terça-feira, 14 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Amai os vossos inimigos. – (Mt 5,43-48)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 14 DE JUNHO de 2022 (terça-feira) 165º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUANDO O AMOR PEDIR UM PINGO DA SUA ATENÇÃO, POR FAVOR, CHOVA.

(Bráulio Bessa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE 

 DIA UNIVERSAL DE DEUS 

 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO 

 DIA DO SOLISTA 

 DIA DO SOLONISTA 

 DIA DAS MUSAS 

 DIA DA MANICURE 

 DIA DO ALGODÃO 

 DIA DA BANDEIRA AMERICANA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): JUNQUEIRÓPOLIS (São PauloPasso de Camaragibe - Santana do Mundaú (AlagoasAragominas (TocantinsNovo Horizonte do Sul (Mato Grosso do SulSão João Batista (Maranhão

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MAYCON GALDINO DE CARVALHO (Garça /SP) RICARDO ANTONIO KRUSICKI (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça /SP)  ■WILSON DOUGLAS GUALBERTO (Lions Clube Petrópolis Centro /RJDJAIR DE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP)JORGE VOLLET (Camboriú /SC) RICARDO ALEXANDRE AGUILERA (Agudos /SP)DENISE ESTER DOS SANTOS (Bauru /SP) ■ANTONIO CARLOS ZANFORLIN VIEIRA (Pederneiras /SP) GILSON CARDIN (Queretáro/México) JOSÉ ANTONIO LOURENÇO (Araraquara/SP) ■ANTONIO MONICO JUNIOR (Bauru /SP) TITO MARCOS MARTINI (Garça /SP) REINALDO BARROS (Garça /SP) DJAIR OLIVEIRA JESUS (Garça /SP) )SONIA REGINA DA SILVA (Vera Cruz /SP) ■

 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2008ó14 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

BEATA NHÁ-CHICA 

 Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, é a primeira bem-aventurada negra do Brasil. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a Bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como "Mãe dos Pobres". Nhá Chica nasceu em São João Del Rei (MG), mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários. 

■ BEATA FRANCISCA DE PAULA DE JESUS 

■ SANTA IOLANDA 

■ SANTA CLOTILDE 

■ SANTA DIGNA 

■ SANTO ANASTÁSIO PRESBÍTERO 

■ SANTO ELISEU 

■ SANTO ETÉRIO 

■ SÃO JOSÉ, O HINÓGRAFO 

■ SÃO METÓDIO DE CONSTANTINOPLA 

■ SÃO FÉLIX MONGE

■ SÃO FORTUNATO DA ITÁLIA

■ SÃO PROTO 

■ SÃO RUFINO

■ SÃO VALÉRIO MÁRTIR 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Amar é uma atitude gratuita. Caso contrário, seria amor interesseiro, o que nem sequer deve ser chamado de amor: Orai por aqueles que vos perseguem! – Mt 5,43-48

 

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus se dispõe a perdoar ao pecador arrependido. Atentos à nossa vocação de filhos e filhas seus, tomemos a firme decisão de mudar de vida, expressando-lhe o mesmo apelo do salmista: “Na imensidão do vosso amor, purificai-me”.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE A VIOLÊNCIA TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO; ANTES, TORNA-ME CAPAZ DE RESPONDER, COM GESTOS DE AMOR, A QUEM ME FAZ O MAL.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de junho de 2022 terça-feira da 11ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

 Gratuito e universal é o amor de Deis, o qual deseja e espera que os discípulos do Reino tenham um amor semelhante ao seu.

 

 

1ª Leitura (1Rs 21,17-29) – Provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

Após a morte de Nabot, 17a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 18“Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que reina em Samaria. Ele está na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse. 19Isto lhe dirás: ‘Assim fala o Senhor: Tu mataste e ainda por cima roubas! ’ E acrescentarás: ‘Assim fala o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu’”. 20Acab disse a Elias: “Afinal encontraste-me, ó meu inimigo? ” Elias respondeu: “Sim, eu te encontrei. Porque te vendeste para fazer o que desagrada ao Senhor, 21farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua descendência, exterminando todos os homens da casa de Acab, escravos ou livres em Israel. 22Farei com a tua família como fiz com as famílias de Jeroboão, filho de Nabat, e de Baasa, filho de Aías, porque provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar. 23Também a respeito de Je­zabel o Senhor pronunciou uma sentença: ‘Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael. 24Os da família de Acab, que morrerem na cidade, serão devorados pelos cães, e os que morrerem no campo, serão comidos pelas aves do céu’”. 25Não houve ninguém que se tenha vendido como Acab, para fazer o que desagrada ao Senhor, porque a isto o incitava sua mulher Jezabel. 26Portou-se de modo abominável, seguindo os ídolos dos amorreus que o Senhor tinha expulsado diante dos filhos de Israel. 27Quando Acab ouviu estas palavras, rasgou as vestes, pôs um cilício sobre a pele e jejuou. Dormia envolto num pano de penitência e andava abatido. 28Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 29“Viste como Acab se humilhou diante de mim? Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida, mas nos dias de seu filho enviarei a desgraça sobre a sua família” 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

 

 

– 14 de junho de 2022 terça-feira da 11ª Semana Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Amai os vossos inimigos.   (Mt 5,43-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvis­tes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! ’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

11ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Mateus 5,43-46.48: Disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?... Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

 

Jesus é impressionante como, ao comentar as Bem-aventuranças, comparando-as com as leis do antigo Testamento, muitas vezes o senhor usou a expressão: “Eu, porém, vos digo...!” O anúncio do Reino de Deus não era uma continuação das tradições antigas, mas um caminho novo, que exigia a conversão da mente e do coração.

Se o amor ao próximo já era um desafio, o amor aos inimigos era uma revolução total.

Eis porque o senhor disse a Nicodemos que era preciso nascer de novo, para entender e aceitar o seu Evangelho.

De fato, o amor e o perdão aos inimigos somente é possível para quem abraça a bem-aventurança da misericórdia, que é o centro das suas Bem-aventuranças.

Por isso, o senhor nos ordena ser perfeitos, como o seu Pai é perfeito.

E essa perfeição divina consiste na misericórdia, que é a atitude fundamental da Trindade santa em relação à humanidade, é o coração do seu Pai.

Tanto o senhor como os primeiros cristãos foram vítimas do ódio e da perseguição, mas não se deixaram dobrar e continuaram a amar os seus inimigos e a orar por eles.

 

Senhor, nós somente conseguiremos ser misericordiosos e amar os inimigos com a força da sua graça.

Em geral, ficamos marcados negativamente quando sofremos atos injustos,  violentos ou  traiçoeiros do nosso próximo.

Somente o seu Espírito pode nos fazer superar tudo isso, e amar como o senhor amou.

Queremos seguir sua palavra e começar a orar por aqueles que nos fizeram mal.

Que tenhamos um desejo sincero de perdoar de verdade, quando rezamos: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

 

Maria santíssima ajude-nos a compreender que o caminho do seu Filho é um processo contínuo e incansável de crescimento espiritual. Não deixe que nos acomodemos em nossas atitudes negativas em relação ao próximo. Que a nossa oração seja sempre de superação, para que possamos ser cada dia melhores, assim como o Pai do céu é perfeito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nesses dias, o Evangelho de Mateus (capítulo 5) apresentou Jesus ensinando seus seguidores como ler e aperfeiçoar as leis do Antigo Testamento. Depois de nos apresentar o caminho da superação da violência, o Mestre dá mais um passo adiante e nos diz como conviver com aqueles que não são tão simpáticos ou são mesmo inimigos. O recado do Evangelho de hoje é algo muito difícil: amar os inimigos e rezar por aqueles que nos perseguem, seguindo o exemplo do Pai celeste que disponibiliza sol e chuva para todos. O amor de Deus é tão imenso e gratuito que, muitas vezes, até nos assusta. Como filhos e filhas, devemos aprender dele a estender nosso amor além de nosso círculo de amizade. Jesus propõe, com seus ensinamentos, formar comunidades que se espelham no Pai celeste, que estende seu amor e sua misericórdia a todos seus filhos e filhas.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,43-48 –Como amar?!

 

Oração Inicial

 

O amor de Deus é vida junto de nós. Ele nos traz alegria, força e paz. Abandonemos todas as resistências para que o amor de Deus nutra nosso espírito e nos plenifique com a presença do Deus Trino.

 

Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto e repita as palavras e as frases que mais chamarem sua atenção durante a leitura.

 

“O Pai é santo, é bom, é perfeito. Como filhos, procuramos imitá-lo. Assim, distanciamo-nos do modo como muitos reagem às ofensas ou à perseguição. Movendo-se apenas no plano humano, a pessoa responde com ódio, vingança, vai à desforra. Como filhos de Deus, Jesus nos chama a um ideal mais alto: amar e fazer o bem a quem não gosta de nós ou a quem nos prejudica ou nos faz o mal. Coisa difícil, todos achamos. Mas vemos esse exemplo no próprio Jesus. De sua cruz, não condenou, mas perdoou seus inimigos. Vemos também os santos, heróis e heroínas da fé, que muito progrediram neste ensinamento de Jesus de amar os inimigos, querer seu bem e rezar por eles.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos ama e nos revela o amor infinito do pai para conosco. Por isso ele pode nos dizer: “Amai vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus”.

As palavras e os gestos de Jesus tocam sua vida e inspiram suas ações?

Amar não é o mesmo que afeto ou simpatia. O amor cristão é uma escolha. Você que escolher o amor?

 

3.Oração (Vida)

Apresente o desejo que brotou em seu coração e faça sua prece de agradecimento ou pedido.

A oração do Pai-nosso, oração que Jesus nos ensinou, nos leva por este caminho do amor gratidão, confiança e reconciliação.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra de Deus em sua vida? O que ela lhe propõe viver? Como você pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

 

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (…) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário