quinta-feira, 29 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim – (Jo 13,16-20)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 29 DE ABRIL de 2021 (quinta-feira) 119 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SÓ FECHAR UM PUNHADO DE PESSOAS NUMA SALA NÃO FAZ UM TIME.”

(Gitlow e Gitlow)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama

Dia Mundial da Realização de Desejos

Dia INTERNACIONAL De Imunologia

Dia INTERNACIONAL Da Monobanda

Dia do Crítico Teatral

Dia INTERNACIONAL do Cão

Dia em Memória das Vítimas de Armas Químicas

Dia INTERNACIONAL Dos Cães de Busca e Salvamento

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos do Jordão (São Paulo) Macaé (Rio de Janeiro) AlcantilAlgodão de JandaíraAmparo - AparecidaAreia de Baraúnas -  AssunçãoAssunçãoBaraúna - Barra de Santana - Bernardino Batista - Boa Vista - Zabelê (Paraíba) Alegrete do Piauí - Baixa Grande do Ribeiro - Bom Princípio do Piauí - Canavieira (Piauí) GuaratubaPerobal - Quarto Centenário - Paranaguá (Paraná) Bela Vista de Minas  - Ipatinga - João Monlevade - Timóteo (Minas Gerais) Buriti de Goiás - Buritinópolis (Goiás) Grajaú - Traipu (Maranhão) Jauru (Mato Grosso) Cristal - Eugênio de Castro - Pinhal (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:GÉSSICA MARQUES DE SOUZA (Macrocontábil Conessa Garça /SP) SUELI PEREIRA (prima- Bauru/SP)ANDRÉ ZACHARIAS (Garça /SP)  KAIO YUITI EBINUMA KASHIWAKURA (LEO Clube de Garça /SP) NATHALIA YAMACUTI (Lions Clube de Iacri /SP) VIRGINIA MARIA PRADELLA BALONE (Lions Clube de Marilia Augustin Soliva /SP) MERCEDES ESTEVES VIZOTTO (Garça/SP) AHMAD ABDUL LATIF HANZÉ (Lojas Reunidas Garça/SP) LUIZ RODRIGUES DA SILVA NETO (Advogado Garça/SP)  BRUNA MAGDALONI BRUNETTA (de Garça /SP)ANA MARIA ALCARÁS SARAIVA (Marilia /SP) NEUSA SCHIER (São José dos Pinhais /PR) SIMONI  APARECIDA  FERNANDES (Cassilândia /MS) DELFINO JÚNIOR MARTINS (Garça/SP) TALITA CIRILO KOMATSU (Jundiaí /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO e MARCELO CARRASCOSSI SASSOó2006ó15 ANOS (CRIG- Garça/SP)MARISA DE FÁTIMA CARVALHAL GUERREIRO e GUSTAVO GUERREIROó1989ó32 ANOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça /SP) IVANILDE PEREIRA ISIDORO e JOSÉ APARECIDO ISIDOROó1995ó26 ANOS (EQ 02 ENS do APARECIDA do Setor de Garça/SP)RoGÉRIA CRISTINA L. A. BASSETTI e JOSÉ LUIZ BASSETTI ó1992ó29 ANOS (EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU CENTROó1956ó65 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

SANTA Catarina de Sena

SÃO Hugo de Cluny

SÃO Torpes

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe – Jo 13,16-20

A missão do discípulo é essa: consciência do envio. É perceber o rosto do Senhor, sobretudo, no rosto dos pobres e excluídos.

 

- Esta é uma virgem sábia, uma das jovens prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa, aleluia!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Catarina nasceu na Itália em 1347 e lá faleceu em 1380. Foi leiga da Ordem Terceira Dominicana, mensageira da paz em tempos de conflitos sociais e mestra de vida espiritual. Dedicou-se intensamente aos doentes e encarcerados. Foi proclamada doutora da Igreja pelo papa São Paulo 6º. Seu exemplo nos ajude, cada vez mais, a imitar os passos de Jesus.

 

– Oração 

 

PAI, INCULCA NO MEU CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE SÓ TU ÉS SENHOR, E QUE ENTRE OS SERES HUMANOS DEVE REINAR IGUALDADE E SOLIDARIEDADE, SEM OPRESSÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ò Deus, que inflamastes de amor santa Catarina de Sena na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja, concedei-nos por sua intercessão, participar do mistério de Cristo e exultar em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 29 de abril de 2021 5ª feira da 4ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

O pregador da Palavra de Deus não fala em nome próprio nem propaga seus projetos pessoais; ele anuncia a Boa-nova em nome do Senhor, que o envia. 

 

1ª Leitura (At 13,13-25) – Da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”. 16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente. Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei, e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias'”.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 88(89)

 

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

 

 

– 29 de abril de 2021 5ª feira da 4ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim (Jo 13,16-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Jesus Cristo, a fiel testemunha, / primogênito dos mortos, / nos amou e do pecado nos lavou / em seu sangue derramado (Ap 1,5). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo, o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isso e o puserdes em prática, sereis felizes. 18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isso, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O sentido da nossa vida é servir”

“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” 

(João 13,16)

O Mestre Jesus nos ensina a sermos servos como Ele é servo. “Serei feliz se praticardes aquilo que eu vos ensinei”. Seremos felizes, se colocarmos em prática em nossa vida aquilo que o Mestre nos ensina. Ele nos ensina a cada dia a servir e, como sentido único da vida, nos coloca o servir os outros.

 

Tudo isso está acontecendo depois que Ele mesmo lavou os pés dos Seus discípulos. Jesus não só falou, Ele praticou e viveu para servir. O gesto de lavar os pés dos Seus mostrou como Ele não veio para essa vida para buscar glória e exaltação. Ele seguiu o caminho da humilhação, da rejeição e serviu a toda humana criatura. O sentido da vida é servir, e como precisamos redescobrir o sentido do servir, do doar-se para que a nossa vida tenha sentido. O servir é doar e o sentido do doar é se entregar para fazer o bem ao outro, para que o outro tenha vida.

 

Olho para as pessoas que servem de boa vontade, naquilo que fazem; você pode fazer o seu serviço como um empregado ou como um servo. O empregado é aquele que cumpre ordens, o servo é aquele que, por amor, se doa naquilo que faz. Sei que, muitas vezes, a pessoa não é reconhecida por aquilo que faz, mas quero que tenha sentido aquilo que você realiza.

 

“O servir é doar; e o sentido do doar é se entregar para fazer o bem ao outro, para que o outro tenha vida”

 

Eu posso ser um sacerdote que faça isso como ofício, como emprego, mas estarei preocupado com o que vou ganhar, com o que vou receber, com aquilo que as pessoas irão reconhecer. Isso não é um emprego, é o meu ofício de vida, meu serviço, minha doação para a humanidade, minha doação por amor, é minha oblação de vida. Por isso, encontro sentido naquilo que faço, porque me doo e me entrego para servir.

 

Só vai ter sentido você ser mãe, ser esposa, você ser pai, ser trabalhador, se você for um servo por amor, se você realmente se doa naquilo que faz, não para ser recompensado, aplaudido, reconhecido, mas porque aquele é um ofício de vida, é uma oblação da sua existência, é uma entrega para dar sentido à vida do outro.

 

Mesmo em meio aos desgostos que experimentamos no servir, o não reconhecimento, a dureza, o pouco salário, reconsideramos tudo isso por um sentido maior, o sentido do doar-se para dar vida ao outro, para dar significado ao outro.

 

A nossa vida encontra razão e sentido de ser quando encontramos razão e sentido em servir e se doar. Doe-se por amor, se entregue por amor naquilo que faz e sua vida terá sentido, pois você não ficará frustrado, iludido, enganado e decepcionado naquilo que realiza.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto deste dia está inserido no contexto do lava-pés. Durante uma ceia, Jesus realiza um ato inusitado: lava os pés dos apóstolos, serviço reservado aos servos. A partir do relato do lava-pés, Jesus retoma os temas do serviço e do ser discípulo. O autêntico sinal do cristão é o serviço aos irmãos, a preocupação com os pequeninos. Jesus, com esse gesto, deu um dos exemplos mais marcantes de serviço feito com humildade. A autêntica comunidade cristã é aquela que sempre está disposta a servir, indo às periferias existenciais e sociais, nas quais encontra os desafios da missão. O gesto do lava-pés é visto como um gesto eucarístico no Evangelho de João. Isso significa que quem comunga compromete-se com Jesus e com seu projeto. O Evangelho conclui mostrando novamente a união de Jesus com seu Pai: acolher um é acolher também o outro.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, disseste aos teus discípulos: “Quem receber aquele que eu enviar está recebendo a mim”. Envia-nos para além do nosso pequeno mundo cotidiano. Envia-nos para o meio das pessoas carentes de bens espirituais e materiais. Queremos ser tua presença renovadora junto ao teu povo sofrido. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 13,16-20 - "Conheço os que escolhi", disse o Mestre

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante, com todos os internautas,

invocando o Espírito Santo:

 

Espírito Santo,

dai-nos o dom da Ciência,

para distinguir o único necessário

das coisas meramente importantes.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente, o texto: Jo 13,16-20, e observamos o conteúdo do discurso de Jesus Mestre.

 Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16 “Em verdade, em verdade vos digo, o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17 Se sabeis isso e o puserdes em prática, sereis felizes. 18 Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19 Desde agora vos digo isso, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20 Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”

 

Refletindo

Jesus fala mais uma vez daqueles que o seguem, que ele escolheu. Define-se como “Eu  sou” e diz, baseando-se nas Escrituras, que um dos seus vai traí-lo. Afirma que na sua comunidade, não há lugar para disputas,  prepotências, arrogâncias, vaidades. Finaliza este trecho falando de acolhimento àqueles que ele enviou. Acolher um missionário, um evangelizador é acolher ao próprio Jesus. O Mestre fala que a felicidade não está nos títulos, no status, mas no caminho do serviço que também é acolhimento.

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje? Onde buscamos felicidade? No sucesso? Nos lugares que ocupamos? Na sociedade em que vivemos, somos desafiados a cada instante a sermos os melhores, mais eficientes, mais competentes. Não que não devamos ser bons, mas sempre voltados para servir e partilhar nossos dons com os demais.

Não era disputando, concorrendo com alguém que Jesus ensinava e dava vida. Era amando as pessoas que Jesus as curava.

 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, disseram: “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espírito.” (DAp 11).

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezo:

Senhor Jesus, Tu és o Caminho!

Em meio a sombras e luzes,

alegrias e esperanças, tristezas e angústias,

Tu nos levas ao Pai.

Não nos deixes caminhar sozinhos.

Fica conosco, Senhor!

Tu és a Verdade!

Desperta nossas mentes

e faze arder nossos corações com a tua Palavra.

Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.

Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!

Fica conosco, Senhor!

Tu és a Vida!

Abre nossos olhos para te reconhecermos

no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!

Alimenta-nos com o Pão da Unidade.

Sustenta-nos em nossa fragilidade.

Consola-nos em nossos sofrimentos,

Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.

Fica conosco, Senhor!

Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,

No vigor do Espírito Santo,

Faze-nos teus discípulos missionários!

Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:

Alegres no Caminho para a Terra Prometida!

corajosas testemunhas da Verdade libertadora!

promotores da Vida em plenitude!

Fica conosco, Senhor! Amém!

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar, a partir da Palavra?

Como Jesus, vou servir e curar as pessoas de todo tipo de enfermidade, amando-as.

 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

-  Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário