sábado, 13 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus fará justiça aos seus escolhidos que gritam por ele. – (Lc 18,1-8)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 13 DE novembro de 2021 (sábado) 317 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“SOMOS FEITOS DE CARNE, MAS TEMOS DE VIVER COMO SE FÔSSEMOS DE FERRO."

(Sigmund Freud)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA GENTILEZA

 DIA MUNDIAL DA BONDADE

DIA MUNDIAL URBANISMO

DIA NACIONAL DO HEAVY METAL

DIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA

DIA INTERNACIONAL DE ORAÇÃO PELA IGREJA PERSEGUIDA

DIA DO MOÇO ESPÍRITA

DIA DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS

DIA DO MAU HUMOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabo Frio (Rio de Janeiro) Oeiras (Piauí) Dois Irmãos do Buriti (Mato Grosso do Sul) Ubaíra (Bahia) Anapurus (Maranhão) Meruoca (Ceará) Mirador - Nova Olímpia (Paraná) Palmelo - Santa Tereza de Goiás (Goiás)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JANETE APARECIDA BARROS ARANHA CONESSA (Equipe 04 N Sra. de LOURDES Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) ABILIO ROBERTO SASSO (Equipe 04 N Sra. de LOURDES Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) Carlos Massaru Yamacuti (Lions Clube de Iacri /SP) Élvio Brasilino Dos Santos (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) Jose Osvaldo Marques (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Vanda Barbosa Ponsoni  (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) HELENA MARIA GONÇALVES DOS SANTOS CAPORALINE (Equipe N Sra. do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) Renato APARECIDo Mauricio (Garça /SP)Marina Coelho Lacerda (Garça /SP) Fabio de Sigueira Castro (Garça /SP) Carlos Augusto Teixeira Pinto Neto (Taesa - Garça /SP) EUFRASIO MARIA DA SILVA (Garça /SP) MARInA coelho LACERDA (São Paulo /SP) Odair Nakamune (Araçatuba /SP) Luísa Irabi Mazzer (Ilha Solteira /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO ESTANISLAU KOSTKA

SANTA Agostinha Pietrantoni

SÃO DIOGO (DIEGO) DE ALCALÁ

SÃO Nicolau I

EUGÊNIO BOSSILKOV

MARIA CRUCIFIXA CÚRCIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Faze-me justiça contra o meu adversário! – Lc 18,1-8

 

 

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As realidades divinas são fonte de vida e de justiça para todos os que obedecem a Deus. Firmados na oração, procuremos ser fiéis cumpridores da Palavra do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME POBRE E SIMPLES DIANTE DE TI, DE MODO QUE MINHAS SÚPLICAS SEJAM ATENDIDAS, POIS JAMAIS DEIXAS DE ATENDER A QUEM SE VOLTA PARA TI NA HUMILDADE DE CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 13 de novembro de 2021 s;abado da 32ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus nunca deixa de proteger e socorrer a quem lhe suplica com total confiança. A fraqueza está em nós, que lje pedimos com dúvida e não com fé. 

 

1ª Leitura (Sb 18,14-16; 19,6-9) – O mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido por onde passaram como cordeiros saltando de alegria.  Leitura do Livro da Sabedoria:

 

14Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, 15a tua Palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável; 16defendendo-se, encheu tudo de morte e, mesmo estando sobre a terra, ela atingia o céu. 19,6Então, a criação inteira, obediente às tuas ordens, foi de novo remodelada em cada espécie de seres, para que teus filhos fossem preservados de todo perigo. 7Apareceu a nuvem para dar sombra ao acampamento, e a terra enxuta surgiu onde antes era água: o mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido, e as ondas violentas se transformaram em campo verdejante, 8por onde passaram, como um só povo, os que eram protegidos por tua mão, contemplando coisas assombrosas. 9Como cavalos soltos na pastagem e como cordeiros, correndo aos saltos, glorificaram-te a ti, Senhor, seu libertador.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 104(105)

 

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

 

 

– 13 de novembro de 2021 sábado da 32ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Deus fará justiça aos seus escolhidos que gritam por ele.  (Lc 18,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 É preciso vigiar e ficar de prontidão; / em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não! (Lc 21,36) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2″Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas essa viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!'” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz esse juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jamais desistamos de nossa fé”

 

Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

(Lucas 18,8).

Jesus conclui essa parábola maravilhosa com um questionamento muito profundo que cai no coração de cada um de nós: “Quando Ele voltar, vai encontrar fé no meio de nós?”. O exemplo de fé que Ele dá é justamente dessa viúva, porque o juiz era iníquo, o juiz não temia a Deus, não respeitava ninguém, mas essa viúva era insistente e persistente, ela não desanimava nunca. O juiz já estava até ficando aborrecido com essa mulher de tanto que ela insistia para que ele lhe fizesse justiça.

 

Para se ver livre daquela mulher, ele diz: “Vou fazer justiça a ela, porque daqui a pouco ela vai me agredir de tanto que ela insiste comigo. Não sou justo, mas tenho que aprender a ser diante da insistência dessa mulher”.

 

“Não podemos desistir da nossa fé mesmo diante de tantas coisas desanimadoras que enfrentamos e vivenciamos nesta vida”

 

Se esse juiz, que é injusto, faz justiça com essa viúva, Deus não vai fazer justiça com os seus escolhidos que, dia e noite, clamam por Ele? Por que Jesus nos fala isso? Porque, muitas vezes, o justo desiste de ser justo, o homem de fé desiste da sua fé. Já escutei a pessoa dizer: “Já rezei tanto”, já clamei tanto, mas Deus não me ouviu!”. Como Deus não nos ouve?! Como Deus não nos escuta?! Deus não atende a nossa pressa nem a nossa ansiedade, e Deus não nos conduz de acordo com a nossa dificuldade.

 

Você pode ter certeza que nenhuma prece é perdida, nenhuma lágrima é ignorada, nenhuma oração é desprezada, mas, no Seu tempo, Deus age com muita justiça. Aconteça o que acontecer, venha o que vier, não deixe de olhar para Deus, não esmoreça por piores e maiores que sejam as aflições do dia a dia.

 

Olhos fixos no Senhor! Nossos olhos não devem se voltar para os nossos problemas, para os nossos fracassos; nossos olhos não devem se voltar para as nossas frustrações, mas para o Senhor que cuida de nós; e você pode ter certeza que, no Seu tempo, o Senhor fará justiça, o Senhor fará o bem para o justo.

 

Não podemos cair na retórica do mundo, o justo não pode desistir de ser justo, o homem bondoso não pode desistir da sua generosidade, e não podemos desistir da nossa fé mesmo diante de tantas coisas desanimadoras que enfrentamos e vivenciamos nesta vida. Deus é por nós, e se nós perdemos tudo, mas não perdermos Deus, nós temos tudo, porque Deus nos basta.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus nos apresenta um ensinamento sobre a oração e um sério questionamento sobre a qualidade da nossa fé. Antes de tudo, Jesus garante que o Pai celeste está disposto a atender às súplicas de seus filhos e filhas, desde que as façam com persistência. O juiz malvado, não temente a Deus, acaba por atender a pobre viúva que tanto insistia. Se o juiz sem escrúpulo foi capaz de atender a mulher, com maior razão, o Pai misericordioso atenderá a quem o invocar com fé e perseverança. A justiça de Deus é transparente, imediata, simples. Resta saber se as pessoas têm fé suficiente para dialogar com Deus e esperar que ele as atenda. Muitas vezes não obtemos o que pedimos porque nos limitamos a pedir coisas, mais do que pedir a nossa conversão ao projeto do Reino de Deus, que é prática da justiça.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Mestre de oração, tua parábola nos mostra a importância de “rezar sempre e nunca desanimar”. E realças a disposição e a benevolência do Pai celeste para atender às súplicas diárias de seus filhos e filhas. Contudo, acrescentas, é fundamental que tenhamos profunda fé. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 18,1-8 - Deus faz justiça em favor do seu povo

Oração Inicial
Neste dia o evangelista Lucas nos apresenta uma bonita passagem da vida de Jesus em que Ele instrui seus discípulos sobre a necessidade da oração.

 

Por meio da escuta e da contemplação da Palavra, possamos compreender e acolher os ensinamentos do Senhor em nossa vida.

Peçamos: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

 

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

A quem Jesus está instruindo, de modo particular? Observe com atenção os elementos da parábola: personagens, contexto, experiências… Qual é a mensagem que o Evangelho nos deixa neste dia?

 

Lucas apresenta uma comparação pouco lisonjeira entre Deus e um juiz injusto. O juiz atendeu para livrar-se de um problema. Deus atende porque nos ama. A viúva, na tradição judaica, era totalmente indefesa. Cumpria à comunidade assumir suas dores e providenciar o necessário. Com a coragem dos que estão necessitados, ela vai à luta. Porque precisa, não aceita o primeiro não. Jesus insiste na necessidade de orar sempre. Deus sempre atende nossa oração, embora nem sempre nos conceda o que pedimos. Mesmo porque não sabemos pedir direito. Jesus se identifica com os pobres e sofredores e confia à comunidade a tarefa de atuar em seu favor. Um exército nunca abandona seus feridos. A Igreja deve se preocupar com os mais fracos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Interrogar-me sobre o tempo e a qualidade de minha oração.

 

“O que é rezar senão comunicar-se com Deus por meio do amor e da amizade, acolhendo todo o seu ser na vida? Ele nos deseja e nós o desejamos. […] Deus espera que nos aproximemos dele por meio da oração. Tome consciência de que, cada vez que você se sentir impulsionado a rezar, ele virá em seu auxílio, inspirando o seu coração a estar em plena comunhão com ele. […] O caminho da oração livra-nos das inseguranças, que ao longo da vida vão se acumulando dentro de nós. Precisamos rezar, confiando em Deus, abandonando-nos em seu amor, em seu coração. ‘Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo’ (cf. Jo 16,33)”

3.Oração (Vida)

“Senhor, tenho medo de que a minha tenra oração seja apenas um balbuciar de palavras vazias, sem compromisso nenhum. Receio que ela me deixe na acomodação. Tenho medo de não ser verdadeiro com a dura verdade do sofrimento humano. Livrai-me, Senhor, da indiferença. Que eu possa rezar, pensando sempre na dor do mundo e dos meus irmãos. Que a nossa oração seja um instrumento de transformação. Amém”

 

Peça como os discípulos pediram a Jesus: “Mestre, ensina-nos a rezar”. Escute a resposta de Jesus:

“Quando orardes, dizei assim: Pai-nosso…

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como você quer rezar o “Pai-nosso” hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário