quinta-feira, 15 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Vinde a mim todos vós que estais cansados. – (Mt 11,28-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 15 DE JULHO de 2021 (quinta-feira) 196 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O PROBLEMA É QUE, SE VOCÊ NÃO ARRISCA NADA, O RISCO É AINDA MAIOR.

(Erica Jong)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO HOMEM

 DIA NACIONAL DO PECUARISTA

 DIA NACIONAL DOS CLUBES

 DIA INTERNACIONAL CONTRA OS CRIMES DE LESA HUMANIDADE E GENOCÍDIO NA CHECHÊNIA

 DIA NACIONAL DO PECUARISTA

 DIA DAS HABILIDADES DOS JOVENS

 DIA DA MARGARINA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedro Afonso (Tocantins) Irati (Paraná) Juazeiro (Bahia) Rio Pardo de Minas (Minas Gerais)Palmeira do Piauí (Piauí) Piquet Carneiro (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MERCEDES VALÊNCIO CONESSA (m/tia - Garça/SP)ISABELLA MACHADO RANIEL (Garça/SP) GABRIELA MACHADO RANIEL (Garça/SP) VANIA DA SILVA PEREIRA (Equipe 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça /SP )ZANDER CAMPOS DA SILVA (PID/DLB-lions Clube de Goiânia Sul /GO )JOSE CARLOS PEREIRA (pcc/DLC2-Lions Clube de SÃO PAULO BUTANTÃ/SP )ALICE NONATO GUIDORZI (filhota Cristiane/Alexandre do Lions Clube Marilia Nova Geração /SP)LIDIANE BORGES (Igarapava /SP)ROBERTO DOS SANTOS BRANDÃO (Travben - Garça /SP)LUCAS VICENTE JACINTO (Garça/SP)CARLOS HENRIQUE LOURENÇO (Garça/SP) MARCOS TULIO BULLIO (Campinas/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARCIA HELOISA GIGUEIRA BENTO 💘 NILSON BASTOS BENTO 💘 1972 💘 49 ANOS (Garça /SP) MARTA SUELI  PRECIPITO KRUSICKI 💘 RICARDO ANTONIO KRUSICKI 💘 1988 💘 33 ANOS (Equipe 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO

Boaventura (1218-1274), foi grande expoente entre os franciscanos e considerado o “segundo pai” da ordem. Por meio de suas reflexões filosóficas e teológicas, contribuiu para a resolução de muitas e complexas questões. Além de prático e especulativo, foi profundamente místico e contemplativo.

SANTOS INACIO e COMPANHEIROS

SÃO VLADIMIR DE KIEV

SÃO POMPÍLIO

BEATO BERNARDO II DE BADE-BADEN

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O meu jugo é suave e o meu fardo é leve – Mt 11,28-30

Como é bom saber que Deus se preocupa conosco, com nossas lutas, com nossos cansaços! Jesus nos convida para que descansemos em seu coração.

 

- O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Boaventura nasceu na Itália em 1221 e faleceu na França em 1274. Religioso franciscano, aos 52 anos foi nomeado cardeal e bispo de Albano. Sua vida foi uma síntese harmoniosa de extremos: ação e contemplação, rigor lógico e piedade mística. Foi professor de teologia na Universidade Sorbonne, em Paris. Exerceu grande influência na espiritualidade da Idade Média. Procuremos conhecer cada vez mais a Deus, para amá-lo mais profundamente.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME DISPOSIÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA AS EXIGÊNCIAS DO REINO, ASSUMIDAS COMO EXPRESSÃO DE MINHA FÉ SINCERA EM TEU FILHO JESUS. QUE ELAS SEJAM PARA MIM UM JUGO SUAVE!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de são Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 15 de julho de 2021  5ª-feira da 15ª Semana Do Tempo ComumSÃO BOAVENTUR, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

– Liturgia da Palavra 

Jesus Cristo acolhe a todos os que sentem o peso da vida. Seu poder se revela na doçura, e duas exigências são leves aos que nelas descobrem a fonte da verdadeira existência. 

 

1ª Leitura (Ex 3,13-20)  – 'Eu Sou aquele que sou'. 'Eu sou enviou-me a vós'.   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor no meio da sarça, 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?”

14Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”.

15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel. 18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos de ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’.

 19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 105(104)

 

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

 

– 15 de julho de 2021  5ª-feira da 15ª Semana Do Tempo ComumSÃO BOAVENTUR, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

– Evangelho do dia 

 

Vinde a mim todos vós que estais cansados.  (Mt 11,28-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.  29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Encontramos em Deus o descanso para as nossas fadigas”

 

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”

(Mateus 11,28).

A vida não fadiga, todos nós experimentamos o cansaço da vida. Quando olhamos para as nossas responsabilidades, para todas as situações da vida, quando nos deparamos com os embates do dia a dia, quando lidamos com as decepções, com as coisas que não se resolvem. Quando olhamos ao nosso lado e as coisas não estão andando como nós, muitas vezes, queríamos que tivesse andando.

 

A vida nos fadiga porque estamos sempre correndo e parece que nunca chegamos. A vida nos fadiga porque nós facilmente nos decepcionamos, nos machucamos, nos magoamos. A vida nos fadiga porque parece que as coisas não acontecem do jeito que queremos. A vida nos fadiga porque parece que somos insaciáveis, não estamos satisfeitos com nada, parece que nada é bom.

 

“O descanso é o se refazer, é o recriar; o descanso é ser sempre renovado por Deus”

 

A vida nos fadiga porque nos esforçamos, nós até corremos, mas nos cansamos da labuta, nos cansamos de olhar; e parece que as coisas estão sempre do mesmo jeito, quando não piores. E assim vamos experimentando a fadiga do dia a dia.

 

Viver é fadigar, é lutar; viver é correr atrás, é cumprir nossas obrigações e responsabilidades. Viver é saber conviver com pessoas diferentes, com temperamentos, muitas vezes, desequilibrados, como o nosso. Viver é saber lidar com o nosso próprio interior que, às vezes, está descompensado, está cansado. Viver é se relacionar com todas as situações que a vida nos impõe, por isso, nos encontramos muitas vezes assim: cansados sobre o peso dos nossos fardos, e tudo que nós precisamos é do descanso.

 

A palavra “descanso” é tão sagrada para Deus que Ele, mesmo na narrativa mais bela da criação de todas as coisas, parece que se fatigou, porque, no sétimo dia, descansou e fez do descanso um repouso sagrado, lugar de se revigorar, de se refazer. Mais do que um dia de descanso, nós, muitas vezes, não sabemos o que é descansar, porque descansar é, na verdade, se revigorar, é sermos recriados e refeitos.

 

Quando continuamos sendo a mesma pessoa, quando continuamos a ter as mesmas atitudes, quando tratamos as coisas com a mesma grosseria de sempre, é sinal de que não estamos descansados porque não estamos refeitos. Quando não refazemos as nossas próprias atitudes, quando não repensamos os nossos próprios caminhos, mas tudo caminha do mesmo jeito, é porque o homem não está sendo refeito, a estrada não tá sendo reconstruída.

 

O descanso é o se refazer, é o recriar; o descanso é ser sempre renovado por Deus, e é por isso que Ele está dizendo: “Vinde a mim e eu vos darei descanso”. Ele vai nos refazer, vai nos dar sempre o Seu jugo. E o lugar de Deus nos refazer e nos remodelar é no Seu coração, na mansidão e na humildade, porque só na mansidão e humildade é que nós refreamos os impulsos descontrolados do coração, refreamos os pensamentos e devaneios da mente para em Deus nos refazermos.

 

Vinde todos nós ao coração de Jesus, para encontrarmos o descanso das fadigas da vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um olhar panorâmico sobre o mundo nos mostrará imensa multidão de gente sofredora. Boa parte do sofrimento é causada por governos opressores, dirigentes intolerantes com as religiões, má distribuição de renda, miséria. A prática do aborto, o tráfico de pessoas, o uso desenfreado e irresponsável do sexo, a não aceitação de Deus na própria vida, tudo isso concorre para sufocar a humanidade e envolvê-la na tristeza e na infelicidade.

Jesus vem mostrar outro caminho. Ele pessoalmente se dispõe a conduzir os que ouvem sua voz e decidem segui-lo. Ele é manso e humilde, é nosso ombro amigo e conforto para os momentos de angústia, saída certa quando estamos desorientados. Seu coração permanece generosamente aberto para todos: “Venham a mim todos vocês que andam cansados…”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, manso e humilde de coração, que alegria para nós poder chegar perto de ti, abrir nossa alma, expor nossas dúvidas, manifestar-te os sentimentos mais íntimos, os segredos mais ocultos. És mãe, és pai, és irmão solidário, és bom conselheiro, és o único e verdadeiro amigo. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 11,25-30 - "Vinde a mim todos vós que estais cansados"

 

LEITURA ORANTE

 

O Evangelho de hoje nos coloca muito próximos do coração misericordioso de Jesus. Ele chama para si todos os que estão cansados e abatidos, pois deseja que vivamos no seu amor e na alegria.

 

Oremos: “Pai, dá-me um coração manso e humilde, a exemplo de teu Filho Jesus, cujo testemunho de vida deve inspirar toda a minha ação. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida.

 

“Entre os ouvintes de Jesus estavam pessoas machucadas, sofridas, excluídas. Destina-se a elas o convite para uma vida nova e feliz. Foi a elas que Jesus anunciou as bem-aventuranças, que colocam a nu os falsos esquemas das alegrias do mundo. Jesus é especialista em carregar a cruz, e ele nos oferece seus ombros para aliviar nossos sofrimentos. O jugo dele – porque é amor – pode ser facilmente carregado. O sofrimento, por vezes, nos desestabiliza e revolta. Nesse caso, podemos recorrer a ele. Nem sempre ele tira de nós a cruz, mas sempre nos dá forças para carregá-la. Jesus salvou o mundo pelo sofrimento, e o apóstolo Paulo diz que podemos – com nossas dores – completar a Redenção. O sofrimento nos torna mais maduros.”

 

2. Meditação (Caminho)

“O convite de Jesus é para que descansemos em seu coração. Nele, Deus nos pede para dividir nossos fardos, angústias, feridas, cansaços, fadigas, e, assim, aliviar nosso coração, nosso ser. Como é bom saber que Deus se preocupa com o nosso dia a dia, com nossas lutas, com nossos cansaços! Conforta-nos saber que nosso Deus não é nem distante nem indiferente aos nossos dramas. Ao povo sofrido Jesus oferecia um jugo leve e suave, porque ele é manso e humilde de coração. Hoje, como está o meu coração? Por quais dificuldades tenho passado nestes tempos? Quantas tribulações tenho enfrentado? Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!”

 

3.Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.

Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário