quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jesus cura muitos e multiplica os pães. – (Mt 15,29-37)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 01 DE DEZEMBRO de 2021 (Quarta-feira) 335 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

“HÁ PESSOAS TÃO POBRES QUE SÓ TÊM DINHEIRO."

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA internacional da LUTA CONTRA A AIDS

DIA Panamericano da Farmácia

DIA DOS PRISIONEIROS PELA PAZ

DIA DO NUMISMATA

DIA DA FILATELIA

DIA DO CASAL

DIA DO IMIGRANTE

DIA DA REPRESSÃO AO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

DIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AERONÁUTICA

DIA DE COMER UMA MAÇÃ VERMELHA

DIA DO FOLCLORISTA LUSO-BRASILEIRO

DIA DO INÍCIO DO DEZEMBRO LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE

DIA DO INÍCIO DO DEZEMBRO VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Guapiaçu - Ibirarema - Irapuã (São Paulo) Serra Preta (Bahia) Arara - Boa Ventura - Esperança (Rio Grande do Sul) Guaraci - Diamante d'o Oeste (Paraná) Olhos-D'Água - São José do Goiabal (Minas Gerais) Japurá - Santo Antônio do Içá (Amazonas) Itiquira -  Ponte Branca (Mato Grosso) Novo Lino - Tanque D'Arca (Alagoas) São Julião (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  (KaCo) CARLOS EDUARDO FERREIRA NASCIMENTO (KZM Turismo-Lions Clube Garça/SP) CESAR VLADIMIR VICENTE BORSATO (Lions Clube de Tupã /SP) GLAUBER GOMES ROCHA (DG-LC6-Lions Clube de Nhandeara /SP) CELI  APARECIDA  GONZALES (Lions Clube de MARILIA - TERCEIRO MILENIO /SP)NAYARA  WILLA  KUSHIKAWA SHIRAISHI (Lions Clube de MARILIA AUGUSTIN SOLIVA /SP ) Alexandre  Canhoto (Lions Clube de TUPã CURUMIM /SP )HELIO dE FREITAS (da REJANE) (Advogado-Garça /SP) LUIZ EDUARDO RAMALHO SGANZERLA (Garça/SP) MICHEL ANGELO BARROSO PERES (Garça /SP)EMERSON CARRETEIRO (Garça /SP)REGINA DOS SANTOS BRANDÃO (Garça /SP)LUIZ GUILHERME CARBONIERI SILVA (Garça/SP) ARMANDO BACHEGA (Garça /SP) Mons. Nivaldo Resstel (Diocese de Marília /SP)Andre Torres (em de Garça-Toyohashi-Japão-de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA GARCIA DOS SANTOS RAFAEL e UBIRAJARA RAFAELó2007ó14 ANOSó(Garça /SP)

Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. JOSÉ JOÃO DE CHICOó2000ó21 ANOSó(Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTO ELÍGIO (SANTO ELOI)

ELÓI (nasceu na França, no ano de 588), Elói evitou o luxo e viveu na pobreza e na piedade. Foi um incansável exemplo de humildade, caridade e mortificação. As pregações de Elói e suas visitas as paróquias de sua diocese foram fatores essenciais para a conversão do povo. A honestidade na vida profissional fez dele uma pessoa conhecida e querida pelo povo e pelas autoridades da época.

SANTO Adriano

SANTO Edmundo Campion

SANTO Elói

SãO Naum

BEATO CHARLES DE FOUCAULD

BEM-AVENTURADA MARIA CLEMENTINA ANUARITE NENGAPETA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Sinto compaixão dessa multidão – Mt 15,29-37

 

 

O Senhor vai chegar, não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos (Hab 2,3; 1Cor 4,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Após a fome, virá a abundância. Quem nos garante é o próprio Deus, que oferecerá a todos os povos um “banquete de ricas iguarias”. Acolhamos o convite do Senhor com plena disponibilidade.

 

– Oração 

 

PAI, A ACOLHIDA QUE TEU FILHO JESUS ME DISPENSA DEVE MUDAR PROFUNDAMENTE O MEU CORAÇÃO. QUE EU SEJA TRANSFORMADO POR ELE E ME TORNE MAIS DISPONÍVEL PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor Deus, preparai os nossos corações com a força da vossa graça, para que, ao chegar o Cristo, vosso Filho, nos encontre dignos do banquete da vida eterna e ele mesmo nos sirva o alimento celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        01 de dezembro de 2021 4ª feira da 1ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Jesus é o verdadeiro pastor, o Deus-conosco, que a todos oferece abundância e segurança. 

 

1ª Leitura (Is 25,6-10a) – O Senhor convida para o seu banquete e enxugará as lágrimas de todas as faces.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces, e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10E a mão do Senhor repousará sobre este monte.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 19A(18)

 

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

 

 

– 01 de dezembro de 2021 4ª feira da 1ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Jesus cura muitos e multiplica os pães.  (Mt 15,29-37)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que o Senhor há de vir / a fim de salvar o seu povo; / felizes são todos aqueles / que estão prontos para ir-lhe ao encontro. 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. 33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Saciemos a fome dos necessitados”

 

“Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”

(Mateus 15,32).

Jesus tem cuidado de nós, Ele se preocupa conosco, Ele se preocupa com a nossa humanidade, com os nossos sofrimentos, com as nossas dores, com as nossas enfermidades, com a nossa fome; e quando digo “conosco”, é porque Deus se preocupa com cada um de nós. E assim como Jesus cuidou dos doentes que levaram até Ele – os cegos, os coxos, os aleijados, os mudos e todos os doentes –, Ele olhou para a multidão que ouvia a Sua Palavra e levou às multidões o Pão da Palavra, mas Jesus se preocupou com a humanidade que padecia, que estava com fome e disse: “Não posso mandá-los embora com fome”.

 

Precisamos cuidar uns dos outros, não podemos ser indiferentes a nenhum sofrimento, a nenhuma dor, a nenhuma enfermidade, não podemos ser indiferentes a ninguém que passa fome, porque assim não estamos sendo verdadeiramente seguidores de Cristo Jesus. Há pessoas que se aproximam de Jesus apenas para serem saciadas, para cuidarem das suas necessidades e das suas carências, e Jesus cuida, abençoa, liberta e restaura.

 

“Deus faz milagres com tudo o que tenho porque abro meu coração para compartilhar com a fome e com a necessidade do outro”

 

Jesus cuida de nós para que cuidemos uns dos outros, porque é um grande contratestemunho termos o que temos, termos a saúde que temos, as graças que temos e, muitas vezes, até conforto material, mas ignorarmos os sofrimentos de tantas pessoas. Alguns até reconhecem: “Porque Deus me deu isso”, “Porque Deus me deu aquilo”. Se você tem, você já reparou nos que não têm? E pior ainda é quem tem, tem saúde, tem isso e aquilo, mas ainda reclama do que tem, porque sempre quer ter mais. Por isso, da nossa conversão, nosso trabalho de conversão interior, precisamos ter alguns certames, e o primeiro deles é não reclamarmos da vida, não a transformarmos num mar de lamúrias e reclamações, mas reconhecermos a graça de Deus que está em nós, sermos agradecidos, louvarmos, bendizermos a Deus.

 

Quando Jesus pegou os sete pães e os peixinhos que tinham, Ele deu graças, Ele agradeceu. Não sei se você tem apenas alguns peixinhos, não sei se você tem carne na geladeira, não sei dizer quantos pães você tem na sua casa, não sei se você ensina os seus a agradecer. Vejo meninos, às vezes, jogando pão fora, comendo um pedaço de pão e desprezando o resto. O que menos vemos em nossas famílias é agradecimento, é levantar as mãos para o céu e dizer: “Obrigado, Senhor!”. Quem agradece partilha e compartilha o que tem, quem não agradece está sempre sendo mal-agradecido e reclamando até do que tem.

 

Precisamos nos converter para cuidar, precisamos nos converter para repartir o que temos; e não importa o que você tem, pode ser que seja apenas sete pães ou menos, alguns peixinhos, Jesus fez o milagre da partilha. Quando sou agradecido, Deus faz milagres com tudo o que tenho, porque abro meu coração para compartilhar com a dor, com a fome, com o sofrimento e a necessidade do outro.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus está cercado de gente pobre, doente e com fome. A todas essas pessoas ele dava atenção: curava os doentes e alimentava os famintos. Dois problemas que atingem as pessoas em sua dignidade: doença e fome. Esses dois problemas deveriam ser as primeiras e principais preocupações de toda autoridade que se propõe a assumir qualquer cargo público. Doença e fome são dois problemas que vêm de longa distância e, até hoje, em muitos países, ainda causam muito sofrimento. Se houvesse boa vontade das autoridades e da sociedade em geral, parte desse sofrimento poderia ser amenizado. Ao envolver os discípulos, Jesus nos mostra que esse é também um problema para a Igreja. Ela não pode ficar neutra nem indiferente diante de tanta miséria e descaso.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, divino Mestre, contemplamos admirados tua solicitude com a multidão, seus pobres e enfermos. Além de curares os doentes, organizas a partilha de alimento para todos. Desperta, Senhor, o zelo dos governantes em favor da saúde pública e dos serviços hospitalares de nossas cidades. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 15,29-37 - Jesus sacia a fome do povo

Oração Inicial
Numerosa multidão foi ao encontro de Jesus para ser curada de suas enfermidades. O Mestre, cheio de compaixão, acolheu a todos, restituiu a saúde aos doentes e os alimentou. O Evangelho nos mostra o rosto de Deus que vem ao encontro de nossa humanidade para nos salvar e reerguer em sua misericórdia.
Em nossa oração, peçamos: “Pai, a acolhida que teu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado(a) por Ele e me torne mais disponível para ti. Amém.”

 

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.
Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.
Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.
Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.
Amém.

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e detenha-se em alguns elementos presentes na narrativa. Pergunte ao texto: Porque o povo procurava Jesus? Quem eles levavam para Ele? Quais os sentimentos de Jesus?

 

“Poucos gestos de Jesus tiveram um impacto tão grande quanto o episódio da multiplicação do pão. A partir daí, muitos queriam ser discípulos e outros tentaram proclamá-lo rei. Não é possível localizar geograficamente o local. Sabemos apenas se tratar de um local elevado às margens do lago da Galileia. Jesus realiza três gestos simbólicos, indicativos do Reino: prega a Palavra, cura os doentes e alimenta a multidão. Nem os fatalistas nem os economistas teriam a solução. A partir da solidariedade, consegue seu objetivo. E não se esquece de mandar recolher as sobras. Com elas seria possível alimentar outras pessoas. No passado houve o maná do deserto, agora o pão multiplicado e, no futuro, o pão da Eucaristia.”

 

2. Meditação (Caminho)

Permaneça em silêncio e retome os três elementos presentes na narrativa: ir ao encontro de Jesus e ser curado; o cuidado de Jesus pelo povo, para que viva com dignidade e não pereça; e a missão que o discípulo, a exemplo de seu Mestre, é convidado a assumir. Qual dos três elementos mais chamou sua atenção? Você encontra-se entre a multidão de cegos, aleijados, mudos, doentes…? De qual enfermidade deseja ser curado(a)? Você reconhece o amor e a misericórdia de Deus em sua vida? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Quais são os gestos que Jesus o(a) convida a viver?

3.Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo sentiu em seu coração? Quais compromissos deseja concretizar em sua vida? Uma proposta, neste Advento, é a de perceber as visitas de Deus em nossa vida.

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos.

Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.

Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário