sábado, 22 de maio de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. – (Jo 21,20-25)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 22 DE MAIO de 2021 (sábado) 142 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O poder infinito de Deus não está na tempestade, mas na brisa.

(Antonie de Sant-Exupéry)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO ABRAÇO

DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA (ONU)

DIA MUNDIAL DO GÓTICO

DIA DO MEL E DO APICULTOR

DIA DO ECONOMIÁRIO

DIA DA AVIAÇÃO DE PATRULHA
DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

DIA DA IDEIA

DIA DO HÓQUEI SOBRE PATINS

DIA DA LUTA CONTRA A OBESIDADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): PEDERNEIRAS 130 anos - Bom Jesus dos Perdões - Igarapava - Neves Paulista - Sales Oliveira - Santa Branca - Santa Rita do Passa Quatro (São Paulo) Cajueiro (Alagoas) Pires Ferreira (Ceará) Trombas (Alagoas) Nioaque - Palmitinho (Mato Grosso do Sul) Lages - Torres (Santa Catarina) Itaboraí (Rio de Janeiro) Medina (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JOÃO PEDRO PERES DOS SANTOS (filhote dos CCLL Maikel/Fábio Lions Clube Universitário de Garça/SP) EULOIR  PASSANEZI (Lions Clube de Bauru Norte /SP) PAULO CESAR DALÓIA(Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) MARLI APARECIDA PAIVA (Lions Clube de Guarulhos Centro /SP) ANTONIO APARECIDO POSSETTE (Lions Clube de São José dos Campos Augustin Soliva /SP) VALDIR BARBOSA (Lions Clube de Ourinhos /SP) GILDA MARIA BABONI DE ALMEIDA SASSO (Marilia/SP) GERSON TUROLA FILHO (Nestle-Ribeirão Preto /SP) GISELI BUCHER BONASSA (Adamantina /SP) Dr CARLOS EDUARDO BOIÇA MARCONDES DE MOURA (Advogado Garça-Marilia /SP) AMARILDA DOS SANTOS SIMÃO (Eq 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça/SP) PAULA RENATA MADEIRA KERR (Garça/SP) GESLAINE MIRANDA CARVALHO LEITE (Garça/SP) THADEU TAMELINI (Gália/SP) QUIRINO CORDEIRO JR. (Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania-Brasília /DF)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSELI MEIRELES MARQUES e JOSÉ OSVALDO MARQUESó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA RITA DE CÁSSIA

Rita (Itália, Século 14) Representa as esposas que sofrem a ação desumana de cônjuges violentos. Tendo vivido ela própria essa situação, conseguiu alcançar a conversão do marido. É lembrada como a santa das causas impossíveis.

SANTA CATARINA DE GÊNOVA

SANTA HUMILDADE

SANTA JÚLIA DE CARTAGO

SANTA QUITÉRIA

SANTO ATÃO DE PISTOIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Tu, segue-me – Jo 21,20-25

O Evangelho é o testemunho de uma comunidade que se transforma cada vez mais no seguimento de Jesus, na experiência do amor.

 

- Os discípulos unidos perseveravam em oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e os irmãos dele, aleluia! (Lc 4,18)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Às vésperas de Pentecostes, tenhamos o mesmo espírito que animava os discípulos do Ressuscitado, os quais “unidos perseveravam em oração”.

 

– Oração 

 

PAI, COMO O DISCÍPULO AMADO, DESEJO ESTAR PERTO DE JESUS E SER AMADO POR ELE. SEJA O TESTEMUNHO DESTE AMOR SUFICIENTEMENTE FORTE PARA ATRAIR MUITOS OUTROS DISCÍPULOS PARA ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Deus todo poderoso, conservar sempre em nossa vida e nossas ações a alegria das festas pascais que estamos para encerrar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 22 de maio de 2021 sábado da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

O discípuloque ama Jesus é fiel até o fim à missão de dar testemunho dele e anunciar o Reino de Deus. 

 

1ª Leitura (At 28,16-20.30-31) – Paulo ficou em Roma pregando o Reino de Deus.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos. 18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram, e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”. 30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 11(10)

 

Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

 

 

– 22 de maio de 2021 sábado da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. (Jo 21,20-25)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Palavra de Deus tem poder para nos transformar”

“Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos” 

(João 21,25)

A Palavra de Deus está aí para testemunhar tudo aquilo que Jesus fez e realizou no meio de nós. Quando digo “tudo”, estou contradizendo a própria Palavra porque a própria Palavra diz que todas as coisas e todos os livros do mundo não seriam capazes de narrar as maravilhas e bênçãos que Jesus fez, mas tudo que contém é suficiente para nos confirmar, para nos alimentar, para que permaneçamos firmes no seguimento de Jesus.

 

A Palavra continua sendo escrita e vivida, exceto que a revelação terminou com a morte do último apóstolo, que foi João, mas é certo que a Palavra está sendo cada vez mais vivida.

 

As obras que Jesus realizou no seu tempo, Ele continua a realizar no meio de nós hoje. As pessoas continuam sendo curadas, transformadas, libertadas; o Evangelho continua sendo anunciado e nossas vidas são resgatadas graças ao Evangelho que nos salvou.

 

“A Palavra nos dá a graça de testemunhar ao mundo aquilo que vimos Jesus realizar em nós”

 

É preciso se render a cada dia ao Evangelho de Jesus, é preciso deixar que a cada dia escrevamos o Evangelho de Jesus. Não é escrever outro Evangelho, é traduzir o Evangelho que Ele nos deixou para a nossa vida e para a nossa realidade. É testemunhar como aquilo que foi vivido em Nazaré, na Galileia, na Judeia, esteja acontecendo aqui no Brasil, no mundo e em tantos outros lugares, porque esse mesmo Evangelho chega nos quatro cantos do mundo. E onde quer que chegue, como está chegando agora a mim e a você, essa Palavra tem o poder de nos transformar, de realizar maravilhas em nós, ela tem o poder de nos dar a graça de testemunhar ao mundo aquilo que vimos Jesus realizar em nós.

 

Se João nos dá o testemunho daquilo que ele viu e ouviu e, por isso, escreveu, nós também damos testemunho daquilo que vemos, ouvimos e Deus realiza no meio de nós. Sejamos no mundo testemunhas do amor de Deus no meio de nós. Sejamos esse livro onde Deus continua escrevendo a história de salvação do mundo.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Pedro parece preocupado com o que pode acontecer ao discípulo amado. Jesus responde a Pedro que não se preocupe com o futuro do discípulo. Seria um alerta contra a competição dentro da comunidade? O mais importante é que cada um se preocupe em seguir o Mestre com fidelidade. O discípulo amado morreu, Pedro também morreu, nós também morreremos um dia, mas a comunidade permanece. Talvez a preocupação de Pedro revele a decepção da comunidade diante da perda de suas lideranças. A primeira preocupação da comunidade deve consistir não no que vai acontecer no futuro de cada um dos membros, mas no seguimento fiel do Mestre e na dedicação à missão de evangelizar. Os que partem voltarão à casa do Pai; quem fica continue seguindo Jesus, que diz “segue-me”. Assim termina o Evangelho de João com o pedido de seguir o Mestre.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, vivo e atuante entre nós, voltas a convidar Pedro para te seguir, sem distrair-se com o futuro do companheiro, o discípulo amado: “Trate de me seguir”. Renova, Senhor, também para nós, o convite para te seguirmos mediante profunda comunhão contigo e incondicional amor aos irmãos. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 21,20-25 - Quem ama, aproxima as pessoas de Jesus

 

Oração Inicial

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) - 16 a 23 de maio

Tema: Permanecei no meu amor e produzireis muitos fruto (cf. Jo 15,5-9)

 

Na leitura orante de hoje, agradeçamos ao Senhor a semana que vivemos, uma semana muito rica liturgicamente: a última do Tempo Pascal, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e preparação para a Celebração de Pentecostes. Agradeçamos também a Palavra de Deus que nos acompanhou e nos fortaleceu no dia a dia. Silenciando seu coração, peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus.

Quais personagens surgem durante a narrativa? A quem Jesus está instruindo? O que o evangelista quer dizer quando afirma: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever”?

 

“Com este texto termina o quarto Evangelho, que João escreveu às suas comunidades. Foram estas comunidades que providenciaram certa conclusão a essa narrativa. A expressão “nós sabemos” evidencia essa participação. O relato joanino não esgota a doutrina do Mestre, pois ele fez muitas outras coisas que não cabem nesse livro.

 

É a Tradição viva, a comunidade cristã, que guarda todo o conteúdo da Boa-Nova. Bíblia e Tradição caminham juntas. O Evangelho não é ensinamento de doutrina, nem exposição de verdades e normas jurídicas. O Evangelho é o testemunho de uma comunidade que se transforma cada vez mais no seguimento de Jesus, na experiência do amor. Jesus conclui sua obra; agora é a vez dos seus discípulos.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que Jesus me diz por meio do Evangelho de hoje? Quais são as muitas obras que o Senhor continua realizando em sua vida? Como a Palavra de Deus, meditada todos os dias, permanece concretamente em sua vida?

“Cada um de nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida” (Verbum Domini, 124).

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Preparando-nos para celebrar amanhã a Solenidade de Pentecostes, peçamos que o Espírito Santo conserve em nós a Palavra meditada e que ela se transforme em vida na nossa vida. Peçamos também os dons do Espírito Santo.

 

“Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espírito de verdade, presente em toda parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vinde habitar em nossos corações! Libertai-nos de toda culpa e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação. Na força de vosso amor, uni todos os que creem em Cristo! Santificai-os com o fogo de vosso amor. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de vosso nome, e recebei-nos, enfim, no vosso Reino. Amém.”

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Contemple no silêncio de seu coração a Palavra de Deus. Qual apelo ela lhe fez? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário