segunda-feira, 4 de outubro de 2021

■COMECE O DIA FELIZ! ■ E quem é o meu próximo? – (Lc 10,25-37)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 04 DE outubro de 2021 (segunda-feira) 277 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ONDE HÁ AMOR E SABEDORIA, NÃO TEM TEMOR E NEM IGNORÂNCIA.

(São Francisco de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

DIA MUNDIAL DA NATUREZA

DIA DO CÃO (DO CACHORRO)

DIA NACIONAL DE ADOTAR UM ANIMAL

DIA MUNDIAL DO LOBINHO

DIA UNIVERSAL DA ANISTIA

DIA DO MÉDICO DO TRABALHO

DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE

DIA NACIONAL DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

DIA DO POETA

DIA DO BARMAN

DIA NACIONAL DO PAISAGISTA

DIA DA ARQUITETURA

DIA DA HABITAÇÃO

DIA DO HABITAT

DIA INTERAMERICANO DA RADIODIFUSÃO

DIA DA ERA ESPACIAL

DIA DO PANTANEIRO

DIA DO RODEIO

DIA DE IROKÔ - PROTETOR DA NATUREZA, DOS ANIMAIS E DA ANCESTRALIDADE

DIA DA FUNDAÇÃO DA WIKILEAKS NA SUÉCIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA BÉLGICA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO LESOTO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rinópolis (São Paulo) Carmo do Paranaíba - Frutal - Monte Azul - Salinas (Minas Gerais) Bom Jesus do Itabapoana - Engenheiro Paulo de Frontin (Rio de Janeiro) Cerro Largo (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora das Dores - Salgado (Sergipe) Tamboril (Ceará) Campina do Simão (Paraná) Catingueira (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RODRIGO ROBERTO MORENO (Maringá /PR) JULIANA TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) PAULO hEnrIque TRAMONTINI (Garça /SP ) FRancIScO augusto FerreiRa Gelamo (empresário – Três Lagoas /MS) DDumont  Luchiari (Drê Fantasias -  Garça /SP) Brasiliano Cavalcante (Garça /SP) Sebastiao Joaquim (Goiânia /SP) Kaike Castro (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  ALESSANDRA PLATERO e JOHNNY ALVES DA SILVA PLATEROó2003ó18 ANOS (sobrinhos São Paulo/SP)

SILVANA DE F. REIS ESCAQUETTE e JOSÉ CARLOS ESCAQUETTEó1997ó24 ANOS (EQ 11 ENS de IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP).

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MIRANDOPOLISó1964ó57 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSO ó2003ó18 ANOS  (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Francisco (Itália, 1182-1226), Nascido numa família abastada, abandonou os bens materiais para abraçar uma vida de humildade e pobreza. Inspirador da “fraternidade franciscana”, amou pobres e doentes e a natureza inteira, obra de Deus.

SÃO PETRÔNIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Que devo fazer para herdar a vida eterna? – Lc 10,25-37

 

 

- Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu com amor.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Francisco nasceu na Itália em 1182 e lá faleceu em 1226. Uma versão da antífona da entrada nos oferece bela síntese da vida deste santo humilde, pobre, alegre e caridoso: “Francisco, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pequeno e pobre. O Senhor, porém, o acolheu para o seu serviço”. Cultivemos um coração franciscano, inteiramente voltado para a bondade, a beleza e a preservação da natureza.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO CHEIO DE MISERICÓRDIA, COMO O DE TEU FILHO JESUS, POIS SÓ ASSIM TEREI CERTEZA DE ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, A CAMINHO DA VIDA ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 04 de outubro de 20212ª-feira da 27ª Semana Do Tempo ComumSÃO FRANCISCO DE ASSIS; RELIGIOSO E PATRONO DA ECOLOGIA

– Liturgia da Palavra 

O amor de Deus é universal, não faz distinção de pessoas. Por isso Jesus nos ensina a trilhar o caminho da misericórdia com o próximo, sem levar em conta sua origem, religião ou condição social. 

 

1ª Leitura (Jn 1,1-2,1.11) – Jonas pôs-se a caminho, a fim de fugir para longe da presença do Senhor.  Início da Profecia de Jonas:

 

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, filho de Amati, e dizia: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive, e anuncia-lhe que sua perversidade subiu até a minha presença”. 3Jonas pôs-se a caminho a fim de fugir para Társis, longe da presença do Senhor; desceu a Jope e encontrou um navio com destino a Társis, adquiriu passagem e embarcou com os outros passageiros para essa cidade, para longe da presença do Senhor. 4Mas o Senhor mandou um vento violento sobre o mar, levantando uma grande tempestade, que ameaçava destruir o navio. 5Tomados de pavor, os marinheiros começaram a gritar, cada qual a seu deus, e a lançar ao mar a carga do navio para o aliviar. Jonas havia descido ao porão do navio, deitara-se e dormia a sono solto. 6O chefe do navio foi vê-lo e disse: “Como! Tu dormes? Levanta-te e reza ao teu deus; talvez ele se lembre de nós, e não morreremos”. 7Disseram entre si os marinheiros: “Vamos tirar a sorte, para saber por que nos acontece esta desgraça”. Lançaram a sorte, e esta caiu sobre Jonas. 8Disseram-lhe: “Explica-nos, por culpa de quem nos acontece esta desgraça? Qual é a tua ocupação e donde vens? Qual é a tua terra, de que povo és?” 9Ele respondeu: “Eu sou hebreu e temo o Senhor, Deus do céu, que fez o mar e a terra firme”. 10Aqueles homens ficaram possuídos de grande medo e disseram: “Como é que fizeste tal coisa?” Pelas palavras dele, acabavam de saber que estava fugindo da presença do Senhor. 11Disseram então: “Que faremos contigo, para acalmar o mar?” Pois o mar enfurecia-se cada vez mais. 12Respondeu Jonas: “Pegai-me e lançai-me ao mar, e o mar vos deixará em paz: eu sei que, por minha culpa, se desencadeou sobre vós esta grande borrasca”. 13Os marinheiros, à força de remar, tentavam voltar à terra, mas em vão, porque o mar cada vez mais se encapelava contra eles. 14Então invocaram o Senhor e rezaram: “Suplicamos-te, Senhor, não nos deixes morrer em paga pela vida deste homem, não faças cair sobre nós este sangue inocente; fizeste, Senhor, valer tua vontade”. 15Então, pegaram Jonas e atiraram-no ao mar; e cessou a fúria do mar. 16Invadiu esses homens um grande temor do Senhor, ofereceram-lhe sacrifícios e fizeram-lhe votos. 2,1Determinou o Senhor que um grande peixe viesse engolir Jonas; e ele ficou três dias no ventre do peixe. 11Então o Senhor fez o peixe vomitar Jonas na praia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Jn 2

 

Retirastes minha vida do sepulcro, ó Senhor!

 

 

– 04 de outubro de 20212ª-feira da 27ª Semana Do Tempo ComumSÃO FRANCISCO DE ASSIS; RELIGIOSO E PATRONO DA ECOLOGIA

– Evangelho do dia 

 

E quem é o meu próximo?   (Lc 10,25-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”. 

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos misericordiosos e compassíveis com o próximo”

 

Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?’ Ele respondeu: ‘Aquele que usou de misericórdia para com ele’. Então Jesus lhe disse: ‘Vai e faze a mesma coisa’”

(Marcos 10,7-9).

A pergunta que ressoa dentro da nossa alma e do nosso coração é: “Quem é o meu próximo?”. E, cada vez mais, se quisermos viver a nossa fé com intensidade e verdade, temos que nos questionar dessa realidade. Porque a Lei e os Mandamentos Divinos se resumem nisto: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós nos amamos.

 

Somos seletivos: próximo é só quem nós queremos nos aproximar ou quem vive próximo de nós, nos agrada e nos faz bem, mas evangelicamente Jesus está nos mostrando quem é o nosso próximo.

 

Nosso próximo, muitas vezes, está muito distante de nós ou aquele que deve ser próximo, devemos nos aproximar e não nos distanciarmos. O exemplo está aí, esse homem que caiu nas mãos dos assaltantes e eles fizeram tudo de mal para com ele; três pessoas passaram diante desse homem caído e prostrado no chão. O primeiro deles é o sacerdote ocupado no seu culto divino, nas suas obrigações religiosas, estava muito apressado e não teve tempo para socorrer aquele homem. Esse sacerdote representa todos nós, que somos pessoas muito religiosas que têm muitas obrigações na relação da fé, têm muitas orações para fazer, muitas reuniões na igreja, muitos compromissos e não têm tempo para olhar quem está caído, quem está jogado, quem está sofrendo ao nosso lado. Por outro lado, o levita são todos aqueles que conhecem a Lei de Deus, os Mandamentos de Deus.

 

“A Lei e os Mandamentos Divinos se resumem nisto: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós nos amamos”

 

Vejo tantas pessoas criando discussões dogmáticas a respeito da Lei de Deus, dos Mandamentos, das Leis Canônicas, inclusive, estão muito atarefadas em defender a Lei  de Deus ou a sua compreensão de Deus e não têm tempo para outra coisa, parece que vivem tão ocupadas e chamam isso de zelo. Esse levita também passou adiante.

 

Nós que, muitas vezes, também conhecemos tanto a Lei de Deus, nos voltamos tanto para Deus que os olhos só enxergam o que está em cima e não enxergam o irmão caído, sofrido ao nosso lado. Quantas realidades, poderíamos citar: nossos pobres, nossos miseráveis, pessoas que moram na rua, nós não podemos ignorá-los, mas quantos estão também até dentro da nossa casa sofrendo, padecendo. Quantos irmãos, pessoas que nós conhecemos e simplesmente ignoramos, quando elas caem na depressão, na solidão, na opressão espiritual.

 

Quantas pessoas estão necessitadas de uma mão amiga, de uma presença amorosa; e esse samaritano ou o bom samaritano é, na verdade, aquilo que deve ser o bom cristão, aquele que abre mão de toda e qualquer obrigação e compromisso para se dedicar à dor, ao sofrimento, às feridas que tanto têm machucado a nós, seres humanos de hoje. Além dele se jogar para cuidar, ele ainda pede para que cuidem daquele homem e tudo o que gastarem com, ele pagará na sua volta.

 

Desgastemo-nos porque são tantos irmãos machucados e feridos no meio de nós que não podemos ser indiferentes. O próximo é aquele que nós usamos de amor e de misericórdia para com ele. Há tantos precisando de amor e de misericórdia. Sejamos evangelicamente convertidos para amarmos o nosso próximo.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um especialista em Lei quer pôr Jesus à prova com sua pergunta. Pôr à prova, aqui, pode significar duas coisas: primeira, apanhar Jesus na resposta; segunda, ganhá-lo para a classe rica. A pergunta é sobre a vida eterna. Os que não querem se comprometer com o irmão necessitado falam habitualmente da vida eterna. Jesus o puxa para a realidade desta vida. E, ao contar a parábola do bom samaritano, força o especialista em Lei a dar a resposta justa: o próximo do homem machucado é quem o acode, usando de misericórdia. Diante da vítima, o samaritano não faz nenhuma pergunta; entra logo em ação. Não se deixa paralisar por nenhum tipo de preconceito ou obstáculo: nacionalidade, religião, ocupações urgentes. Jesus não teve muito trabalho com o doutor da Lei e foi direto ao ponto: “Vá, e faça você também a mesma coisa”.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre e Senhor, narras com maestria a encantadora parábola de um samaritano que trata com misericórdia o desconhecido que fora vítima de assaltantes. Ensinamento oportuno, de clareza incomparável. Move-nos, Senhor, a praticar, dia a dia, tua mensagem de amor e solidariedade. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,25-37 - O jeito de amar de Jesus

 

Oração Inicial
A liturgia, hoje, celebra São Francisco de Assis. Um santo querido de todas as gentes. Francisco deixou a casa paterna, cheia de conforto e se fez pobre, mostrando a face de uma Igreja despojada e presente no meio do povo.

 

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e identifique os verbos, as ações que mais lhe chamaram atenção; depois, leia o texto novamente. O que ele diz? Quais são os personagens que entram nesta cena? Como Jesus define o amor concreto?

 

“Amor: de nenhum outro sentimento se falou tanto na história da humanidade. E muitas vezes se falou dele de maneira grotesca. Amar a Deus e amar o próximo resumem toda a Lei. O importante é estabelecer o que é amor de verdade através de gestos concretos. O samaritano foi o terceiro a passar pelo ferido. Não ficou buscando desculpas. Tomou o ferido, cuidou dele, providenciou um local para que ele ficasse e custeou as despesas. Quem é meu próximo? É aquele que está ali, na minha frente, precisando de mim. Mais do que ninguém, Francisco de Assis, o santo de hoje, entendeu o amor do Pai e sua consequência, o irmão. O irmão é sempre maior do que eu. Ele é maior que o seu pecado. E no irmão preciso ver o Irmão Maior, o próprio Jesus.”

 

2. Meditação (Caminho)

A meditação atualiza o sentido do texto até ficar claro o que Deus está nos pedindo. Quais atitudes de amor eu tenho para apresentar ao Senhor de minha vida? Como vivo o maior mandamento: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!”? O que a vida de São Francisco de Assis me inspira?

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra se fez vida em sua vida. Observe o que você experimenta neste tempo em que está com Deus.

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Ao longo do dia, volte ao encontro com Deus.

 

Bênção 

 

 

Benção de São Francisco:

O Senhor vos abençoe e vos guarde.

Vos mostre a sua face e se compadeça de vós.

Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz!

O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário