sexta-feira, 20 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões. - (Lc 19,45-48)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 20 DE NOVEMBRO de 2020 (sexta-feira) 324º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PARA VER MUITA COISA É PRECISO DESPREGAR OS OLHOS DE SI MESMO.

(Friedrich Nietzsche)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DIA DA COMUNIDADE AFRO-BRASILEIRA

DIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO DA ÁFRICA

DIA DO EMPODERAMENTO DO CABELO CRESPO

DIA NACIONAL DO BIOMÉDICO

DIA UNIVERSAL DAS CRIANÇAS

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO E AÇÃO PELA CRIANÇA

DIA DA INFÂNCIA

DIA NACIONAL DO ESTETICISTA

DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL UNIVERSITÁRIO

DIA DO TÉCNICO EM CONTABILIDADE

DIA DO AUDITOR INTERNO

DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SEUS FAMILIARES

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Auriflama (São Paulo) Anguera (Bahia) Itapecerica (Minas Gerais) Ponte Branca (Mato Grosso) Paranhos (Mato Grosso do Sul) Dona Inês (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GIOVANA VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS (filha Gisa/Wagner-Garça/SP) JANE MARIA MANCHINI BARROS ARANHA (sobrinha-Garça/SP) rofiro menin (RM Tintas Garça /SP) VIVIANE AMARO VIGGIAN ANDRADE (Garça /SP) FERNANDO ZANCOPÉ (Massas Paulista - Garça/SP) ROBERTO RIBEIRO DA SILVA (Garça /SP) BIANCA LETICIA FRANCISCO COMINO (Kombat Móveis Garça /SP) ARIEL HENRIQUE QUINTAS (Garça /SP) Diego i. Cavalcante (Garça /SP) Leandro Carvalho (Prefeitura-Garça /SP) Saara Scolari Scaramuzza (Garça /SP)  Carlos Clementino (Lions Clube de Pederneiras /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  ELIZABETH MARCONDES PINTO RODRIGUES E WILSON ROBERTO PINTO RODRIGUES ó1976ó44 ANOSó(Lions Clube de SANTOS Ponta da Praia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU FALCÃOó1997ó23 ANOS (Distrito LC 8)

LIONS CLUBE DE BAURU BELA VISTAó1993ó27 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO FELIX DE VALOIS

SANTO EDMUNDO

SANTO Ambrogio Traversari

SANTA Josafata Hordashevska

SÃO Gelásio I

SÃO Gregório de Decápolis

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 19,45-48

Jesus age com autoridade e sua autoridade visa ao projeto de Deus: “Minha casa será casa de oração”.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A Palavra de Deus é doce ou amarga, conforme a disposição de quem a recebe. Nesta casa de oração, acolhamos a Palavra e celebremos o nome glorioso do Senhor, que se doa a nós na Eucaristia.

– Oração 

 

ESPÍRITO PURIFICADOR, TIRA DO MEU CORAÇÃO TODA SORTE DE MALDADE E DE EGOÍSMO, QUE O TORNAM INDIGNO DE SER MORADA DE DEUS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 20 de novembro de 2020 6ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Ao Cordeiro, vencedor da morte, presta-se a mesma honra devida a Deus. Acolhamos no coração o apelo de salvação e de paz que a Palavra divina nos dirige. 

 

1ª Leitura (Ap 10,8-11) – Peguei o livrinho e comi-o.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

8Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9Eu fui até o anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”.

10Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 119(118)

Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

 

 

– 20 de novembro de 2020 6ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões. - (Lc 19,45-48)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que nossa casa seja um local de oração”

Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: ‘Está escrito: Minha casa será casa de oração’” 

 (Lucas 19,45-46)

O zelo de Jesus pela Casa do Pai, o zelo de Jesus pelo Templo, pelo lugar sagrado, deve ser também o zelo da nossa alma e do nosso coração por aquilo que é sagrado. São muitas coisas sagradas, a começar a nossa própria vida.

 

Somos a primeira morada de Deus, a unção batismal nos colocou na condição de sermos propriedades sagradas d’Ele. É Deus que habita em nós, Ele mora em nós, e como precisamos tomar consciência dessa verdade e dessa realidade!

 

Infelizmente, muitas vezes, não cuidamos do nosso próprio interior, e a bagunça que há no mundo trazemos para dentro de nós. Tanta coisa desgovernada, perdida, e dentro de nós as coisas estão em ebulição, mas é preciso cuidar bem do coração, porque é aqui que Jesus mora.

 

Assim como Jesus entrou no Templo e de lá expulsou os vendedores, deixemos que Ele também entre dentro de nós para expulsar tudo aquilo que está causando confusão, divisão, tudo aquilo que está colocando o nosso coração a venda.

 

“Uma casa que não é uma casa de oração vive tantos desordenamentos”

 

Não podemos comercializar, não podemos, de forma alguma, entregar aquilo que é mais sagrado para Deus, que é a nossa própria vida. Tudo aquilo que causa confusão dentro de nós precisa do senhorio e da autoridade de Jesus para colocar ordem na casa e no coração.

 

A mesma coisa precisa acontecer na nossa casa. Por favor, não a deixemos virar uma casa de bagunça, uma casa desordenada e bagunçada, onde entra tudo, pode tudo, acontece tudo, onde se faz tudo.

 

A nossa casa é um local sagrado, é o lugar da morada de Deus. Não podemos assistir a tudo que se passa nos veículos de comunicação, na TV; não podemos ouvir tudo que há nas rádios, não podemos deixar que a internet traga tudo aquilo que tem de lixo, de coisas estragadas do mundo para dentro da nossa casa. É preciso agir com autoridade, invocar a autoridade de Jesus para que a nossa casa não vire uma casa desordenada.

 

O zelo que Jesus teve pela Casa do Pai, que é o Templo, expulsando, colocando para fora aqueles que estavam bagunçando a Casa do Senhor, porque a Casa de Deus é uma casa de oração, é o zelo que Ele quer que tenhamos pela nossa vida e pela casa de cada um de nós.

 

Precisamos reconhecer e falar a verdade; e, muitas vezes, a nossa casa está se perdendo. Se não conseguimos arrumar nem o nosso quarto, a bagunça que está ali, não vamos conseguir ordenar as coisas que estão dentro de nós.

 

Se não ordenarmos o que entra em nossa casa, se não ordenarmos aquilo que não deve permanecer em nossa casa, ela será uma casa desordenada. Com a mesma autoridade que Jesus exerceu sobre a Sua casa, que era Casa do Pai, o Templo, o lugar do ensino da Palavra, precisamos também fazer com a nossa casa. Ela precisa ser uma casa de oração.

 

Precisamos assumir cada vez mais: “Minha casa é uma casa de oração”. Uma casa que não é uma casa de oração vive tantos desordenamentos, e não é isso que Deus quer para nenhum de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O evangelista Lucas usa poucas palavras para descrever a expulsão dos vendedores que se instalaram no Templo. No entanto, trata-se de atitude densa de significado: o Templo já não era o lugar do sincero louvor a Deus e do cultivo das boas relações humanas. Tinha-se transformado em “abrigo de ladrões”, recinto de exploradores do povo. Perdeu sua finalidade. Não havia mais razão para permanecer. Jesus, com seu gesto profético, provoca as autoridades, porque está abalando uma estrutura que, por séculos, constituía o centro do poder religioso, social, econômico e político do povo de Israel. Com efeito, os chefes dos sacerdotes, os doutores da Lei e os anciãos do povo, mais que depressa começam a tramar a morte de Jesus. Não obstante o perigo próximo, Jesus “ensinava todos os dias no Templo”.

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, teu ardente zelo pela “casa de oração” te leva a expulsar de seu interior os mercadores, que dela fizeram um “abrigo de ladrões”. Purificado, o Templo se torna ponto de onde ensinas o povo, sedento de tua mensagem. Alimenta-nos, Senhor, com tuas palavras de vida eterna. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 19,45-48 - A casa de Deus é casa de oração

 

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.

“O Templo de Jerusalém era o espaço mais sagrado do povo judeu. Ele representava a Aliança de Deus com o povo e recordava as maravilhas realizadas por ele na caminhada secular, desde a escravidão do Egito. Mas este espaço sagrado havia perdido seu significado. Tornara-se um ativo centro de comércio, injustiça e opressão.

Cerca de 11 mil funcionários, direta ou indiretamente, viviam às custas do Templo, que buscava os recursos do povo cada vez mais pobre. Eles haviam esquecido o essencial. Representavam um sistema decadente e superado. Jesus, com sua atitude, acena para um tempo novo. A Boa-Nova é entregue ao povo que o escutava fascinado. Para uns, anunciava a salvação. Para outros, ele trazia péssimas notícias.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Aguardar vigilantes e acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer…

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração…
Reze a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estais no céu….”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário