sábado, 16 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos". – (Mt 12,46-50)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 16 DE JULHO de 2022 (sábado) 196º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O BAMBU QUE SE CURVA É MAIS FORTE QUE O CARVALHO QUE RESISTE.

(Proverbio Japonês)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO COMERCIANTE

 DIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

 DIA INTERNACIONAL DAS DRAGS QUEEN

 DIA DO VAQUEIRO NORDESTINO

 DIA DA COBRA

 DIA DO VETERANO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

 DIA DA TERCEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL

 DIA DO BOLINHO DE MILHO

 DIA DO ESPINAFRE FRESCO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL) EM BRASÍLIA-DF

 DIA DA FUNDAÇÃO DA AUDI NA ALEMANHA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaboticabal (São Paulo) São Pedro do Iguaçu (Paraná) Brejolândia - Brotas de Macaúbas - Cafarnaum  - Canarana - Cravolândia - Ibipitanga - Irajuba - Lajedão - Maiquinique - Morpará (Bahia) Pimenteiras - São Félix do Piauí (Piauí) Alagoa Grande - Juarez Távora (Paraíba) Bom Jesus (Rio Grande do Sul) Caiçara do Norte - Ouro Branco - São Miguel do Gostos - Tenente Laurentino Cruz (Rio Grande do Norte) Colônia Leopoldina (Alagoas) Imperatriz (Maranhão) Mariana (Minas Gerais) Manacapuru (Amazonas) Miranda (Mato Grosso do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SAULO MUNIS SIMIONATO (Prefeitura Municipal de garça-Equipe 01 ENS DO PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP)APARECIDA MARIA MILLEN DE MARANDA (PDG-LC2-Lions Clube de TATUÍ /SP) ALVARO PEREIRA BIGNARDE (Lions Clube de TUPÃ /SP) EDNA  OLIVEROS (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) MARIA DO CARMO PONTES UGUCIONE (Lions Clube de Macatuba /SP) REINALDO FERREIRA (Tupã /SP)VICTOR NEUBER MAFUD (Garça /SP) DENILSON LUIZ PELLOSO (Engenheiro Agrônomo-PPA-Garça /SP) CLAUDETE GERZELI (Garça /SP) LUCIENE CAMILO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARISA FERNANDES PEDRO GUERREIRO e MARCO ANTONIO GUERREIRO 💘 1977 💘 45 ANOS (Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) MARILENE MOYSÉS DA SILVA e SIDEILDO CASEMIRO DA SILVA 💘 1977 💘 45 ANOS (Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL: FREI LUÍS FERNANDO NUNES LEITEó2016ó 06 ANOS (Paróquia São Judas Tadeu - Franca/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NOSSA SENHORA DO CARMO

Nossa Senhora do Carmo, é celebrada no dia em que segundo a tradição carmelita, Nossa Senhora, numa visão, entregou o escapulário do Carmelo a São Simão Stock, primeiro geral da ordem. O titulo “do Carmo” recorda a herança espiritual do profeta Elias, contemplativo e incansável defensor do único Deus de Israel.

BEATA AMADA DE JESUS E 6 COMPANHEIRAS

BEATA IRMENGARDA

BEATO ANDRÉ DE SOVERAL

BEATO BARTOLOMEU FERNANDES DOS MÁRTIRES

BEATO DOMINGOS CARVALHO

BEATO CLÁUDIO BÉGUIGNOT

BEATO JOÃO SUGAR

BEATO NICOLAU SAVOURET

BEATO ROBERTO GRISSOLD

BEATO SIMÃO DA COSTA

SANTA MARIA MADALENA POSTEL

SANTA TERESA ZHANG HEZHI

SANTO ANTÍOCO

SANTO ATENÓGENES

SANTO EUSTÁCIO DE ANTIOQUIA

SÃO HELÉRIO

SÃO GONDULFO DA FRANÇA

SÃO GONDULFO DA HOLANDA

SÃO GRIMOALDO

SÃO LANG YANGZHI

SÃO MONULFO

SÃO PAULO LANG FU

SÃO REINILDE

SÃO SISENANDO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A família de Jesus demorou a entendê-lo e a acolher a Boa Notícia do Reino de Deus que ele estava comunicando:- Tua mãe e teus irmãos estão lá fora – Mt 12,46-50

 

Salve, ó Santa Mãe de Deus, vós destes à luz o Rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos (Sedúlio).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Missal Romano nos informa que “o título do Carmo recorda a herança espiritual de Elias profeta como contemplativo e incansável defensor do Deus de Israel”. No século 12, alguns eremitas se reuniram no monte Carmelo e aí fundaram a Ordem dos Carmelitas, com o fim de dedicar-se, dia e noite, ao louvor de Deus sob a proteção da Virgem Maria. Alimentemos o constante desejo de “subir ao monte que é Cristo”, o rochedo que nos salva.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA OS LAÇOS QUE ME LIGAM AOS MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, DE FORMA A TESTEMUNHAR QUE FORMAMOS UMA GRANDE FAMÍLIA, CUJO PAI ÉS TU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Venha, ó Deus, em auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo, Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de junho de 2022 sábado da 15ª Semana Tempo Comum Nossa Senhora do Carmo, Festa

 

– Liturgia da Palavra 

O Senhor quer sempre habitar em nosso meio e por isso nos deu uma Mãe, que nos ensina a acolhê-lo e cumprir sua vontade, mediante a escuta e a prática da Palavra de Deus .

 

 

1ª Leitura (Zc 2,14-17) – Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti.  Leitura da Profecia de Zacarias:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

 14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor naquele dia e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Lc 1,46-55

 

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

 

 

– 16 de junho de 2022 sábado da 15ª Semana Tempo Comum Nossa Senhora do Carmo, Festa

 – Evangelho do dia 

 

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos".  (Mt 12,46-50)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- https://homilia.cancaonova.com/pb/  

 

Escolha realizar a vontade do Pai em sua vida

 

“E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’” (Mateus 12,49-50).

 

Hoje, estamos em festa porque comemoramos Nossa Senhora do Carmo. No Evangelho de hoje, alguém disse a Jesus que Sua mãe e Seus irmãos estavam ali à Sua procura. E Jesus, então, respondeu apontando para os Seus discípulos que aquele que é Seu parente (pai, mãe e irmãos) é aquele que faz a vontade do Pai.

 

E é claro que a Virgem Maria, Nossa Senhora, fez em tudo a vontade do Pai, por isso que ela — podemos dizer — é duplamente Mãe de Jesus, duplamente parente de Jesus. Mãe, porque gerou; e Mãe também porque foi discípula do Pai, porque fez em tudo a vontade do Pai.

 

Maria já tinha uma sintonia com Deus, por isso Ele também a escolheu para ser a Mãe do Salvador, para ser a Mãe do Senhor. Maria fez a vontade do Pai, Maria se disponibilizou a acolher Jesus.

 

Deus não usou Maria como uma barriga de aluguel para gerar o Seu Filho. Maria era uma mulher virtuosa, e por isso ela foi escolhida para gerar o Santo. O Santo veio também de um ventre santo: o ventre de Nossa Senhora, da Virgem Maria.

 

Maria não emprestou o seu corpo, ela foi a escolhida porque ela era a Cheia de Graça, e assim o Anjo a saudou: “Ave, Cheia de Graça”. Até mudou o nome de Maria para “a Cheia de Graça” com aquela saudação.

 

Maria fez a vontade do Pai, Maria se disponibilizou a acolher Jesus

 

 Maria foi a escolhida para ser a Mãe do Senhor. Maria apresentou ao mundo o Salvador, Maria fazia parte, então, sim, da família de Jesus, porque gerou no ventre, mas porque também gerou no coração Nosso Senhor e apresentou-O ao mundo.

 

Nesta festa de Nossa Senhora do Carmo, também precisamos gerar Nosso Senhor dentro do nosso coração e apresentá-Lo ao mundo. Essa festa e esse título de Nossa Senhora do Carmo, surgiu lá por volta do século XII, quando um grupo de eremitas foi buscar um refúgio contra a perseguição dos muçulmanos e encontraram este Carmelo, montaram esse Carmelo na Palestina, no monte onde Elias havia ali feito o seu contato com Deus.

 

Naquele tempo, os eremitas, um dos eremitas: Simão Stock, pediu um sinal para a proteção diante da investida dos inimigos, diante da perseguição, e Nossa Senhora apareceu e disse: “Recebe, filho amado, este escapulário de tua Ordem como um sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para os filhos do Carmelo. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo do inferno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e uma proteção sempiterna!”.

 

A Virgem Maria deu o sinal, então, a Simão Stock e à Comunidade Carmelita, quem fosse revestido daquele sinal, receberia a proteção. Meus irmãos, é claro que não é simplesmente um sinal externo, mas um compromisso interno, uma adesão a Nosso Senhor que nos dá a verdadeira e a plena proteção.

 

Revistamo-nos do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, revistamo-nos de Cristo, Ele nos protege e salva-nos.

 

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Carmelo é uma elevação montanhosa na Palestina. No século XII, alguns eremitas retirados nessa montanha teriam fundado a ordem dos Carmelitas, dedicados à contemplação, sob a proteção de Nossa Senhora. Segundo as tradições carmelitas, em 16 de julho de 1251, o primeiro geral da Ordem, São Simão Stock, recebeu das mãos de Maria o escapulário (pequeno hábito) com a promessa de salvação: quem morresse revestido do escapulário seria salvo. Difundida com o apoio do povo em diversas nações, a festa de Nossa Senhora do Carmo (nome comum sinônimo de Carmelo) foi estendida, em 1726, a toda a Igreja pelo papa Bento XIII. Se for compreendido com retidão, o escapulário não é outra coisa senão o sinal exterior do apego interior à Virgem e do compromisso de sermos fiéis à Palavra do Senhor.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 12,46-50 - Ser da família de Jesus

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. O Evangelho de hoje nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o ensinamento de Jesus? Quem é considerado irmão, irmã e mãe de Jesus?

 

“A família de Jesus demorou a entendê-lo e a acolher a Boa Notícia do Reino de Deus que ele estava comunicando. “Mãe e irmãos” é um modo de se referir aos seus parentes. Nesta cena, vemos seus parentes próximos do lado de fora do círculo dos discípulos. Então, o convite é para que entrem, isto é, tornem-se discípulos também. O verdadeiro parentesco com Jesus é a adesão à vontade de Deus. Assim, todo aquele que faz a vontade de Deus está unido a ele, é seu parente. O título mais forte que nos une ao Senhor não é o cargo que temos na Igreja ou a tradição religiosa de nossa família. O que nos une a Jesus, nos fazendo seus familiares, seus discípulos e discípulas, é sermos filhos obedientes, como ele”.

 

2. Meditação (Caminho)

Qual é a missão da sua família no mundo? De que forma sua família vive a fé? Sua família é edificada sobre a Palavra de Deus?

Hoje, especialmente, celebramos a memória de Nossa Senhora do Carmo. No culto aos santos está, em primeiro lugar, Maria, a mãe de Jesus (Mateus 2,1; Marcos 3,32; Lucas 2,48; João 19,25). Com fundamentação bíblica, louvamos Maria, proclamando-a bem-aventurada.

Nós, cristãos católicos, veneramos Maria porque Deus a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus, nosso único redentor e salvador. A palavra Carmo corresponde ao Monte Carmelo, que significa Jardim, na Palestina (Terra Santa). O escapulário é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e oferta de paz e de aliança eternas.

 

3.Oração (Vida)

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado.

 

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés.

 

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como é minha devoção para com a mãe de Jesus? Ela foi a escolhida porque cheia de graça. Rezar a oração da Ave-Maria com a confiança de sua intercessão.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário