sábado, 6 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eram como ovelhas sem pastor. – (Mc 6,30-34)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 06 DE FEVEREIRO de 2021 (sábado) 037º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

TUDO QUE POSSAS OU SONHAS FAZER, COMECE. A AUDÁCIA CONTÉM GÊNIO, PODER E MAGIA.

(Goethe)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO AGENTE DE DEFESA AMBIENTAL

DIA Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina

DIA DA FUNDAÇÃO DA PONTE COSTA E SILVA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ARENA CONDÁ EM CHAPECÓ-SC

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araruama (Rio de Janeiro) Brejo GrandePacatubaUmbaúba (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Cleverson Moreira (Lions Clube de Agudos /SP) Marta  Pilla Amaral  de Oliveira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) Julia Maria  Santos Luiz (ILHA SOLTEIRA /SP)LUIZ GUILHERME CERTO TOFOLI (Marilia /SP) DANIELE MANCINI DE OLIVEIRA (Garça /SP)ADEMIR GARCIA (Garça/SP)Maria Elisa Arone de Souza (Dentista - Garça/SP)Bruno Specian (Grupo Escoteiro Santo Antonio-Garça/SP)Bruno Pereira Corrêa (Garça/SP)Tereza Rodella (Garça/SP) FREI GILMAR VASQUES CARREIRA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG) PE. ANTÔNIO PADULA (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ELAINE EVARISTO SEMENSSATO e MARCELO SEMENSSATOó1999ó22 ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)EDILENE CRISTINA SIQUEIRA DE DIO e MARCOS ANTONIO DE DIOó1988ó33 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO Paulo Miki e companheiros Mártires

PAULO (Japão, 1562-1597), e seus COMPANHEIROS (religiosos e leigos) foram vítimas dos ataques que a igreja sofreu em terras japonesas. Crucificados no alto de uma colina em Nagasaki formam o grupo dos primeiros mártires do Extremo Oriente.  

SANTO AMÂNDIO

SANTO GASTÃO

SANTA DOROTÉIA

Afonso Maria Fusco

Francisco Spinelli cia

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 6,30-34

Jesus encheu-se de compaixão pela multidão que o procurava como ovelhas sem um pastor.

 

- Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor, derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Paulo nasceu no Japão em 1562 e lá foi martirizado em 1597, juntamente com outros 25 companheiros. Do alto da cruz, os condenados cantavam salmos e Paulo proferiu palavras de perdão a seus algozes. Que o testemunho desses mártires nos anime a vencer os obstáculos da caminhada cristã.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME AS DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS PARA EU REALIZAR BEM A MISSÃO RECEBIDA DE JESUS, TENDO-O SEMPRE COMO MODELO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força dos santos, que em Nagasaki chamastes à verdadeira vida são Paulo Miki e seus companheiros pelo martírio da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte na fé que professamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de fevereiro de 2021 sábado da 4º Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Sem cessar, depositemos em Deus total confiança, pois ele é compassivo, cuida de nós e nos ensina tudo o que lhe é agradável. 

 

1ª Leitura (Hb 13,15-17.20-21) – O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos o grande pastor das ovelhas, vos torne aptos a todo bem,  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 15por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus.

 

17Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós.

 

20O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 23(22)

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

 

– 06 de fevereiro de 2021 sábado da 4º Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eram como ovelhas sem pastor.   (Mc 6,30-34)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Ninguém é curado sem o descanso”

“Jesus lhes disse: ‘Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco’” 

 (Marcos 6,31)

O Evangelho de hoje mostra-nos Jesus como Aquele que cuida com amor, ternura e delicadeza da natureza humana de cada um de nós. Pena que nós mesmos não cuidamos; ao contrário, nós descuidamos de nós mesmos.

 

A primeira atitude de Jesus é a da compaixão. Ele tem compaixão das multidões sofridas e machucadas, Ele tem compaixão daquelas multidões todas, porque estão doentes, enfermas. Jesus quer cuidar como um bom Pastor das Suas ovelhas.

 

A primeira coisa que Ele faz é cuidar ensinando. Muitas vezes, quando vamos buscar cura para as nossas enfermidades e doenças, não aprendemos o que nos deixou doentes, nós só queremos o remédio. Mas se tomarmos somente o remédio, pode saber que vamos ficar doentes de novo, senão pior. Precisamos saber o que nos deixa doentes.

 

Por isso, permitamos que os médicos nos ensinem, que os professores, que os profissionais nos ensinem, e permitamos também que o Mestre da Vida nos ensine. Ele é o Senhor do coração e Ele tem tudo a nos ensinar, porque não sabemos cuidar do nosso coração. Quem dera se soubéssemos, pois não nos machucaríamos tanto, não machucaríamos tanto uns aos outros, não seríamos pessoas tão feridas como somos.

 

“Ninguém é revitalizado se não concede à alma, ao corpo e à mente o frescor do descanso para reparar as suas forças”

 

Aprendamos com o Mestre Jesus, a cada dia, como cuidar de nós, do nosso coração e das nossas emoções, porque Ele quer cuidar de nós, mas é preciso que a ovelha escute o seu Pastor.

 

Depois, o Mestre que cuida – porque essa é Sua missão –, ensina os Seus discípulos a se retirarem para o deserto da vida e do coração. Para quê? Para descansarem.

 

Ninguém é curado sem o descanso, ninguém é revitalizado se não concede à alma, ao corpo e à mente o frescor do descanso para reparar as suas forças, suas energias, a capacidade de cada dia. Em outras palavras, o Mestre está nos dizendo que não somos máquinas.

 

Até as máquinas têm que ser cuidadas, até as máquinas têm que ser revigoradas a cada tempo, mas a verdade é que não somos. As máquinas podem ter toda a inteligência e capacidade, mas elas não têm a emoção, a alma, o espírito, porque nenhum ser humano pode criar aquilo que só Deus criou: a nossa semelhança com Ele.

 

Olho para Deus que não se cansa, que criou o mundo em seis dias, e no sétimo descansou, e percebo que estamos nos agredindo, cada vez mais, quando não damos ao corpo, à mente e ao espírito o dom sagrado do descanso.

 

Se trabalhar é sagrado, tão sagrado quanto o trabalho é o valor do descanso. Não deixemos de reparar isso na vida de cada um de nós se quisermos, verdadeiramente, ser curados.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os apóstolos voltam da missão, provavelmente entusiasmados com o resultado, e se reúnem ao redor de Jesus, ansiosos por partilhar com ele “tudo o que tinham feito e ensinado”. A repercussão desse movimento missionário é imediata: o povo vinha de toda parte para ver Jesus e os apóstolos, de modo que eles “não tinham tempo nem para comer”. Jesus convida os missionários a um descanso salutar. Uma pausa entre as atividades é ocasião favorável para a recuperação das forças, a avaliação do trabalho, a correção dos defeitos e a elaboração de novos projetos. Aos líderes religiosos recomenda-se não se deixarem absorver totalmente pelos fiéis e reservarem tempo para o cultivo pessoal, incluindo exercício espiritual e cursos de reciclagem. Tudo com equilíbrio, pois o povo continua como ovelhas sem pastor.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, incansável evangelizador, convidas teus apóstolos para uma pausa restauradora. Voltam da missão, cheios de novidades e ansiosos para partilhar os prodígios realizados. Não deu tempo. Multidões aguardavam a tua presença e a deles. Tiveram prioridade, pois “eram como ovelhas sem pastor”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,30-34- Uma Igreja que acolhe

 

Oração Inicial

Jesus encheu-se de compaixão pela multidão que o procurava como ovelhas sem um pastor. Que a Palavra provoque em nós os mesmos sentimentos de Jesus e nos torne sensíveis às pessoas com quem hoje partilharemos a vida.

 

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Por que Jesus chama seus discípulos para um descanso? O que procura a multidão que vai ao encontro de Jesus? O que desperta a compaixão em Jesus?

 

“Marcos usa de um procedimento literário: enquanto os Doze estavam em missão, ele narra a morte de João Batista. Seus discípulos sepultam o corpo. Os apóstolos voltam eufóricos com o resultado da missão. Eles foram bem recebidos, curaram doentes e expulsaram demônios. Para evitar a euforia e descansar um pouco, Jesus os convida para um lugar deserto. A estratégia não deu certo. As multidões famintas de pão e da Palavra chegaram antes deles. Eram ovelhas sem pastor, e isto comoveu a Jesus, que começou a ensiná-las. A disponibilidade é encontrar tempo e vontade, mesmo quando não temos nem vontade nem tempo. O apóstolo não se pertence, nem pode esconder-se atrás do horário ou da responsabilidade que seria de outros.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus?

 

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).

Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário