sexta-feira, 24 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! – (Lc 15,3-7)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 24 DE JUNHO de 2022 (sexta-feira) 175º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

APRENDEMOS A VOAR COMO OS PÁSSAROS E A NADAR COMO OS PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A CONVIVER COMO IRMÃOS.

(Martin Luther King)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO AVC OU ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

 DIA NACIONAL DO BACAMARTEIRO

 DIA NACIONAL DO CIGANO

 DIA NACIONAL DA ARAUCÁIA

 DIA MUNDIAL DOS DISCOS VOADORES

 DIA INTERNACIONAL CONTRA A POLUIÇÃO ELETROMAGNÉTICA

 DIA DO PARAMÉDICO

 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DE IDOSOS

 DIA DE DATA FESTIVA DA FAB

 DIA DA AVIAÇÃO DE RECONHECIMENTO

 DIA DAS EMPRESAS GRÁFICAS

 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA

 DIA MUNDIAL DO YOGA

 DIA DO CABOCLO

 DIA DA COMUNIDADE BRITÂNICA

 DIA DA FADA

 DIA DO LEITE

 DIA DE LEVAR SEU CACHORRO PARA O TRABALHO

 DIA DE NADAR EM UMA PISCINA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA LUTERANA DO BRASIL

 DIA DA FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE DESPORTIVA SERRA FUTEBOL CLUBE-ES

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre - Alvares Florence - Américo de Campos - Atibaia - Balbinos - Clementina - Gastão Vidigal - Glicério - Joanópolis - José Bonifácio - LUCÉLIA - MIRANDÓPOLIS - Nhandeara - Populina - Rio Claro - Salto de Pirapora - Santa Albertina - Santa Fé do Sul - São João da Boa Vista - São João das Duas PontesSão João de Iracema - São João do Pau D'Alho (São Paulo) Alvinópolis Arceburgo - Caratinga - Itamarandiba - Itamogi - São João Batista do Glória (Minas Gerais) Passa e Fica (Rio Grande do Norte) Buriti Alegre - Goianésia (Goiás)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GERSON BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas-Garça/SP) OSVALDO SICILIANO JUNIOR (Agropecuária Novo Mundo-São Paulo/SP) DIONISIO CANELADA (Lions Clube de Pederneiras/SP) LÉA RAHAL BERRIL MERCADANTE (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ALICE JOANA COSTA BIAVA (Lions Clube de Iacri /SP) ANA PAULA CARVALHO SANTOS (Lions Clube de Tupã /SP) ANDRÉ POLICINANI DE LUCAS (Garça /SP) MARCO ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO (Garça/SP)MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA RUBELLO (filho Maria Silvia ex macro São Paulo /SP)  CILEIDE FERREIRA FURTADO (Garça /SP) DÁPHINIS SANTANDER (Marilia /SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

■ SÃO JOÃO BATISTA

■ SÃO FESTO

■ SÃO GOARDO

■ SÃO JOSÉ YUAN ZAIDE

■ SÃO RUMOLDO

■ SÃO SIMPLÍCIO DA FRANÇA

■ SÃO TEODGARO

■ SÃO TEODOLFO

■ SANTA MARIA GUADALUPE

■ SANTO AGILBERTO

■ SANTO AGILBERTO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A devoção ao Sagrado Coração de Jesus quer lembrar a todas as pessoas o amor infinito de Deus aos pecadores, revelado por Jesus: Encontrei a minha ovelha que estava perdida! – Lc 15,3-7

 

Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e consertar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com alegria, celebremos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O coração misericordioso de Cristo sempre se mostrou disposto a amar a todos, sobretudo os mais vulneráveis e desorientados. Aprendamos dele a misericórdia e o amor sem medidas.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE COMISERAÇÃO PELOS PECADORES, LEVA-ME A BUSCAR QUEM VIVE TRANSVIADO PELO PECADO E PELO EGOÍSMO, E A MANIFESTAR-LHES A GRANDEZA DO AMOR DO CORAÇÃO DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de junho de 2022 sexta-feira da 12ª Semana Tempo ComumSagrado Coração de Jesus, Solenidade

 

– Liturgia da Palavra 

  Jesus é o pastor que nos conduz por caminhos seguros e busca quem se perdeu. Por meio dele, Deus demonstrou seu imenso amor para conosco.

 

 

1ª Leitura (Ez 34,11-16) – Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas  e fazê-las repousar.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 13Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 14Vou apascentá-las em boas pastagens, e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo. Ali repousarão em prados verdejantes e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 23(22)

 

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

 

 

2ª Leitura (Rm 5,5b-11) – Deus mostra seu amor para conosco.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 5o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. 6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores. 9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 24 de junho de 2022 sexta-feira da 12ª Semana Tempo ComumSagrado Coração de Jesus, Solenidade

– Evangelho do dia 

 

Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!   (Lc 15,3-7)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

S Eu sou o bom pastor. / Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem (Jo 10,14).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 3Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo, assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - C

 

Lucas: 15,3-5.7: “Jesus contou-lhes esta parábola: - Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria,.. Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

 

Jesus, a festa do seu Sagrado Coração quer ser uma contínua lembrança do maravilhoso anúncio que nos trouxe com a sua Encarnação: Deus é amor, um amor que comunica vida. Nossa fé cristã ainda é imperfeita, porque muitas vezes projetamos sobre o senhor as imagens dos deuses pagãos, poderosos, arbitrários, que nos ameaçam com castigos e decretam o dia da nossa morte.

Bem ao contrário, é bonita a imagem de bom pastor, que o senhor apresenta de si mesmo, carregando nos ombros a sua ovelha perdida e reencontrada.

Ela nos transmite a sua misericórdia e o seu coração cheio de amor e de atenção por todas e cada uma de suas ovelhas.

A alegria toma conta do seu coração ao trazer de volta aquela ovelha, convidando a todos para que se alegrem com o senhor e nos diz que todo o céu também se alegra.

Ao celebrar o seu Sagrado Coração, nós louvamos a ternura imensa que tem por nós, e agradecemos a sua misericórdia infinita, que jamais se cansa de nos perdoar.

Tanto na imagem do Bom Pastor, como na do Sagrado Coração, o senhor nos revela o rosto de um Deus, cujo poder é ser todo misericordioso, com um anseio imenso de nos amar e de ser amado por nós.

Senhor, converta definitivamente a nossa mentalidade, para que acreditemos e vivamos na presença de um Deus Trindade, cuja essência é ser amor, é ser comunhão, é ser coração.

E que essa fé provoque em nós uma opção total por uma vida de amor ao senhor e de amor ao próximo.

Somente assim, começaremos a viver o céu aqui na terra e teremos a garantia de um céu por toda a eternidade.

Onde existe amor, aí está o céu. Onde existe amor, aí está o nosso verdadeiro Deus.

 

Maria santíssima, coração imaculado, do qual se originou o coração do seu Filho bendito, reformate os nossos corações, ainda condicionados pelas marcas negativas do pecado e da morte, e faça com que se tornem semelhantes ao seu coração imaculado e ao sagrado coração do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Podemos dizer que o capítulo 15 é o coração do Evangelho de Lucas. Esse capítulo nos revela o desejo de Deus e o que Jesus fez ao longo de sua missão. As três parábolas – ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido – exaltam o coração misericordioso e o amor terno e gratuito de Deus por nós e nos convidam à alegria quando se recupera algo perdido. A parábola da ovelha parte da preocupação pela ovelha perdida e termina na alegria por ter sido encontrada.  A imagem da ovelha e do pastor é muito rica e muito utilizada pelos profetas e pelo próprio Jesus. As ovelhas são a imagem do povo de Deus e o pastor representa todos aqueles que têm certa responsabilidade por esse povo. As parábolas confrontam o bom pastor com o mau pastor. Jesus se apresenta como o bom pastor, aquele que conhece suas ovelhas, as chama pelo nome e vai em busca da perdida. O coração misericordioso de Jesus nos convida a imitá-lo no nosso relacionamento com os outros e a recuperar as pessoas esquecidas e marginalizadas pelos dirigentes e pela sociedade. A sociedade moderna exclui muito mais que um por cento de sua população. O papa Francisco nos alerta: “Devemos dizer não a uma economia da exclusão e da desigualdade social” (EG, 53).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 15,3-7 Uma ovelhinha se extraviou.- Sagrado Coração de Jesus - 1º Dia da Novena a São Paulo Apóstolo

 

Oração Inicial

 

O Senhor vem ao nosso encontro e nos fortalece em sua misericórdia, e onde estiver um ser humano, lá estará para amá-lo e oferecer-lhe a vida.

 

Iniciemos a nossa oração e peçamos ao Senhor da vida que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os verbos de ação que movimentam está parábola.

 

“A parábola da ovelha que se perdeu nos ajuda a conhecer melhor Jesus e seu amor por nós. Ele é o pastor que sentiu falta de sua ovelhinha, deixou as outras seguras e saiu, sem descanso, em busca desta. E não desistiu até encontrá-la; então, transportou-a nos ombros e festejou com os amigos sua volta. Na parábola, a ovelha é o pecador que se converte. A conversão é uma experiência permanente em nossa vida. Às vezes nos afastamos, nos distraímos, nos perdemos. Mas Jesus nos encontra, nos reintegra em sua graça, em seu amor, em sua comunidade. Na parábola, enxergamos a missão de Jesus: ele é o pastor que nos conhece, nos ama, se sacrifica por nós, nos defende com a própria vida.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste passo da meditação do Evangelho, releia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Se precisar repetir a leitura, faça-o, atentando-se àquilo que o Senhor quer lhe dizer. Medite a Palavra com profundidade e deixe sua vida misturar-se com ela.

O pastor tudo faz para resgatar sua ovelha. Como cristãos, precisamos ser misericordiosos e acolhedores para com o próximo, especialmente no mundo rigoroso, e até intolerante, em que vivemos.

Amemos com a compaixão com que somos amados pelo Senhor.

 

3.Oração (Vida)

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas. Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem.

Senhor, quando eu estiver confuso(a), guia-me; quando eu me sentir fraco(a), fortalece-me; quando eu estiver cansado(a), enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

 

Bênção

 

 

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (…) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário