sábado, 24 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Deixai crescer um e outro até a colheita! – (Mt 13,24-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 24 DE JULHO de 2021 (sábado) 205 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO HÁ NADA MAIS TERRÍVEL DO QUE A IGNORÂNCIA ATIVA.

(Goethe)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO SUINOCULTOR

 DIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

 DIA DO CALOURO

 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA

 DIA DA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga (São Paulo) Itapiranga (Amazonas) Frei Gaspa (Minas Gerais) Angical do Piauí (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA MARIA DOS SANTOS FELIX (Eq 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)MARIA TERESA C. VENTURINI (Lions Clube de Lins /SP)GISLEINE REQUENA  (Lions Clube de Lins /SP)THIAGO HENRIQUE BASSO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)MARIA  DO CARMO  CARVALHO (Lions Clube de Andradina Sul/SP)PDG JOSÉ EDUARDO COGO (LC 11-Lions Clube de Colatina /ES)APARECIDA PEREIRA GODOY DA SILVA (Bauru /SP)SILVIA MARIA DE BORTTOLI (Bauru /SP)MIGUEL URSULINO (Bauru /SP)MARIO LUIZ BERTOLUCCI (Motoppar-São Caetano do Sul /SP)JACI SANTANA GARCIA (São Paulo/SP)FÁBIO JOSÉ POLISINANI (vereador-Garça/SP)FREI SÉRGIO FERREIRA CINTRA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca/SP)

. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: IILMA M. SANTANA GONÇALVES e LUIZ CARLOS GONÇALVESó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA e JOSÉ RIBAMAR MOTA TEIXEIRA JUNIORó(Marilia/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO CHARBEL MAKHLUF

■ José (Libano, 1828-1898), de família simples, modesta e religiosa, aos 23 anos abraçou a vida monástica na Ordem Libanesa Maronita, adotando o nome de Charbel. Símbolo de união entre o Oriente e o Ocidente, foi canonizado em 1977.  

■ SANTA CRISTINA DE BOLSENA

■ SANTA CUNEGUNDA DA POLÔNIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O inimigo, semeou joio no meio do trigo – Mt 13,24-30

O Reino de Deus nunca é uma conquista definitiva. Caminhando na história dos homens, o Reino deve ser refeito a cada dia.

 

- É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A Aliança, fundamento da fé judaica e cristã, alicerça-se no amor e no serviço entre o Deus sempre fiel e seu povo pecador. Celebremos Jesus, o perfeito cumpridor da Aliança, e cultivemos a boa semente da fidelidade a Deus.

 

– Oração 

 

PAI, ENCHE DE MISERICÓRDIA O MEU CORAÇÃO PARA QUE, COMO JESUS, EU ME SOLIDARIZE COM OS PECADORES, E PROCURE ATRAÍ-LOS PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 24 de julho de 2021  6ª-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Quem acolhe a Palavra de Deus de coração aberto cria condições para produzir abundantes frutos. 

 

1ª Leitura (Ex 24,3-8)  – Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 3Moisés veio e transmitiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os decretos. O povo respondeu em coro: “Faremos tudo o que o Senhor nos disse”. 4Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra pelas doze tribos de Israel. 5Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor. 6Moisés tomou metade do sangue e o pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar. 7Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos”. 8Moisés, então, com o sangue separado, aspergiu o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança, que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 49(50)

 

Imola a Deus um sacrifício de louvor.

 

 

– 24 de julho de 2021  Sábado da 16ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Deixai crescer um e outro até a colheita!  (Mt 13,24-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei docilmente a Palavra / semeada em vós, meus irmãos; / ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Transformemos o pior joio em trigo no Reino de Deus”

 

“O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo”

(Mateus 13,24).

É preciso dar muita atenção àquilo que Jesus está nos dizendo: o Reino dos Céus é a boa semente. É importante saber e ter consciência de que há a boa semente, mas há também a semente estragada ou a semente do joio. Você sabe que o joio é aquela erva daninha que só estraga a plantação?

 

Ora, primeiro a atenção para a semente do trigo, que é semeada no meio de nós. Deus nos semeou neste mundo para darmos o bom fruto do Reino de Deus; Ele nos semeou para sermos trigo, para sermos realmente do bem, fazermos o bem, porque Ele é o supremo bem. Por isso, como o filhos de Deus, precisamos manifestar Suas obras, manifestar a semente que está em nós e o fruto que a Palavra de Deus produz em nós.

 

É triste para o homem do campo quando ele lança as suas sementes, lança sua plantação e, no meio daquela plantação, junto aos bons frutos, à espiga começa que a brotar, ele vê sua plantação se perder porque tem mais joio do que trigo, do que a boa semente que ele lançou. O que o homem do campo vai fazer? Ele vai começar tentar salvar, pegar aquilo que ele pode salvar, ele vai tentar ainda ver o trigo, porque só o trigo que vai ter utilidade.

 

“Deus nos semeou para sermos trigo, para sermos realmente do bem”

 

No mundo em que estamos, muitas vezes, não dá nem para distinguir (o joio do trigo), porque, aparentemente, todo mundo é bom e maravilhoso, e não vamos sair julgando nem rotulando, mas vamos discernir primeiro em nós.

 

Num mundo confuso como o nosso, no mundo de aparências, tem coisa que parece que é joio, mas tem trigo. O mais duro é coisa que parece, que é semelhante ao trigo, mas quando vai ver é joio. Quando você coloca as duas sementes aqui na palma da sua mão, a semente do trigo e a semente do joio, você quase não consegue perceber a diferença, tem que apurar e depurar mesmo.

 

Então, no mundo em que estamos, muitas vezes, é difícil distinguir o bem do mal, porque há pessoas boas, às vezes, fazendo coisas más, e há algumas pessoas más que realizam algumas coisas boas, mas não podemos viver dessa aparência. O que é bom tem que ser bom, porque quando o que é bom se mistura com que é mau, fica mau. Essa é a verdade!

 

Deus não quer que sejamos mais ou menos trigo, temos que ser trigo, porque só o trigo é realmente o fruto que interessa. Você não quer nada que seja mais ou menos, você não quer um leite que seja mais ou menos leite; você não quer um fruto, seja lá qual for, que seja mais ou menos fruto. Você só vai comer aquele fruto se ele for realmente bom e íntegro. Também precisamos ser bons, íntegros e plenos; e nossas fraquezas não podem ser desculpas para o mal estar em nossa vida, não podemos praticar obras más, porque assim seremos confundidos e misturados com o joio, e o joio no seu tempo final será dispersado e queimado.

 

Somos da verdade, não podemos falar mentiras; somos do bem e não podemos fazer o mal aos outros, precisamos ser cada vez mais trigo, e trigo de boa qualidade, porque só o bom trigo é capaz de transformar o pior joio em trigo no Reino de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Pelo mundo afora já se cometeram erros clamorosos condenando pessoas inocentes a morrer na forca ou em cadeira elétrica. O ser humano tem a tendência de querer eliminar quem incomoda, como se este fosse sempre o culpado. Contra o perigo de se cometerem injustiças, Jesus nos adverte com a parábola do joio e do trigo. No meio dos bons, crescem os maus; a justiça vive ao lado da injustiça; o homem de fé continua servindo a Deus em meio aos que se dizem ateus. Ora, Deus tem um plano de salvação para todos os seus filhos e filhas, bons e maus. Ele quer que todos sejam santos. A todos dá o tempo de vida e espera a conversão dos maus. Deus é o único juiz confiável. Nosso papel de cristãos não é destruir as pessoas que estão no mau caminho, mas reconduzi-las aos caminhos de Deus.

O R A Ç Ã O

Ó soberano Senhor Jesus, em nossa realidade social há justiça, bondade e promoção da vida; mas aí encontramos também injustiça, violência e morte. Nossa tendência é arrancar o mal. Mas o mal se mistura com o bem. Sabiamente nos recomendas tolerância e esperança. No fim, o bem triunfará. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 13,24-30 - Joio no meio do trigo

 

LEITURA ORANTE

 

O Evangelho nos apresenta o contexto social onde convivem o joio e o trigo. A proposta de Cristo é de que precisamos de paciência com os processos coletivos onde entra em jogo a liberdade e a opção de cada um. Peçamos o dom do discernimento e do respeito ao processo pessoal de cada indivíduo.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho atente ao que diz o texto. A quem Jesus está instruindo? Por que Deus permite que maus e bons cresçam junto?

 

“O problema do mal perturbava os discípulos de Jesus e perturba a todos nós. Deus é bom e todo-poderoso. Como se explica a existência do mal? Os ouvintes de Jesus, muitos deles agricultores, conheciam o problema. Também conheciam o joio, chamado igualmente de falso trigo. Este é muito semelhante ao trigo e pode ser confundido com ele. Somente a colheita vai revelar a verdadeira identidade de um e outro. Existe sempre a tentação de arrancar o joio, mas podemos enganar-nos. Podemos considerar joio o que é trigo e vice-versa. E, mesmo arrancando o joio – antes do tempo –, podemos prejudicar o trigo. O Reino de Deus nunca é uma conquista definitiva. Caminhando na história dos homens, o Reino deve ser refeito a cada dia.”

 

2. Meditação (Caminho)

Faço discernimento para não ferir outros com minhas palavras ou julgamentos? Ao corrigir alguém faço-o com caridade ? Tenho paciência com o processo das pessoas que me cercam?

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

 

3.Oração (Vida)

Senhor, meu entendimento humano é limitado e não quero agir por minha conta, por isso, espero pela tua justiça, que é divina e ocorre no tempo certo. Concede-me o dom de conviver, fazendo o bem, mesmo quando cercado(a) de maus exemplos e falsidades.

Que o Espírito Santo mova meu coração, para que de minha mente e de meus lábios só saiam coisas boas e positivas. Quero exercitar-me diariamente para falar só palavras de amor, esperança e encorajamento. Senhor, ajuda-me! Que o mal não me contagie porque tu está ao meu lado e eu confio em ti. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, o que você se propõe a viver hoje?

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário