sexta-feira, 12 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. – (Mt 19,3-12)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 12 DE AGOSTO de 2022 (sexta-feira) 224º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O AMOR É A FUNDAMENTAL E ORIGINÁRIA VOCAÇÃO DO SER HUMANO.

(São João Paulo II)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

 DIA NACIONAL DAS ARTES

 DIA NACIONAL DO TRABALHADOR RURAL

 DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

 DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

 DIA DO PRESBITERIANISMO NACIONAL

 DIA DO ELEFANTE

 DIA DO FILHO DO MEIO

 DIA DO PAPAGAIO

 DIA DO FONÓGRAFO

 DIA DA QUALIDADE DO AR

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM (ABEN) NO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE BELAS ARTES NO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

 DIA da Fundação do BOTAFOGO DE FUTEBOL REGATAS E DOS BOTAFOGUENSES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cananéia (São Paulo) Anchieta (Espírito Santo)  Cansanção - Central - Itambé - Valente (Bahia) Madalena (Ceará) Prudentópolis (Paraná) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA DO SOCORRO CASTRO (Garça /SP) RANUVIA APARECIDA FABRON DE ARAUJO (Garça/SP)PEDRO SALES JUNIOR (Nova Andradina /MS)LUZIA HELENA DE OLIVEIRA (Garça /SP)SILVIO VICENTE (Garça /SP)CRISTINA CAMARGO (São Paulo /SP) ANDRÉ BUZACHERO MACHADO (Garça /SP)EDNÉIA SILVA (Limeira /SP)IVAIR XIMENES (Lions Clube Naviraí /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA CABEÇA

■ SANTA JOANA FRANCISCA FRÉMYOT DE CHANTAL

■ Joana Frémiot ( França, 1572-1641),  esposa do barão de Chantal e mãe de seis filhos, viveu profundamente os conselhos evangélicos. Sob a orientação de Francisco de Sales, praticou obras de caridade para com os pobres e doentes.   

SÃO JOÃO BERCHMANS

SÃO FÓCIO

SÃO MIGUEL HGUYEN HUY MY

SÃO MUDERACH

SÃO PORCÁRIO

SÃO TIAGO DÔ MAI NAM MY

BEATO INOCÊNCIO X

BEATO AMADEU DA SILVA

SANTA HILÁRIA

SANTA FILOMENA

SANTA LÉLIA

SANTO ANICETO

SANTO ANTÔNIO NGUYEN DICH

SANTO EUPLÚSIO

SANTO HERCULANO DE BRÉSCIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Na liturgia de hoje o Evangelho nos convida a refletir sobre a união entre o homem e a mulher :- Quem puder entender, entenda – Mt 19,3-12

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A liturgia ressalta o amor carinhoso de Deus para com seu povo, muitas vezes infiel. O Senhor sempre renova sua Aliança eterna conosco e nos convida à mesma fidelidade. Prestemos atenção nos sinais do amor de Deus por nós.

 

– Oração 

 

“PAI, INFUNDE NOS CASAIS CRISTÃOS O DESEJO DE EXPERIMENTAREM A SANTIDADE DO MATRIMÔNIO, PORQUE TU ÉS A CAUSA E A RAZÃO DA COMUNHÃO QUE EXISTE ENTRE ELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de junho de 2022 sexta-feira da 19ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A união do homem e da mulher é obra de Deus, e ele a quis indissolúvel. O Concílio Vaticano 2º apontou o divórcio como um mal social, por ser alheio ao verdadeiro amor.

 

 

1ª Leitura (Ez 16,1-15.60.63) – A tua beleza era perfeita, devido ao esplendor com que te cobri; e te prostituíste.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2″Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento, és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita. 4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem esfregada com salmoura, nem envolvida em faixas. 5Ninguém teve dó de ti nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E, enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: Vive! 7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pelos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo – oráculo do Senhor -, e tu foste minha. 9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11Eu te enfeitei de joias, coloquei braceletes em teus braços e um colar no pescoço. 12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza. 14Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri – oráculo do Senhor. Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste – oráculo do Senhor Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

Leitura opcional: Ezequiel 16,59-63.

 

1ª Leitura (Ez 16,59-63) – Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo; e ficarás envergonhada.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

59Assim diz o Senhor Deus: "Agirei contigo, Jerusalém, segundo o teu proceder, tu que desprezaste o juramento, violando a aliança. 60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 61Quando receberes tuas irmãs mais velhas e mais novas do que tu, então te lembrarás de tua conduta e ficarás envergonhada. Eu as entregarei a ti como filhas, embora não em virtude de tua aliança. 62Eu mesmo firmarei contigo a minha aliança, e saberás que eu sou o Senhor. 63 É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste, - oráculo do Senhor Deus".

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Is 12,2-6

 

Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

 

 

– 12 de junho de 2022 sexta-feira da 19ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início.  (Mt 19,3-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo / e ensinai-me vossas leis e mandamentos! (Sl 118,135).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso eu vos digo, quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos céus. Quem puder entender, entenda”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

12/08/22 19ª SEXTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 19,11-12: “Jesus respondeu: - Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

 

Jesus, ao falar sobre a seriedade da união matrimonial, que não era permitido ser desfeita por qualquer motivo, principalmente de tipo machista, como acontecia em seu tempo, o senhor ensinou a seus discípulos a razão principal da escolha do celibato.

Afirmou claramente que, abraçar o celibato, como fazem os sacerdotes do ocidente, ou fazer o voto de castidade, como os religiosos consagrados, é um ato válido diante do Evangelho se for por causa do Reino dos Céus.

O senhor mesmo nos deu o exemplo de constituir como sua família todos aqueles que acolhessem o anúncio do Reino dos Céus e praticassem a sua Palavra.

Assim, viveu um celibato de dedicação total ao povo simples, aos enfermos, aos pobres e a todas as pessoas de boa vontade, que o seguiam com fidelidade.

Portanto, a renúncia ao matrimônio, por parte dos bispos, sacerdotes e consagrados, não é motivada por incapacidade física ou psíquica de constituir uma bela família, mas por uma escolha consciente de fé, para imitar o seu exemplo e para dedicar-se integralmente à evangelização.

 

Senhor, como Povo de Deus, todos nós precisamos da presença desses discípulos missionários que se consagram inteiramente ao serviço do Reino dos Céus.

Envie sempre novas vocações à nossa Igreja e faça com que os vocacionados sejam fiéis no serviço ao Povo de Deus, pela sua palavra e pelo seu exemplo, com a mesma fidelidade daqueles casais, que abraçaram o matrimônio, para serem sinais vivos do Reino dos Céus no mundo, pela sua união e pelo seu amor.

 

Maria santíssima, a senhora nos oferece o exemplo de ter sido, ao mesmo tempo, casada e casta, por causa do Reino dos Céus. Formou uma família com José, para ser a Mãe de Jesus, e viveu na castidade, para ser um sinal vivo da origem divina do seu Filho. Interceda sempre para que, tanto os casais como os que assumem o celibato e a vida consagrada, cumpram com fidelidade sua missão, sempre por causa do Reino dos Céus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Quando se fala de amor, não há espaço para rigidez da lei. Os fariseus queriam oportunidade para ver se Jesus seria permissivo ou restritivo. Porém, o Mestre, que conhece as artimanhas do pensamento do grupo, recorda-lhes o princípio da unidade, da fraternidade, projeto inicial do Criador: “uma só carne”. O problema, na verdade, é “a dureza do coração”. Um coração duro e uma mente orgulhosa destroem o amor. Matrimônio e celibato são dons e, como tais, geram o dinamismo na comunidade. Jamais a ruptura. Onde há amor não há desistência. Há completude, há inteireza. É assim que Jesus nos quer. O contrário é submissão e desintegração dos laços. “O que Deus uniu, o homem não separe” refere-se aos vínculos mais profundos e sagrados. A lei, ao contrário, age na frieza.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,21-19,1 - O perdão só é possível a quem ama

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Na liturgia de hoje o Evangelho nos convida a refletir sobre a união entre o homem e a mulher. O ensinamento de Jesus parte do questionamento dos fariseus: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?”.

 

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Depois, faça uma segunda leitura, detendo-se nos personagens. O que diz

 

“O casamento é um dos grandes sonhos humanos. Para isso, os casais que pretendem levar a sério a vida a dois se preparam pelo namoro e pelo noivado. O casamento exige dos dois a abertura para o acolhimento mútuo, a partilha de vida, a superação do individualismo e do egoísmo. Nesse sentido, experimenta-se que o matrimônio é obra de Deus que os chama à unidade, à comunhão, ao amor que se abre à geração de novas vidas. Diante das leis que permitiam ao homem repudiar sua mulher, Jesus reafirmou o projeto original de Deus sobre o matrimônio: a unidade, a comunhão, a santidade num laço indissolúvel. As leis humanas são boas e necessárias na medida em que protegem essa sociedade de amor”

 

2. Meditação (Caminho)

A partir do Evangelho e tendo em mente que estamos na Semana Nacional da Família, reflitamos lembremos os desafios enfrentados por nossa família, suas lutas, alegrias, a presença de Deus em cada lar…

Se a escolha de formar uma família foi por amor não há como não superar as dificuldades do convívio, sempre desafiador em qualquer estado de vida. Somente o amor mantém vivo o vinculo do matrimônio…

Rezemos uns pelos outros.

 

3.Oração (Vida)

Prece ao pé da lareira

Deus Pai e nosso Senhor, que de tudo és Criador, que criaste o universo e também cada pessoa, que criaste pais e filhos e os criaste para o amor. Deus Pai e nosso Senhor, que criaste a mente humana e puseste sentimentos no homem e na mulher, e que a todos iluminas, com a tua imensa luz, escuta esta nossa prece, feita em nome de Jesus.

Eis aqui nossa família, orando e pedindo luz, orando e pedindo bênçãos, em nome do teu Jesus, para as horas de sucesso e para as horas de cruz. Porque às vezes pecamos, viemos pedir perdão. Pelo muito que ganhamos, tens a nossa gratidão. Por que és maravilhoso, viemos te enaltecer, e pelo irmão que precisa viemos interceder.

Nossa família é imperfeita, temos muito que aprender, mas de amor ela foi feita, no amor queremos crescer. Por isso, Pai de bondade, cada dia mais e mais, aumenta o amor nos filhos e aumenta o amor nos pais.

Que sejamos um para o outro a certeza de mais ternura, que a fonte da nossa casa seja cada vez mais pura. Que saibamos viver juntos, respeitosos e amorosos, pais e filhos educados, serenos e esperançosos.

Escuta esta nossa prece, Pai do Universo e da Luz, Pai de todas as pessoas e Pai do Senhor Jesus. Por Ele é que nós ousamos fazer esta oração. Ele é teu Filho querido e o nosso melhor irmão; pedimos, em nome dele, tua graça e teu perdão. Porque nos amas e chamas e conosco te importas, a família reunida te abre todas as portas.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?.

 

Bênção

 

Senhor Deus, Pai de todos nós, derramai, pelo Vosso Espírito de amor, todas as bênçãos necessárias para a nossa família, para que cada um de nós cumpra a sua missão, seguindo o Vosso plano de amor para o bem de todos.

Senhor, que nossa família assim abençoada seja uma verdadeira imagem da Vossa Trindade, na unidade, na ação, e na vida em comum. Amém Jesus, Maria e José, iluminai a vida do nosso lar!

Em nome do Pai, do Filho, do Espirito Santo. Amem.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário