sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Dois cegos, crendo em Jesus, são curados. - (Mt 9,27-31)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O 

– MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 04 DE DEZEMBRO de 2020 (sexta-feira) 339º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

TODO PENSAMENTO POSITIVO TE IMPULSIONA NA DIREÇÃO CERTA.

(Autor desconhecido)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

DIA DO PEDICURO OU PODÓLOGO

DIA DO PERITO CRIMINAL OFICIAL

DIA nacional do Perito Oficial

DIA DO TRABALHADOR NAS MINAS DE CARVÃO

DIA MUnDIal DA ALERGIA

DIA MUnDIal DA PROPAGANDA

DIA Da Bolacha

DIA Da Conservação da Vida Selvagem

DIA Do Fundidor

DIA De Iansã

DIA Do Repentista Gaúcho

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Conchas - Chavantes -Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo) Capão da Canoa (Rio Grande do Sul) Pirpirituba (Paraíba) Terra Rica (Paraná) Anita Garibaldi (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GISLEINE “gisa” VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS (Macrocontábil Conessa - Garça /SP)Pe. Anderson Messina Perini (Pároco- PARÓQUIA SÃO PEDRO Garca/SP) Benedita “lilá” Cilsa Garcia de Freitas (Lilidu-Lions Clube de Garça /SP) MARIA LUCIA FURTADO (Lions Clube de Tupã /SP) Juliana Leizico (Lions Clube de Bauru Falcão / SP) REGIANE  GERALDA  DA SILVA MELOS (Lions Clube de Marilia - TERCEIRO MILENIO /SP)  RoSI SCAriOT ZaTtA (DLD/8-Lions Clude de Videira Amigos do Servir /SC) Nádja Janor Tenório (DLA/3-Lions Clube de Maceió Ponta Verde /AL) Duda Negreiros (LEO Clube de Junqueirópolis /SP) MARCOS A. MOREIRA COSTA (Equipe 09 Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP) CRISTIANE RIBEIRO GUIMARÃES DE OLIVEIRA (Garça/SP) ELAINE OLIVEIRA JOLLO (Garça /SP)ARNALDO BIAZINI (Marilia/SP) PATRÍCIA TRAMONTINA TÓFFOLI (Garça /SP) Denival De Oliveira Bersaneti (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: JOSIANI CRISTINA PEREIRA LEME e SERGIO LEME JUNIORó2011 ó09 ANOSó (Garça /SP) APARECIDA RITA DA CRUZ ZEINE e LUIZ ALBERTO ZEINE ó1988ó32 ANOSó( Lions Clube de Vera Cruz /SP) ELISABETE  LOPES  NEGREIROS e EDNALDO DA SILVA NEGREIROS ó2001ó19 ANOSó( Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO JOÃO DAMASCENO

João (Damasco, Síria, 675-749), grande teólogo, escreveu textos e hinos da liturgia bizantina e foi fervoroso defensor da doutrina da Igreja, sobretudo no que concerne à veneração de ícones e imagens e à tradição da assunção de Maria.

SANTA BÁRBARA

SÃO Clemente de Alexandria

SANTo Anno II

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Os cegos, se aproximaram de Jesus e demonstraram sua fé. Muitos, fisicamente perfeitos, não sabem perceber a passagem de Deus em sua vida.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Os que creem em Deus e lhe são fiéis sabem que ele se manifestará com sua obra transformadora e benfazeja. Acolhamos e celebremos a visita do Senhor em nossa vida.

– Oração 

 

PAI, CURA-ME DA CEGUEIRA QUE ME IMPEDE DE RECONHECER A PRESENÇA DE TUA SALVAÇÃO NA MINHA VIDA, REALIZADA PELA AÇÃO MISERICORDIOSA DE TEU FILHO JESUS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção afaste os perigos a que nossos pecados nos expõem e a vossa salvação nos liberte. Vós que sois Deus como Pai, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 04 de dezembro de 2020 sexta-feira da 1ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

O Senhor é luz e salvação para aqueles que, com toda confiança, esperam a sua vinda. 

 

1ª Leitura (Is 29,17-24) – Naquele dia, os olhos dos cegos verão.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 

19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 

22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá de envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 27(26)

O Senhor é minha luz e salvação.

 

 

– 04 de dezembro de 2020 sexta-feira da 1ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.  - (Mt 9,27-31)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade,
E ele há de iluminar os olhos dos seus servos!

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 
29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Peçamos ao Senhor que nos ajude a enxergar a nossa vida”

“Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: ‘Tem piedade de nós, filho de Davi!” 

 (Mateus 9,27)

Aqui, temos duas coisas maravilhosas: Jesus seguindo o caminho do Reino dos Céus e dois cegos O seguiram. Mesmo cegamente, mesmo não enxergando como deveríamos enxergar, precisamos segui-Lo, precisamos ir atrás d’Ele. Esses cegos não só seguiram, mas clamaram e gritaram: “Senhor, tem piedade de nós”. Primeiro, eles manifestaram a sua fé, eles acreditavam que Jesus era o Senhor, o Messias e colocaram n’Ele a sua confiança.

 

“Senhor, tenha compaixão da nossa cegueira. Tenha compaixão porque não enxergamos. Tenha compaixão porque não vemos como devemos ver”. A pergunta do Senhor é: “Vocês acreditam que posso fazer isso?”; eles respondem: “Sim, Senhor, nós cremos”.

 

Você crê que Jesus pode fazer você enxergar o que não está enxergando? Você crê que Jesus pode abrir os seus olhos para aquilo que eles não conseguem enxergar como precisam enxergar? Você realmente crê que Jesus pode abrir os seus olhos para você enxergar o seu coração, o que precisa ser mudado, transformado e direcionado? Você acredita que Jesus pode abrir os seus olhos para você parar de reparar a vida dos outros e reparar a sua própria vida? Você crê mesmo que Jesus pode abrir os seus olhos para você enxergar o seu interior, as coisas belas que há na sua alma, mas as coisas profundas que precisam ser mudadas, movidas e removidas?

“O grande problema da vida é não se enxergar”

 

Você crê mesmo que Jesus pode abrir os seus olhos para que você, de fato, enxergue os seus defeitos, fragilidades e vendo-as possa trabalhar cada uma delas com a misericórdia divina? Se você realmente crê, Jesus quer fazer você ver; se você crê Jesus quer que você enxergue aquilo que não está enxergando.

 

Boa parte da nossa vida passamos cegos, enxergando o que não precisamos enxergar, e não vendo o que precisamos, de fato, ver. Passamos boa parte da nossa vida sem nos conhecermos, sem sabermos quem somos, sem trabalharmos com profundidade, seriedade e serenidade o nosso próprio interior.

 

Já deu para ver que é mais fácil enxergar a vida dos outros, o problema dos outros, a dificuldades dos outros, o erro dos outros. Vemos sempre de uma forma muito superficial aquilo é o nosso próprio problema ou os nossos próprios pecados, erros e fragilidades.

 

O grande problema da vida é não se enxergar! Por isso, com toda a humildade que esses dois cegos tiveram clamando atrás de Jesus: “Piedade de nós, Senhor”, possamos dobrar os joelhos no chão e clamar: “Senhor, tem piedade de nós. Ajude-nos a enxergar aquilo que, de fato, não conseguimos ver”.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A cura dos dois cegos é fruto da fé que eles têm no poder de Jesus, o “Filho de Davi”, e da insistente súplica a Jesus, a quem “seguiram gritando”. Os dois cegos expressam seu profundo desejo de enxergar. Querem ser reintegrados na sociedade. Valorizando-lhes a fé sincera, Jesus lhes restitui a visão. Motivo bastante para os recém-curados saírem anunciando por toda a parte a bondade de Deus. Libertados da cegueira, terão novo modo de vida. Se Jesus pede que “ninguém fique sabendo”, é porque eles precisavam de melhor formação antes do anúncio correto a respeito do Messias. Além disso, Jesus quer preservar sua própria vida, não despertando tão cedo a inveja e a ira dos adversários do Reino. Afinal, Jesus tem ainda um longo caminho a percorrer fazendo o bem.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, luz do mundo, aos dois cegos que te seguiam, implorando piedade e cura, deste a condição de enxergar.

Abre, Senhor, nossos olhos para que possamos reconhecer-te nos pobres e marginalizados de nossa sociedade, e firma nossos passos no caminho que nos conduz a ti. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 9,27-31 - Olhos iluminados



Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos fala da fé. Pela fé no filho de Davi, os dois cegos foram curados e tornaram-se testemunhas da libertação que o Senhor realizara em sua vida.


Oremos: “Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Observe o contexto da narrativa: lugar, personagens, pedidos… Com quais palavras os cegos se dirigem a Jesus? O que buscam? O que significa a cegueira no contexto da narrativa? O que foi necessário para que os homens fossem curados? Por que Jesus os adverte para que ninguém fique sabendo das curas?

“Em sua caminhada histórica, Jesus curou muitos cegos, surdos e paralíticos. Além de doenças físicas, elas simbolizam a incapacidade ou a resistência de compreender o projeto de Deus. Os dois cegos do relato de Jesus mostram que eles tinham uma visão interior, que possibilitou chamar Jesus de “Filho de Davi”.

Mesmo cegos, se aproximaram de Jesus e demonstraram sua fé. Muitos, fisicamente perfeitos, não sabem perceber a passagem de Deus em sua vida, nem fazem nenhum esforço para se aproximar dele. A cura da cegueira é um dos sinais do Reino. Certamente Jesus não levou a mal a desobediência dos cegos. Eles, como novos missionários, espalharam o poder e a ternura de Jesus. Parecem dizer: “Não podemos nos calar”.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim?
Qual palavra do texto encontrou sintonia com minha vida, com minhas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em mim? Permaneça em silêncio por alguns instantes para ouvir os apelos da Palavra.

A súplica dos dois cegos traduz uma profunda confiança no Senhor, como vemos no pedido: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”, e na resposta: “Sim, Senhor”. Em seguida, Jesus confirma que a cura da cegueira se dá “conforme a vossa fé”. Fé, portanto, é o elemento central que o evangelho nos convida a viver neste dia.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

A súplica dos dois cegos traduz uma profunda confiança no Senhor, como vemos no pedido: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”, e na resposta: “Sim, Senhor”. Em seguida, Jesus confirma que a cura da cegueira se dá “conforme a vossa fé”. Fé, portanto, é o elemento central que o evangelho nos convida a viver neste dia.

 

Que eu viva alicerçado(a) na tua Palavra e que por ela me sinta exortado(a) à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta.

 

Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Quais apelos esta oração lhe provocou? Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Quais compromissos merecem ser reorganizados? O que deseja melhora em sua vida?

 

Bênção

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário