domingo, 14 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A lepra desapareceu e o homem ficou curado – (Mc 1,40-45)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 14 DE FEVEREIRO de 2021 (domingo) 045º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A MEDIDA DO AMOR É AMAR SEM MEDIDA.

(Santo Agsotinho)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DO AMOR

DIA MUNDIAL DO SOM CURATIVO

DIA DA AMIZADE LUSO-AFRO-CARIOCA

DIA DO BOTONISTA

DIA DO CASAMENTO

DIA DO DOENTE CORONÁRIO

DIA DO DOMINGO GORDO

DIA DA FUNDAÇÃO DO YOUTUBE

DIA DA MULHER PRESBITERIANA

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caeté (Minas Gerais) Delmiro Gouveia (Alagoas) Ipueira (Rio Grande do Norte) Itapiranga - Ituporanga (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PIETRO BONINI ZANON (neto do Zanon-1º ano Garça /SPJOSÉ EDUARDO CAPARROZ (Eq 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça/SP)SILEIDE DE AMORIM LADISLAU (Eq 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça/SP)Gilmara Carrascosse BONFIM (Rede Express-Garça/SP) DOVIRCE TUROLA PASSOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP)Oraci  “Queijinho” aparecido  Bonato (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) ROSANO RODRIGUES BRITO (Fortal - Garça/SP)RUY PINHEIRO RODRIGUES (Garça/SP)ANA CRISTINA MORAD GARCIA (Fisioterapeuta - Garça/SP)Paulo Castro (Mirandopolis /SP)KLEBER BRAGA (Mogi Mirim/SP)CARLOS EDUARDO ROCHA (Garça/SP)JAYCE DE  OLIVEIRA (Garça /SP)VERA ALICE MARTINS DE PAULA (Garça /SP)OTACILIO DE SOUZA DOURADO (Garça/SP)Thiago Oliveira ArAUJO (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO CIRILO e METÓDIO

Cirilo e Metódio (Séc. 9º), irmãos de sangue e na fé, foram enviados em missão aos povos eslavos. Traduziram a Bíblia e os textos litúrgicos para a língua local, enfrentando toda sorte de provações. São padroeiros da Europa, ao lado de São Bento.  

SANTO Gregório II

SÃO BENIGNO

SÃO MARTINIÁNO

SÃO João Batista da Conceição

SANTO valentIm   

SANTO valentIm DE TERNI

SÃO Zenão Mártir

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 1,40-45

Voltamos a Deus e lhe dizemos: “Senhor cura-nos”. E espere que a solução dos problemas virá em tempo oportuno. Faça a sua parte. Deus fará o resto.

 

- Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Senhor se compadece da humanidade em suas misérias, e nós somos convidados a imitá-lo em seu agir libertador e em sua disposição de incluir os excluídos. Celebremos a páscoa de Cristo, a qual se realiza na compaixão com os sofredores e no empenho para lhes devolver a dignidade, superando preconceitos e discriminações.

– Oração 

 

SENHOR, AJUDADO COM A VOSSA GRAÇA, QUERO USAR SEMPRE MINHA SAÚDE, EMPREGANDO MINHAS FORÇAS PARA A GLÓRIA DE DEUS, PARA O MEU PRÓPRIO BEM E PARA O BEM DO PRÓXIMO.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que promestestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de fevereiro de 2021 6º Domingo do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos anima a buscar o que beneficia os irmãos e confirma nossa fé na ação compassiva de Jesus em meio às situações de doença e preconceito. 

 

1ª Leitura (Lv 13,1-2.44-46) – O leproso deve ficar isolado e morar fora do acampamento  Leitura do Livro do Levítico:

 

9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?”12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 16À mulher ele disse: “Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez: entre dores darás à luz os filhos; teus desejos te arrastarão para o teu marido, e ele te dominará”. 17E disse em seguida a Adão: “Porque ouviste a voz da tua mulher e comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado será o solo por tua causa! Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias da tua vida. 18Ele produzirá para ti espinhos e cardos, e comerás as ervas da terra; 19comerás o pão com o suor do teu rosto até voltares à terra de que foste tirado, porque és pó e ao pó hás de voltar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes. 21Então o Senhor Deus fez para Adão e sua mulher túnicas de pele e os vestiu. 22Disse, depois, o Senhor Deus: “Eis que o homem se tornou como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal. Não aconteça, agora, que ele estenda a mão também à árvore da vida para comer dela e viver para sempre!” 23E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra donde fora tirado. 24Expulsou o homem e colocou a oriente do jardim de Éden os querubins e a espada lampejante de chamas, para guardar o caminho da árvore da vida.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 32(31)

Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

 

2ª Leitura (1Cor 10,31-11,1) – Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 10,31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 14 de fevereiro de 2021 6º Domingo do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A lepra desapareceu e o homem ficou curado   (Mc 1,40-45)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que se povo visita, seu povo, meu Deus visitou (Lc 7,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”. 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

 

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A fé humilde restaura todas as coisas”

“Um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: ‘Se queres, tens o poder de curar-me’” 

 (Marcos 1,40)

É impressionante a fé desse leproso, mais impressionante ainda é a situação dele porque ele não podia se aproximar de Jesus. Um leproso, naquela época, naquelas condições, não podia se aproximar das pessoas. Que beleza! Ele rompeu com todos os preceitos e preconceitos sociais, rompeu as barreiras que o tornava marginal, que o colocava às margens da sociedade e, movido pela fé e a humildade, foi suplicar a Jesus a cde ser curado, de ser liberto, limpo e purificado.

 

Nós, muitas vezes, ficamos amarrados nos nossos traumas, nos nossos complexos, ora de superioridade, de inferioridade; ora paramos nas derrotas e nas frustrações. A graça de Deus está por aí, está aqui, está no meio de nós. Precisamos correr atrás dela e nenhuma lepra pode nos parar, nenhuma enfermidade pode nos deter, nenhum complexo pode nos prender, nenhum medo pode nos amarrar, quando somos movidos pela fé, quando confiamos e temos a certeza de que é Jesus quem pode fazer por nós.

 

“A fé humilde lava, purifica, restaura e faz nova todas as coisas”

 

Não importa o tamanho do meu pecado, da minha impureza ou da minha sujeira: “Se queres, tens o poder de curar-me”. “Eu quero: fica curado!”. Como Jesus quis que aquele homem ficasse curado e limpo, e ele ficou, pois a fé faz isso. Aquela fé que é autêntica e verdadeira, aquela fé de entrega, de se jogar, aquela fé que é humilde lava, purifica, restaura e faz nova todas as coisas.

 

É com essa fé que vamos ao encontro de Jesus, que nos colocamos aos pés d’Ele, e Jesus nos renova, nos santifica e nos torna uma nova criatura. Joguemo-nos, hoje, aos pés de Jesus, nos coloquemos aos pés do Mestre de Jesus e peçamos: “Senhor, se queres, podes me curar”. Não é por causa de mim, não é porque sou importante, não é porque tenho esse cargo, essa ocupação, é porque o Senhor é Senhor e eu sou esse miserável e pecador necessitado do Seu amor e da Sua misericórdia.

 

Imploremos pela misericórdia de Deus, para que Ele venha ao nosso socorro.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Fé e coragem são duas preciosas virtudes que levam o leproso a procurar Jesus. De fato, reconhecendo em Jesus um poder superior, o leproso se aproxima dele e, de joelhos, lhe suplica para ser curado. Aqui se revela sua fé. Quanto à coragem, sabe-se que os leprosos eram obrigados a viver afastados do convívio social. Ora, ele teve que superar essa barreira quase intransponível para chegar perto do Mestre. Jesus, por sua vez, interiormente livre e soberano, “desobedece” a uma lei que mata o ser humano e se põe a favor da vida. Por isso, imediatamente diz ao leproso: “Quero. Fique purificado”. A ira de Jesus naturalmente não é contra o homem que recebeu a cura, mas contra uma sociedade que marginaliza, discrimina; contra uma instituição que, em vez de libertar, oprime.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Libertador dos oprimidos, teu zelo missionário e tua liberdade interior te levam a tocar no leproso e curá-lo, sem receio de contaminação e sem o peso de leis que proibiam o contato com leprosos. E assim o libertas e o devolves ao convívio social. A ti, Senhor, nossa imensa gratidão! Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,40-45 - Jesus curou um leproso

 

Oração Inicial

Jesus enche-se de compaixão por um leproso, estende a mão para ele e o toca. Jesus espera de nós essa atitude de compaixão para com os necessitados. Abrindo nosso coração, façamos nossa oração com este refrão meditativo.

 

Peçamos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? “Se queres, tens o poder de purificar-me!” Faça a leitura da Palavra quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Qual é o contexto do relato bíblico? Quais expressões se repetem? Quais os ensinamentos de Jesus? Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

 

“Entre todas as doenças, a lepra era vista, pelos judeus, como a enfermidade que tornava mais impuro o homem, porque, destruindo-o em sua integridade e vitalidade física, era, por excelência, sinal de pecado e de sua gravidade. O leproso era um morto-vivo, rejeitado pela comunidade, sendo considerado maldito diante de Deus.

 

Essa personificação do pecado teve sua chance quando encontrou a Misericórdia e a Salvação, representadas em Jesus. O encontro lhe devolve a integridade, a pureza e o torna de novo participante da comunidade. Apresentar-se ao sacerdote era condição para ser reintegrado à comunidade. O leproso representa a humanidade inteira, vivendo nas sombras da morte, mas que é definitivamente redimida.”.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Este é o momento de meditar o Evangelho lido e escutar o que Deus quer lhe dizer por meio de sua Palavra. Retome a leitura do Evangelho, deixe-se tocar profundamente por Deus e medite sua Palavra.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o(a) escuta.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário