quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não surgiu nenhum maior do que João Batista. - (Mt 11,11-15)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 10 DE DEZEMBRO de 2020 (quarta-feira) 344º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

SE UM DIA FECHAREM-LHE AS PORTAS DA VIDA, PULE A JANELA

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

DIA INTERNACIONAL dos Direitos Humanos

DIA Dos Direitos Humanos do Concebido

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

DIA INTERNACIONAL dos Direitos Animais

DIA DA INCLUSÃO SOCIAL

DIA MUNDIAL DO PALHAÇO

DIA NACIONAL DO SOCIÓLOGO

DIA NACIONAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

DIA NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alcântaras - Granjeiro - Paramoti (Ceará) Amaturá - Anori - Iranduba Itamarati - Presidente Figueiredo - Rio Preto da Eva - São Paulo de Olivença - São Sebastião do Uatumã - Tabatinga - Uarini (Amazonas) Alto Garças - Rondonópolis - Tesouro - Torixoréu (Mato Grosso) Areial - Pocinhos - São Bentinho (Paraíba) Bossoroca (Rio Grande do Sul) Itagi (Bahia) Colorado - Fernandes Pinheiro - Londrina (Paraná) Itaporã (Mato Grosso do Sul) Porto de Moz (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIANA CARRASCOSSI SASSO (Professora APAE-Garça / SP) Gilberto luiz Barbosa DE SOuzA (Equipe 06 Nossa Sra. SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP)SiLVIO MACHaDO (Primo-Paranaíba /MS) José Julio Alves (Lions Clube de Tupã Curumin /SP) Sabrina Barbosa (Lions Clube de Tupã Curumin /SP) Kethy Daiane Muniz  (Leo Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) Paulo Almeida (Lions Clube de Capão da Canoa /RS) IRACEMA DA SILVA CALDAMONE (Garça/ SP) ROBERTO MANCUSO (Bauru / SP) PAULO DE OLIVEIRA (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IVANI DE SOuzA GREGORIO VEIGA E ADELSON VEIGA ó1993ó27 ANOSó(Equipe 03 Nossa Sra. das GRAÇAS Setor de Garça /SP)ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONÇALVES E MARCOS GONÇALVESó1988ó32 ANOSó(Equipe 09 Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP) SILEIDE DE AMORIM LADISLAU E LUIZ ANTÔNIO LADISLAUó1994ó26 ANOSó(Equipe 12 Nossa Sra. da SABEDORIA Setor de Garça /SP)DAIANA RIBEIRO F. MARIUSSO e MARCELO DUARTE MARIUSSOó2011ó09 ANOSó(Equipe 13 Nossa Senhora de SHOENSTATT - Setor de Garça /SP)MARIA JOSÉ CUZATO MANCUSO e MARCOS ANTONIO MANCUSOó1983ó37 ANOS ó(Garça /SP)ANGELICA CANTU TEIXEIRA e MILTON TEIXEIRA JUNIORó2011ó09 ANOSó (Dom Turismo-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó61 ANOS (Distrito LC 8) 

 

 

 SANTO DO DIA  

 

Nossa Senhora do Loreto

Santa Eulália de Mérida

SÃO Gregório III

SÃO Mauro Mártir

■ São Melquíades

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 11,11-15

A vida cristã não é um caminho de flores, mas precisa ser marcada pela resistência. É o caminho estreito que supõe a cruz, a renúncia e o último lugar.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Com abundância de dons, o Senhor vem em socorro de seus filhos e filhas, tomando-os pela mão. Cheios de gratidão, louvemos a providência de Deus, que nos ajuda na luta pela posse do seu Reino.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME FORÇA PARA COMBATER OS VÍCIOS E OS PECADOS QUE ME IMPEDEM DE ADERIR PLENAMENTE AO TEU REINO, E PARA SUPORTAR A VIOLÊNCIA DOS QUE SE OPÕEM A TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Despertai, ó Deus, os nossos corações, a fim de prepararmos os caminhos do vosso filho, para que possamos, pelo seu advento, vos servir de coração purificado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de dezembro de 2020 5ª feira da 2ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

O “justo espera” é o Messias, nosso Salvador, o qual, anunciado por João Batista, inaugura o Reino de Deus. 

 

1ª Leitura (Is 41,13-20) – Eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel.  Leitura do Profeta Isaías:

 

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei”, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.

 

15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel.

 

17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água.

 

19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 144 (145)

Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!

 

 

– 10 de dezembro de 2020 5ª feira da 2ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Não surgiu nenhum maior do que João Batista. - (Mt 11,11-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine ó Senhor! (Is 45,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino dos Céus é para os humildes”

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam” 

 (Mateus 11,12)

Que beleza quando Jesus nos apresenta o modelo de João Batista! Ele mesmo está dizendo que entre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João, mas quem se fizer menor é maior do que ele.

 

No mundo não é assim, no mundo é importante quem se faz grande, quem realiza mais, quem pode mais e consegue mais. No Reino dos Céus é quem é mais humilde, mais simples, mais obediente, quem se coloca mais sob o domínio de Deus.

 

E para conquistar esse Reino é preciso violência, mas aqui não é violência contra os outros nem para os outros, não é a agressão como muitos estão confundindo e até promovendo violências gratuitas em nome de Deus. Querendo promover o Reino, as pessoas estão se atacando, gladiando-se, acusando-se e criando confusões, porque se acham donas da verdade.

 

Aqui, é a violência daquela vontade de falar, mas agora vamos nos calar; é aquela violência de se achar dono da razão, mas não queremos ter razão nenhuma. Aqui, é aquela violência que sobe o orgulho e a soberba dentro de nós, mas nós baixamos a bola, nós nos colocamos sob o domínio de Deus. “Não somos nada, Deus é maior. Convém que Ele cresça, que eu diminua e que eu até desapareça”.

 

“É preciso saber contrariar-se para poder conquistar o Reino dos Céus”

 

É aquela violência em que a pessoa não fica chateada, arrasada, decepcionada, magoada porque falaram mal dela. O importante é que Deus seja amado, louvado e glorificado. Sem essa violência não conquistamos o Reino dos Céus.

 

Não podemos fazer e promover a violência contra o irmão. O que precisamos é violentar o nosso coração dessa explosão de orgulho, soberba e vaidades que agem dentro de nós. Precisamos saber nos contrariar para podermos conquistar o Reino dos Céus.

 

Precisamos realmente trabalhar com seriedade o nosso próprio temperamento que se descontrola, porque achamos que ser verdadeiros é falar o que nós queremos. Quem não consegue controlar a si mesmo vai conseguir controlar o que nesta vida?

 

Por isso, o Reino dos Céus é conquistado à força, e são os violentos, os que fazem penitência, os que se autocontrolam, os que perdem é que ganham. O Reino dos Céus é para os humildes; e num mundo tão soberbo como o nosso, é só quem faz muita violência consigo mesmo que consegue vencer o orgulho de cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus considera João Batista o maior dos profetas. De fato, João resume tudo o que foi profetizado até aquele momento. Jesus afirma também que o menor no Reino de Deus é maior que João. Para Jesus, a grandeza não consiste na capacidade de dominar, mas na qualidade do serviço. Ora, na comunidade de Jesus, grande é o servidor de todos: “O maior de vocês será aquele que serve a vocês” (Mt 23,11). João e Jesus anunciam e tornam presente o Reino; os adversários do Reino se opõem a eles; o cruel Herodes-pai persegue Jesus-criança; Herodes-filho manda matar João; lideranças religiosas e civis resistem duramente à obra de Jesus. Seus discípulos serão agredidos por reis e governadores pagãos. O reino deste mundo usa de violência contra o Reino de Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Messias, valorizas teu precursor, João Batista, que se manifesta com a robustez espiritual do profeta Elias. Tanto João como Elias se empenharam vivamente a fim de preparar a tua vinda

a este mundo. Concede-nos, Senhor, firmeza e perseverança para enfrentar os adversários do teu Reino. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 11,11-15 - O precursor do Senhor



Oração Inicial

No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós:
“Espírito Santo, concede-nos a ousadia de São João Batista no anúncio do Reino. Que neste tempo do Advento sejamos tocados pelo testemunho do precursor do Messias e preparemos o nosso coração para a vinda do Senhor. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Qual é o contexto da narrativa? Quem é João Batista? Qual é a sua missão? De quais elementos da vida de São João Batista, presentes em outras narrativas, você se recorda?

 

“João anunciava a proximidade do Reino de Deus, mas entrar nele é possível somente com a adesão a Jesus. Enquanto o Reino era apenas promessa, todos se declaravam a favor, mas quando ele se faz presente com suas exigências de mudança e justiça, os círculos de poder usam de violência – oposição, prisão e morte – contra seus principais agentes. A vida cristã – ontem e hoje – não é um caminho de flores, mas precisa ser marcada pela cultura da resistência. É o caminho estreito que supõe a cruz, a renúncia e o último lugar. Não podemos querer um reino poderoso, mas acolher a pequena semente, que a seu tempo produzirá frutos. Somos um pequeno rebanho, o resto de Israel, mas temos a garantia do Espírito Santo.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Qual convite o Evangelho me faz? De que forma o testemunho de João Batista me ajuda na vivência deste tempo de espera do Senhor?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos. Rezemos: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém” (São João Paulo II).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? Ao concluir sua reflexão e sua oração, em quais realidades você percebe a necessidade de uma maior abertura? O que 

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário