segunda-feira, 26 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! ■ Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram. – (Mt 13,16-17)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 26 DE JULHO de 2021 (segunda-feira) 207 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SE VOCÊ JULGA AS PESSOAS, VOCÊ NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS.

(Madre Teresa)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO AVÔ E DIA DA A 

 DIA NACIONAL DO ARQUEÓLOGO

 DIA INTERNACIONAL DE DEFESA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL

 DIA DA IMPRENSA ESPÍRITA

 DIA DO RECEPCIONISTA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

 DIA DO DETETIVE PARTICULAR

 DIA DO ESPERANTO

 DIA DO MOEDEIRO

 DIA DO TRADUTOR / INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

 DIA DO JONGO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areias - Sumaré (São Paulo) Cianorte - Xambrê (Paraná) São Leopoldo (Rio Grande do Sul) Faxinal dos Guedes - São Lourenço do Oeste (Santa Catarina) Livramento de Nossa Senhora (Bahia) Luís Correia - Regeneração - Valença do Piauí (Piauí) Poço Branco (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA APARECIDA ROSÁRIO DIONÍSIO (Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)LUIZ BENEDITO CORREA LEITE DE MORAES (Francine-Garça /SP)JOSE PAULO PAVARINI FILHO (Gelimaq-Garça/SP)JOSI PEREIRA (Garça /SP)DÉBORA GOULART DORIGO (LEO Clube de Bauru Bela Vista /SP)ADEMIR ESTOFELE (Lions Clube de Blumenau /SC)GEIDE JUNIOR (Andradina /SP)ROBERTO BOTELHO (São Paulo /SP) LUCIANA JULIANI TRIGO VEIGA (Garça/SP)SILAS GONÇALVES COLLETES JUNIOR (Garça/SP)

. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ■(MARLENE) MARIA IRENE DO N. PAIVA e JAIR BATISTA PAIVAó1984ó37 ANOS ó(Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) SANDRA LEÃO ROLDÃO e MARCO ANTÔNIO GONÇALVES ROLDÃO ó1991ó30 ANOS ó(Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA DA FÉ

■ SANTA ANA E SÃO JOAQUIM

■ Joaquim e Ana (sec.1´ a.C.) são venerados como pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. As promessas de Deus se cumprem graças à fé e à dedicação de pessoas simples que vivem com amor,. Rezemos por todos os avós, neste seu dia, e busquemos neles a sabedoria de vida.

■ TITO BRANDSMA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Felizes os vossos olhos! (Mt 13,16-17)

Jesus diz Felizes são os olhos de vocês, porque veem, e seus ouvidos, porque ouvem.  Eu afirmo a vocês que isto é verdade!

 

- Festejamos Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Joaquim e Ana são os pais de Maria e avós de Jesus. Sant’Ana é cultuada no Oriente desde o século 6º e, no Ocidente, a partir do século 10º. São Joaquim, por sua vez, recebe veneração dos fiéis desde o século 14. Valorizemos com atenções e afeto todos os avós de nossa sociedade.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, ENSINA-ME A FAZER ESPAÇO À TUA PALAVRA, À TUA ORAÇÃO, À TUA AÇÃO EM MIM PARA QUE EU POSSA CONHECER O MISTÉRIO DA VONTADE DO PAI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a são Joaquim e santa Ana a graça de darem a vida à mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 26 de julho de 2021  2ª-feira da 17ª Semana Do Tempo ComumSão Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos convida a ter olhos para ver e ouvidos para ouvir os ensinamentos de sabedoria e bondade deixados a nós, como herança, pelos que viveram na fidelidade ao Senhor. 

 

1ª Leitura (Eclo 44,1.10-15)  – Seus nomes duram através das gerações.   Leitura do livro do Eclesiástico:

 

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz, e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 131(132)

 

O Senhor vai dar-lhe o trono / de seu pai, o rei Davi.

 

 

– 26 de julho de 2021  2ª-feira da 17ª Semana Do Tempo ComumSão Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória

– Evangelho do dia 

 

Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram.  (Mt 13,16-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Esperavam estes pais a redenção de Israel, / e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Nossos avós são a ação de Deus na história da nossa vida”

 

“Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”

(Mateus 13,17).

Hoje, celebramos os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana, os pais da Virgem Maria. É dessa raiz santa que vem nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

Quando olhamos para os nossos avós, olhamos para a nossa própria história, porque a nossa história não começa com o dia em que fomos concebidos, gerados, o dia que viemos para este mundo. A nossa história começa com os nossos antepassados, a nossa história começou lá atrás… E o quanto é importante conhecermos a nossa história!

 

Digo, insisto e repito: se você tem vô e vó, aproveite, saboreie, valorize; olhe para eles como um referencial de vida. E digo mais, escute-os o máximo que você puder escutar. Conheça a sua história, conheça de onde você veio, conheça as lutas e labutas para que você chegasse a ser o que você é, porque começou lá com seus avós, bisavós; e assim por diante.

 

“Quando olhamos para os nossos avós, olhamos para a nossa própria história”

 

Nossos avós são a continuação, a ação de Deus na história da nossa vida. Não tive a graça de conviver com os meus avós porque, eu ainda pequeno, os vi falecer praticamente um por um deles, muito próximos uns dos outros, mas são lembranças e recordações maravilhosas. O que não pude saber, procurei conhecer da minha mãe quem eram os meus avós, porque só os conhecendo, posso conhecer a minha história e saber melhor quem sou eu.

 

Na sociedade em que estamos se despreza o que é velho como se fosse ultrapassado, nossos avós nunca serão ultrapassados, pelo contrário, nós é que precisamos alcançá-los na sabedoria, na virtude e na vivência que tiveram. Não só precisamos amá-los muito, cuidar deles com toda a intensidade do nosso coração, mas precisamos respeitá-los, reverenciá-los e cuidar com todo amor do nosso coração.

 

O mundo é mais belo porque temos os nossos avós. Por isso, hoje, voltemos nossa prece, nosso amor, nosso carinho e nossa ternura, porque Jesus teve os Seus avós, Sant’Ana e São Joaquim.

 

Os Evangelhos não nos relatam se Jesus teve a graça de conviver com eles, pode ser que sim, pode ser que não, mas o mais importante é que Jesus os teve. Do mesmo jeito, muitos de nós, como eu, não convivi com os meus avós, mas os tive, os conheci por memória da mamãe e, por isso, até hoje tenho uma ligação de amor e de ternura com eles no Céu. Quando chegarmos lá não podemos estranhar a nossa história, precisamos agora assumi-la para que estejamos plenamente curados, sejamos plenamente assumidos no que somos, conhecendo melhor a nossa história.

 

Deus abençoe os nossos vovôs e vovós!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nada encontramos escrito na Bíblia a respeito dos pais de Maria. A tradição, com base no Proto Evangelho de Tiago (século II) é que nos oferece seus nomes: Joaquim, que significa “Deus concede”, e Ana, que significa “graça”. No Oriente, o culto a São Joaquim e Sant’Ana começou bem cedo, ao lado do culto à filha deles, Maria, a Mãe de Jesus. No Ocidente, só mais tarde, no século XVI, espalhou-se a devoção aos avós maternos de Jesus. “Vocês os reconhecerão pelos frutos deles”, dizia Jesus (Mt 7,20). Ora, o fruto de Joaquim e Ana é Maria, a “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42). A ela todas as gerações “chamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48). Bem-aventurados são também seus pais, que a introduziram no caminho da fé de Abraão e a prepararam para ser a Mãe do Salvador, Jesus Cristo.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, disseste a teus discípulos: “Felizes são os olhos de vocês, porque veem, e seus ouvidos, porque ouvem”. Eles beberam teus ensinamentos na fonte genuína e se beneficiaram de tua contagiante presença. São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria, tua Mãe, viveram intensamente essa experiência. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 13,16-17 - Felizes os que veem e ouvem

 

LEITURA ORANTE

 

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando,  com todos que se encontram aqui, em torno da Palavra:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Espírito Santo que procede do Pai e do Filho, tu estás em mim, falas em mim, rezas em mim, ages em mim.

Ensina-me a fazer espaço à tua palavra, à tua oração, à tua ação em mim para que eu possa conhecer o mistério da vontade do Pai.

Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Mt 13,16-17.

 

Jesus continuou, dizendo:

- Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

 

Refletindo

Ver o Messias e ouvi-lo era o grande anseio do povo. Mas, já dizia o profeta Jeremias: “os sacerdotes não perguntaram: Onde está o Senhor? Os depositários da Lei não me conheceram, os pastores rebelaram-se contra mim, os profetas profetizaram por Baal e, assim correram atrás do que não vale nada” (Jr 2,8). O Salmista, por sua vez, afirma: “Meu rochedo e minha muralha és tu, Senhor” (Sl 70). Agora, Jesus, o Messias e Senhor, está presente. Os que o veem e o escutam “são felizes”. No entanto, devemos admitir que há ainda muitos que estão cegos e surdos.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

 Onde vejo e escuto o Messias? Como aproximar e abrir os olhos e ouvidos de tantos que ainda não veem, nem escutam?

 

Meditando

Os bispos, em Aparecida disseram: “Os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada. “ (DAp 41).

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, com o bem-aventurado Tiago Alberione:

Jesus, Mestre,

que eu pense com a tua inteligência,

com a tua sabedoria.

Que eu ame com o teu coração.

Que eu veja com os teus olhos.

Que eu fale com a tua língua.

Que eu ouça com os teus ouvidos.

Que as minhas mãos sejam as tuas.

Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.

Que eu reze com as tuas orações.

Que eu celebre como tu te imolaste.

Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é para ver Jesus e escutá-lo, nos acontecimentos.

Bênção 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário