sábado, 17 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito. – (Mt 12,14-21)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 17 DE JULHO de 2021 (sábado) 196 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO BUSQUE PESSOAS PERFEITAS PORQUE NÃO SOMOS, BUSQUE APENAS PESSOAS QUE TE VALORIZAM.

(Renato Russo)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DE PRESERVAÇÃO E PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

 DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA INTERNACIONAL

 DIA DA PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL

 DIA DO CIRURGIÃO ONCOLÓGICO
 DIA DO CURUPIRA

 DIA EMOJI

 DIA DO SUBMARINISTA

 DIA A FUNDAÇÃO DO SEBRAE

 DIA DA FUNDAÇÃO DA DISNEYLÂNDIA NOS ESTADOS UNIDOS  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Volta Redonda (Rio de Janeiro)Sabará (Minas Gerais)  Baixa Grande - Itaquara (Bahia) Lastro - Vista Serrana (Paraíba) Bagé - Dona Francisca (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA INES LABELLA NAPOLITANO (Professora Garça/SP)FREI CÁRMINE MATTIA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus /SP)MARIA LÚCIA DE NAPOLE CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP)JULIANA  MORAES DELOVO  OLIVEIRA (Lions Clube de Dracena /SP)JOSÉ MENDE SANTOS FILHO (SÃO PAULO /SP)EMILIA MITHIKO KAWASAKI (Garça /SP)ELAINE CRISTINA ARCARO (Garça/SP)MARIA HELENA FERNANDES (São Paulo /SP)NEUZA MANCHINI (São José do Rio Preto /SP)VANESSA OLIVEIRA (Garça/SP) EDVANDRO JACINTO SOUZA (Motoppar Garça/SP)LUANA PEREZ LURY (Garça/SP)DANIELA MONTEMOR (Garça/SP) BETO CASTRO (ITU/SP) ERNESTO TRAMONTINI JUNIOR (Suzano /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY MITSUE KANASHIRO ALVES E DIMAS ALENCAR ALVES JUNIORó1992ó29 ANOS (Equipe 17 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

■ BEM AVENTURADO INÁCIO DE AZEVEDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES

INÁCIO (PORTUGAL, 1526-1570), religioso na Companhia de Jesus, foi designado para acompanhar as missões jesuítas no Brasil. Durante a segunda viagem ao país, ele e seus 39 companheiros foram martirizados depois de terem o navio atacado por piratas.

SANTA MARIA MADALENA POSTEL

SANTA EDVIGES DA POLÔNIA

SANTA MARCELINA

BEATAS MÁRTIRES DE COMPIÈGNE

BBEATO IGOR CONSTANTINOVICH DA RÚSSIA

BARTOLOMEU DE LAS CASAS

SANTO ALEIXO

SANTO ENÓDIO

SANTO CZAR NICOLAU II DA RÚSSIA E FAMÍLIA

SANTO KENELM

SANTO LEÃO IV

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ele anunciará às nações o direito – Mt 12,14-21

Jesus é criticado por fazer o bem em dia de sábado.Ele é o Servo de Deus que traz e garante para todos a salvação misericordiosa de Deus.

 

- O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Inácio nasceu em Portugal em 1527 e faleceu ao largo das Ilhas Canárias, juntamente com 39 companheiros, vítimas de ataques corsários. Religioso da Companhia de Jesus, recém-fundada, foi grande missionário em terras brasileiras. À semelhança desses mártires, motivemo-nos a dar testemunho de ardente zelo pelo Reino de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, MEU ÚNICO DESEJO É ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, PARA QUE, COMO JESUS, EU SAIBA DISCERNIR, EM CADA CIRCUNSTÂNCIA, A MELHOR MANEIRA DE AGIR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus trinta e nove companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do evangelho lançadas na terra de Santa Cruz, concedei-nos professar constantemente, para vossa maior glória, a fé que recebemos de nossos antepassados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 17 de julho de 2021  sábado da 15ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus é o escolhido, o predileto do Pai, investido do Esp;irito Santo e inteiramente dedicado ao serviço de Deus e dos irmãos, a quem ele conduz rumo à liberdade e à vida. 

 

1ª Leitura (Ex 12,37-42)  – Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito.   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 37os filhos de Israel partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 38Além disso, uma multidão numerosa subiu com eles, assim como rebanhos consideráveis de ovelhas e bois.

39Com a massa trazida do Egito fizeram pães ázimos, já que a massa não pudera fermentar, pois foram expulsos do Egito, e não tinham podido esperar, nem preparar provisões para si.

40A permanência dos filhos de Israel no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41No mesmo dia em que se concluíam os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. 42Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito: essa noite em honra do Senhor deve ser observada por todos os filhos de Israel em todas as suas gerações.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 136(135)

 

Eterna é a sua misericórdia.

 

 

– 17 de julho de 2021  sábado da 15ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito.  (Mt 12,14-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o  seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A verdadeira religião é vivida na humildade”

 

“Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos”

(Mateus 12,14-15).

A Palavra de Deus, hoje, nos coloca duas realidades bem distintas da vida de Jesus: o amor e a rejeição. Ele é rejeitado, não amado, odiado; inclusive planejam matá-Lo, os mais “religiosos” de Sua época.

 

Os fariseus eram um grupo religioso muito influente, eram os que faziam as práticas religiosas de uma maneira mais consistente mas, muitas vezes, as práticas não revelam a verdadeira religião. Por isso, a religião não consiste nas práticas externas somente, ela é, acima de tudo, uma atitude de um coração convertido que acolhe dia a dia a graça de Deus. Eles não acolheram Jesus, rejeitaram e O mataram.

 

Muitas vezes, deixamos de viver a religião da conversão para viver a religião da acusação; muitas vezes deixamos de viver a religião da humildade, onde é Deus que conduz o nosso coração para vivermos a religião onde nós queremos conduzir Deus, onde fazemos a nossa vontade e queremos instrumentalizar Deus e a religião em favor do nosso querer.

 

“A religião que não é vivida na humildade de coração, não experimenta a verdadeira libertação”

 

Assim fizeram os fariseus e, por isso, eles saíram para planejar a morte de Jesus, mas o Senhor retirou-se dali e grandes multidões O seguiram; e seguiram Jesus porque estavam doentes, enfermos. E a todos que estão doentes e enfermos, que estão sofrendo, todos que não se fecham no seu orgulho, a graça de Deus toca, cura e liberta.

 

Não adianta sermos religiosos, pois a religião que não é vivida na humildade de coração, não experimenta a verdadeira libertação. Não adianta sermos religiosos, porque a religião não faz de nós sábios e mestres; a religião verdadeira faz de nós discípulos, humildes e seguidores de Cristo Jesus.

 

A religião que liberta é aquela que nos leva a seguir o Senhor de coração para ouvi-Lo, para segui-Lo, para colocarmos em prática na vida a Sua vontade.

 

É em Jesus que repousa o Espírito do Senhor, em Jesus que repousa a graça do Senhor, a religião não é primeiro olhar para o meu coração, mas é olhar para Jesus, que é luz de cura e de transformação para o meu interior. Quando olho somente para mim, quando tudo gira em torno a mim e a religião vive em função de mim, a religião do ego faz de mim uma pessoa mais orgulhosa e soberba; mas quando saio de mim e a graça de Deus penetra em mim, a religião me converte e me transforma. Sejamos transformados pela presença de Jesus!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mateus é breve e dramático. Com poucas palavras, afirma que os fariseus se reúnem para planejar a morte de Jesus. O que Jesus havia feito de errado? Os fariseus notaram que ele, desde o início, era bastante liberal ao interpretar as tradições. Mais do que isso, Jesus sabia que essas tradições se haviam tornado carga pesada para o povo. Certos sacrifícios forçados não podem agradar a Deus. É na liberdade que cada um demonstra seu amor sincero. Se cumpre a Lei porque é obrigado, onde está a virtude? Por isso é que Jesus cita o profeta Oseias (6,6): “Quero misericórdia e não sacrifício”. Porque também Deus é um Deus de misericórdia, e não um tirano pronto a castigar o mínimo deslize no cumprimento de qualquer lei. Jesus é o servo do Senhor: está a serviço do Deus misericordioso.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Messias, és a manifestação histórica do servo anônimo descrito pelo profeta Isaías. Movido pelo Espírito Santo, curas a todos os que te seguem e te mostras solidário e misericordioso com os sofredores. Não corres atrás das aclamações populares; o que fazes é para agradar ao Pai. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,30-34- Uma Igreja que acolhe

 

LEITURA ORANTE

 

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas.

Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Qual é o contexto da narrativa? Qual a atitude de Jesus diante do plano dos adversários? Elenque as virtudes do Servo de Javé, o Escolhido, profetizadas por Isaias.

 

“Jesus não é um demagogo, que exige publicidade para suas ações. Pelo contrário, pede que não seja proclamada sua identidade. Ele é o Servo de Javé, isto é, o novo mediador que traz e garante para todos a salvação misericordiosa de Deus. Jesus é criticado por fazer o bem em dia de sábado. A reação dos judeus pode ser vista como prenúncio da decisão futura do Sinédrio. A expressão “servo a quem escolhi” descreve a missão de Jesus, o Messias; “amado em quem comprazo” indica sua relação filial com Deus. Jesus é capacitado pelo Espírito para estender o projeto de Deus para além dos limites do Israel histórico. A misericórdia é sua fisionomia: não quebrará a cana rachada nem apagará a mecha que ainda fumega.”

 

2. Meditação (Caminho)

Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre? As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações? Em qual dessas atitudes de Jesus eu me assemelho? Sou uma pessoa positiva que alimenta a chama do amor e da justiça? Como me comporto diante de pessoas vulneráveis ou desprezadas?
Senhor, quando eu estiver confuso(a), guia-me; quando eu me sentir fraco(a), fortalece-me; quando eu estiver cansado(a), enche-me com a luz do Espírito Santo.

 

3.Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração…
Reze a segunda parte da oração que Jesus nos ensinou: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“…não quebrará a cana rachada nem apagará a mecha que ainda fumega.” Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário