sexta-feira, 18 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. – (Mt 6,19-23)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 18 DE JUNHO de 2021 (sexta-feira) 169 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SÓ SEI QUE NADA SEI.

(Sócrates)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

 DIA INTERNACIONAL DO SUSHI

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

 DIA NACIONAL DO QUÍMICO

 DIA DO ORGULHO AUTISTA

 DIA DO PÂNICO

 DIA DO PIQUENIQUE

 DIA DA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

 DIA DO TAMBOR-DE-CRIOULA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BASTOS (São Paulo) Marzagão (Goiás) Pão de Açúcar - São Miguel dos Campos (Alagoas) Pato Bragado (Paraná) Erval Velho (Santa Catarina) Ouricuri (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MURILO SOLER TEIXEIRA (primo - São Paulo /SP) LUIZ GONZAGA DÁRIO (Lions Clube de Pederneiras/SP) LAURA T. KIRITA RODRIGUES (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ROSISLEI Ribeiro Silva BREJÃO (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) JOSÉ EDUARDO ROSA LIMA (Garça /SP)JOÃO VICTOR BELINI (Garça /SP) LUIZ ANTONIO (BUEGA) MELO (Garça /SP) JOSÉ CAMARGO FERNANDES (Votuporanga /SP) LÚCIA HELENA RAMALHO SGANZERLA (Garça /SP) CELSO ALCANTARA CASTELANI (Garça /SP) SUELLEN SOSSOLOTE  (Garça /SP) SILVIA HELENA PERES LOBATO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA NOVA GERAÇÃOó2012ó09 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE CASSILÂNDIA VALE DO APORÉó1992ó29 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO GREGÓRIO JOÃO BARBARIGO

■ SANTO ALEXANDRE DE JERUSALÉM

■ SANTO ANSELMO DE LUCCA

■ SANTO EDUARDO, O MÁRTIR

■ SANTO CIRILO DE JERUSALÉM

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração – Mt 6,19-23

Os bens materiais exercem grande atração. Jesus nos adverte de que esses bens são perecíveis e aponta três inimigos: a traça, a ferrugem e os ladrões.

 

- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo, tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor, não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em vez de exaltar os próprios feitos, o evangelizador gloria-se de sua fraqueza, porque ela é que dá realce à força de Deus. Contemos, em todo o tempo, com a proteção do Senhor, nosso verdadeiro tesouro.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME SABEDORIA SUFICIENTE PARA BUSCAR SEMPRE O TESOURO VERDADEIRO, E ASSIM ESTAR SEGURO DE QUE EM TI COLOQUEI O MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 18 de junho de 2021  6ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Vive na ilusão quem alicerça sua vida no prestígio e nos bens materiais; se fundamentar sua vida em Deus, então se tornará luz resplandecente. 

 

1ª Leitura (2Cor 11,18.21b-30  )  – Sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as igrejas!   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 18já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 21bO que outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato.

22São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. 23São servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta.

Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei uma noite e um dia em alto-mar.

26Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos: perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos.

27Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez! 28E, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as Igrejas! 29Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 34(33)

 

O Senhor liberta o justo de todas as angústias!

 

 

– 18 de junho de 2021  6ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mt 6,19-23)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Voltemos o nosso olhar para os valores eternos”

 

“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam”

(Mateus 6,19).

O que é a vida humana? O que é viver nesta Terra? Para alguns ou para muitos é somente trabalhar para juntar os seus tesouros, os seus bens. A pessoa chega numa certa idade da vida e pergunta: “O que eu acumulei nesta vida?”. Ela vai olhar o que tem. Mas tudo isso passa, os ladrões assaltam, roubam, e mais do que isso, roubam o nosso coração, porque onde está o nosso tesouro, é lá que está o nosso coração. Por isso, quando perdemos as coisas materiais, o coração fica destroçado, porque onde está o teu tesouro, o coração está ali focado e junto. Não acumulemos os tesouros deste mundo.

 

É justo trabalhar para ter uma vida justa, é justo trabalhar para ter uma vida ordenada e organizada, o que não é justo para nossa saúde mental e espiritual é colocarmos o sentido da vida nessas coisas, naquilo que acumulamos.

 

“A grande herança espiritual são os valores, não os valores financeiros, mas os valores eternos”

 

Você pode, durante a sua vida, construir um palácio para você morar… Mas cuidado! Porque muitos que deixaram como herança palácios para os seus filhos, deixaram confusão, divisão e brigas. Outros não deixaram nada material, mas a grande herança espiritual são os valores, não os valores financeiros, mas os valores eternos, de bondade, de amor, os valores espirituais, os verdadeiros valores da alma.

 

Vamos juntar, acumular tesouros espirituais, vamos acumular virtudes. Que beleza quando você olha para uma pessoa que passou no meio de nós e diz: “Quanta bondade, quanto amor, quanto desprendimento!”; do outro vai dizer: “Era rico. Tinha tudo, mas no fundo não tinha nada, era ganancioso, orgulhoso, opulento, só pensava em si”.

 

Você leva para o cemitério os dois, pode até fazer bonito ali, ornar do jeito que quiser o lugar onde o rico vai ser enterrado, mas a chuva vem e fica tudo igual. O que permanece? Aquele tesouro que acumulou no Céu, aquela poupança que fez no Céu, que são os valores espirituais cultivados na vida: a bondade, o amor, os atos de misericórdia, o cuidado para com os pobres, o perdão dado, a reconciliação semeada. Esses bens ninguém pode roubar de nós!

 

O olho é a luz do corpo, é a luz da vida, onde está o nosso olhar é ali que brilha a nossa vida. Que o nosso olhar se volte para os valores eternos e não para os bens deste mundo.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na atual sociedade de consumo, somos continuamente estimulados a comprar, vender, negociar. Se não tivermos critérios para selecionar o que é realmente importante, seremos arrebatados por um turbilhão incontrolável de ofertas e promessas de lucro. Possuir, armazenar, ficar rico, ter sucesso são assuntos frequentes de ricos e pobres! Jesus previne os discípulos do Reino contra a cobiça. Acumular riquezas na terra é frustrar-se: elas têm curta duração. Prudente e sábio é quem ajunta “tesouros no céu” (boas obras). O olho bom indica a pessoa generosa; o olho mau indica a pessoa mesquinha, egoísta. O egoísmo e a avareza empurram a pessoa para a escuridão total. Se todos tivermos um olhar generoso, haverá partilha, e ninguém morrerá de fome.

O R A Ç Ã O

Ó Mestre Jesus, queres ajudar-nos a viver de modo despojado dos bens terrenos. Confiar neles é como correr atrás de bolhas de sabão. O apego às coisas deste mundo nos distrai e desvia do teu convite de ajuntar “tesouros” para o céu, nossa meta final e segura. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 6,19-23 – Riquezas no céu, olhos iluminados pela Palavra

Oração Inicial

 

Peçamos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Após ler o Evangelho anote a quem Jesus está instruindo? Por que Jesus nos pede para não acumularmos riquezas na terra? O que significa juntar tesouros no céu? O que você entende por “a lâmpada do corpo é o olho”?

 

“Tenhamos consciência ou não, todos temos uma escala de valores. No alto da nossa pirâmide, colocamos o valor absoluto de nossa vida. Este valor determina a sabedoria de um discípulo. Os bens materiais exercem grande atração sobre todos nós. E nunca nos sentimos satisfeitos. O Mestre nos adverte de que esses bens são perecíveis e aponta três inimigos: a traça, a ferrugem e os ladrões. E mesmo que os bens não sejam desperdiçados, eles são incapazes de plenificar uma vida. Além do mais, ainda que estejam em segurança, não podemos levá-los para a eternidade. A alma humana é demasiadamente grande para ser preenchida por coisas. A oração litúrgica, muitas vezes, adverte: que os bens passageiros não nos façam perder os bens eternos.”

 

2. Meditação (Caminho)

“Passamos toda a nossa vida juntando. E são tantas coisas que guardamos dentro dos nossos sonhos e do nosso coração. Por vezes, nossa vida está tão cheia de tralhas que muito mais nos atrapalham do que nos ajudam a viver. Jesus convida a juntar tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, os ladrões não assaltam.

O que o textodo Evangelho diz para mim? Diz o salmista: “Eu clamo a ti, ó Deus meu, pois tu me respondes; inclinas para mim os teus ouvidos e ouves a minha oração.” (cf Sl 17,6). Quando rezo meu ouvido está inclinado para Deus, para criar esta relação de “ouvido a ouvido”, silencio e examino minha consciência, revejo minhas ações, confronto minhas atitudes com a mensagem de Jesus.

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Aproximo-me do Senhor e deixo meu coração falar com Deus. O que quero lhe dizer?

Rezo em gratidão a Deus pela vida e exponha-lhe minhas preocupações. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peço a graça de crescer sempre mais na intimidade com Ele.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Identifique o sentimento que predomina em seu coração neste momento. O que o Senhor lhe pede para viver?

 

Bênção

 

“Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.” (Ef 6,23-24)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário