porque mudou os tempos”. Incoerência é incoerência, erro é erro, pecado é pecado. A humildade de reconhecer que estou errado e não encobrir e não eliminar, porque alguns querem até rasgar certas páginas da Bíblia ou assim por diante, para dizer que agora essa é a nossa verdade.

 

Não existe uma nova verdade, é claro que existe a misericórdia, a compreensão das coisas como elas estão, mas não existe transformar aquilo que é verdade, como se não fosse mais verdade. Então, muitos preferem matar como mataram João Batista.

 

A cabeça de João Batista está aí para dizer a todos nós que precisamos buscar a coerência, que precisamos viver o profetismo da verdade e não podemos negar a Palavra de Deus. Por isso, celebremos com amor o martírio de João Batista, pedindo a Deus a coerência, não só para falar, mas, sobretudo, para viver. João Batista morreu por aquilo que viveu e ensinou.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João Batista, “o maior entre os nascidos de mulher”, segundo o elogio de Jesus, morre degolado por ordem de Herodes. O episódio se dá na fortaleza de Maqueronte, a leste do mar Morto. A celebração do martírio de São João Batista tem origens antigas (século V, na França; século VI, em Roma). Está vinculada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, sobre o suposto túmulo do Precursor de Cristo. Seu martírio se dá durante um banquete que Herodes oferecera “a seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galileia”. Nessa ocasião, o rei faz os caprichos da filha de Herodíades, que pede a cabeça de João. Tão sem juízo a filha quanto maligna e impiedosa a mãe. O profeta se vai, mas o seu testemunho de fidelidade a Deus permanece para sempre.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, mesmo sabendo que teu precursor, João Batista, era homem “justo e santo”, Herodes mandou um carrasco cortar-lhe a cabeça, na prisão. Banais e abomináveis foram os motivos para acabar com a vida desse valente profeta. Livra-nos, Senhor, das injustiças praticadas no mundo. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,17-29 - Uma pessoa verdadeiramente livre: João Batista

 

Oração Inicial
Hoje recordamos o martírio de São João Batista, o santo que por primeiro anunciou Jesus Cristo como nosso Salvador. Peçamos a sua intercessão para que também sejamos fiéis ao Senhor e anunciemos com coragem a proposta de seu Reino. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

No Evangelho de hoje, vemos que João Batista vai ser morto. Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e identifique os personagens que surgem durante a narrativa. O que fazem esses personagens? Que mensagem o Evangelho transmite? O que Jesus ensina? Qual é o tema central do texto?

“Cada um de nós tem uma escala de valores, na teoria e na prática. Herodes preferiu agradar os convidados, sua amante e sua enteada do que salvar a vida de um justo. Numa atitude covarde – embora ficasse triste –, mandou matar o profeta. Santo Agostinho comenta: “A cabeça ensanguentada de João Batista continuou falando a Herodes: ‘Não te é lícito…’”. Igualmente, em seus pesadelos, Herodíades certamente via a figura austera do profeta. Todo profeta, de alguma maneira, incomoda.

Muitos imaginam que a morte acabará com ele. Puro engano: a profecia continua viva. Ao sepultar o corpo de João Batista, seus discípulos mostram a determinação de continuar sua obra. O martírio de João prenuncia o martírio do próprio Jesus.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra.

Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sugestão de proposta para a vivencia concreta: Testemunhar Jesus pela vida e pelas obras.

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário