quinta-feira, 1 de julho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. – (Mt 9,1-8)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 01 DE JULHO de 2021 (quinta-feira) 181 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

MUDE, MAS COMECE DEVAGAR, PORQUE A DIREÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE A VELOCIDADE.

(Clarice Lispector)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO INICIO DO ANO LEONISTICO 2021/2022

 DIA MUNDIAL DA LEI

 DIA NACIONAL DO SESI

 DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

 DIA INTERNACIONAL DA ARQUITETURA

 DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES

 DIA DA MADEIRA

 DIA DA PIADA

 DIA DO PLANO REAL

 DIA DA PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE TV NO BRASIL

 DIA DO REGGAE

 DIA DO WALKMAN

 DIA DO SALVAMENTO

 DIA DO TRANSPORTADOR ESCOLAR

 DIA DO TROMBONISTA

 DIA DA VACINA BCG

 DIA DA FUNDAÇÃO DA AMBEV NO BRASIL

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Assis (São Paulo) Alto Alegre - Bonfim - Mucajaí - Normandia - São João da Baliza - São Luiz (Roraima) Liberato Salzano (Rio Grande do Sul) Marianópolis do Tocantins - Santa Tereza do Tocantins (Tocantins) Vila Pavão (Espirito Santo)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVIO LOPES PERES (Psicólogo-m/primo-Lions Clube de Marilia/SP) ■Padre RAFAEL LOPES CIUFFA (Paroquia São Pedro Apóstolo de Garça /SP)PDG FRANCISCO ANTONIO SERRALVO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) BRUNO GABRIEL DA SILVA (Lions Clube de iacri /SP) DJALMA BARBOSA SILVA (Lions Clube de Andradina Sul /SP) SÉRGIO LUIZ MAGRI (Lions Clube de Rio Claro /SP)IVAN MALHEIROS (Receita Federal-ENS Setor de Marília /SP)  STELA MARIA GARCIA DE ALMEIDA (Marilia/SP)  FAGNER ROBERTO SITTA DA SILVA (Garça/SP) MARCO ANTONIO PAVARINI (Garça/SP) LOURDES DE APARECIDA BARBOSA BRAGATO (Garça/SP) Dr ALBERTO BARBANTE KERBAUY (Marilia/SP) VALDENIR GONÇALVES (Garça/SP) RAFAEL VALSECHI RIBEIRO DE SOUZA (Garça /SP) EMERSON LUIZ BASSETTO (Garça /SP) REGINALDO LUIZ PARENTE (Garça /SP)VITOR BOA SORTE (Marilia/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO OLIVER PLUNKETT

SÃO GALO

SÃO AARÃO

SÃO JÚLIO DA BRETANHA

SÃO JUNÍPERO SERRA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. – (Mt 9,1-8)

Se tem poder para perdoar pecados, também pode libertar dos males físicos. Os doutores da Lei ficam desconcertados e mudos. As multidões, ao invés, glorificam a Deus.

 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus é o Deus da vida, não da morte. Ele prova a fé de Abraão e o recompensa, salvando Isaac, esperança do povo eleito. Recordemos que nossa fé, dom de Deus, depende de nossa boa vontade para se exprimir.

 

– Oração 

 

PAI, PARA O PARALÍTICO, LIBERTAÇÃO E ALEGRIA. PARA AS MULTIDÕES AÍ PRESENTES, UM MISTO DE MEDO, REVERÊNCIA E ADMIRAÇÃO, AUMENTAI A MINHA FÉ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus é o Deus da vida, não da morte. Ele prova a fé de Abraão e o recompensa, salvando Isaac, esperança do povo eleito. Recordemos que nossa fé, dom de Deus, depende de nossa boa vontade para se exprimir.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 30 de junho de 2021  4ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Acolhido com ternura por Jesus, o enfermo é libertado da paralisia física e também espiritual, representada pelo pecado. Escutemos a Palavra que fortaleça nossa fé. 

 

1ª Leitura (Gn 22,1-19)  – O sacrifício de nosso pai Abraão.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. 2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar”. 3Abraão levantou-se bem cedo, selou o jumento, tomou consigo dois dos seus servos e seu filho Isaac. Depois de ter rachado lenha para o holocausto, pôs-se a caminho, para o lugar que Deus lhe havia ordenado. 4No terceiro dia, Abraão, levantando os olhos, viu de longe o lugar. 5Disse, então, aos seus servos: “Esperai aqui com o jumento, enquanto eu e o menino vamos até lá. Depois de adorarmos a Deus, voltaremos a vós”. 6Abraão tomou a lenha para o holocausto e a pôs às costas do seu filho Isaac, enquanto ele levava o fogo e a faca. E os dois continuaram caminhando juntos. 7Isaac disse a Abraão: “Meu pai”. ”Que queres, meu filho?”, respondeu ele. E o menino disse: “Temos o fogo e a lenha, mas onde está a vítima para o holocausto?” 8Abraão respondeu: “Deus providenciará a vítima para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram caminhando juntos. 9Chegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho. 11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”. 13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho. 14Abraão passou a chamar aquele lugar: “O Senhor providenciará”. Donde até hoje se diz: “O monte onde o Senhor providenciará”. 15O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo – oráculo do Senhor – , uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”. 19Abraão tornou para junto dos seus servos, e, juntos, puseram-se a caminho de Bersabeia, onde Abraão passou a morar.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 114(115)

 

Andarei na presença de Deus,

junto a ele, na terra dos vivos.

 

 

– 30 de junho de 2021  4ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.  (Mt 9,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

E Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados” – disse, então, ao paralítico -, “levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Nossos pecados paralisam a nossa relação com Deus”

 

“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”

(Mateus 9,2).

Nas travessias que Jesus fazia no lago de Genesaré, as multidões acorriam a Ele com problemas, dramas, enfermidades, com todas as situações próprias da vida humana, e todas essas situações eram apresentadas para o Senhor. Mas levaram até Ele um paralítico deitado numa cama. É óbvio que aquele paralítico sozinho não conseguiria chegar até Jesus, mas fizeram questão de levá-lo à presença do Mestre.

 

Jesus, vendo aquele homem, disse: “Coragem!”. A “coragem” é, na verdade, uma atitude evangélica que exige fé da nossa parte, exige disposição para vencermos nossas próprias fraquezas e  não nos rendermos nem nos entregarmos ao desânimo. Porque todo desânimo, ou seja, a perda do ânimo, a perda da alma, do sabor da alma, do sabor da vida deixa-nos paralisados.

 

Você sabe o que é uma vida paralisada, porque, sim, existem as paralisias físicas por diversos motivos, situações e realidades, mas a mais triste é a paralisia da alma, do coração, é a perda do ânimo quando não conseguimos fazer nada, pensar em nada, acreditar em nada; e ficamos inertes em relação à vida.

 

“Digamos “não” ao pecado, digamos “sim” à vida, à graça e ao amor de Deus”

 

Por isso, precisamos da coragem que a fé pode nos dar, a coragem da fé para nos levantar. Mesmo em meio às situações contrárias e contraditórias, mesmo em meio às adversidades todas que enfrentamos na vida, precisamos, de pé, manifestar a nossa fé.

 

Precisamos de fé para vencer todas as batalhas da vida; não podemos ficar paralisados, prostrados nem desanimados diante das situações todas. E é por isso que o Mestre está dizendo: “Filho, os teus pecados estão perdoados”.

 

Se nós vamos acumulando pecado sobre pecado, vamos acumulando, inclusive, os “pecadinhos”, eles vão paralisando as áreas da nossa vida. São os nossos pecados que paralisam o nosso amor para com próximo; são os nossos pecados que paralisam a nossa relação com Deus; são os nossos pecados que paralisam o nosso próprio progresso interior.

 

Apresentemos, diante de Jesus, do jeito que estamos, os nossos pecados, apresentemos a Ele tudo aquilo que está paralisando a nossa vida: nossos medos, receios e temores, mas tantos outros dissabores, como nossos ressentimentos, nossas mágoas, rancores, nosso egoísmo, nosso orgulho, nossa soberba. São verdadeiras paralisias para a nossa vida.

 

Coragem! Digamos “não” ao pecado, digamos “sim” à vida, à graça e ao amor de Deus, porque Ele quer nos levar mais adiante.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se vê diante de um paralítico trazido por mãos solidárias. Ao ver isso, valoriza lhes a fé, mola propulsora que nos faz sair de nós mesmos e buscar a cura, a vida, a salvação. Jesus nada pergunta ao paralítico; com poucas palavras, liberta-o dos pecados. Desse modo, Jesus mostra claramente a natureza espiritual da sua obra no mundo onde o mal fundamental é o pecado. Agitam-se alguns doutores da Lei, que cochicham a respeito de Jesus: “Ele blasfema”. Jesus esclarece o equívoco: “O Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”. E dirigindo-se ao paralítico, ordena: “Levante-se…”. Se tem poder para perdoar pecados, também pode libertar dos males físicos. Os doutores da Lei ficam desconcertados e mudos. As multidões, ao invés, glorificam a Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho do Homem, visível é a imensa fé dos que depõem o paralítico a teus pés. Surpreendente é tua escolha: antes de curá-lo, tu lhe concedes o perdão dos pecados. Para ele, libertação e alegria. Para as multidões aí presentes, um misto de medo, reverência e admiração. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 9,1-8 - Milagres acontecem!

 

Preparamo-nos para a Leitura rezando, ao Espírito:

 

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Espírito de verdade,

a ti consagro a mente e meus pensamentos:

ilumina-me.

Que eu conheça Jesus Mestre

e compreenda o seu Evangelho

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente, o texto Mt 9,1-8.

 

Naquele tempo:

1Entrando em um barco,

Jesus atravessou para a outra margem do lago

e foi para a sua cidade.

2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama.

Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:

'Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!'

3Então alguns mestres da Lei pensaram:

'Esse homem está blasfemando!'

4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:

'Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?

5O que é mais fácil, dizer:

'Os teus pecados estão perdoados',

ou dizer: 'Levanta-te e anda'?

6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem

tem na terra poder para perdoar pecados,

- disse, então, ao paralítico -

'Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.'

7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa.

8Vendo isso, a multidão ficou com medo

e glorificou a Deus,

por ter dado tal poder aos homens.

 

Refletindo

Jesus liberta o homem dos pecados, vendo que os que o carregavam tinham fé. Mas, alguns mestres da Lei viram isto como blasfêmia. Jesus sabia o que eles estavam pensando e os questiona dizendo-lhes: O que é mais fácil: dizer ao paralítico. “Levante-se e ande” ou “Os teus pecados dão perdoados”? E manda que o paralítico se levante. Para os que acreditavam em Jesus, o milagre era manifestação da bondade de Deus. Mas, para os que se recusava a crer, ele enganava o povo e blasfemava.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Em que grupo nos colocamos: naquele que crê ou naquele que acredita que Jesus engana?

Milagres de Deus acontecem a cada instante. Nós os enxergamos ou para nós tudo é muito natural? Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32.)

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, com toda a Igreja, a

Oração

 

Senhor, Deus da vida e do amor,

enviastes o vosso Filho

para nos libertar das forças da morte

e conduzir-nos no caminho da esperança.

 

Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!

Fazei-nos discípulos,

comprometidos com o anúncio do Evangelho em

nosso Pátria, em comunhão com a Missão Continental.

Fazei-nos missionários,

caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,

acolhendo a todos, sobretudo os jovens,

os afastados, os pobres, os excluídos.

Virgem Mãe Aparecida,

Intercedei junto ao vosso Filho,

para que sejamos fiéis ao nosso compromisso

de discípulos missionários . Amém!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma:

 “Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32.)

 

Bênção 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário