sábado, 6 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? – (Lc 16,9-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 06 DE novembro de 2021 (sábado) 310 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“EM MATÉRIA DE AMOR, TUDO O QUE É DEMAIS AINDA É POUCO."

(Pierre Beaumarchais)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO RISO

DIA INTERNACIONAL PARA A PREVENÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE EM TEMPO DE GUERRA E CONFLITO ARMADO

DIA DA MALÁRIA

DIA DO SAXOFONE E DO SAXOFONISTA

DIA NACIONAL DO AMIGO DA MARINHA

DIA DE ANDAR SEM BÚSSOLA

DIA DA PREVENÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM TEMPOS DE GUERRA E CONFLITO ARMADO

DIA BATISTA DE ORAÇÃO MUNDIAL

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARQUE LAGOA DO PEIXE NO RIO GRANDE DO SUL

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR (UEM)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA-PR (UEPG)

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO CARLOS PRATES EM BELO HORIZONTE-MG

DIA DO INÍCIO DA SEMANA da Ciência e Paz

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Costa Marques (Rondônia) Governador Celso Ramos - Antônio Carlos (Santa Catarina)Altamira (Pará)  Antonina (Paraná) Arroio do Tigre (Rio Grande do Sul) Poços de Caldas (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ARTHUR SASSO DE OLIVEIRA (neto da Zuleide/Abílio-filho da Roberta/Aleandro-Garça/SP) GABRIELA BALBINO MURAD (filha dos primos Claudia/Flavio – São Paulo/SP) VIVIAN FERREIRA ISHISATO ARTUZO (Santa Lolla Joinville-de Catanduva/SP) BRUNO EGEA CARVALHAL (EMBALA Mix - Garça /SP) JOEL RIBEIRO DA CUNHA (Três Lagoas /MS) SHIGUEKI KOYAMA (SK Consultoria - Garça /SP) DANIELLA ZAGATTE MARANA (Funcionária Pública Municiapl-Garça /SP) NILSON BERTINI PERES (Posto Petroquality-Garça /SP) Cristiane Ap. Zamboni Minardi (MN Suprimentos e Serviços-Garça/SP) Karina Nucci Guimaraes  (Garça/SP) Mayco BArbosa CAmpassi (Garça /SP) Pe. Marcos Aparecido Ribeiro Maciel (Vigário Paroquial da Paróquia de São Francisco Xavier de Bastos /SP) Felipe Santana (Leo Clube de Tupi Paulista/SP) IVETE MARQUES (Lions Clube de Nhandeara /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MÁRCIA DIAS DA SILVA FELIX e JOSÉ RICARDO FELIXó2004ó17 ANOSó( EQUIPE 14 Nossa Sra. da PAZ do Setor de Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

Beatos Bernardo, Laurentino, Virgílio e 44 Companheiros

SÃO NUNO DE SANTA MARIA

SÃO LEONARDO DE NOBLAC

SÃO Paulo I de Constantinopla

SÃO Teófilo Venard

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Ninguém pode servir a dois senhores – Lc 16,9-15

 

 

- Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O missionário de Cristo não age sozinho, mas conta com indispensáveis colaboradores no serviço a Deus, os quais valoriza com sincera gratidão. Salutar estímulo aos líderes de nossas comunidades.

 

– Oração 

 

PAI, MEU CORAÇÃO ESTÁ TODO CENTRADO EM TI, E EM TI ENCONTRA CONSOLO E PROTEÇÃO. MEU ÚNICO ANSEIO É NÃO DEIXAR QUE SE ABALE ESTA SEGURANÇA, FONTE DE MINHA FELICIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 06 de novembro de 2021 sábado da 31ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Para sermos fiéis a Deus e ao Evangelho, Jesus nos pede que façamos bom uso do dinheiro, sem deixar que ele nos escravize. 

 

1ª Leitura (Rm 16,3-9.16.22-27) – Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 3saudai Prisca e Áquila, colaboradores meus em Cristo Jesus, 4os quais expuseram a sua própria vida para salvar a minha. Por isso, eu lhes sou agradecido; não somente eu, mas também todas as Igrejas do mundo pagão. 5Saudai igualmente a Igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu muito estimado Epêneto, que faz parte dos primeiros frutos da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que trabalhou muito em proveito vosso. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis que se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, a quem estimo muito no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estáquis. 16Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todas as Igrejas de Cristo vos saúdam. 22Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevo esta epístola, no Senhor. 23Saúda-vos Caio, meu hóspede e de toda a Igreja. 24Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu Evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora esse mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

 

Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

 

 

– 06 de novembro de 2021 sábado da 31ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem?  (Lc 16,9-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, / para nós se tornou pobre, / a fim de enriquecer-nos / mediante sua pobreza (2Cor 8,9).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9″Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens é detestável para Deus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“É preciso ser fiel até nas coisas mínimas da vida”

 

Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes”

(Lucas 16,10).

O segredo da vida é ser fiel em tudo aquilo que você faz. O segredo da vida é ser bom na presença e na ausência, nas coisas mínimas e nas coisas grandes. Quem não tem honestidade, bondade e verdade nas coisas mínimas da vida, como poderemos confiar a ela coisas maiores? É o que, muitas vezes, o pai ensina para o filho: “Meu filho, aprenda a administrar um real, dois reais, para que você possa, um dia, administrar quantias maiores”.

 

Muitas pessoas se perdem justamente nisso. Há pessoas que com 100 reais sabem administrar a vida apertada, e há quem tenha 100 mil reais no bolso e vive sempre devendo, vive sempre na penúria, vive sempre pendurado porque não aprendeu a administrar o pouco, e quando tem muito se lambuza.

 

“É preciso ser fiel ou ser habilidoso nas coisas que parecem mínimas e até sem importância”

 

Quem não cuida da sua cama assim que se levanta, quem não dobra a sua coberta, pode saber que não vai administrar bem o seu tempo nem o seu dia a dia. Você pode achar o mínimo: “É a minha cama. Ninguém vai ver”, mas você vai ver, é o lugar onde você vai deitar, você vai dormir. É por isso que eu digo: começar o dia bem é com oração e arrumando a cama. Se você deixar para depois, você vai se acostumar a ter sempre a sua cama bagunçada. E, uma vez ou outra, quando alguém está para chegar na sua casa, você corre para arrumar as coisas, de modo que a pessoa chega e tem que ficar lá na porta falando, porque ninguém pode entrar para ver a sua casa, pois as coisas não estão organizadas lá dentro, e também porque não estão organizadas dentro do seu próprio coração.

 

É preciso ser fiel ou ser habilidoso nas coisas que parecem mínimas e até sem importância. Não fazemos as coisas para sermos vistos pelos outros, fazemos e realizamos o bem, cuidamos bem para termos realmente fidelidade e sermos justos em tudo aquilo que realizamos.

 

A advertência do Evangelho de hoje é para termos cuidado, porque não há nada mais injusto na vida do que o dinheiro. O dinheiro é para uma pequena minoria se esbanjar dele e uma grande maioria padecer pela ausência dele. Então, precisamos administrar o dinheiro que é injusto, para um dia sabermos administrar aquilo que, justo, Deus vai nos dar. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro, não podemos nos tornar escravos do dinheiro, porque ele é injusto. Temos que usar o dinheiro injusto para praticar o bem, para fazer a justiça, para reparar os males que muitas vezes o dinheiro, a falta dele ou o seu uso excessivo provoca na vida humana.

 

Há quem gaste, numa noite só, o que um trabalhador, às vezes, a vida inteira não ganha. Precisamos ter bom senso e equilíbrio, porque um dia teremos que prestar conta de tudo aquilo que fizemos nessa vida.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus nos recomenda o correto uso do dinheiro para vivermos honestamente. O dinheiro pode corromper. Então, cuidado com a sua administração. Quem desvia pequena quantia é capaz de desviar grandes somas. A sociedade, infelizmente, está repleta de maus exemplos de corrupção desse tipo! O dinheiro pode tornar-se um ídolo sedutor e ocupar o lugar de Deus. Ora, com Deus é impossível qualquer espécie de concorrência. Ele é o único Senhor. Quanto aos fariseus, “amigos do dinheiro”, Jesus os adverte, porque nutrem outra forma de ganância, isto é, acumulam obras de observância pensando adquirir, com elas, direitos sobre Deus ou direitos à recompensa de Deus e à estima dos homens. “O Senhor detesta o arrogante” (Pr 16,5). Escolha sábia é usar o dinheiro para criar verdadeira fraternidade humana.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, divino Mestre, recomendas a teus discípulos usar o dinheiro a serviço dos outros. A riqueza não é para ser endeusada, mas partilhada com os necessitados. Liberta-nos, Senhor, da escravidão dos bens terrenos, para nos sentirmos alegremente livres para o serviço do Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 16,9-15 - Prioridade nº 1 - o Reino

 

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Nossa vida exige que avaliemos constantemente nossas atitudes e o caminho pelo qual andamos

 

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, grifando as palavras que mais chamaram sua atenção.

 

“Jesus, o pregador dos caminhos, nasceu numa gruta e foi sepultado num túmulo emprestado. Pobre, anuncia a Boa-Nova aos pobres. Ele teve uma postura dura e apontou os perigos da riqueza. Quando fala dos “ricos”, o Evangelho aponta as pessoas que colocam toda a sua segurança no dinheiro. A maldição da riqueza pode atingir também os que nada possuem, mas têm adoração pelo dinheiro. Ele é uma mediação para o bem ou para o mal. É necessário e útil. O mal do dinheiro está na idolatria. Ele pretende ser adorado. Com ele, podemos comprar coisas, mas não a felicidade. Em casos extremos, o dinheiro assume a condição de senhor em relação aos seus seguidores. O dinheiro deve ser nosso empregado, e nunca nosso patrão.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Faça a sua meditação, escute o que Jesus tem a lhe dizer e deixe que a Palavra se misture com a sua vida. Aos discípulos de Jesus é pedida a atitude da fidelidade mesmo nas pequenas coisas. Pensemos por alguns instantes no desafio que é o trabalho de evangelização nos dias de hoje. Os valores do Reino e do Evangelho ainda encontram espaço no coração das pessoas? Que atitudes são pedidas aos cristãos para que o seu testemunho continue revelando o rosto de Cristo?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O templo do Senhor deve ser o nosso coração, e Ele deseja escutar o que temos a dizer. Aproxime-se de Deus e faça a sua oração, mantendo em mente que é com muito amor e carinho que Ele o(a) acolhe. Abra o seu coração e faça a sua oração, que pode ser de súplica, louvor ou agradecimento. Reze e expresse-se sem medo.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?

 

Bênção

 

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário