terça-feira, 4 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A minha paz vos dou. – (Jo 14,27-31a)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 04 DE MAIO de 2021 (terça-feira) 124 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SABER CHORAR COM OS OUTROS, ISTO É SANTIDADE.

(Papa Francisco)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO FUTEBOL

DIA MUNDIAL DO MOVIMENTO HUMANISTA

Dia Internacional dos Combatentes de Incêndios Florestais

Dia do Bombeiro

Dia do Combate à Asma

Dia do Engenheiro de Estruturas

Dia do Calculista Estrutural

Dia de Star Wars

Dia do Respeito às Galinhas

Dia Internacional do Canto do Amanhecer

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santópolis do Aguapeí - Valentim Gentil (São Paulo) General Câmara - Glorinha (Rio Grande do Sul) Belterra (Pará)Estância (Sergipe) Jaboatão dos Guararapes (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ADALBERTO VARGAS TOSI (Lions Clube de Garça /SP) ALAN TADEU CANDIDO (Lions Clube Universitário de Garça /SP)LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIOR  (PDG-Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) SEBASTIÃO RODRIGUES NETO (Lions Clube de Herculândia /SP)VERA CONFORTI MODELLI (Lions Clube de Marilia /SP) EUGENIO KROMINSKI (PCC-DMLB-Lions Clube Cuiabá /MT) MARA LIZ ALVES (prima - São Paulo/SP) ELIANGELA BORGES ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP) LEANDRO PATRONI TRAVENSOLO (Citrox-Motoppar Garça/SP) CARLA MERIGUI (Imobiliária Vale do Sol Garça/SP) DUDA FOGANHOLI (de Garça - Patrocínio /MG)ELIZA CRUZ (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: GRAZIELA e CARLOS EDUARDO BOIÇA MARCONDES DE MOURA (advogado Garça-Marilia) SANDRA REGINA FASSINA DE MELO e BENEDITO APARECIDO MELO ó1991ó29 ANOS (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO CIRIÁCO

SANTA ANTONINA

SÃO FLORIANO

■ SÃO Gotardo

■ SÃO Gregório

■ SÃO José Maria Rubio

■ SÃO Venério

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração – Jo 14,27-31a

Jesus nos pede a paz. A paz é dom do alto e uma conquista. Uma das bem-aventuranças consagra os que constroem a paz. É graça, que passa pelas nossas mãos.

- Louvai o nosso Deus, todos vós que o temeis, pequenos e grandes; pois manifestou-se a salvação, a vitória e o poder do seu Cristo, aleluia! (Ap 19,5; 12,10)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Entregues à graça de Deus”, os missionários seguem evangelizando e oferecendo a todos a paz de Jesus, síntese da plenitude de vida e de salvação. Aprendamos a ser, também nós, dedicados propagadores da paz.

 

– Oração 

 

PAI, CONFIRMA EM MIM O DOM DA PAZ RECEBIDA DE TEU FILHO JESUS, DE FORMA QUE, REVESTIDO DESTA FORTALEZA, EU POSSA CAMINHAR, SEM MEDO, AO TEU ENCONTRO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Felipe e são Thiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição de vosso Filho, que vejamos eternamente a vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 04 de maio de 2021 3ª-feira da 5ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Não há motivos para os apóstolos se perturbarem: a partida de Jesus vai coincidir com sua renovada e dinâmica presença no meio dos seus seguidores. 

 

1ª Leitura (At 14,19-28) – Reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé. 21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a Palavra em Perge e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 144(145)

 

Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

 

 

– 04 de maio de 2021 3ª-feira da 5ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

A minha paz vos dou.   (Jo 14,27-31a)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, / para entrar em sua glória, aleluia (Lc 24,46.26). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27″Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A paz de Deus cura o nosso coração”

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” 

(João 14,27)

Tudo o que Jesus deseja é que o nosso coração tenha paz, e tudo o que precisamos é da paz que vem de Deus. Ele mesmo está nos dizendo: “Eu não dou a paz como o mundo dá”, porque a paz do mundo é falsa, é de acordo com as conveniências, com a acomodação, cada um vivendo de acordo com seus interesses.

 

A paz de Jesus incomoda, mexe conosco por dentro, leva-nos a nos voltarmos para a nossa consciência, revermos os nossos erros, as nossas falhas e nossos limites. Não há paz com a consciência pesada, não há paz cometendo erros, pecando, não há paz com ódio no coração, com ressentimento, mágoa e rancor; não existe paz enquanto o outro sofre injustiça.

 

A paz que Deus nos dá é, na verdade, uma paz interior, uma comunhão com Deus que leva à libertação do coração. É o coração liberto do pecado, da mentira, das maldades. É isso que nos traz a paz que precisamos dentro de nós!

 

“Permitamos que a paz de Deus cure o nosso coração para sermos instrumento da paz d’Ele no coração de todos”

 

A paz que Ele nos dá é aquela que também levamos aos outros, que promove a reconciliação, a vivência do amor, da solidariedade e da vivência harmônica entre os irmãos. É a paz que nos leva a viver e a conviver com quem reza, pensa, com quem tem uma vida diferente de nós. A paz que nos leva a aceitar o outro, e isso não significa concordar com os erros, mas é a paz que não leva a julgar, mas sim a amar.

 

A paz que vem de Deus é incômoda, porque incomoda-nos por dentro. Ela nos leva a rever nossos conceitos, nossas escolhas, percepções, opiniões e visões limitadas, parciais e erradas que temos da vida. É a paz que nos leva a ter uma consciência reta diante de Deus e dos irmãos.

 

“Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”, não é na perturbação mental que Deus quer que estejamos. Quantas vezes, vivemos tantas perturbações nos nossos sentimentos, e os nossos afetos estão também incomodados. Vivemos as preocupações, as inquietações todas dentro de nós, e isso rouba a nossa paz, provoca em nós ansiedade, contrariedade e nos deixa mentalmente doentes. E Deus não nos quer assim, Ele nos quer curados e libertos.

 

Vivamos na paz de Deus e permitamos que ela cure o nosso coração para sermos instrumento d’Ele no coração de todos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No discurso de despedida, Jesus promete aos discípulos sua paz, não a paz do mundo. A paz que o mundo oferece é uma “paz de cemitério”, é uma submissão ao poder. A paz que Jesus oferece é a satisfação dos desejos fundamentais da pessoa, é uma atitude de felicidade pessoal e comunitária, é o bem-estar desejado por todo ser humano, é plenitude de vida. Para conquistá-la faz-se necessário viver conforme a proposta de vida que ele mostrou e viveu e não se comprometer com esquemas de violência e dominação. A seguir, o Mestre procura tranquilizar seus seguidores para não se preocuparem, pois a volta dele para o Pai lhes possibilita o acesso direto a Deus e significa missão cumprida. Quando se cumpriu a própria missão, pode-se deixar aos outros a continuação da obra. Com sua partida, Jesus lhes garante a presença do Espírito.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, de coração aberto, acolhemos o dom da tua paz, aquela paz que afasta o medo e garante a serenidade interior. Ó bondoso Mestre, fonte da verdadeira paz, faz que sejamos construtores de paz em todos os ambientes da sociedade e da convivência humana. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 14,27-31a - Onde encontrar a paz?

 

Oração Inicial

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.” Com esta certeza de que Cristo é Paz, vamos entrar em comunhão com sua Palavra e com a humanidade que tem sede de paz.

 

Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que nos anima; dai-nos, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Este é o momento de compreendermos o texto. Leia-o com calma e silenciosamente. Deixe que as palavras de Jesus toque seu coração como fez com a samaritana. Que seu amor e sua paz nutra nosso ser e nos transforme em apóstolos da paz.

 

“Um dos temas mais presente neste longo discurso de Jesus é a paz. Essa paz não se trata simplesmente de ausência de guerra. No mundo semítico, a paz compreende todo o bem-estar a que alguém pode aspirar. É a plenitude da graça e da bênção. A paz é dom do alto, mas também conquista. Uma das bem-aventuranças consagra os que constroem a paz. É graça, mas ela passa pelas nossas mãos. Não se trata de uma paz de estagnação, nem da paz dos vencidos, mas é fruto da luta. No passado se dizia: “Se queres a paz, prepara a guerra”. Centenas, milhares de guerras foram travadas, e a paz não veio. Na realidade, a paz é fruto da justiça. Perseguidos, injustiçados, os cristãos têm certeza da proteção divina contra o “chefe” deste mundo.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à paz que Jesus me oferece? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que “só Ele tem palavras de Vida eterna”? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus.

 

Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você?

 

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário