sexta-feira, 27 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.- (Lc 21,12-19)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 27 DE NOVEMBRO de 2020 (sexta-feira) 331º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte:  https://kdfrases.com/frases

O PROBLEMA NÃO É QUE DEUS NÃO NOS FALE, NÓS É QUE NÃO O OUVIMOS.

(Max Lucado)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

DIA DE BLACK FRIDAY

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DIA INTERNACIONAL DO DESPACHANTE ADUANEIRO

DIA DO ORIENTADOR PROFISSIONAL

DIA DO ENGENHEIRO DE SISTEMAS

DIA DA AFIRMAÇÃO DEMOCRÁTICA

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Tabapuã - Vargem Grande Paulista (São Paulo) Canavieiras - Rio de Contas (Bahia) Esmeralda (Rio Grande do Sul) Loanda Paraíso do Norte Pérola D'Oeste (Paraná) IguatuMombaçaParacuru - Saboeiro (Ceará) Mãe D'Água (Paraíba) Umarizal (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  REGINA ANANIAS SOLER (prima Goiânia /GO) otávio TOYOTA GIGUEIRA BENTO (neto da Marcia/Nilson-Garça /SP) VANDERLEI PEREIRA DE SOUZA (Equipe 14 Nossa Senhora da PAZ - Setor de Garça/SP) ELIZETE LIMA DOS SANTOS ALONSO (Advogada-Marilia /SP)GILVANA MARIA KERBAUY LOPES (Prático de Garça /SP)MARCOS ANTONIO SANTANA LIMA (ECP -Garça /SP) BIANCA PERES RENOFIO (Garça /SP)ALINE CARVALHO AMORIM (Garça /SP)  Dirce Fernandes Meirelles (Garça/SP) claRa lOpEs sgaNzERla (São Paulo-Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

Nossa Senhora das Graças

SÃO VIRGÍLIO

SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO

SÃO VALERIANO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 21,29-33

Nem a noite nem o inverno são definitivos; a vida vence a morte. Em meio a tantas palavras vazias, Jesus garante que as suas palavras não passarão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para ele (Sl 84,9).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A liturgia nos estimula a perseverar no testemunho do Evangelho, fomentando o Reino de Deus. Agradeçamos ao Senhor por nos conceder perceber e celebrar a presença do seu Reino em nosso meio.

– Oração 

 

PAI, REFORÇA A SINCERIDADE DE MINHA FÉ NAS PALAVRAS DE TEU FILHO JESUS, POIS NELE O TEU REINO SE FAZ PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA, REALIZANDO, ASSIM, TUA PROMESSA DE SALVAÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Levantai, Ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de novembro de 2020 6ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Reino de Deus, o novo céu e a nova terra, é realidade em continua manifestação. Acolhamos a Palavra divina, que jamais passará. 

 

1ª Leitura (Ap 20,1-4.11-21,2) – Os mortos foram julgados de acordo com sua conduta. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Eu, João, 20,1vi um anjo descer do céu. Nas mãos tinha a chave do Abismo e uma grande corrente. 2Ele agarrou o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás. Acorrentou-o por mil anos 3e lançou-o dentro do Abismo. Depois, trancou e lacrou o Abismo, para que o Dragão não seduzisse mais as nações da terra, até que terminassem os mil anos. Depois dos mil anos, o Dragão deve ser solto, mas por pouco tempo.

4Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também as almas daqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e aqueles que não tinham adorado a besta, nem a imagem dela, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da besta. Eles voltaram a viver, para reinar com Cristo durante mil anos.
11Vi ainda um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. O céu e a terra fugiram da sua presença e não se achou mais o lugar deles.

12Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos livros, e mais um outro livro ainda: o livro da vida. Então foram julgados os mortos, de acordo com sua conduta, conforme está escrito nos livros.

13O mar devolveu os mortos que se encontravam nele. A morte e a morada dos mortos entregaram de volta os seus mortos. E cada um foi julgado conforme sua conduta. 14A morte e a morada dos mortos foram então lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo. 

15Quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida foi também lançado no lago de fogo. 21,1Vi então um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 84(83)

Eis a tenda de Deus no meio do povo!

 

 

– 27 de novembro de 2020 6ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.- (Lc 21,12-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus está naquele que O busca de coração sincero”

“Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto” 

 (Lucas 21,31)

Jesus está, hoje, chamando a nossa atenção para termos discernimento para reconhecer os sinais dos tempos. Quando olhamos para a figueira e todas as outras árvores, e vemos que ela está dando brotos, sabemos que o verão está perto.

 

Se o homem do campo sabe distinguir os sinais dos tempos, do tempo, da meteorologia, quando vai chover, quando não vai, quando a estação está mudando, quando é o tempo da colheita, quando é o tempo de plantar, assim também precisamos saber distinguir a presença de Deus no nosso meio.

 

Como precisamos saber distinguir as realidades verdadeiras daquilo que é engano, ilusão e fantasia! Aí está a sabedoria em deixar-se guiar por Deus por meio dos acontecimentos dos tempos, mas, sobretudo, por meio da Sua Palavra que nos orienta e nos direciona.

 

Algumas pessoas creem que: quando as coisas estão difíceis é porque Deus nos abandonou; quando as coisas estão dando certo é porque Deus está ao nosso lado, e quando as coisas estão se tornando perdidas é porque Deus não está mais aqui.

 

“Nos tempos em que vivemos, busquemos a Deus de todo o nosso coração”

 

Não, pelo contrário, quando vermos essas coisas acontecerem, fiquemos sabendo que o Reino de Deus está próximo, que Ele está perto de nós. Quando essas coisas acontecerem, vamos ter que saber distinguir se nós que estamos distantes de Deus, mas Ele não está distante de nós. Se o nosso coração está perto das calamidades, dos medos ou das coisas erradas, ou se o nosso coração está em Deus, mesmo diante de todas as coisas que estão acontecendo ao nosso lado, Deus está no meio de nós e somos nós quem precisamos agora estar próximos d’Ele, buscá-Lo com todo o coração, com toda a intensidade, com toda a paixão e verdade.

 

É preciso reconhecer onde Deus não está e ter a convicção de que Ele está perto, próximo e junto dos Seus que fazem a Sua vontade e não desanimam diante das temeridades.  

 

Deus está em todo aquele que O busca de coração sincero, por isso, nos tempos em que estamos, nos tempos em que vivemos, busquemos Deus de todo o nosso coração. O seu Reino está aí perto de nós para ser construído, edificado, levantado em meio ao reino deste mundo que se opõe a Ele. Não desanimemos, pelo contrário, permaneçamos firmes e de pé, porque Deus está ao nosso lado.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A parábola da figueira se refere à proximidade do Reino de Deus. É possível aplicá-la à queda de Jerusalém e ao julgamento final (parusia). É mensagem de esperança e libertação. A destruição de Jerusalém forçou a Igreja a desprender-se do judaísmo e abrir-se decididamente aos povos do mundo inteiro: “Serão minhas testemunhas… até os extremos da terra” (At 1,8). Toda evangelização é uma forma de manter esse Reino sempre presente e eficaz. Portanto, a presença efetiva do Reino de Deus e a chegada do dia do Senhor, a certeza das palavras que não passam, tudo isso exige de nós prontidão, vigilância e oração. As palavras de Jesus continuam vivas e atuais, tão poderosas e persuasivas que muitas pessoas, por sua influência, entregam a vida pelo anúncio do evangelho.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, falas da realidade da história, que é tecida de fatos trágicos e dolorosos, mas também de acontecimentos portadores de alegria e esperança. A construção do Reino de Deus passa necessariamente por esses movimentos. O que nos importa é nunca abandonarmos teus planos de amor. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 21,29-33 - A Palavra não passa!

Oração Inicial

Procuremos um lugar silencioso para iniciar a nossa leitura orante e peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta, convidando-nos a viver como seus discípulos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, com bastante calma e atenção. Durante a leitura, destaque os verbos que aparecem no texto. Qual é a compreensão possível para a parábola da figueira?

“Ao longo dos caminhos de Jesus surgiam trigais, áreas pastoris e muitas árvores frutíferas, especialmente a figueira. Ela caminha da vida para a morte aparente, mas recobra seu vigor. Jesus pede olhar para a figueira, com seus brotos cheios de esperança e seus frutos maduros.

Ela indica as mudanças das estações. Jesus nos orienta a entender outros sinais, distribuídos ao longo da história. Deus fala através deles, mesmo nas contradições de nossa história. João XXIII pedia para perceber os “sinais dos tempos” e a mensagem que Deus nos envia através deles. Nem a noite nem o inverno são definitivos; a vida vence a morte. Em meio a tantas palavras vazias, Jesus garante que as suas palavras não passarão.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim?
Que caminhos o Senhor lhe indica? Releia o Evangelho com muita atenção, permitindo que a Palavra se misture com a sua vida. Deixe que o Senhor, por meio dela, toque profundamente sua mente e coração. Escute o Senhor e Mestre de sua vida.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Impelido(a) por tudo aquilo que escutou do Senhor, conte a Ele o que deseja. Faça a sua oração entregando-lhe tudo que é e tem. Apresente a Deus, Pai de amor bondade, suas intenções e preces.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário