quarta-feira, 9 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos. - (Lc 6,20-26)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 09 DE SETEMBRO de 2020 (quarta-feira) 253º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NENHUM PESSIMISTA JAMAIS DESCOBRIU O SEGREDO DAS ESTRELAS, NEM VELEJOU A UMA TERRA INEXPLORADA, NEM ABRIU UM NOVO CÉU PARA O ESPÍRITO HUMANO.

(Helen Keller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA SINDROME ALCOÓLICA FETAL

DIA DA VELOCIDADE

DIA NACIONAL DE MISSÕES

DIA DA GRÁVIDA

DIA DO CACHORRO-QUENTE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Nuporanga (São Paulo) Minador do Negrão (Alagoas) Francisco Santos (Piauí) Vitória do Jari (Amapá) Pacajus (Ceará) Macau (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FERNANDA PERES ANTONIO ESTORK  (Prima–Professora-Garça /SP) ISRAEL PINTO AMARAL JUNIOR (Primo Sorocaba /SP) ROGÉRIO GUANAES (Garça /SP) BEATRIZ KARTNALLER MARTINI (Águas de Lindoia /SP) TEREZINHA SARTORI FRABETTI (Garça /SP) IOLANDA SUMICO KANAWA (Garça /SP) SHIRLEINE SOUZA  (Garça /SP) REGINA PRADO RODRIGUES (Lions Clube de Bauru Norte /SP) JOÃO BATISTA CANONICI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) JOSÉ CLAUDIO GRANJA (Lions Clube de Pederneiras /SP) CARLOS HENRIQUE VIANNA DE MATTOS (Marilia /SP) MARYVONE RAMOS (Garça /SP)KADIGE DAHRUJ (Bauru /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO PEDRO CLAVER

BEM-AVENTURADO ANTÔNIO FREDERICO OZANAM

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

As coisas deste mundo são relativas. O que de fato interessa é o Reino de Deus, que somos chamados a construir. Acolhamos o convite para dispor nossas energias em favor de uma sociedade justa e fraterna. 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME SOLIDÁRIO COM OS MAIS POBRES DESTE MUNDO, E ENSINA-ME A PARTILHAR, DE MODO QUE CHEGUE ATÉ ELES A ESPERANÇA E A ALEGRIA QUE JESUS VEIO NOS TRAZER.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09 de setembro de 2020  4ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Quem são os bem aventurados? São os que nada esperam do mundo; antes, depositam em Deus sua total confiança e assumem atitudes de serviço em beneficio do Reino de Deus. 

 

1ª Leitura (1Cor 7,25-31) – Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 25a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: 26Penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim.

27Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 28Se, porém, casares, não pecas. E, se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos disso.

29Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 44(45)

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

 

 

– 09 de setembro de 2020  4ª-feira da 23ª Semana Do Tempo Comum

Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos. - (Lc 6,20-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Meus discípulos, alegrai-vos, / exultai de alegria, / pois bem grande é a recompensa / que nos céus tereis um dia! (Lc 6,23)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!

23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos presença de Deus na vida dos necessitados”

Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!

(Lucas 6,20)

Estamos, hoje, ouvindo a Palavra do Senhor e vendo-O exaltar os pobres, os famintos, aqueles que choram, são perseguidos e odiados. E não podemos compreender errado, porque o Senhor não está exaltando a fome, o choro nem a perseguição; pelo contrário, Ele está dizendo: “Estou do lado de quem é pobre e não há quem cuide. De quem passa fome e não sacia a sua fome. Estou do lado daqueles que choram e não há quem os console”.

 

Ele está também advertindo: “Ai de vocês que vos comportais como ricos”, o rico que não se importa com a pobreza do outro, aquele que vive na fartura, que se vangloria dela e não se preocupa com a fome, com a indigência nem com a pobreza do outro. Ou aqueles que estão rindo, caçoando o tempo inteiro, e não se importam com quem está chorando, sofrendo e passando por tantas situações difíceis na vida.

 

Ai daqueles que vivem dos elogios, gostam de ser elogiados, exaltados, curtidos, lembrados, aclamados, esse é um retrato do mundo, da sociedade e dos valores nos quais estamos mergulhados.

 

O sentido evangélico da vida é outro: é colocar-se do lado de quem passa fome, chora, de quem sofre aflição. Não podemos – porque muitas vezes gozamos de uma certa bonança, de períodos bons da vida –  nos esquecer de quem não está bem, de quem está sofrendo e passando fome. E você pergunta: “Mas Deus não está do meu lado? Porque se eu tenho essas coisas, é porque Ele me deu”.  E assim você talvez cometa a maior das injustiças.

 

“Sejamos presença de Deus na vida daquele que passa fome e não tem o que comer, porque Deus irá saciá-lo”

 

A fome e a miséria do outro foi Deus que deu a Ele? O que ele está sofrendo, foi Deus que enviou a ele? São diversas circunstâncias para cada uma das situações, mas mais importante do que ficar dividindo, colocando a bonança na conta de Deus, a desgraça do outro na culpa de Deus, o que precisamos é cuidar do que o outro passa, do que o outro sofre e vive, é saber que Deus está do lado, chamando, inclusive, de “bem-aventurados” aqueles que nós deveríamos cuidar e não cuidamos.

 

Portanto, sejamos presença de Deus, porque Ele está naquele que vive a pobreza e a indigência. Sejamos presença de Deus naquele que passa fome e não tem o que comer, porque Deus irá saciá-lo, mas precisamos ser presença hoje, para que ele não pereça na fome. Sejamos presença amorosa na vida de quem está triste, desolado, passando por aflições. Eles serão um dia consolados por Deus, mas precisamos ser o consolo do Senhor na vida deles agora.  

 

Não nos coloquemos do lado dos zombadores, daqueles que vivem a vida somente para escarnecer os outros e se vangloriar do que são ou do que têm. Não é para esses que Deus olha, mas sim para os aflitos, pobres, indigentes e famintos. E o Senhor abençoa muito quem deles se lembra e cuida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus denomina “felizes” os pobres, os que têm fome, os que agora choram e os que são rejeitados “por causa do Filho do Homem”. Podem pular de alegria, “porque é grande a recompensa de vocês no céu”. O céu é a vida de comunhão com Deus. O olhar atento e misericordioso do Pai já pousa sobre as pessoas com essas características.

Há, porém, outro grupo de pessoas que ouvem palavras de acusação: os ricos, os que agora são saciados, os que agora riem, os que são elogiados por todos. Não aparece aqui nenhuma condenação. Trata-se, sobretudo, de advertência do Senhor sobre o perigo das riquezas deste mundo. Sempre é tempo de mudar o modo de vida, isto

é, passar para o lado dos “felizes”, escolhendo permanecer do lado de Deus. A recompensa não lhes faltará..

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Filho do Homem”, os que levam a vida conforme os valores do Reino de Deus enfrentam várias formas de oposição. A eles declaras “felizes”. Concede-nos, Senhor, permanecer a teu lado e provar a alegria de saber que Deus toma o partido dos pobres, dos excluídos e indefesos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 6,17.20-26 - Felizes são vocês...

 

Oração Inicial
Na escuta e meditação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Peçamos que renove em nós a disposição para receber a sua Palavra e caminharmos à luz das bem-aventuranças.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque as bem-aventuranças presentes no texto. Quais são as advertências que aparecem na narrativa? A quem Jesus está instruindo? Qual é o ensinamento de Jesus? Qual é a mensagem central do texto?

“Enquanto Mateus relata nove bem-aventuranças, Lucas aponta apenas quatro e reserva mais quatro “mal aventuranças”. Esta divisão retrata a diversidade dos que ouviam a palavra de Jesus. Um grupo de discípulos, formado pelos últimos da sociedade, acolhia com alegria a Boa-Nova. Para os outros, aqueles que sempre encontravam motivos para acusar Jesus, restam os alertas: “Ai de vós!”.

As bem-aventuranças não são convites para o conformismo de quem espera a recompensa na outra vida. O anúncio é um desafio: “Avancem, a caminho, vós os pobres, os que choram, os desprezados”. É uma ordem de batalha. O mandamento do amor ao próximo é para aqui e agora. É um tempo novo que começa; os pobres são os protagonistas

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Com qual das bem-aventuranças me identificou mais?

Faça a leitura do texto novamente e traga-o para os nossos dias. Medite a Palavra e permita que ela se misture com a sua vida. Relacione as bem-aventuranças com os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que são perseguidos por causa da justiça. O que Jesus pede a você?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste passo da leitura orante, mantendo em mente o que você leu e meditou, faça a sua oração. A oração nos leva a viver a experiência pessoal com Jesus, que nos escuta com todo amor e carinho. Fale com o Senhor sem medo e entregue a Ele tudo o que você tem e deseja ser.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Lembrar que as bem-aventuranças são para hoje. Sobre qual delas eu quero me empenhar na prática deste dia?

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário