terça-feira, 15 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Arrependeu-se e foi. Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vós no Reino do céu. - (Mt 21,28-32)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 15 DE DEZEMBRO de 2020 (terça-feira) 350º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

O TEMPO É UM TECIDO INVISÍVEL EM QUE SE PODE BORDAR TUDO.

(Machado de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA Do POLICIAl MILITAR (SP)

DIA DO JARDINEIRO

DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

DIA NACIONAL DO ARQUITETO E DO URBANISTA

DIA DO JORNALEIRO

DIA DO C

DIA da Economia Solidária

DIA da Literatura em Esperanto

DIA da Mulher Operadora do Direito

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bragança Paulista  - Caieiras (São Paulo) Brejetuba - Jerônimo Monteiro (Espírito Santo) Paty do Alferes - São José do Vale do Rio Preto (Rio de Janeiro) Unaí (Minas Gerais) Braga - Casca -  Chiapeta  - Esteio  - Frederico Westphalen - Gaurama - Gramado - Ibarama - Ibirapuitã - Ibiruba - Ipê - Miraguaí - Panambi - Pantano Grande - Pejuçara - Piratini - Rosário do Sul  - Sananduva - Três de Maio  - Trindade do Sul  - Osório  (Rio Grande do Sul) Floraí - Nova Esperança do Sudoeste - Pinhão - Pitangueiras - Quedas do Iguaçu  (Paraná) Bayeux - Livramento (Paraíba) Arroio Trinta - Salto Veloso (Santa Catarina) Arenápolis - Chapada dos Guimarães - Pinhalão (Mato Grosso) Batalha - Beneditinos- Bom Jesus - Canto do Buriti  - Castelo do Piauí - Palmeirais - Simplício Mendes - Paulistana (Piauí) Cidade Ocidental - Urutaí (Goiás) Baraúna (Rio Grande do Norte) Aurelino Leal (Bahia) Divina Pastora - Riachão do Dantas (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTONIO CARLOS PALMA JÚNIOR (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)ALINE ROCHA RIBEIRO (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP)  MAURICIO APARECIDO BUENO (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARCOS  ANTÔNIO  PERES MATA (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação /MS) MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ANA PAULA MENDES (Garça /SP) SONIA MARIA CASAGRANDE ANSANELLO (Garça /SP) FERNANDA ROSÁRIO JÚDICE (Garça /SP) WLADIMIR DUTRA BRANCO (Garça /SP) ABNER SILVA FILHO (Marilia /SP)CASSIANA SERAGUCI (Garça/SP) Jana Casadei MANtUANI  (Garça/SP) Pe. José João DE CHICO  (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP) MARIA Henriqueta CARVALHO PeGOLO  (Mogi-Guaçu/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TEREZA PEREIRA CASALECCHI E JOSÉ CASALECCHI ó1968ó52 ANOSó(PRIMOS BAURU /SP) MARCÍA SUELI CARVALHAL ALTAFIM  e HÉLISSON  CÉZAR ALTAFIM ó1984ó36 ANOSó(Lions Clube de VERA CRUZ Paulista /SP)ALESSANDRA SIMÃO DA CRUZ e RICARDO “RIBÓ” A.  DA CRUZ ó2000ó20 ANOSó(AMIGOS-Garça /SP)VIVIANE AP SOARES DA SILVA e PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOSó2012ó08 ANOSó(Garça /SP)

 Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DO Pe. Miguel João Borro  ó1979ó41 ANOS  (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã/SP)

 

 SANTO DO DIA  

 

Nossa Senhora da Porta

SANTA Virgínia Centurione Bracelli

SANTA Nina ou Cristina  

SANTA Maria Crucificada de Rosa

SANTA Maria Vittoria De Fornari Strata

São Nino da Geórgia

■ São Valeriano de Abbenza

São Carlo Steebto

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 21,23-27

A autoridade de Jesus vinha do Pai e de suas obras; portanto, não achou necessário dar explicações a seus opositores, mesmo porque eles não as aceitariam.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e haverá uma grande luz naquele dia (Zc 14,5.7).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Senhor quer a felicidade do seu povo, por isso, sem cessar, lhe corrige os caminhos e ouve suas súplicas. Celebremos com a disposição de acolher, em nossa vida, a vontade do Deus libertador.

– Oração 

 

PAI, QUERO SER PARA TI UM FILHO QUE ESCUTA A TUA PALAVRA E SE ESFORÇA PARA CUMPRI-LA COM SINCERIDADE. QUE A MINHA RESPOSTA A TEU APELO NÃO SEJA PURA FORMALIDADE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que por meio do vosso unigênito nos transfigurastes em nova criatura, considerai a obra do vosso amor e purificai-nos das mancas da antiga culpa no advento do vosso filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 15 de dezembro de 2020 3ª feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Os pobres e marginalizados se abrem ao apelo de conversão proposti por João Batista e endossado por Jesus. 

 

1ª Leitura (Sf 3,1-2.9-13) – A salvação messiânica é prometida a todos os pobres.  Leitura da Profecia de Sofonias.:

 

Assim fala o Senhor: 1“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus.

 

9Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços. 10Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas.

 

11Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias.

 

12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 34(33)

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

 

 

– 15 de dezembro de 2020 3ª feira da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Arrependeu-se e foi. Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vós no Reino do céu. - (Mt 21,28-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Vinde, ó Senhor, não tardeis mais; fazei o povo acabar com os seus crimes.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”

 

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A verdadeira conversão nos leva até Deus”

“Então Jesus lhes disse: ‘Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele’” 

 (Mateus 21,31-32)

No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra o exemplo do pai que tinha dois filhos. Aquele primeiro filho – para o qual o pai dirigiu a palavra pedindo para ele trabalhar na vinha – disse ao pai que não queria, mas depois, na sensatez, refletiu, pensou e foi. O segundo já respondeu imediatamente que iria, mas não foi, não usou da sensatez para responder nem para pensar naquilo que respondeu. Ele respondeu que iria por uma questão da sutilidade, daquilo que seria o óbvio – obedecer ao pai -, mas, na verdade, ele não foi.

 

Sabe, o acolhimento do Reino de Deus não se faz por boca nem por coração, mas por convicção. Essa convicção leva a uma conversão, a uma mudança de atitudes. O bonito na vida não é ter uma opinião formada, mas é ter uma opinião mudada e convertida. O bonito na vida não é a pessoa dizer que tem palavra, mas é ser capaz de rever a sua palavra e os seus conceitos.

 

“A verdadeira conversão abre o coração para ouvir a direção que Deus tem para cada um de nós”

 

Não é nenhuma fraqueza de caráter a pessoa ter uma palavra agora e dizer humildemente: “Eu repensei aquilo que eu achava, aquilo que dizia e acreditava”. Não é fraqueza nenhuma, pelo contrário, é uma personalidade autêntica alguém dizer: “Eu revi meus conceitos”, “Eu repensei as minhas opiniões”, “Deixei Deus me convencer, converter-me e saí das minhas ilusões e dos meus subjetivismos para me deixar convencer pela graça de Deus”.

 

O que é uma verdadeira fraqueza de caráter é a pessoa viver no erro e morrer no erro, é a pessoa viver no pecado e morrer no pecado, é a pessoa transformar a sua opinião em verdade e não sair dela por orgulho ou soberba. A verdadeira conversão é aquela que alarga e abre o coração para ouvir a direção que Deus tem para dar a cada um de nós.

 

Louvo muito a Deus por, a cada dia, não só me convencer do Seu amor, mas por me mostrar o caminho e a verdade até nas minhas próprias convicções religiosas. Quantas coisas acreditei que eram assim, mas deixei-me abrir pela graça para que ela me convencesse de que a verdade não sou eu, a verdade é Jesus, e preciso aderir a Ele a cada dia da minha vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus não perde a ocasião para dar um recado sob medida aos sumos sacerdotes e anciãos, líderes religiosos de Israel. Sumos sacerdotes e anciãos formam o grupo governante em Jerusalém. Conhecem as leis, as Escrituras sagradas, mas são indiferentes e até mesmo contrários à pregação de Jesus, o Messias. Esses líderes religiosos se consideram obedientes a Deus, mas desprezam a pessoa e a mensagem do Filho de Deus. São representados pelo filho que disse sim, mas não cumpriu a vontade do pai. Cobradores de impostos e prostitutas, por sua vez, desprezados pelas autoridades religiosas, correspondem ao segundo filho. Arrependidos de sua vida passada, já experimentam a presença salvadora de Deus manifestada em Jesus, para quem João havia preparado o caminho.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Messias, tomas a defesa do teu precursor, João Batista. Ele foi enviado por Deus para preparar o povo para a tua chegada. As autoridades de Jerusalém, porém, não o acolheram. Ao invés, os que eram considerados pecadores se arrependeram e creram nele. Estes terão precedência no teu Reino. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 21,28-32 - Coerência entre o dizer e o agir



Oração Inicial

Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho com bastante atenção quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e repita as palavras que lhe chamaram atenção. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e procure identificar o tema central do Evangelho.

 

“Esta parábola tem um endereço certo. Jesus visitou o Templo de Jerusalém e foi questionado pelos sumos sacerdotes e anciãos do povo sobre sua autoridade. E eles mesmos tiveram de avaliar as duas propostas e admitir que o primeiro filho fez a vontade do Pai. É a legião dos publicanos, prostitutas e pecadores de todo tipo que refizeram suas escolhas.

 

O outro filho representa as elites religiosas, que tudo conheciam e que colocavam a si mesmos como modelos. Sua vida religiosa era apenas intelectual: diziam, ensinavam, mas não faziam. Todos somos convidados a reler nossa vida à luz desta parábola. É necessário avaliar a ligação da fé com a vida, a relação da nossa oração com nossas atitudes.”  

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim?
Como são minhas atitudes? Digo sim, mas não vou, não faço? Ser cristão é ser resposta de adesão a Cristo. A parábola é clara: não basta falar é preciso fazer, ser coerente.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e bondade, e faça a sua oração. Apresente suas intenções e preocupações ao Senhor…

 

Vamos pedir a Deus que continue insistindo conosco mesmo quando resistimos, somos lentos em responder aos seus apelos e convites.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?

 

Bênção

 

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário