domingo, 3 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.'– (Jo 8,1-11)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 03 DE abril de 2022 (domigo) 093º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PARA ALCANÇAR O CONHECIMENTO, ACRESCENTE COISAS TODOS OS DIAS. PARA ALCANÇAR A SABEDORIA, REMOVA COISAS TODOS OS DIAS.”

(Lao Tsé)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA das Boas Ações

DIA DO DESPORTO COMUNITÁRIO

DIA do Taquígrafo

DIA DO ATUÁRIO

DIA da Verdade

DIA da Festa

DIA de Encontrar Um Arco-Íris

DIA do Sundae

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cerquilho - Jacareí – Planalto – Reginópolis – São José da Bela Vista (São Paulo) Araranguá – Seara (Santa Catarina)Belford Roxo (Rio de Janeiro) Entre Rios - Macarani (Bahia) Pesqueira (Pernambuco) Tibau do Sul (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOAO TEIXEIRA (neto da prima Silvana-Bauru/SP) PÉIA FERNANDES DE SOUZA (Colégio Antares-Garça /SP)MIRLENA GADOTTI (Garça /SP)RODRIGO RODRIGUES SIMÕES (Marmoraria Simões Garça /SP)AFONSO CARLOS BULLIO (São Carlos /SP) JOÃO FRABETTI (Garça /SP) JOZÉBIO ESTEVES GOMES (Empresário - Marilia /SP)FELIPE RIBEIRO (LEO Clube de Lins /SP) EDISON WOLFGANG MATTENHAUER (Lions Club de Conchas /SP) Padre FÁBIO DE MELO (Diocese de Taubaté /SP) RENATO FURTADO (Tupã /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO LUÍS SCROSOPPI

SÃO RICArdo de Chichester

SANTA IRENE

SANTA Ágape

Santa Quiônia

SÃO João de Nápoles

SÃO Sisto I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Convite à misericórdia nos é dirigido mais uma vez neste tempo pascal: Vai, e de agora em diante não peques mais – Jo 8,1-11

 

 

A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro (Sl 42,1s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Reunidos para celebrar a Eucaristia, somos convidados a acolher o amor e a misericórdia de Deus, derramados sobre nós como rios em terra seca. A páscoa de Cristo se manifesta nos corações que buscam a comunhão com ele; lancemo-nos, pois, para a frente em nossa caminhada de fé, buscando superar o espírito de preconceito e condenação.

 

– Oração 

 

PAI, TIRA DO MEU CORAÇÃO A MALDADE E A HIPOCRISIA QUE ME TORNAM JUIZ INÍQUO DO MEU SEMELHANTE, NÃO ME PERMITINDO VER A NECESSIDADE DE PÔR EM ORDEM A MINHA VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 03 de abril de 2022 - 5º Domingo da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  As leituras revelam a ternura e a compaixão de Deus para conosco: ele realiza coisas novas para o povo e nos anima a deixar para trás o que nos impede de nos unirmos a seu Filho.

 

 

1ª Leitura (Is 43,16-21) – Eis que eu farei coisas novas, e as darei ao meu povo.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

16Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; 17que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 18“Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. 19Eis que eu farei coisas novas e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. 20Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. 21Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 126(125)

 

S Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

 

 

2ª Leitura (Fl 3,8-14) – Por causa de Cristo eu perdi tudo, tornando-me semelhante a ele na sua morte.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

 

 Irmãos, 8na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 03 de abril de 2022 - 5º Domingo da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' (Jo 8,1-11)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Agora, eis o que diz o Senhor: / De coração convertei-vos a mim, / pois sou bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

5º Domingo da Quaresma – C

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus: - Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?... Jesus ergueu-se e disse: - Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra... Então Jesus se levantou e disse: - Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? Ela respondeu: - Ninguém, Senhor. Então Jesus lhe disse: - Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

(João 8,3-5.7.10-11).

 

Jesus, essa é das mais belas cenas do seu Evangelho.

Desafiaram o senhor a ser juiz e a aplicar a lei de Moisés.

O senhor demonstrou, ao mesmo tempo, inteligência e misericórdia, a tal ponto que seus adversários desapareceram da cena.

Sua sentença revelou o amor imenso que tomava conta do seu coração e nos enche a todos de esperança, apesar de nossos pecados.

Sua serenidade e sua resposta foram tão admiráveis, que transformou os acusadores em réus.

Pior do que a mulher adúltera, o senhor fez com que eles se sentissem adúlteros, porque manipularam a mulher para acusar o senhor, e pouco se importaram com o seu destino.

Ao contrário, o senhor parecia não lhes dar importância, mas esperou para libertar a mulher de uma lei machista.

Entre a justiça e a misericórdia, prevaleceu o seu coração misericordioso.

No final da cena, quando ficou a sós com a mulher, restaram apenas o senhor e a adúltera, ou, como disse S. Agostinho, a miséria e a misericórdia.

Não lhe jogou no rosto os seus pecados, mas simplesmente não a julgou nem condenou.

Pediu apenas que seguisse em frente com sua vida e não pecasse mais.

Podemos imaginar a gratidão e o amor pelo senhor que irromperam no coração daquela mulher.

 

Senhor, cada vez que pecamos, é como um adultério que cometemos diante do seu amor infinito por nós.

Tenha misericórdia conosco, não permita que desistamos de ser fiéis e ajude-nos a seguir em frente, superando nossas fraquezas e infidelidades.

E que jamais tenhamos a pretensão de condenar o próximo pelos pecados que nós próprios cometemos.

Ajude-nos a sermos misericordiosos com os outros, como o seu Pai do céu tem sido misericordioso conosco sempre.

Não permita que jamais sejamos como aqueles que queriam apedrejar a mulher pecadora.

 

Maria santíssima, ensine-nos a sabedoria da sua fé e da sua confiança total em seu Filho, para que ele seja o nosso Caminho, Verdade e Vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O povo vai ao encontro de Jesus, porque o ama e gosta de estar com ele. Há um relacionamento mútuo de amor e todos se sentem acolhidos.

Por outro lado, há os adversários sempre dispostos a atrapalhar o encontro fraterno e amigo de Jesus com seu povo. Esses adversários levam uma mulher adúltera para que Jesus a condene conforme a lei. Depois que Jesus ordenou que atirasse a primeira pedra quem não tivesse pecado, restaram somente, como disse Santo Agostinho, a grandeza do amor e a pequenez daquela mulher. Fora levada por aqueles que queriam sua condenação. Nosso Senhor, como sempre, não deixou passar a ocasião de transformar a vida daquela mulher e de dar uma boa lição aos seus acusadores, que foram embora envergonhados. O amor de Jesus supera a crueldade desses adversários, que não trouxeram o adúltero. Talvez ele estivesse de pé no meio deles com uma pedra na mão. Toda pessoa cristã deveria se colocar diante de Jesus, para receber ao mesmo tempo a abundância de seu amor e a indicação do caminho a seguir. Jesus é juiz e nos deixou um mandamento: não julguem. Ele reserva a si essa função, no fim dos tempos. Por ora, o que ele exerce, com abundância e muita generosidade, é a misericórdia, o amor e o perdão.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 8,1-11 - Não condeno você!

 

Oração Inicial


O Convite à misericórdia nos é dirigido mais uma vez neste tempo pascal. E hoje é o próprio Jesus que nos interpela: “Quem dentre vós não tiver nenhum pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.” Escutar a Palavra e torná-la ação em nossa vida – ‘Palavra-ação’- é a forma concreta de responder ao convite de Jesus. Disponho meu coração para que a Palavra se encarne em mim.

 

Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

1. Leitura (Verdade)

Jesus sobe a montanha para rezar e, ao descer, começa a ensinar o povo, quando alguns escribas e fariseus trazem à sua presença uma mulher que cometeu adultério. Observe a reação dos personagens e o ensinamento de Jesus com suas palavras e suas atitudes.

 

“Nós somos mestres em condenar. E agora que temos as redes sociais, diante da suspeita do deslize de alguém, mesmo sem investigar nem conhecer a situação, damos o veredicto e ofendemos essa pessoa com todo tipo de xingamentos e a entregamos ao linchamento moral público. “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” Foi o que Jesus disse aos que arrastaram a mulher flagrada em adultério. Não apresentaram igualmente o homem com quem ela estava. Sua intenção real era desmoralizar Jesus. Esse tipo de condenação por parte dos fariseus de hoje, no fundo, quer desmoralizar a fé cristã. Aprendamos da atitude de Jesus: “Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”

 

2. Meditação (Caminho)

Coloque-se na cena em que este relato acontece. Quais seriam seus sentimentos? Como você agiria?

“Quem dentre vós não tiver pecado atire a primeira pedra!” Releia o texto, faça a sua meditação e, durante a leitura, deixe-se tocar pelo Evangelho. Permita que a Palavra, que é o próprio Deus, fale com você.

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração e aproxime-se do Senhor, silenciando sua mente e seu coração. Apresente-se diante dele com tudo o que você tem e é. Este é o momento de rezar também pelos necessitados, pelos excluídos e julgados por interesses humanos…

Peçamos perdão pelos nossos julgamentos apressados, superficiais e excludentes…

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário