quarta-feira, 2 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. – (Mt 6,1-6.16-18)

  


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 02 DE MARÇO de 2022 (quarta-feira) 061º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ NADA QUE DOMINEMOS INTEIRAMENTE A NÃO SER OS NOSSOS PENSAMENTOS."

(René Descartes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DE CINZAS

DIA DO INÍCIO DA QUARESMA

DIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

DIA NACIONAL DO TURISMO

DIA DA MULHER ANGOLANA

DIA DO RESGATE DO GATO

DIA DA ORAÇÃO PELOS FILHOS DE PASTORES

DIA DA INCORPORAÇÃO DO YAHOO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) EM MACAPÁ

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 a 8/3)

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 a 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Natividade da Serra - Olímpia (São Paulo) Casa Grande - Frei Inocêncio - Cedro do Abaeté - Monjolos - Santana do Deserto - Uberaba - São Domingos do Prata (Minas Gerais) Irecê (Bahia)Palmitos(Santa Catarina) São João dos Patos (Maranhão)Guapirama (Paraná) Vale do Sol (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ■PDG JOSE MORAIS CASTRO MORAIS (Lions Clube de Poços de Caldas Águas Termais /MG)MARIA DE LOURDES MENDES ALMEIDA “Duda (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) )ROSICLER SOLER G.AMARAL (Lions Clube de Tupã /SP)Luciana  Priscila  De Assis Leal (Lions Clube de Macatuba /SP) WAGNER LUÍS PERES (Empresário Garça /SP)FLAVIO BATISTA (Empresário Garça /SP)ANASIR LOPES MARTINS (Prima Marilia /SP)MARIANGELA MARINO CALVO (Dataplace - Garça /SP)MARCELO PEREIRA DE ARAÚJO (Garça /SP)BÁRBARA DABUS TEDDE (Marilia /SP)HELENA GARCIA MARTINS (Garça /SP)MARIA FERNANDA PILLI (Garça /SP)MARCELO GUIMARÃES MIRANDA (Médico-Vereador-Garça /SP)WAGNER CASSETA (São Paulo /SP) SANDRA S. CASTRO DO NASCIMENTO (Bauru /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO SIMPLÍCIO

SANTA INÊS DE PRAGA

SANTA ÂNGELA DA CRUZ

BEATO HENRIQUE SUSO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Com esta Quarta-Feira de Cinzas, estamos começando a Quaresma. A Quaresma é uma grande preparação para a Páscoa – O teu Pai te dará a recompensa – Mt 6,1-6.16-18

 

 

Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus (Sb 11,24s.27).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quarenta dias nos separam da Páscoa da ressurreição. Somos convidados à conversão que a Quaresma e a Campanha da Fraternidade nos propõem. Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e Educação”, com o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Vivamos com compromisso este tempo de graça e de reconciliação.

 

– Oração 

 

PAI DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 02 de março de 2022 - Quarta-feira de Cinzas da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 A Palavra de Deus ilumina nosso caminho neste tempo favorável de conversão. Escutemos seu apelo para intensificarmos a caridade, a oração e o jejum, vividos com um coração sincero.

 

1ª Leitura (Jl 2,12-18) – Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes.  Leitura da Profecia de Joel:

 

   12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?  15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

 

 

2ª Leitura (2Cor 5,20-6,2) – Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável.  Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

   Irmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 02 de março de 2022 - Quarta-feira de Cinzas da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.  (Mt 6,1-6.16-18)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

VGraças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

QUARTA-FEIRA DE CINZAS:

CF 2022: Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 

“Disse Jesus aos seus discípulos: - Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles... quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta... quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto...  quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”

(Mateus 6,1.3-4.6.17-18:).

 

Jesus, pelo seu modo de agir e pelas suas palavras, o senhor nos ensina que uma verdadeira experiência de encontro com Deus não acontece jamais como espetáculo público, no meio da multidão entusiasmada, ou divulgada em todas as plataformas sociais.

O exibicionismo religioso é o oposto da intimidade espiritual que pode nos levar a uma profunda experiência de encontro com o senhor, com o Pai e o Espírito Santo.

O tempo da Quaresma nos oferece o espaço para buscar essa experiência, porque nos coloca em sintonia com o amor-doação que o senhor fez da sua vida por nós.

Ao contrário da nossa busca de imagens bonitas, o senhor provou a imensidão do seu amor por nós e da sua união com o Pai, aceitando ser desfigurado pelas torturas, e crucificado pela nossa redenção.

Por isso, o senhor nos pede para praticarmos a bondade com toda discrição, sem nos gabarmos diante dos outros; que a nossa oração seja um diálogo íntimo e filial com o Pai, sem show de cantos ou de línguas, para causar admiração na comunidade; e que o nosso jejum seja um sinal do amor que temos pelo senhor e da solidariedade com o próximo, que passa por necessidades.

Tudo o que o senhor deseja é que façamos da Quaresma um tempo especial de fraternidade e de solidariedade, para que sejamos purificados de todo egoísmo.

E é pela oração, pela escuta da sua Palavra e pela caridade que o seu Espírito vai nos santificando.

Porque o Pai vê tudo de bom que fazemos às escondidas,  e o senhor nos garante que ele nos dará a justa recompensa.  

 

Maria santíssima, estamos entrando no ciclo pascal, que nos prepara para reviver a Ressurreição do seu Filho como graça de vida e de esperança para todo o nosso povo. Olhe pela paz no mundo, faça cessar as guerras, e que a Páscoa chegue para todos, principalmente para aqueles que estão correndo risco de vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois do alerta de Jesus a respeito da partilha dos bens, como vimos ontem, Pedro quer saber o que acontece com eles, que deixaram tudo e o seguiram. Sempre que alguém deixa alguma coisa, tem em vista algo melhor em troca. Os discípulos que deixaram tudo encontraram em Jesus e na sua mensagem uma causa e valores superiores. Na vida cristã, o ponto de partida e de chegada é sempre Jesus Cristo e o Evangelho como plenitude humana. Isso é um convite a deixar tudo o que é incompatível com o seguimento a Jesus. Esse seguimento “radical” a Jesus pode trazer incompreensões, perseguições e até a morte, como aconteceu com o próprio Mestre. Jesus procura esclarecer que o “reino do dinheiro” é incompatível com o “Reino de Deus”. A mensagem do Mestre não despreza a família nem os bens necessários a uma vida digna; ao contrário, propõe solidariedade aos desprovidos desses bens.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 6,1-6.16-18 - Não à hipocrisia

 

Oração Inicial


É um novo dia. A palavra de Deus é sempre nova. Volto a me recolher…, e vou para meu deserto, como Jesus, para jejuar, vigiar e orar. Hoje quero estar em comunhão com meu povo, escutar e assimilar a Palavra deste Evangelho, lado a lado com meu irmão (ã) mais próximo (a).

 

1. Leitura (Verdade)

Observo a quem Jesus se dirige, para quem ele fala, de quem ele fala. Observo os verbos e os destinatários das ações e em quem devemos nos espelhar.

 

“Com esta Quarta-Feira de Cinzas, estamos começando a Quaresma. A Quaresma é uma grande preparação para a Páscoa, valendo como um grande retiro. Como discípulos e discípulas de Jesus, procuramos nos unir mais a ele na escuta da Palavra de Deus, na oração, no jejum, na caridade. Jesus instruiu os discípulos a praticarem tudo isso de um modo novo, sem os vícios da ostentação e da hipocrisia. Ajudar os necessitados, sem mandar tocar as trombetas, sem exibição de suas ações. Rezar ao Pai com a confiança de filho e a intimidade de estar a sós com ele. Fazer penitência, jejuar, por exemplo, com alegria e discrição. A Quaresma é um tempo forte de crescimento no seguimento de Jesus, vivido em comunidade.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que este texto fala para mim?

Como demonstro meu amor ao Pai e aos irmãos? Com palavras e normas que eu mesmo (a) não pratico ou com atitudes de fraternidade?

Que sentimentos brotam em mim ao meditar estes ensinamentos de Jesus?

 

 

3.Oração (Vida)

Oração da Campanha da Fraternidade 2022

 

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.

Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Levar a Palavra para a Vida. O que você se propõe viver hoje depois de meditar estes ensinamentos, tão claros, de Jesus Mestre?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário