quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. – (Mt 6,1-6.16-18)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 17 DE FEVEREIRO de 2021 (quarta-feira) 048º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo.

(Adlai Stevenson)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

DIA MUNDIAL DA ESPIRITUALIDADE HUMANA

DIA DO INÍCIO DA QUARESMA

DIA DO GATO

DIA DO GRITO DE LIBERDADE ANDALUZ

DIA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

DIA DO ANIVERSÁRIO DA CASA DO MARINHEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS (ANTAQ)

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barra do Ribeiro Feliz - Santo Augusto - São Valentim (Rio Grande do Sul) Capinzal - Vidal Ramos (Santa Catarina) Itaguaçu (Espírito Santo)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALICE MENEZES PARDINHO (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP)BENICIA DANIEL DA COSTA FILHA (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) FERNANDO SEVERINO SILVA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) TIAGO CHAGAS DE ANDRADE (PDG-DLC5-Lions Clube de Mococa /SP)LUIZ ROBERTO TAKITANE (Empresário Marilia /SP) ANA LAURA FELIX (Garça/SPJAIR ROSÁRIO (Garça/SP)HENRIQUE VOLPONI (Garça /SP) VITÓRIO DONIZETI MARQUES (Garça /SP) ALESSANDRA BRUNO FRANCINI (Jaú /SP)JOÃO LUIS PIAI (Presidente Prudente /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. CARLOS ROBERTO DOS SANTOS ó 1996 ó25 ANOSó (Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo de Tupã /SP)

 

 Santo do Dia 

SETE SANTOS FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS

SANTO ALEIXO FALCONIERI

SÃO MESROBES MASTÓSIO  

SANTO ALEIXO FALCONIERI

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Celebramos a Quarta-Feira de Cinzas e, com toda a Igreja, iniciamos o Tempo da Quaresma. Que possamos viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe.

 

- Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus (Sb 11,24s.27).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Com a celebração de Cinzas, iniciamos a caminhada quaresmal rumo à Páscoa da ressurreição. Deixemo-nos reconciliar com Deus, buscando a conversão na companhia da caridade, da oração e do jejum. Somos também convidados a acolher as propostas da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que nos chama ao compromisso com o diálogo e a paz.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 350

 

 

– 17 de fevereiro de 2021 Quarta-feira de Cinzas da Quaresma CINZAS Jejum e Abstinência

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra de Deus, a qual ilumina nosso caminho neste tempo favorável, convocando-nos à mudança de vida e à vivência profunda da caridade, da orção e do jejum. 

 

1ª Leitura (Jl 2,12-18) – Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes.  Leitura da Profecia de Joel:

 

 12“Agora, portanto, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai a trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 51(50)

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

 

2ª Leitura (2Cor 5,20-6,2) – Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável.  Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 20Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.

 

21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 17 de fevereiro de 2021 Quarta-feira de Cinzas da Quaresma CINZAS Jejum e Abstinência

– Evangelho do dia 

 

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.   (Mt 6,1-6.16-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Precisamos exercer o amor caridade”

“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles” 

 (Mateus 6,1)

Na sociedade das aparências, que é o mundo em que vivemos, muitas vezes nos preocupamos com aquilo que é aparente, e não com aquilo que é real, essencial e verdadeiro. Por isso, iniciando este tempo da graça, que é o Tempo Quaresmal, somos chamados por Deus a nos despirmos de todas as nossas máscaras e fantasias, a nos despirmos de tudo aquilo que não é autêntico em nossa vida para nos purificarmos pela graça de Deus.

 

Como está nos dizendo a profecia de Joel, o importante não é alguém rasgar as suas vestes, mas rasgar o coração, dilatá-lo na presença de Deus, para que este coração seja renovado e purificado pelo amor divino.

 

Aquele que se relaciona com Deus relaciona-se por via da oração verdadeira e autêntica, aquela oração que é feita no segredo. Sim, fazemos muitas orações que são públicas, e elas têm seu valor, mas a oração que agrada a Deus é aquela em que nos retiramos para o nosso interior, para o nosso quarto, o nosso cantinho, onde estamos só nós e Deus. Precisamos, mais do que nunca, caprichar na oração pessoal, na oração em que nos colocamos na presença do Senhor Nosso Deus.

 

“O amor caridade não é o amor a quem escolhemos amar, mas, com o Espírito de Cristo, amarmos a todos cuidando”

 

Precisamos corrigir muitas coisas em nós, por isso a penitência é um caminho de conversão nas próprias más inclinações que temos dentro de nós, nos pensamentos, nos sentimentos; e uma das penitências com certeza recomendadas é o jejum.

 

Não façamos jejum para fazer propaganda, não façamos jejum para engrandecer, façamos jejum para nos penitenciarmos e, sobretudo neste tempo, para exercermos o autodomínio e o autocontrole. Como precisamos da prática do jejum! Precisamos alcançar os frutos do jejum na vida. A disciplina na língua, no olhar; a disciplina dos ouvidos, dos sentimentos, dos afetos. Por isso, o jejum deve ser cada vez mais um elemento purificador da nossa alma e dos nossos sentidos.

 

Ao nosso lado estão os irmãos que precisam de nós, e nós precisamos cuidar uns dos outros, a começar pelos que estão mais próximos, na nossa convivência e na nossa família. Mas ao nosso lado existem muitas pessoas sofrendo, padecendo, e precisamos exercer o amor caridade, que é o amor cuidado, amor responsabilidade, que não é o amor a quem escolhemos amar, mas com o Espírito de Cristo amarmos a todos cuidando.

 

A esmola é uma expressão da caridade que significa: cuidar daquilo que o outro precisa, mas não é aquela esmola onde damos alguma coisa que sobrou, que não queremos mais, onde queremos nos livrar da pessoa. Precisamos nos converter para saber cuidar das dores e dos sofrimentos dos nossos irmãos.

 

Que, neste Tempo Quaresmal, Deus rasgue o nosso coração para que a Sua graça nos converta. Uma boa e santa Quaresma a todos nós!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A Igreja católica abre a Quaresma propondo o Evangelho de Mateus, o qual apresenta três práticas muito comuns em diversas religiões: a esmola (caridade), a oração e o jejum. Essas “boas obras” são ainda hoje práticas muito comuns para os cristãos. O Evangelho desta Quarta-feira de Cinzas chama a atenção para o jeito de vivê-las: de forma discreta, sem muito alarde e sem busca de aplauso, para não cair na tão propalada “teologia da retribuição”. Portanto, o que está em questão não são as “obras de piedade” em si, mas o uso que os “hipócritas” fazem delas. Esses hipócritas podem ser cada um de nós, motivo pelo qual devemos observar bem o que Jesus nos ensina no Evangelho de hoje. As três práticas apontadas por ele são como a síntese do nosso relacionamento e nosso compromisso com os outros (esmola), com Deus (oração) e com nós mesmos (jejum).

O R A Ç Ã O

Ó admirável conselheiro e Mestre, Jesus, arranca do nosso coração a forte tendência de exibir nossas obras com vista a ganhar elogios e aplausos. Tu nos ensinas a realizar as boas obras de modo secreto, com a garantia de que não nos faltará a recompensa do Pai celeste. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 6,1-6.16-18 - Não à hipocrisia

 

Oração Inicial

Celebramos hoje a Quarta-Feira de Cinzas e, com toda a Igreja, iniciamos o Tempo da Quaresma. Que pela prática da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência, possamos viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe.

 

Rezemos com a oração da liturgia de hoje: “Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Mt 6,1-6.16-18 “Não pratiqueis vossa justiça, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa. […]. Quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti. […] não saiba tua mão esquerda o que faz a direita. […] Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças. […] Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. […] Quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, […] E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.” O que diz o texto? Atente-se às orientações que Jesus dá aos seus discípulos e observe o apelo que Ele lhes faz para que as práticas de piedade (jejum, esmola e oração) sejam vividas sem hipocrisia.

 

Qual deve ser a atitude de quem está jejuando? Orando? Dando esmolas? “Com a Quarta-feira de Cinzas iniciamos uma alegre caminhada penitencial que nos leva à Páscoa. A Igreja nos apresenta três gestos de espiritualidade: a oração, a esmola e o jejum. Estas eram práticas tradicionais entre os judeus.

 

Nossas melhores ações podem ser afetadas pelos vírus do orgulho. No teatro do tempo, o hipócrita era um ator que representava uma realidade só na aparência. Era a máscara que escondia a verdadeira identidade. O jejum é bom para o corpo e para a alma; a esmola é um dever em relação aos mais pobres, e a oração é o caminho para Deus. Isso deve ser feito de maneira discreta, envolvendo a pessoa e o Pai do céu. O reconhecimento dos outros, a vaidade, são miseráveis recompensas para os orgulhosos.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O convite que Jesus faz aos discípulos é também direcionado a mim? Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Em que áreas percebo a necessidade de abrir-me mais aos irmãos? Em quais realidades percebo a necessidade de voltar-me mais para Deus e para os outros?

 

“Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.”

Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele transforme.

Se desejar reze com o Salmo da Liturgia de hoje:

 

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!

Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

Eu reconheço toda a minha iniqüidade, o meu pecado está sempre à minha frente.

Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido.

Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso!

Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

Senhor, que esta Quaresma seja a melhor de minha vida

 

Bênção

 

– Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.

– O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário