quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Luz para iluminar as nações. – (Mt 2,13-18)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 29 DE DEZEMBRO de 2021 (quarta-feira) 363 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, SE CULPE POR AQUILO QUE NÃO DEPENDIA SÓ DE VOCÊ."

(Fabiola Simões)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia da CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Dia do Pote de Pimenta

Dia da Fundação do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro

Dia da Fundação da Hyundai na Coreia do Sul

Dia da Fundação da Universidade Aberta do Distrito Federal (UnADF) em Brasília

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Avanhandava  (São Paulo) Santa Isabel do Rio Negro  (Amazonas) Matriz de Camaragibe  (Alagoas) Tocos do Moji (Minas Gerais) Aguas Mornas - Alfredo Wagner - Anitápolis - Balneário Arroio do Silva - Balneário Gaivota - Barra Bonita - Benedito Novo - Brunópolis - Gravatal - Montanha - Pedras Grandes - Rio do Campo - Salete - São Bonifácio Zortéa (Santa Catarina) Barão de Grajau  (Maranhão) Augusto Corrêa  /- Capitão Poço - Colares - Itapetim - Jacundá - Limoeiro do Ajuru - Magalhães Barata - Melgaço - Peixe-boi - Piçarra - Primavera - Salvaterra - Santa Cruz do Arari - Santa Maria do Pará - Santo Antônio do Tauá - São Félix do Xingu  (Pará) Camocim de São Félix - Carnaíba - Cortês - Cupira - Joaquim Nabuco - Poção - Riacho das Almas - Santa Cruz do Capibaribe - São Vicente Ferrer - Tamandaré Tracunhaém (Pernambuco) Senador Salgado Filho  (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARLENE MINARDI (Macrocontábil Conessa Garça/SP) ANIBAL ANANIAS (primo Garça /SP) FERNANDO HERRERA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) ROGERIO ANTONIO ALVES (Lions Clube de Marília Terceito Milenio /SP)LAURA ASSIS (de Garça- Jacarezinho /SP) LEO ARTUR MARESTONI (Pederneiras /SP) LEIA EDUARDO (SISADCON - Garça/SP) OLGA PINHEIRO MENIS (Valdir Calçados-Garça /SP)IRENE RIBEIRO (Garça /SP) JOÃO CARLOS HABACHE (Garça /SP) HILTON LUIZ SALZEDAS (Boituva /SP)MARIA LOURDES FONTES (Itatiba /SP)GABRIEL OLIVEIRA (Junqueirópolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUIZA FURTADO DE OLIVEIRA e DIOGO SEBASTIÃO DE OLIVEIRAó1973ó48 ANOS (Eq. 04 ENS de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Garça / SP) LAIDE  TORRES  PARO e ANTONIO JOSE PAROó1955ó66 ANOS (Lions Clube de Penapolis / SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

São Tomás Becket

TOMÁS (Inglaterra, 1117-1170) foi chanceler de Henrique II e depois arcebispo de Cantuária. Resoluto defensor da liberdade da Ingreja contra as ingerências do poder civil, enfrentou provações e o exílio na França. Repatriado, foi martirizado na própria catedral.)  

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Este menino será causa de queda e de reerguimento – Lc 2,22-35

 

 

Deus amou tanto o mundo, que lhe deu o seu próprio Filho: quem nele crê não perece, mas possui a vida eterna (Jo 3,16).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A Escritura diz: “Quem ama seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar”. Abertos à consolação que vem de Deus, disponhamo-nos a viver reconciliados com ele e com os irmãos e irmãs.

 

– Oração 

 

PAI, QUE TEU FILHO JESUS SEJA PARA MIM MOTIVO DE CRESCIMENTO E DE PROMOÇÃO, LEVANDO-ME, A CONHECER-TE SEMPRE MAIS E A ADERIR AO TEU REINO DE AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus invisível e todo-poderoso, que dissipastes as trevas do mundo com a vinda da vossa luz, volvei para nós o vosso olhar, a fim de que proclamemos dignamente a maravilhosa natividade do vosso Filho unigênito. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 29 de dezembro do Natal do Senhor quarta-feira - 5º dia na oitava de Natal do Natal

– Liturgia da Palavra 

Apresentado no templo, Jesus é reconhecido como “luz para iluminar as nações”. É o Salvador de toda a humanidade. 

 

1ª Leitura (1Jo 1,5-2,2) – Quem ama o seu irmão permanece na luz.  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

Caríssimos, 3para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele deve também proceder como ele procedeu. 7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo – que é verdadeiro nele e em vós -, pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(96)

 

O céu se rejubile e exulte a terra!

 

 

– 29 de dezembro do Natal do Senhor quarta-feira - 5º dia na oitava de Natal do Natal

– Evangelho do dia 

 

Luz para iluminar as nações.  (Mt 2,13-18)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Sois a luz que brilhará para os gentios / e para a glória de Israel, o vosso povo (Lc 2,32).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos -, como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Abra o seu coração à graça do Espírito Santo”

 

“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”

(Lucas 2,29-32).

Dentro da Oitava do Natal, contemplamos Jesus sendo apresentado no Templo. Hoje, queremos nos voltar para um personagem importante nesse Templo: movido pelo Espírito Santo, Simeão estava ali aguardando a Consolação de Israel.

 

A Palavra de Deus diz que Simeão era um homem justo e piedoso. Todo homem justo, piedoso e temente a Deus é conduzido pela Sua graça e espera a consolação que vem d’Ele. Você vai ver, ao longo da história de Jesus, o que os evangelistas nos narram: há pessoas religiosas, mas não são tementes a Deus, nem justas, nem obedientes a Ele. São as pessoas religiosas do tempo de Jesus que vão se opor a Ele.

 

“Só contemplamos a presença de Deus no meio de nós quando somos movidos pelo Seu Espírito”

 

É preciso que a nossa religião seja movida pelo sentimento da justiça e da piedade. A piedade é, na verdade, a virtude evangélica que nos coloca na sintonia com Deus, é somente uma alma humilde e devota, que se coloca à luz do Espírito Santo, que é capaz de entrar nos desígnios de Deus. É desse jeito que nós contemplamos, hoje, Simeão, essa figura tão importante. Porque, quando Jesus veio, não foram todos ou uma grande parte que não O reconheceu. E por que Simão reconheceu Jesus? Porque ele era movido pelo Espírito de Deus.

 

Não era um espírito humano, não eram pretensões humanas que moviam o coração de Simeão, mas era o Espírito do Senhor que estava com ele. Esse mesmo Espírito consolou que ele não morreria sem ter nos braços o Divino Salvador; e quando ele recebe Jesus, ele exulta de alegria, o seu coração é tomado por uma paz e diz: “Agora, posso descansar em paz, porque meus olhos viram, porque meus olhos contemplaram, porque as minhas mãos tocaram em Jesus, o enviado de Deus”.

 

Simeão é aquele que profetiza que Jesus vai ser causa de queda e de soerguimento em Israel, e que uma espada de dor há de transpassar o coração de Maria. Simeão é profeta, homem do Espírito, profetiza a graça mesmo em meio à dor. Porque, muitas vezes, a profecia de Deus nos coloca diante da realidade; muitos irão aceitar Jesus e muitos não irão aceitá-Lo, mas é preciso acolher a missão que Ele vem realizar.

 

Que Deus faça de nós homens e mulheres justos e piedosos, tementes a Deus, cheios do Espírito Santo. Só contemplamos Jesus, só contemplamos a presença de Deus no meio de nós quando somos movidos pelo Espírito de Deus. Que a exemplo de Simeão, estejamos abertos à graça do Espírito.

 

Deus abençoe você!

Um santo e um FELIZ NATAL!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois de Jesus ter nascido, os pais levam-no ao templo de Jerusalém, conforme previa a Lei, e lá ofertam um par de rolas ou dois pombinhos, o que revela a condição social da família. Os pais cumprem a Lei, pois pertencem a um povo e a uma religião, e o Filho é verdadeiramente humano. No templo, encontra-se Simeão, homem justo e piedoso, o qual se alegra por ver o Messias que vem do Senhor e, tomando o menino nos braços, confirma a profecia a respeito do Filho e da Mãe. Jesus, primogênito de Maria, é resgatado segundo a Lei. O povo de Israel considerava o primogênito como propriedade de Deus. Jesus pertence a Deus e cumpre a vontade do Pai para a salvação de toda a humanidade, abrindo assim a universalidade da missão do Messias. Por ser Mãe, Maria sofrerá as consequências alegres e as dores do Filho.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Menino, foste apresentado ao Senhor pelo justo e piedoso Simeão. Incentiva-nos a viver em comunhão com Deus e a participar da vida litúrgica da Igreja. Ensina os líderes religiosos a ser hospitaleiros e amáveis com todos os que vão a tua procura na comunidade cristã. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 2,22-35 - Um Deus por nós

 

Oração Inicial


Pela escuta e meditação da Palavra, hoje pedimos: “Fazei, Senhor, que o nascimento de vosso Filho nos recorde a imensidão de vosso amor e encha de paz e de alegria os homens e as mulheres de toda a terra”. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça uma leitura atenta do Evangelho, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa.

 

“O Templo de Jerusalém, que nunca proporcionou muitas alegrias a Jesus, é palco de um momento muito bonito, assinalando que a Salvação havia chegado. Simeão personifica o “resto” de Israel, o pequeno grupo que se manteve fiel. Ele sabe que o sofrimento não acabou. Este frágil menino será sinal de contradição – ruína ou salvação. Esta profecia atravessa a história. A comunidade de Jesus também é afetada por esse sinal de contradição. Os filhos da Igreja também se deixam levar pela ambiguidade. Fora dela, os inimigos de todos os tempos profetizam o seu fim. É o mesmo Espírito Santo que iluminou a Simeão, que cuida da sua Igreja, santa e pecadora, mas que tem a garantia da perenidade. Deus cumpre suas promessas.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Releia o Evangelho para sua meditação. Na meditação, você é convidado(a) a deixar que a Palavra de Deus faça morada em seu coração. Permita que a Palavra se misture com a sua vida e escute o que o Senhor quer lhe dizer.

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Entregue ao Senhor sua gratidão e as suas preocupações.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário