sábado, 14 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus fará justiça aos seus escolhidos que gritam por ele. - (Lc 18,1-8)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 14 DE NOVEMBRO de 2020 (sábado) 319º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NÃO USEM PROBLEMAS; NÃO USEM POBREZA; USEM AMOR E GENTILEZA.

(Profeta Gentileza)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DO DIABETES

DIA NACIONAL DO DIABETES

DIA INTERNACIONAL DO VENDEDOR AMBULANTE

DIA DA ALFABETIZAÇÃO

DIA DO ANIVERSÁRIO DO MEC

DIA DO(S) BANDEIRANTE(S)

DIA DOS LANCEIROS NEGROS

DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lorena - Santana de Parnaíba - Serra Azul (São Paulo) Almas - Araguaçu - Araguaína - Brejinho de Nazaré - Dueré - Gurupi - Novo Acordo - Ponte Alta do Bom Jesus - Ponte Alta do Tocantin - Xambioá (Tocantins) Caracol (Mato Grosso do Sul) São Martinho - Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul) Cruz (Ceará) Bandeirantes - Capanema - Contenda - Florestópolis - Guaíra - Guaraniaçu - Japira - Pinhalão - Santa Amélia - Santo Antônio do Sudoeste - São Sebastião da Amoreira - Tijucas do Sul - Marialva (Paraná) Alexânia  - Amorinópolis - Aporé - Araçu - Aragoiânia - Avelinópolis - Barro Alto - Brazabrantes - Cabeceiras - Carmo do Rio Verde - Caturaí - Damianópolis - Damolândia - Davinópolis - Divinópolis de Goiás - Estrela do Norte - Flores de Goiás - Goianápolis - Hidrolina - Iaciara - Israelândia - Itaguaru - Itajá - Itapirapuã - Joviânia - Jussara - Mambaí - Maurilândia - Moiporá - Mossâmedes - Mutunópolis - Nova América - Nova Roma - Panamá - Porangatu - Portelândia - Santa Rosa de Goiás - São Miguel do Araguaia - São Simão - Serranópolis - Turvânia - Varjão - Nova Veneza (Goiás) São Martinho (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA LUCIA CASSOLA DE BARROS (Eq 04 ENS de LOURDES Setor de Garça–Lions Clube de Garça/SP) ISABELA BRITO CHICARELLI (sobrinha neta-filha Rosangela/Marcelo 6º niver-Garça /SP) André Collis Cunha (Farmais Garça - Farma G-Garça/SP) HELIANA ALVES MOREIRA GALHASE (Catequista Garça/SP) VANESCA MIRANDA SPARAPAN DE BARROS (Garça /SP) EDUArDO SCarPELLi (Lions Clube de TUPÃ Curumin /SP) LaUANE FaNtINi (Leo Clube de Fernandopólis /SP)LidiANE FaustInoNi (Lions Clube de IACRI /SP)Rita de Cassia meNeses (Lions Clube de  Caucaia /CE)  Paulo rogério de souza (LC5 PDG-Lions Clube de Mogi das Cruzes /SP) LILIANE GUANAES (Garça /SP) Alex Sander Lobo de Oliveira (Garça/SP) JOAQUIM MARQUES (Garça/SP) LUCINEI AP. PEREIRA TURCO (Garça /SP)  Claudinei Michelan (Advogado - Garça /SP) Ariadne Tramontina Morais (São Paulo /SP) Padre JOélio Oliveira BRITO (CSS-Marilia /SP) JaRDEL roDriGUES LEItE  (Aspirante Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARA CRISTINA BARROS ZANETA e JOSÉ ALÉCIO ZANETTIó(Vera Cruz/SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PENÁPOLISó1965ó55 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO SERAPIÃO

SÃO Leopoldo

SÃO JOSÉ PIGNATELLI

SantO Alberico de Utreque

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 17,26-37

Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno, no caminho do amor verdadeiro.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Para o cristão, é uma questão de honra a prática da hospitalidade, sem fazer distinção de nenhum tipo. Neste encontro de oração e de fé, renovemos nossa disposição para acolher a todos como irmãos.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, DÁ-ME UMA FÉ FIRME, QUE ME LEVE A REZAR SEMPRE, NA CERTEZA DE SER ATENDIDO PELA MISERICÓRDIA DO PAI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de novembro de 2020 sábado da 32ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Pai celeste se mostra generoso para atender às súplicas de seus filhos e filhas. Além de profunda fé e pserseverança, pede-lhes que sejam cooperadores da verdade do Evangelho. 

 

1ª Leitura (3Jo 5-8) – A nós cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.  Leitura da Terceira Carta de São João:

 

5Caríssimo Gaio, é muito leal o teu proceder, agindo assim com teus irmãos, ainda que estrangeiros. 6Eles deram testemunho da tua caridade diante da Igreja. Farás bem em provê-los para a viagem de um modo digno de Deus. 7Pois, por amor do Nome, eles empreenderam a viagem, sem aceitar nada da parte dos pagãos. 8A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 111/112

Feliz aquele que respeita o Senhor!

 

 

– 14 de novembro de 2020 sábado da 32ª Semana Do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 

Deus fará justiça aos seus escolhidos que gritam por ele. - (Lc 18,1-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?  8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A alma da oração é a perseverança”

Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir”

(Lucas 18,1)

Os elementos fundamentais da oração são justamente estes: rezar sempre em todo tempo e lugar e não desistir da oração. Não é dar petição, porque a petição é um elemento àquilo que estou pedindo, mas não é a petição que é a alma da oração.

 

A alma da oração é a perseverança, é a oração que é vigilante, constante e, mesmo diante das adversidades,  se torna mais insistente. Por isso a parábola justamente dessa viúva que vinha procurar o juiz para pedir que ele fizesse justiça. Mas o juiz não deu nem atenção para essa viúva, como tem tantas pessoas que fazem pouco-caso com a pessoa porque é idosa, porque não significa nada.

 

A viúva aqui no Evangelho representava uma pessoa pobre e simples, por isso, o juiz não deu muita ‘moral’ para ela, mas ela não se conformou com o pouco-caso do juiz, ela continuou insistindo, continuou batendo à porta, continuou exigindo que se fizesse justiça com ela.

 

“Orar sem cessar é a necessidade maior que há para todos nós, para a nossa alma e para o nosso coração”

 

Ora, diante da insistência da mulher, esse juiz vendo que mesmo ele não sendo temente a Deus, mas para não ser mais aborrecido e perturbado, para se ver livre, ele atendeu ao pedido da viúva. Se esse juiz concedeu a essa viúva sendo injusto, imagine Deus que é justo!

 

A oração não atende à nossa petição, a oração atende à nossa necessidade, aqui é um elemento muito importante para nós. Sei que temos os nossos pedidos, é importante apresentá-los, mas Deus é tão bom que atende além dos nossos pedidos, Ele atende às nossas necessidades. Se tem uma necessidade que a alma tem é a de ser orante e não ser vacilante. Como nós, muitas vezes, somos em atitude e matéria de oração, busquemos essa graça!

 

Sei que, muitas vezes, queremos a graça da coisa alcançada, mas a coisa alcançada é ter uma alma vigilante, persistente e insistente na oração. Orar sem cessar é a necessidade maior que há para todos nós, para a nossa alma e para o nosso coração. Porque nós oramos pouco, oramos mal e não somos persistentes.

 

Vamos ter uma alma sempre em Deus, o justo Juiz vai estar sempre escutando o apelo da nossa prece quando aprendermos a orar com perseverança, insistência e com confiança. A viúva não confiava no juiz, mas insistiu nele, mas nós confiamos em Deus. N’Ele queremos nos manter insistentes e vigilantes na nossa vida de oração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Todos nós sentimos momentos de cansaço e de desânimo, sobretudo quando a nossa oração parece ineficaz. Mas Jesus tranquiliza-nos: diversamente do juiz desonesto, Deus atende os seus filhos de modo imediato, embora isto não signifique que o faça segundo os tempos e modos que nós gostaríamos. A oração não é uma varinha mágica! Ela ajuda a conservar a fé em Deus, a confiar em Deus até quando não compreendemos a sua vontade. (AUDIÊNCIA GERAL 25 de maio 2016)

 

(autor: PALAVRAS DO SANTO PADRE- fonte do texto dessa página: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia. )

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 18,1-8 - Deus faz justiça em favor do seu povo

 

Oração Inicial

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui,

na web, em torno da Palavra.

 

Começamos rezando  o Salmo 94:

 

- Venham, ó nações, ao Senhor cantar

- Ao Deus do universo, venham festejar

- Seu amor por nós, firme para sempre

- Sua fidelidade dura eternamente

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor

- Sirva com alegria, venha com fervor

- Nossas mãos orantes para o céu subindo

- Cheguem como oferenda ao som deste hino

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito

- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Lc 18,1-8:

Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:

- Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. Nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo: "Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!"

- Durante muito tempo o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas afinal pensou assim: "É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém. Porém, como esta viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me amolar até acabar comigo."

E o Senhor continuou:

- Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?

 

Refletindo

A viúva de que Jesus fala no Evangelho, fazia parte de um grupo bastante exposto a abusos legais, judiciais e jurídicos porque não podiam subornar nem pagar. A viúva procurava o juiz pedindo justiça contra seu adversário. Mas, o juiz era iníquo. Não temia a Deus e nem respeita as pessoas. Por isso não atendia o caso do julgamento daquela mulher. Mas, sentindo-se incomodado por tantos apelos da viúva, ele resolveu atendê-la. E Jesus comenta: se aquele juiz iníquo, para não ser incomodado, atendeu àquela mulher, muito mais e sem demora, Deus que é bom e justo, vai ajudar o seu povo. A fé e a confiança neste Deus justo e bom deve animar os que creem..

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que diz o texto para nós?

 

Meditando

Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Na história do amor trinitário, Jesus de Nazaré, homem como nós e Deus conosco, morto e ressuscitado, nos é dado como Caminho, Verdade e Vida. No encontro de fé com o inaudito realismo de sua Encarnação, podemos ouvir, ver com nossos olhos, contemplar e tocar com nossas mãos a Palavra de vida (cf. 1 Jo 1,1), experimentamos que "o próprio Deus vai atrás da ovelha perdida, a humanidade doente e extraviada. Quando em suas parábolas Jesus fala do pastor que vai atrás da ovelha desgarrada, da mulher que procura a dracma, do pai que sai ao encontro de seu filho pródigo e o abraça, não se trata só de meras palavras, mas da explicação de seu próprio ser e agir"(DAp 242).

 

E nos interrogamos: Deus para nós é este Juiz bondoso que vai ao encalço de quem se perdeu? A justiça de Deus é amor para todos. Sentimo-nos  pessoas amadas, acolhidas, ouvidas por Deus?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluímos com a

Oração ao Senhor  (papa Francisco)

 

Senhor Deus, olhai para nós!

Olhai para as nossas famílias.

Senhor, a Vós não faltou trabalho;

Vós fostes carpinteiro e éreis feliz.

Senhor, falta-nos um trabalho.

Os ídolos querem roubar-nos a dignidade.

Os sistemas injustos desejam roubar-nos a esperança.

Senhor, não nos deixeis sozinhos.

Ajudai-nos a auxiliar-nos uns aos outros;

fazei-nos esquecer um pouco o egoísmo e

sentir no nosso coração o “nós”,

nós povo, que deseja ir em frente.

Senhor Jesus, a Vós não faltou trabalho;

concedei-nos um trabalho,

ensinai-nos a lutar pelo trabalho e

abençoai-nos a todos.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulos/as de Jesus?

Nosso olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, justo Juiz que nos ama e prepara o melhor para nós.

 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário