terça-feira, 6 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte. - (Lc 10,38-42)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 06 DE OUTUBRO de 2020 (terça-feira) 280º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  

BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

" TODOS VIVEMOS SOB O MESMO CÉU, MAS NINGUÉM TEM O MESMO HORIZONTE!"

(Konrad Adenauer)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO TECNÓLOGO (SP)

DIA DO PREFEITO

DIA MUNDIAL DOS OSTOMIZADOS

DIA MUNDIAL DE SE FAZER CARTÕES

DIA DA PARALISIA CEREBRAL

DIA DO CIRCULISTA

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA CRIANÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Coronel Freitas - Quilombo (Santa Catarina) Monte Carmelo (Minas Gerais) Goiana (Pernambuco) Taperoá (Paraíba) Contendas do Sincorá - Livramento de Nossa Senhora (Bahia) Cáceres - Jaciara (Mato Grosso) Ipaporanga (Ceará)Conceição da Barra (Espírito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: Regina Celia De Souza Azevedo (Garça /SP) Letícia Pelizzario Cananea (Fisioterapeuta prima–Brasília /DF) FABIO BARALDI DONATO (Adiplam-Garça /SP) AMANDA MAXIMO BOTASSO ACHILES (Fisioterapeuta-Garça/SP) NELSON ROSILDO DE CARVALHO (Relojoaria Rubi-Garça /SP) NELSON L Santander (Marilia /SP)DINA barbosa de melo braga (Andradina /SP) Rô Luz (Lions Clube de Botucatu Leão da Serra /SP) Angela Maria (Cascavel /PR) Wilson Samuel (Garça /SP)Vivian Pavarini (Garça/SP) DanIEL LiMA (Bauru /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO BRUNO

Bruno (Alemanha, 1035-1101), depois de ocupar os cargos de mestre de teologia e chanceler eclesiástico em Reims, passou uma vida eremítica de austera penitência e de orção intensa no mosteiro que, por sua obra, se tornou o berço da Ordem Cartuxa.

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,38-42

Jesus visita Marta e Maria

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Deus olha com predileção para todo ser humano ainda no seio materno e para cada um tem um plano, que se revela depois, durante a vida. Celebremos com o desejo de dispor nossa vida a serviço do Reino.

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU AGIR NÃO SEJA MOVIDO POR UM ATIVISMO INSENSÍVEL À PALAVRA DE JESUS. ANTES, SEJA TODA A MINHA AÇÃO DECORRÊNCIA DA ESCUTA ATENTA DESTA PALAVRA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a nossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06  de outubro de 2020 3ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Não se pode mutilar o Evangelho nem modifica-lo segundo interesses pessoais ou de um grupo, É necessário busca-lo na fonte genuína: a revelação de Cristo, que nos ensina o modo perfeito de amar. 

 

1ª Leitura (Gl 1,6-12) – Dignou-se revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

 

Irmãos, 13certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Ainda não era pessoalmente conhecido das Igrejas da Judeia que estão em Cristo. 23Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir”. 24E glorificavam a Deus por minha causa.. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 139(138)

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

 

 

– 06  de outubro de 2020 3ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte. - (Lc 10,38-42)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,27) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Paremos para escutar a Palavra do Senhor”

Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra”

(Lucas 10,39)

A pergunta essencial que o Mestre da Lei está fazendo a Jesus é justamente esta: primeiro, ele quer saber o que se deve fazer para ganhar a vida eterna – e a vida eterna é viver os mandamentos, o amor a Deus e ao próximo.

 

Quando Jesus vai à Betânia, vai à casa dos seus amigos; e a casa de seus amigos é, justamente, a casa de Marta, Maria e Lázaro. É interessante a forma como Jesus é recebido quando chega nessa casa de amigos.

 

Há aquele amigo que está ocupado com suas tarefas e obrigações e já sabe que Jesus é de casa, então, Jesus entra e a pessoa continua fazendo aquilo que são as suas obrigações e, depois, dá atenção para o Senhor.

 

Marta, na verdade, é a figura de cada um de nós demasiadamente atarefado e ocupado com obrigações, trabalhos, responsabilidades, e não são poucas as nossas ocupações, os nossos trabalhos, não é pouco dizermos: “Estou muito atarefado”.

 

E realmente temos as nossas tarefas, os nossos trabalhos, ocupações e responsabilidades. Às vezes, as 24 horas do dia não são suficientes para fazermos tudo o que temos de fazer. Mas aqui, cuidado! Porque o excesso de tarefas, o centralizar em nossas obrigações a razão de viver, vai tirando a nossa vida do eixo da graça, vai tirando a nossa vida do seu próprio sentido existencial. Se não temos tempo para Deus e para o nosso próximo, estamos vivendo uma vida ativista, mas não estamos vivendo uma vida na graça. 

 

“Se você que ser uma pessoa íntima e próxima de Deus, pare para escutar a Sua Palavra”

 

Primeiro, se não temos tempo para nos sentarmos aos pés do Senhor para escutá-Lo, podemos fazer todo o trabalho para Deus: pregar, evangelizar, cuidar da minha casa, mas preciso escutá-Lo.

 

Quando Jesus exalta Maria porque ela escolheu a melhor parte e a melhor parte jamais lhe será tirada, é porque, na verdade, a única coisa que vai nos restar é o Senhor, o resto tudo mais será tirado de nós. Tudo mesmo: trabalho vai passar, empregos vão passar, oportunidades irão embora, as coisas materiais que cuidamos… Tudo isso vai passar; não permaneceremos com nada. Mas quando o Senhor é a nossa maior riqueza, ninguém pode tirá-Lo de nós.

 

Não podemos deixar de considerar como tempo mais precioso da nossa vida, o tempo que paramos para escutar o Senhor, para nos sentarmos aos pés d’Ele para ouvi-Lo. Escutamos todo mundo, escutamos fofocas, redes sociais, rádio, televisão, os barulhos todos que estão dentro de nós e, por isso, somos essas pessoas tão bagunçadas, desorientadas, desnorteadas porque tem barulhos de mais gritando dentro de nós.

 

Que beleza parar para escutar o Senhor! Esse deve ser o exercício mais importante da nossa vida! Se você que ser uma pessoa íntima e próxima de Deus, pare para escutar a Sua Palavra. Maria o fez, sentou-se aos Seus pés e a Palavra penetrou na sua vida e, por isso, ela é bem-aventurada.

 

Que a nossa vida também seja marcada pela bem-aventurança e pela felicidade que é verdadeira. Porque a felicidade maior é escutar o Senhor falando a nós por meio da Sua Palavra. 

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus vai à casa de família amiga. Como é confortador estar em ambiente hospitaleiro e fraterno! O incansável pregador da Galileia precisava descansar um pouco e aproveitou a ocasião para nos deixar preciosa lição de vida. Antes de tudo, Jesus quebra um tabu: os mestres de sua época não ensinavam a lei às mulheres. Jesus, porém, ao ser recebido na casa de duas mulheres, confirma sua soberana liberdade com relação às proibições desse tipo. Ele não despreza os cuidados de Marta com a casa, mas insiste na prioridade que se deve dar à escuta de sua palavra (Maria sentada aos pés do Senhor). Seu ensinamento é vida. Se o sustento do corpo é necessário, para viver é mais importante o que sai da boca de Jesus, a sua mensagem. Os muitos afazeres acabam impedindo a escuta eficaz da Palavra de Deus.

 

ORAÇÃO

Ó Ó Amigo Jesus, no teu caminho rumo a Jerusalém, não deixas de visitar pessoas amigas. Recebes os cuidados caseiros de Marta e o tempo de qualidade de Maria, que, sentada a teus pés, escutava tua palavra. Dá-nos sabedoria para, em qualquer circunstância, escolhermos a melhor parte. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 10,38-42 - OU Jo 11,19-27 - Marta e Maria recebem o Mestre

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para nos ensinar o caminho da verdade: Vida e Espírito são as “Palavras” que nos destes. Fazei que a Palavra habite minha vida e ilumine meus passos.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Como os personagens do Evangelho, cada um de seu jeito, acolheu Jesus? As duas mulheres amavam Jesus, diz o Evangelho. Há muitas formas de mostrar nosso amor. Como você compreende isso?

 

“Irmãs de Lázaro – aquele que Jesus amava – Marta e Maria ocupam lugar destacado entre as discípulas de Jesus. Elas o receberam em sua casa. Cada uma delas apresenta uma característica importante na caminhada da fé. Marta é a mulher carinhosa, que externa sua afeição no serviço. Seu hóspede merece o melhor. Maria senta-se aos pés do Senhor, assumindo a postura de discípula, e escuta com toda atenção a Palavra do Mestre. Estas atitudes se completam. São Bento deu a seus monges o lema: Ora et Labora, isto é, “reza e trabalha”. O servir e o amar devem ter lugar na vida de cada um. Ter o coração para amar e as mãos para servir. Não salvamos o mundo sozinhos, mas devemos ser servidores na vinha do Senhor.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Marta e Maria, de forma diferente, segundo sua compreensão serviram e acolheram de igual forma o hospede que amavam. Qual é meu jeito de demonstrar meu amor, em atitudes concretas? Respeito o jeito diferenciado de cada um demonstrar seu amor? Como é meu equilíbrio entre oração e atividades? Como é minha atitude de acolhimento? Que nota daria a mim mesmo(a) nesta virtude?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Quem você quer levar aos pés de Jesus porque crês que Ele o(a) ama?

Pode concluir com esta oração: Senhor Jesus, abra meu coração ao teu Amor. Faze que eu acolha com fé a tua presença nas relações humanas, na criação, nas preces, na comunidade, nos acontecimentos do cotidiano.
Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz. Amém.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?

 

Bênção

 

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…)

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário