terça-feira, 3 de agosto de 2021

■COMECE O DIA FELIZ! ■ 'Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.' – (Mt 14,22-36)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 03 DE AGOSTO de 2021 (terça-feira) 215 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA VIDA E NO AMOR, NÃO TEMOS GARANTIAS... PORTANTO NÃO PROCURE POR ELAS...

(Arnaldo Jabor)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO SKATE

 DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA

 DIA DO ATIRADOR DESPORTIVO

 DIA DO TINTUREIRO

 DIA DO CAPOEIRISTA

 DIA DO CAPOEIRISTA

 DIA DO FIM DA CENSURA NO BRASIL

 DIA DO QUADRO DE ENGENHEIROS MILITARES

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Araripe (Ceará) Nerópolis (Goiás) Ibirapitanga- Potiraguá  (Bahia) Cassilândia (Mato Grosso do Sul) Guiratinga (Mato Grosso) Serra Negra do Norte (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ LUIZ TINO (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)MARIUVA ABASCAL SHIGUIHARA (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)JOSÉ APARECIDO SARAUZA (Garça /SP)ISABEL MALISSE BRESCHI (Ouro Verde /SP)CAROLINA BARACAT MOKARZEL (Campinas /SP)CARLOS MARTINS (São Paulo /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA LIDIA

■ SANTO ESTEVÃO

■ SANTO EUFRÔNIO

■ SÃO NICODEMOS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! – Mt 14,22-36

Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida, depositando nossa confiança no Senhor.

 

- Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Muitas vezes podemos não entender o modo como Deus age. A fé, então, ajuda-nos a confiar e a nos entregarmos a seus cuidados paternos. Peçamos a graça de sermos amparados em nossas fraquezas.

 

– Oração 

 

PAI, APROXIMA-ME DE JESUS DE QUEM BROTA A SALVAÇÃO E A VIDA, PARA QUE EU POSSA SER CURADO DO EGOÍSMO QUE ME IMPEDE DE FAZER O BEM AO PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 03 de agosto de 2021 – 3ª-feira da 18ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Senhor age por meio de seus enviados. O seguimento de Cristo é feito de momentos de firmeza e de quedas; em qualquer circunstância , ele está ao nosso lado. 

 

1ª Leitura (Nm 12,1-13)  – O mesmo, não acontece com o meu servo Moisés, como com os outros profetas. Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?   Leitura do Livro dos Números:

 

Naqueles dias, 1Maria e Aarão criticaram Moisés por causa de sua mulher etíope. 2E disseram: “Acaso o Senhor falou só através de Moisés? Não falou, também, por meio de nós?” E o Senhor ouviu isso. 3Moisés era um homem muito humilde, mais do que qualquer outro sobre a terra. 4Então o Senhor disse a Moisés, Aarão e Maria: “Ide todos os três à tenda da reunião”. E eles foram. 5O Senhor desceu na coluna de nuvem, parou à entrada da tenda e chamou Aarão e Maria. Quando se aproximaram, ele lhes disse: 6“Escutai minhas palavras! Se houver entre vós um profeta do Senhor, eu me revelarei a ele em visões e falarei com ele em sonhos. 7O mesmo, porém, não acontece com o meu servo Moisés, que é o mais fiel em toda a minha casa! 8Porque a ele eu falo face a face; é às claras, e não por figuras, que ele vê o Senhor! Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?” 9E, indignado contra eles, o Senhor retirou-se. 10A nuvem que estava sobre a tenda afastou-se e, no mesmo instante, Maria se achou coberta de lepra, branca como a neve. Quando Aarão olhou para ela e a viu toda coberta de lepra, 11disse a Moisés: “Rogo-te, meu Senhor! Não nos faças pagar pelo pecado que tivemos a insensatez de cometer. 12Que Maria não fique como morta, como um aborto que é lançado fora do ventre de sua mãe, já com metade da carne consumida pela lepra”. 13Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Ó Deus, eu te suplico, dá-lhe a cura!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 51(50)

 

Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

 

 

– 03 de agosto de 2021 – 3ª-feira da 18ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

'Senhor, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.'  (Mt 14,22-36)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Mestre, tu és o Filho de Deus, / és rei de Israel! (Jo 1,49) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. 33Os que estavam na barca prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” 34Após a travessia, desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram ficaram curados.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Os medos criam fantasmas em nossa vida”

 

“Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: ‘É um fantasma’. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!’”

(Mateus 14,26-27).

Andamos nas ondas agitadas da vida, andamos no barco da vida e as ondas se agitam, o mar se torna revolto, as situações contrárias e contraditórias vêm ao nosso encontro e, quando olhamos para dentro do nosso coração, a agitação cresce. São tantas coisas guardadas e acumuladas que estão se agitando dentro de nós, estão se agitando dentro da nossa vida.

 

Então, uma vez que a barca está em alto mar, a barca é agitada pelas ondas e o vento contrário vem ao nosso encontro, e onde está Jesus? Está na calmaria, na sobriedade, na serenidade da alma e do coração, mas Jesus não se importa com aquilo que nós estamos passando, vivendo e enfrentando? É claro que Ele se importa e, por isso, Ele nos ensina como devemos nos comportar em meio a essas situações todas.

 

Quando os mares da vida se agitam, não podemos deixar que o nosso interior se agite, que o nosso interior seja levado por essas ondas, não podemos cair na mesma onda e é por isso que, antes de subir na barca, Jesus subiu ao monte para orar a sós, para estar na comunhão com o Pai, para estar envolto pela graça do Pai.

 

“Que sejam vencidos todos os fantasmas dos medos que estamos acumulando em nosso coração”

 

Precisamos cuidar de nós, precisamos cuidar do nosso coração e do nosso ser, porque as ondas agitadas deste mundo estão nos assustando, nos amedrontando e por isso o nosso coração está se enchendo de medo, de pavor e estamos criando fantasmas e fantasias. Melhor ainda, os fantasmas e as fantasias estão se tornando corpo em nossa vida, frutos do medo, da falta de fé, da fé ingênua, fruto da falta de cultivo de uma relação autêntica com Deus, falta de uma oração onde nós realmente nos jogamos em Deus.

 

As coisas se agitam dentro de nós, confundimos até Jesus, como os discípulos confundiram. Ficaram tão apavorados que viram Jesus e acharam que Ele era um fantasma. É Jesus que está nos dizendo no fundo da nossa alma: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo”.

 

Coragem, meu irmão! Coragem, minha filha! O Senhor está no meio de nós, o Senhor está entre nós e Ele não é um fantasma. Ele é o Filho único e verdadeiro de Deus, verdadeiramente Ele é o Filho de Deus, como eles depois proclamaram.

 

Proclamemos que Jesus é o Filho de Deus, proclamemos o senhorio d’Ele, nos prostremos na presença de Jesus e que sejam vencidos todos os fantasmas dos medos que estamos acumulando em nosso coração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Saciados, todos voltam a suas atividades corriqueiras: o povo, para suas casas; os discípulos, para a missão; e Jesus se retira para abastecer-se espiritualmente. Aos discípulos, apavorados pelas águas agitadas e o vento contrário (símbolos das tribulações que afetam a Igreja), Jesus se apresenta como aquele que domina as forças da natureza. “Sou eu” é a expressão de sua identidade. Pedro o reconhece e quer fazer o que o Mestre faz: andar sobre as águas. Mas sua fé é insuficiente e começa a afundar, e Jesus o salva. Os discípulos ficam maravilhados e reconhecem em Jesus a presença de Deus: “Tu és verdadeiramente Filho de Deus!”. Terminada a travessia, os habitantes do lugar reconhecem Jesus e levam até ele todos os doentes do vilarejo, que são curados pela fé, apenas tocando nas vestes do Mestre.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho de Deus, quão intensa é tua dedicação ao Reino. Despedes a multidão saciada, sobes ao monte para rezar, acalmas os discípulos assustados, censuras a fé inconsistente de Pedro e vais a outro lugar, onde curas todos os doentes que tocam no teu manto. A ti nossa imensa gratidão. Amém.

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

– LEITURA ORANTE 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 14,22-36 - Quando a minha fé vacila

Oração Inicial

 

Os discípulos, em meio às ondas agitadas pelo mar, não reconhecem o Senhor, que vai até eles caminhando sobre as águas, e ficam apavorados. Mas, aos poucos, tomam consciência da presença de Jesus, sempre solidário e protetor, e acolhem suas palavras encorajadoras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Que a Palavra de Deus renove em nós a fé e nos ajude a enfrentar as adversidades da vida, depositando nossa confiança no Senhor.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia-o pausadamente e identifique o contexto da narrativa. Qual mensagem o evangelista deseja transmitir? Além de “noite” e “escuridão”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?

 

“Jesus é sempre a resposta para as grandes perguntas de nossa vida. É, sobretudo, nas crises que demonstramos a nossa (falta) fé. Muitas vezes, na barca de nossa vida e de nossa família não incluímos Jesus. É natural, nesses casos, que os ventos soprem contra nós. É nos momentos de tempestades, pessoais e comunitárias, que nos deixamos tomar pelo medo ou apelamos para outras soluções. Na Bíblia, a frase: “Não tenham medo”, aparece mais de trezentas vezes. A fé pede que desloquemos o eixo de nossa segurança. As seguranças humanas acabam em tempestades, mas a fé em Deus garante a tranquilidade de nosso peregrinar. Não tenhamos medo da vontade de Deus, ele vem para nos salvar e afastar todos os fantasmas imagináveis.”

 

2. Meditação (Caminho)

Leia-o novamente o relato e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Jesus está no barco com você? Você reconhece o Senhor, que se aproxima do seu barco, e confia em suas palavras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”?

 

Para reconhecermos a presença do Senhor Ressuscitado nos momentos difíceis da vida, necessitamos de muita fé. Mas nós não precisamos temer, pois o Ressuscitado está no nosso meio, está junto de nós. Que possamos sempre acolher as palavras encorajadoras de Jesus: “Sou eu. Não tenhais medo!”, sobretudo nos momentos de dificuldade e temor.

3.Oração (Vida)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angustias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém”

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção 

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário