terça-feira, 8 de junho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! – Vós sois a luz do mundo. – (Mt 5,13-16)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 08 DE JUNHO de 2021 (terça-feira) 159 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O NOSSO CARÁTER É O RESULTADO DA NOSSA CONDUTA.

(Aristóteles)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia da festa Anual do Sagrado Coração de Jesus

 DIA dO CITRICULTOR

 DIA do Heavy Metal

 DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA TUMORES DE CÉREBROS

 DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

 DIA NACIONAL DOS OCEANÓGRAFOS ou Oceanólogos

 DIA Mundial de Oração pela Santificação do Clero

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UMCONSUMO SUSTENTÁVEL 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arujá - Taquaritinga (São Paulo) Campo Alegre (Alagoas) Eldorado do Sul - Porto Lucena (Rio Grande do Sul) Jaguarari - Santa Maria da Vitória (Bahia) Iguaba Grande - Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro) São Sebastião do Umbuzeiro (Paraíba) Treviso (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARGARIDA ALVES DA SILVA (prima querida São Paulo/SP) EDER BOFETTI (Funcionário Público Municipal-Lions Clube Universitário de Garça /SP) PID CARLOS A. VALENCIA (Distrito E4 - Lions Clube de Barcelona-Venezuela) PDG LUIZ CARLOS PAIVA (LC5-Lions Clube de Guarulhos Centro/SP) CRISTIANE CREPALDI TODA (Lions Clube de Florida Paulista Amizade/SP)  EDMILSON CHAVES DOS SANTOS “CABELO” (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) ) JOÃO VITOR BUENO (Lions Clube de Tupã Curumim /SPALEXANDRE MENDES (LC11-2VDG-Lions Clube Niterói Fonseca /SP)  MARCOS GIOVANI LAGASSI (Lions Clube de Guaíra/SP)  DIRCEU COELHO (Bauru /SP) SANDRO CESAR NOGUEIRA (Castilho/SP) ANDRÉA CRISTINA PAZZINI BONFIM (Garça/SP) LARISSA DE CARVALHO GODINO (Garça/SP) WASHINGTON RODRIGUES SIMÕES (Garça/SP) ANDRÉ GODOY (Garça /SP) Pe. CLÉCIO RIBEIRO (Diocese de Marilia /SP) ■”PADRE ZEZINHOJOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA SCJ (Taubaté /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Padre MARCOS ORTEGAó2002ó19 ANOS ó (Pároco Paroquia Imaculada Conceição de Parapuã/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO da CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU BELA VISTAó1994ó27 ANOSóE do LIONS CLUBE DE MACATUBAó1982ó38 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO MEDARDO

SÃO JACQUES BERTHIEU

SANTA MELÂNIA, A VELHA

BEATO JOÃO BAPTISTA MACHADO

BEATA MARIA DO DIVINO CORAÇÃO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Bem-aventuranças – Mt 5,1-12

O anúncio das bem-aventuranças é feito diante de multidões sofridas, compostas dos últimos da sociedade.

 

- O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem temerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os pregadores do Evangelho são sal da terra e luz do mundo. Movidos pelo Espírito, eles anunciam Jesus Cristo, no qual todas as promessas de Deus se cumprem. Nesta liturgia brilhe para nós o semblante do Senhor.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE RESPONSABILIDADE, QUE O MEU TESTEMUNHO DE VIDA POSSA E AJUDE AS PESSOAS A ENCONTRAREM O CAMINHO PARA DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 08 de junho de 2021  3ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Aos discípulos e discípulas do Reino cabe alimentar, com sua presença ativa e transformadora, toda a humanidade. Acolhamos a Palavra do Senhor, que nos ilumina e “dá sabedoria aos pequeninos”. 

 

1ª Leitura (2Cor 1,18-22) – Jesus nunca foi 'sim-e-não', mas somente 'sim'   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi sim e não, mas somente sim. 20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu sim garantido. Por isso também, é por ele que dizemos amém a Deus, para a sua glória. 21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 118(119)

 

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

 

 

– 08 de junho de 2021  3ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Vós sois a luz do mundo. (Mt 5,13-16)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vós sois a luz do mundo; / brilhe a todos vossa luz. / Vendo eles vossas obras, / deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Testemunhemos o sabor de Deus ao próximo”

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?” 

(Mateus 5,13)

As bem-aventuranças que o Evangelho nos apresenta devem fazer parte, acima de tudo, das nossas metas de vida, porque o anseio maior do coração humano é a felicidade.

 

A verdade é aquilo que somos ou devemos ser, e se não estamos sendo, precisamos trabalhar para ser. Trabalhar para ser sal e luz no mundo em que estamos. Se não cuidarmos, vamos perdendo o sabor e o gosto de viver; e quando perdemos o gosto, o sabor, não perdemos só para nós, também tornamos o mundo que está a nossa volta sem gosto e sem sabor.

 

Sei que muitas coisas acabam nos frustrando, decepcionando-nos, iludindo-nos, amargurando-nos, azedando-nos. E tudo isso vai tirando o gosto de muitas coisas que nós temos. A Palavra nos chama a atenção para o fato de que, primeiro, precisamos ter o gosto por aquilo que, realmente, dá sabor a nossa vida.

 

Nossa vida, muitas vezes, está imersa em sabores ilusórios, em enganos. Seduzidos como somos pelo mundo em que estamos, colocamos o prazer da vida naquilo que não é verdadeiramente prazeroso.

 

“O nosso brilho tem o sabor do Céu, e nós testemunhamos para o mundo que vale a pena ser de Deus”

 

Tenha alegria de viver, tenha sabor de viver, mas tenha sabor por aquilo que é autêntico, verdadeiro e justo. Não é que o que tem sabor são apenas as coisas da Igreja. É claro que as coisas de Deus tem sabor celeste, divino e sagrado, mas o sabor do sagrado está nas coisas que nós vivemos quando elas são justas e honestas. Quer uma coisa mais saborosa do que fazer o bem para o outro, do que cuidar do outro mesmo que não recebamos nada em troca?

 

Aqui, é importante quando sentimos o sabor de fazer a coisa na gratuidade, sem esperar receber nada em troca, pois isso torna a vida saborosa, e esse é o verdadeiro sabor. Porque o sabor do mundo exige retribuição; estou sendo retribuído por aquilo que fiz. Não! Estou fazendo o bem, porque fazer o bem é a minha razão de ser, é o que me dá sabor de viver.

 

Seja, de fato, sal; tenha gosto, sabor e dê sabor a tudo o que você faz, mas com aquilo que é o tempero da verdade, da honestidade e dos valores evangélicos.

 

Sejamos luz que ilumina, não sejamos aquela luz apagada que nos leva a tropeçar e leva os outros a tropeçar, porque não estamos na luz. Não vivamos nenhuma situação nas trevas. Aquilo que está nas trevas, que são pensamentos e sentimentos, purifiquemos pela luz de Cristo, para que nos tornemos luz de Cristo para os homens.

 

Vemos o mundo cercado de brilhos, mas não é o brilho do mundo, não é o brilho de aparecer, de ser importante, não é o brilho das estrelas desse mundo; é o brilho da santidade, das virtudes, do bom exemplo, é o brilho que faz resplandecer em nós a luz de Deus.

 

As pessoas estão buscando o brilho e as aparências deste mundo. O nosso brilho não é deste mundo, o nosso brilho tem o gosto e o sabor do Céu, e nós testemunhamos para o mundo que vale a pena ser de Deus.

 

Que a nossa vida testemunhe aquilo que saboreamos. Saboreamos Deus? Que tenhamos o gosto d’Ele. A luz de Deus brilha sobre nós? Que ela brilhe através de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Terminada a proclamação das bem-aventuranças, Jesus convida seus discípulos e a multidão a serem agentes transformadores da sociedade. O sal comunica sabor e preserva alimentos. Os cristãos devem embeber-se de vitalidade, entusiasmo, convicção e alegria em vista do Reino de Deus. Sem características como essas, a comunidade não terá vivacidade, será carente de fé, fraternidade e esperança. A luz ilumina ao seu redor. As obras de justiça e fraternidade não devem ficar escondidas; ao contrário, devem ser visíveis e acessíveis, para a glória de Deus. Cristãos e cristãs poderão conquistar multidões de pessoas pela força do testemunho: “Se virem o testemunho de comunidades autenticamente fraternas e reconciliadas, isso é sempre uma luz que atrai” (papa Francisco).

O R A Ç Ã O

Senhor e Mestre, fazes vivo apelo a nós, discípulos do Reino. Sejamos o sal que evita a corrupção da sociedade. Não podemos ficar passivos diante das injustiças. Sejamos luz neste mundo, para que todos perseverem no teu caminho de justiça e fraternidade. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 5,13-16 - Missão luz

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante, cantando,

com toda a Igreja:

 

Ó luz do Senhor,

que vem sobre a terra,

inunda meu ser permanece em nós!

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Mt 5,13-16, e observamos as imagens que Jesus usa no seu discurso.

 

- Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.

- Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

 

Refletindo

Jesus compara os seus discípulos a sal e luz. Ambos são símbolos, imagens de coisas muito presentes na vida de todas as pessoas. Sem sal, não se sente o sabor dos alimentos. Sem luz, não se vê nada, nem sombras, nem caminho, nem cores. A vida se torna quase impossível. O discípulo tem esta missão de dar sabor e sentido ao mundo. Dar vida e sentido aos irmãos.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Sentimos que nossa vida é carregada do sabor da Palavra de Deus, que nossa presença é iluminadora para outras pessoas, aponta caminhos de paz de justiça e de amor?

 

Meditando

 A Conferência de Aparecida lembra:

"Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas." (DAp 110).

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente,  e concluímos, com o Salmo 4:

 

Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!

 

1. Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, / atendei-me por piedade e escutai minha oração! / Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? / Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? – R.

 

2. Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo / e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! / Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira; / meditai nos vossos leitos e calai o coração! – R.

 

3. Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” / Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! / Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração / do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. – R.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e "Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).Passaremos o dia sendo luz, e rezando, pelas pessoas que encontrarmos, com o apóstolo Paulo: "Quando for visitá-las, levarei para vocês muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29).

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário