quarta-feira, 10 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro. – (Lc 17,11-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 10 DE novembro de 2021 (quarta-feira) 314 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“NÃO TENTES SER BEM SUCEDIDO, TENTA ANTES SER UM HOMEM DE VALOR."

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO TRIGO

DIA NACIONAL DO INTENSIVISTA

 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E CAMBATE À SURDEZ

DIA DO DOENTE AUDITIVO

DIA NACIONAL DA NOTA FISCAL

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS TUMORES NEUROENDÓCRINOS

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PELA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO

DIA INTERNACIONAL DA CONTABILIDADE

DIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

DIA DA ESQUADRA BRASILEIRA

DIA DO RURALISMO

DIA DA BOLOTA

DIA DA MIOSÓTIS

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurora (Ceará) Inocência (Mato Grosso do Sul) Novo Oriente do Piauí (Piauí) Vale do Sol (Rio Grande do Sul) Iguatu - Itaipulândia - Itaperuçu - Pinhal de São Bento - Ramilândia (Paraná) Martins (Rio Grande do Norte) Cachoeira de Goiás - Paraúna (Goiás) Ibirataia - Valença (Bahia) Alto Alegre do Maranhão - Alto Alegre do Pindaré - Apicum-Açu - Araguana - Bacabeira  - Bela Vista do Maranhão - Belágua - Bernardo do Mearim - Boa Vista do Gurupi - Brejo de Areia - Buriticupu - Buritirana - Cachoeira Grande - Campestre do Maranhão - Central do Maranhão - Centro do Guilherme - Centro Novo do Maranhão - Cidelândia - Conceição do Lago-Açu - Davinópolis - Feira Nova do Maranhão - Governador Edson Lobão - Governador Luiz Rocha - Governador Nunes Freire - Itaipava do Grajaú - Itinga do Maranhão - JatobáTurilândia - Vila Nova dos Martírios (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SERGIO LEME JUNIOR (PM-Bombeiro - Garça/SPELiaS NEREs PEREIRa (filho primos Roberto/Valdete-São Paulo /SP) Andréia Crós Lucas (Guarulhos /SP) Albert Baker (Lions Clube de Crosby - Texas /EUA) Eliza Reyes (Canarana /MT)LUIS SERGIO GALHARDO (Reipel-Garça /SP)Wagner Caprioli (Marilia /SP)Thiago Costa Gama (Lions Clube de Herculândia /SP)Marcelo  Caparroz Gonzales (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) Amarildo Baldissera (Lions Clube de Paranaíba /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO Leão magno

Leão (Itália,  400-461) mereceu o título de Magno pela grandeza de sua obra e de seu magistério durante seu pontíficado, fomentou o diálogo entre o Ocidente e o Oriente e convocou o consíliko de Calcedônia (451), que de finiu a existência indivisa das naturezas humanas e divina na pessoa de Cristo.

SANTO ANDRÉ AVELINO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! – Lc 17,11-19

 

 

- O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Leão nasceu no final do século 4°, na Itália, e lá faleceu em 461. Nomeado papa, muito se empenhou no combate às heresias. Exerceu forte influência no Concílio de Calcedônia, realizado em 451. Suas vibrantes homilias levavam o povo a fortalecer a própria fé na pessoa de Jesus Cristo. A celebração desta memória nos ajude a conservar e viver a sã doutrina cristã.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU CORAÇÃO, REPLETO DE FÉ, RECONHEÇA JESUS COMO A MEDIAÇÃO DE TODAS AS GRAÇAS E FAVORES QUE RECEBO DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que jamais permitis que as potências do mal prevaleçam contra a vossa Igreja, fundada sobre a rocha inabalável dos Apóstolos, dai-lhe, pelos méritos do papa São Leão, permanecer firme na verdade e gozar paz para sempre. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 10 de novembro de 2021 4ª-feira da 32ª Semana Do Tempo Comum SÃO LEÃO MAGNO - PAPA E DOUTOR DA IGREJA. Festa

– Liturgia da Palavra 

Os dirigentes das nações tenham presente que a soberania lhes foi dada pelo Altíssimo. A Palavra convida a todos, “governadores dos confins da terra” ou não, a observar, com fé e gratidão, as instruções do Senhor. 

 

1ª Leitura (Sb 6,1-11) – Escutai, ó reis, para que aprendais a Sabedoria.  Leitura do Livro da Sabedoria:

 

1Escutai, ó reis, e compreendei. Instruí-vos, governadores dos confins da terra! 2Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número de vossos súditos. 3Pois o poder vos foi dado pelo Senhor, e a soberania, pelo Altíssimo. É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções; 4apesar de estardes ao serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus. 5Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos. 6O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. 7O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande, foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos; 8mas, para os poderosos, o julgamento será severo. 9A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a sabedoria e não venhais a tropeçar. 10Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. 11Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 82(81)

 

Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

 

 

– 10 de novembro de 2021 4ª-feira da 32ª Semana Do Tempo Comum SÃO LEÃO MAGNO - PAPA E DOUTOR DA IGREJA. Festa

– Evangelho do dia 

 

Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro.  (Lc 17,11-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Em tudo dai graças, pois esta é a vontade / de Deus para convosco, em Cristo, o Senhor (1Ts 5,18).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância 13e gritaram: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que nosso coração seja grato a Deus por todas as bênçãos”

 

Atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano”

(Lucas 17,16).

Foram dez os leprosos que se aproximaram de Jesus e clamaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”. Nem vou me alongar sobre a situação dos leprosos na época de Jesus, renegados, deixados de lado, marginalizadas, vistos como impuros por causa da lepra, por causa daquela pele que estava “estragada”. O fato é que eles clamavam pela misericórdia, o fato é que eles clamavam para que Jesus tivesse compaixão deles, e Jesus Mestre, bondoso e misericordioso, ordena que eles fossem se apresentar aos sacerdotes ou reconhecer que o que eles pediram Deus estava concedendo a eles. Enquanto eles estavam a caminho, de fato, foi isso que aconteceu, eles ficaram curados.

 

Eram 10 leprosos, e desses 10, apenas um voltou para agradecer. Ele estava curado e, em alta voz, glorificava, bendizia, louvava, exaltava o nome do Senhor, e depois atirou-se aos pés de Jesus num gesto de profunda gratidão e reconhecimento.

 

“Tudo o que peço, a cada dia, é para ter um coração grato e reconhecido”

 

Jesus parou e olhou: “Não foram dez os curados? Só este samaritano voltou para agradecer?”, agradecer quer dizer reconhecer, e nós, muitas vezes, somos como os nove ingratos: não reconhecemos a ação bondosa e misericordiosa de Deus na nossa vida. Para pedir, somos bons; pedimos, inclusive, parece que passamos a vida inteira pedindo.

 

Não sei quanto tempo de vida eu tenho, mas queria que o resto dos anos, do tempo de vida que tenho, fosse para agradecer e bendizer a Deus por todas as bondades, por toda a cura, por tudo aquilo que Ele me deu e me dá nessa vida. Tudo o que peço, a cada dia, é para ter um coração grato e reconhecido. Indigno eu sou, leproso eu sou, pecador eu sou, mas Deus é muito bom que só posso louvá-Lo, bendizê-Lo, adorá-Lo e glorificá-Lo!

 

Quero cada vez passar mais tempo prostrado no chão, levantando minhas mãos para o Céu, suplicando misericórdia pelos meus pecados, mas mais tempo com o coração louvando, agradecendo e bendizendo.

 

Há aqueles que só lembram de Deus para pedir. Não sei se preciso pedir algo para Deus, a não ser que me dê um coração mais grato, mais reconhecido, mais adorador para louvá-Lo, glorificá-Lo, bendizê-Lo e reconhecer a grandeza d’Ele no meio de nós.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A gravidade da doença (lepra) engrandece o gesto do terapeuta (Jesus) e salienta a falta de gratidão da maioria dos agraciados. Considerada contagiosa, a lepra mantinha seus portadores afastados do convívio humano. Ora, os dez leprosos mantêm-se à distância e pedem a compaixão de Jesus, que exige deles um ato de fé: sem ainda serem curados, que se apresentem aos sacerdotes; estes comprovarão a veracidade da cura. No caminho, os dez se veem purificados da doença, mas apenas um retorna “glorificando a Deus”, e o faz “em alta voz”, a fim de que todos participem da sua alegria e se conscientizem do poder de Deus. Era um samaritano. Prostra-se, confirmando sua fé em Jesus. E os outros nove? Deixam de ouvir dos lábios do Mestre o coroamento da cura: “Levante-se e vá! Sua fé o salvou”.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre Jesus, o que nos surpreende é que, dentre os dez leprosos curados, apenas um tomou o caminho de volta, “glorificando a Deus em voz alta”, para expressar-te sua profunda gratidão. Ajuda-nos, Senhor, a manifestar sincera gratidão pelos inúmeros benefícios que nos concedes a todo instante. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 17,11-19 - De dez, apenas um agradeceu

 

Oração Inicial
Memória litúrgica de São Leão Magno, papa e doutor da Igreja. A vida da igreja é marcada por homens e mulheres destemidos que tudo fizeram pela causa do Reino. A nós cabe assumir agora nossa parte e nossa história.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto do Evangelho de hoje pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque seus personagens. Que ensinamento Jesus nos dá por meio do Evangelho?

 

“Em terras pagãs, Jesus mostra a universalidade da salvação. Ele veio para libertar a humanidade do pecado e de suas consequências. Os leprosos caracterizavam o grupo dos excluídos. Não faziam mais parte da comunidade, nem sequer podiam entrar nas sinagogas. E pesava sobre eles a convicção de que eram amaldiçoados por Deus. Diante deste quadro sem esperança, eles apelam para a compaixão do Mestre. Purificados, eles deveriam apresentar-se aos sacerdotes, que fariam cessar suas impurezas legais. Curados, nove deles seguiram seu caminho. Um deles, samaritano, entendeu que sua cura ainda era incompleta e voltou para agradecer. Esta atitude humilde rendeu para ele o tesouro da fé, pois tornou-se discípulo de Jesus.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Durante a leitura, que palavra o(a) tocou mais profundamente? De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé?

 

Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.

O que significa viver a humildade e a gratidão pelas mediações no caminho da fé?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Recordando o que você escutou do Senhor por meio de sua Palavra, faça a sua oração, com a certeza de que Ele está com você e escuta os seus pedidos e louvores. Fale com Deus, Pai de amor e perdão, e confie que Ele lhe concederá o que necessita para melhor viver o seu seguimento.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, agradecer os serviços que usufruo na comunidade é uma boa prática para este dia.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário