sábado, 31 de julho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ! ■ Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus. – (Mt 14,1-12)

 

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO


 
J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 31 DE JULHO de 2021 (sábado) 212 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

MOTIVAÇÃO SIGNIFICA MEXER COM O CORAÇÃO E A MENTE DAS PESSOAS E ISSO SÓ É POSSÍVEL SE LIDARMOS COM ELAS HONESTAMENTE.

(Yoshio Kondo)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA MULHER AFRICANA

 DIA MUNDIAL DO ORGASMO

 DIA DA CAMPANHA DO QUILO

 DIA DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS

 DIA DO VIGILANTE DA NATUREZA

 DIA DO CÃO SEM RAÇA DEFINIDA / VIRA-LATA

 DIA DO GUARDA-PARQUE

 DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Anápolis (Goiás) Acaraú - Tianguá (Ceará) Capanema (Para) Lobato (Paraná) Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) Lauro de Freitas - Rodelas - Piripá - Vera Cruz (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO GELMI DE BARROS (Eq 05 ENS de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) BRASILINA ZANCOPÉ (Bariri /SP) EDILEILA IMBERNOM BITTAR (Lions Clube de Mirassol /SP)JÚLIO  ANTONIO  GONÇALVES (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)RENATA  GIL  NOVO (Lions Clube de Herculândia /SP) CHRISTIANE  RODRIGUES  MORAES (Lions Clube de Herculândia /SP) CELIA HERMINIA MORCELLI DOS ANJOS (Lions Clube de Tupã /SP) CRISTINA MICHELAN PERON (Garça /SP)FERNANDO DA SILVA ROSÁRIO (DEUSA ALIMENTOS-Garça /SP)ELIZEU CIRILLO JUNIOR (LIZ-Garça /SP)IGNACIO RIMKUS (Garça /SP)EVA KEMP MENDONÇA (pecuarista aposentada Alvinlândia /SP)RAFAEL OLIVEIRA MONTEMOR (Garça /SP) FABRICIO CUSTODIO DE SOUZA (Columbus (Ohio) - de Garça /SP) ALECIA ATIE FERREIRA (Garça /SP)CARLA KARINA SCUTTI (Marilia /SP)SONIA POMPEI (Bauru /SP)MARILIZA GARCIA SANTANA GOMES (Garça /SP)Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES, CP (Pároco da Paróquia São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e de São João Batista de Salmourão /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: 💘 RENATA APARECIDA Z. FERREIRA e FABIO HENRIQUE R. FERREIRA 💘 (DBG-Presidente Prudente/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTO INÁCIO DE LOYOLA

■ Inácio (Espanha, 1491-1556), enquanto se recuperava de um ferimento sofrido em batalha, dedicou-se à leitura da vida de Cristo e por ela foi cativado, a ponto de abandonar o serviço militar para servir o Senhor. É o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Em seus Exercícios Espirituais, deixou aos confrades e a toda a igreja grande herança espiritual.   

■ SÃO RAIMUNDO NONATO

■ SÃO NICODEMOS DISCÍPULO

■ SÃO JOSÉ DE ARIMATEIA

■ BEATO ALFREDO ILDEFONSO SCHUSTER

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: É João Batista! Ele ressuscitou dos mortos – Mt 14,1-12

João Batista foi martirizado por defender a honestidade da vida conjugal na crítica que fez à relação adúltera de Herodes.

 

- Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor (Fl 2,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Inácio nasceu na Espanha em 1491 e faleceu em Roma em 1556. Ferido gravemente em batalha, passou uma temporada no hospital, onde lia a vida dos santos. Trocou assim a carreira militar pelo serviço ao Reino de Deus e deu início à Companhia de Jesus, os Jesuítas, que neste ano comemoram os 500 anos do início da conversão do seu fundador. Escreveu os famosos Exercícios espirituais, e seu lema era: “Tudo para a maior glória de Deus”.

 

– Oração 

 

PAI, NA QUALIDADE DE DISCÍPULO DE TEU FILHO JESUS, QUERO INSPIRAR-ME NA CORAGEM INABALÁVEL DE JOÃO BATISTA, DENUNCIANDO PROFETICAMENTE A PREPOTÊNCIA DOS GRANDES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loiola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 31 de julho de 2021 – sábado da 17ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Uma página sombria na história do mundo: um inocente é trucidado por um poderoso sem consciência nem compaixão. A eliminação de João antecipa o destino de Jesus, Salvador e libertador da humanidade. 

 

1ª Leitura (Lv 25,1.8-17)  – Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade.   Leitura do Livro do Levítico:

 

1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8“Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. 9Então farás soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês. No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país. 10Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós um jubileu. Cada um de vós poderá retornar à sua propriedade e voltar para a sua família. 11O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis, nem colhereis o que a terra produzir espontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não podada; 12pois é um ano do jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o nenhum trabalho servil” que produziram os campos não cultivados.

13Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 14Se venderes ao teu conterrâneo, ou dele comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão; 15de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu, o teu conterrâneo fixará para ti o preço de compra, e de acordo com os anos de colheita, ele fixará o preço de venda. 16Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o seu preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. 17Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 67(66)

 

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

 

 

– 31 de julho de 2021  sábado da 17ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus.  (Mt 14,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que são perseguidos / por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.

 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A verdade nos liberta e nos salva”

 

“Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus”

(Mateus 14,12).

A narrativa do Evangelho de hoje nos mostra a trágica morte de João. Mas a tragédia não foi para João, foi para aqueles que cometeram tamanha tragédia, foi para aqueles que não acolheram a palavra de João. Porque João Batista levou muitos para o caminho da salvação, ele foi o predecessor de Jesus, ele foi a liga da Lei antiga para a Lei nova, e o batismo e a pregação de João levou muitos a conversão.

 

A Palavra de Deus é para a nossa conversão, a Palavra de Deus é para nos dar direção para não perdermos a cabeça no mundo. E estamos perdendo a cabeça porque quem não se converte deixa a cabeça solta, ser levada pelos sentimentos e pelos pensamentos que o mundo coloca em nós.

 

Quantas vezes nos encontramos confusos e perdidos no meio deste mundo. E veja que os três que tramaram a morte de João Batista eram pessoas perdidas e confusas. Primeiro Herodes, ele gostava de João, mas queria se livrar dele, não fazia para o temor do povo, porque, para o povo, João era um profeta porque muitos deles tiveram suas vidas transformadas pela profecia e pela pregação dele. Herodes vivia uma vida errada, ele vivia com a mulher do seu irmão e, por isso, Herodíades tinha ódio de João no seu coração, ela não suportava a verdade que ele pregava.

 

“É preciso converter a cabeça para sairmos das mentiras do mundo em que estamos, porque só a verdade liberta e salva”

 

João não vivia jogando na sua cara, é que a palavra por si mesma já diz; e quando não queremos ouvir a verdade, porque a verdade dói (como ouvimos popularmente falar), mas mais do que doer, a verdade transforma, a verdade remove a mentira e nos tira da ilusão. Quando não quero tirar meu coração da ilusão, quando não quero sair da mentira e da hipocrisia vou perdendo a cabeça, a direção e o coração.

 

Herodíades foi nessa direção errada, aproveitou-se do aniversário de Herodes e colocou a sua filha que dançou para Herodes e agradou muito ele, e tudo que ela pediu com sua filha foi a cabeça de João Batista. Aquele que tentou mostrar-lhe a verdade, e quando não queremos aprender com a verdade, preferirmos eliminá-la, tirá-la da nossa frente para seguir os caminhos da mentira.

 

João foi o profeta da conversão. É preciso converter a cabeça e o coração para sairmos das mentiras e das ilusões do mundo em que estamos, porque só a verdade liberta e salva, mas a verdade a respeito de nós que, muitas vezes, ignoramos, não queremos conhecer e deixamos de lado para viver na ilusão.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João Batista fora decapitado por ordem do rei Herodes, que não conseguia apagar da memória a gigantesca figura do precursor do Messias. Tanto assim que, ao ser informado sobre a fama de Jesus, Herodes logo pensa tratar-se de João que havia ressuscitado dos mortos. Ao mostrar a preocupação de Herodes com os sinais operados por Jesus, o evangelista introduz a narrativa sobre a morte de João Batista. É degolado no cárcere, por determinação de Herodes, no contexto de um banquete para celebrar a vida e de uma promessa absurda feita à filha de Herodíades. Mãe e filha, possuídas por maligno instinto, pedem a morte de João. Irresponsabilidade, insensatez e crueldade de Herodes concorreram para fazer rolar a cabeça do profeta. Ao mártir de Cristo a glória eterna!

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Autor da vida, tua boa fama chega aos ouvidos de Herodes, o qual tinha mandado matar João Batista. Livra-nos, Senhor, de poderosos sem escrúpulo, que se dão o direito de tirar a vida de outras pessoas; eles tomem consciência de que Deus é o Autor da vida. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 14,1-12 – Testemunhos de fé

 

LEITURA ORANTE

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler este Evangelho pergunte-se por que a identidade de Jesus incomoda? Por que o opção pelo bem, a profecia, a justiça tem um preço tão alto?

 

“Três décadas antes, Herodes, o Grande, tentou eliminar Jesus, ainda criança. Agora, um filho seu, Herodes Antipas, ouviu falar de Jesus e se questiona sobre sua identidade. Na realidade, ele estava diante de João Batista. Herodes gostava de ouvi-lo, mas nunca admitiu seguir o seu caminho. Um rei bajulador e fraco, uma amante cheia de ódio e uma filha vaidosa compõem o quadro. Mas o rude profeta não se inclina diante do poder e denuncia: “Não te é lícito viver com a mulher do teu irmão”. Ele pagou o preço por ser profeta. Sua cabeça ensanguentada continuava a desafiar o rei: “Não te é permitido”. Os discípulos enterraram o corpo de João, e este fato marca o início da vida pública de Cristo. O tempo chegou.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que diz o texto a você hoje? Qual ensinamento a Palavra revela para sua vida? Como você acolhe os profetas de nosso tempo? Você os reconhece? Quem são? E quais suas obras?

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça a sua prece de agradecimento ou pedido.

Provai E Vede

 

Provai e vede como é bom o Senhor,

Bendito o homem que encontra seu refúgio nele.

Temei o Senhor, vós, os seus santos,

Nada falta para aqueles que o temem.

 

Bendirei o Senhor em todo tempo,

Em minha boca seu louvor.

Me glorio no Senhor,

Escutem seus humildes e se alegrem.

Provai e vede como é bom o Senhor,

Bendito o homem que encontra seu refúgio nele.

Temei o Senhor, vós, os seus santos,

Nada falta para aqueles que o temem.

 

Alegrai-vos comigo no Senhor,

Exultemos juntos o Seu Nome.

 

Procurei o Senhor

E ele me ouviu e me libertou

Provai e vede como é bom o Senhor,

Temei o Senhor, vós, os seus santos,

Nada falta para aqueles que o temem.

Sereis radiantes se voltardes a Deus

Vossos rostos jamais serão confusos

O Senhor escuta o Pobre

Ele o liberta de toda aflição.

 

Contemplação (Vida e Missão)

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário