terça-feira, 1 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus! - (Lc 4,31-37)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  –

 GARÇA/SP, 01 DE SETEMBRO de 2020 (terça-feira) 245º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ELEVA A TAL PONTO A TUA ALMA, QUE AS OFENSAS NÃO A POSSAM ALCANÇAR.

(René Descartes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA FUNDAÇÃO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA

DIA DO CAIXEIRO VIAJANTE

DIA DO ENDOCRINOLOGISTA

DIA NACIONAL DO BAILARINO

DIA DA ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

DIA DO INICIO DA SEMANA DA PÁTRIA

DIA DO INICIO DO SETEMBRO AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mogi das Cruzes (São Paulo) Jequeri - Passa Quatro (Minas Gerais) Almadina - Igaporã (Bahia) Guaramiranga (Ceará) Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte) Santa Lúcia (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: 7.0óMANOEL CARLOS PEREIRA (Logus Empresarial-Garça/SP)RICARDO DE SOUZA SORNAS (Médico- Garça/SP)MASSAHIRO YAMAGHINARA (Lions Clube de Duartina/SP)LUIS FERNANDO GUERING (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) HECMET FARHA JUNIOR (Lions Clube de Bauru Centro /SP) ALMIR SÁVIO (Lions Clube de Tupã /SP) VANESSA KRUGNER (Garça/SP)JULIANA MORCELLI OLIVEIROS (Tupã/SP)ADHEMAR DE TOLEDO NETO (Marilia/SP)GUSTAVO FRASSON SONSIN (Garça/SP) DOUGLAS ALVES MOREIRA (Garça/SP) LUIS GUSTAVO PETREL (Garça/SP) JUAN LOPES (Garça/SP) CORA LOURENÇO BRANDÃO (Garça/SP) ADELAIDE PEDRO ALVES (Garça/SP)ALVARO PEREIRA PACHECO (Rio de Janeiro / RJ) HUSSEIN CHEHADE  (Garça/SP) FABRICIO MARQUES  (Garça/SP) PE. NELSON BERNARDINO LOPES (Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Parapuã / SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA APARECIDA E. DE OLIVEIRA e JOSÉ AUGUSTO (GUTO) M. DE OLIVEIRAó2012ó08 ANOS (EQ 14 ENS MÃE DA PAZ do Setor de Garça / SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO EGÍDIO

SANTO JOSUÉ

SANTA BEATRIZ DA SILVA MENEZES

BEM-AVENTURADO JOSEP SAMSÓ ELIAS

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Ninguém pode conhecer a Deus e seu mistério se não tiver o Espírito de Deus. Celebremos o Espírito Santo que recebemos no batismo e que nos faz agir a exemplo de Jesus. 

– Oração 

PAI, FAZE-ME FORTE PARA ENFRENTAR E VENCER AS FORÇAS MALIGNAS QUE CRUZAM MEU CAMINHO, TENTANDO AFASTAR-ME DE TI. COMO JESUS, QUERO ABALAR O PODER DO MAL DESTE MUNDO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 01 de setembro de 2020  3ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus é santidade em toda obra que ele faz. Jesus é o Santo de Deus, que elimina as forças do mal. 

 

1ª Leitura (1Cor 2,10b-16) – O homem psíquico não é capaz de conhecer o que vem do Espírito; ao contrário, o homem espiritual julga tudo.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 10bo Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais.

14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 144(145)

É justo o Senhor em seus caminhos.

 

 

– 01 de setembro de 2020  3ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus! - (Lc 4,31-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Um grande profeta surgiu entre nós, / e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Palavra do Senhor expulsa os espíritos maus da nossa vida”

Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem’

(Lucas 4,36)

Estamos contemplando o poder da Palavra de Jesus; na verdade, Jesus é a Palavra viva e encarnada, a Palavra eterna do Pai. A Palavra de Deus tem poder e autoridade, e como devemos nos render à Palavra de Jesus, porque passamos por tantas situações inquietantes da vida que perturbam a nossa própria existência.

 

Quem é que pode acalmar os demônios que nos atormentam, as inquietações que fervem dentro do nosso ser? A Palavra de Jesus tem poder, e a Palavra d’Ele que é Ele, mesmo agindo, expulsa os espíritos impuros.

 

Esse homem que estava na sinagoga possuído por um espírito impuro viu que os espíritos impuros começaram a gritar quando viram Jesus, e eles mesmo disseram: “Você veio para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Filho de Deus, o Santo de Deus”, e Jesus ameaçando-os disse: “Cala-te e sai dele”.

 

“Os espíritos impuros estão aí com sentimentos impuros, com olhar impuro agindo e perturbando a nossa vida”

 

A Palavra de Deus quer expulsar da nossa vida todos os espíritos impuros que estão gritando dentro de nós. E não são poucos, tem muito medo, rancor, ira, ressentimentos, mágoas, decepções e inquietações que estão gritando dentro de nós; as nossas vaidades que nos perturbam a cada dia, as maldades que entram em nós e, muitas vezes, não as percebemos.

 

Os espíritos impuros estão aí com sentimentos impuros, com olhar impuro agindo e perturbando a nossa vida e a nossa existência. Precisamos nos render ao poder de Jesus, ao poder da Palavra de Deus, porque a Palavra d’Ele não só cria, como fez lá no princípio criando todas as coisas, como cria um coração novo, um espírito novo dentro do nosso ser, mas a Palavra d’Ele expulsa o que é mau.

 

O mal foge, teme e não resiste à Palavra do Senhor nosso Deus. Por isso, é uma provocação e um questionamento a nossa vida: Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa no nosso coração? Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa em nosso ser?

 

Se os demônios temem, tremem e fogem da Palavra de Deus, não podemos fugir dela, temos que nos refugiar nela, encher-nos dela e nos colocarmos na sentinela da Palavra, para que ela esteja em nós, esteja nos nossos pensamentos e nos nossos sentimentos. Que a Palavra de Deus esteja no nosso coração a todo momento para que nenhum tormento tome conta da nossa alma. A Palavra de Jesus é poderosa, e a ela queremos nos render.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Onde está Jesus, não há lugar para as forças do mal. Justamente porque ele é o “Santo de Deus”, conforme expressão do anjo Gabriel a Maria (Lc 1,35). Ele “fala com autoridade”. Sua palavra é eficaz, realiza o que diz (v. 36). “Ele dá ordens aos espíritos impuros, e eles saem”. Diante da multidão maravilhada, Jesus expulsa o demônio impuro. Segundo a mentalidade da época, a doença era atribuída a um poder maligno personificado, o demônio. Como entender essa expulsão? “A principal ação do demônio é alienar as pessoas, impedindo-as de pensar e agir por si mesmas. Tudo aquilo que aliena as pessoas é mau e demoníaco, e então compreendemos que as ideologias, as propagandas mentirosas, os sistemas, as estruturas opressoras são agentes do demônio, enganando e manipulando o povo” (Ivo Storniolo).

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Santo de Deus”, despertas a admiração dos galileus porque,

com autoridade, dás ordem aos espíritos maus, e eles te obedecem. As pessoas ficam libertadas, e o Reino de Deus se propaga. Queremos nos unir ao povo que te louva ao reconhecer teu poder divino e tua obra libertadora. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 4,31-37 - Jesus liberta as pessoas

 

Oração Inicial
Este ano, 2020, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia fundamentando-se no livro do Deuteronômio, com o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). É um livro rico em reflexões morais e éticas, com leis para regular as relações com Deus e com o próximo. Destaca-se no Deuteronômio a preocupação de promover a justiça, a solidariedade com os pobres, o órfão, a viúva e o estrangeiro. São leis humanitárias encontradas também no Código da Aliança (Ex 20-23).

Acolhamos a Palavra em nosso coração e permitamos que ao longo deste mês possamos empenhar-nos na escuta do Senhor, que fala conosco por meio de sua Palavra.

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.

Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.
Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.

Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, atentando-se aos lugares, às pessoas, ao que está acontecendo na narrativa. Quem é Jesus? O que Ele ensina? Como é o seu ensinamento? Como as pessoas acolhem as palavras de Jesus? O que Ele realiza na vida daqueles que o escutam?

“Cafarnaum era um importante centro econômico e encontro de caminhos. Jesus fixou-se nesta cidade ao abandonar Nazaré. Consagrado pelo Espírito, Jesus ali inicia seu ministério de libertação. Na mentalidade judaica, todos os males eram provocados pelo diabo. Jesus intima o espírito do mal a deixar o homem e ele recupera a integralidade da vida.

O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade. Suas palavras e suas atitudes formavam um conjunto harmonioso. Por outro lado, vemos que o demônio conhece teologia, porém falta-lhe a dimensão do amor. Não é o conhecimento que Jesus quer, mas amor. A partir de Cafarnaum, ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim?
Neste momento de meditação, leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar pela Palavra. Permita que a sua vida se misture com a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor quer lhe dizer.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Ó Jesus, Divino Mestre, agradeço-te pelo presente que nos deixaste, a santa Bíblia. Tu inspiraste profetas e apóstolos, fazendo com que eles eternizassem a Palavra Sagrada Continua guiando-me através destes livros, concedendo-me a visão e sabedoria necessárias para entender plenamente os teus mistérios. Agradeço pelos teus ensinamentos e por tua presença através da Palavra. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Avaliar nossas atitudes na relação fé e vida. Assumir o compromisso de escutar com carinho e fé a palavra de Deus revelada na Bíblia.

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário