sábado, 24 de setembro de 2022

*Escolha a vida - Setembro Amarelo* 💛 COMECE O DIA FELIZ! O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. – (Lc 9,43b-45)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R O 🇧🇷 M Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O  🇧🇷  AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O 🇧🇷 VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O  🇧🇷  VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O  🇧🇷  VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O  🇧🇷  VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 24 DE SETEMBRO de 2022 (sábado) 267º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

*Escolha a vida - Setembro Amarelo* 💛 COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A BÍBLIA É UM LIVRO PARA SER ACREDITADO PELO CEGO E NÃO DISCUTIDO.”

(Stendhal)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DOS RIOS

DIA NACIONAL DA BÍBLIA

DIA DO MOTOTAXISTA (SP)

DIA DO SOFTBOL (SP

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO PARA A ELIMINAÇÃO DAS ARMAS NUCLEARES

DIA DO EMO

DIA DO COELHO

DIA DO TERAPEUTA FLORAL

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

DIA DA FUNDAÇÃO DA HONDA NO JAPÃO

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Santa Mercedes - Urupês (São Paulo) Coreaú (Ceará) Mar de Espanha (Minas Gerais) Agua Branca - São José de Piranhas - Soledade (Paraíba) Juruena (Mato Grosso) Cachoeira Alta - Córrego do Ouro (Goiás)Cantanhede - São Domingos do Maranhão - São José de Ribamar (Maranhão) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BERNARDO CONESSA DORAZIO (filho da minha sobrinha Patricia–Maringá /SP ) ANA RAQUEL ARAÚJO (minha prima–Brasília/DF ) elisabeth pereira pilli de oliveira (de Garça – Guarujá /SP) MARIA MADALENA FREITAS MEIRELLES (Sapeka Confecções Garça /SP) miriam lígia zapata de oliveira  (Hidrodex Garça /SP) MARCIO PEREIRA PARDINHO(Santander Marilia /SP) DIEGO MARANGÃO PEREZ (Garça /SP) Ana Cristina Alves de Souza (Garça/SP) Gerson Luiz Caparroz Junior (PPA-Garça /SP) José Miguel Santo Pietro(Garça /SP) NILVA ZANCOPÉ FERRARI (Garça /SP) Carol Puga Foganholi (São Sebastião Do Paraíso /MG) MARIA Silvia Rubello  (São Paulo /SP) Renata Rodrigues gelAmOs (Três Lagoas /MS) Marina Tarifa (Lions Clube de Tupã Curumim/SP) Heloise Rogeri (Garça /SP) Padre ADEMIR GONÇALVES (Congregação do Santíssimo RedentorPirapora do Bom Jesus /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUZIA RaFAel PEREIRA NOGUEIRA e JOÃO NOGUEIRA FILHOó1988ó34 ANOS (EQ 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP) NEUCY MARIA ERMACORA e JOSÉ LUIZ BURATOó1993ó29 ANOS (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP)   

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NoSSA SENHORA DAS MArcês

santa Rita Amada de Jesus

santo Anatólio

santo Andóquio

santo Antônio González

santo Isarno

Beata Columba Gabriel

São GERALDO SAGREDO

São Lino

São Félix de Sedelaucum

São Tirso

São Pacífico

São Rústico de Arvena

São Vincenzo Maria Strambi

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Os apóstolos não entenderam bem os avisos de Jesus e não abandonaram a mentalidade de um Messias triunfante. Nem sempre conseguimos ler os sinais dos tempos: Eles não compreendiam esta palavra – Lc 9,43b-45

 

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O ser humano evolui, atinge seu auge e envelhece, “antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus, que o concedeu”. Somos convidados a viver conscientes do sentido da nossa existência e de que nossa meta final é o Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE CONSIDERAR A PAIXÃO DE JESUS A PARTIR DE TEU MODO DE PENSAR. SÓ ENTÃO COMPREENDEREI QUE SE TRATOU DA PROVA MÁXIMA DE FIDELIDADE A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de setembro de 2022 sábado 25ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus tem momentos de êxito, mas mantém seu olhar voltado para a obra decisiva da salvação e, de novo, prediz sua paixão.

 

 

1ª Leitura (Ecl 11,9-12,8) – Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que volte o pó à terra e o sopro de vida volte a Deus. Leitura do Livro do Eclesiastes:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

11,9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade.12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”; 2— antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; 6— antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, 7— antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 90(89)

 

Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

 

 

 

– 24 de setembro de 2022 sábado 25ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.  (Lc 9,43b-45)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

24/09/22 -        25º SÁBADO TC – C

 

Lucas 9,43-45: “Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: - Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto”.

 

Jesus, a religiosidade humana sempre recorreu às divindades para obter proteção, bênçãos, curas e vitórias sobre todos os que eram considerados inimigos.

Seus discípulos e todo o povo viviam entusiasmados com tudo o que o senhor realizava.

Jamais lhes passaria pela cabeça que a dor e a morte fariam parte da sua missão pela nossa salvação.

No entanto, o senhor veio do Pai até nós, com a finalidade de dar um sentido eterno para a nossa existência humana, desde o nascimento até a morte.

Mais do que fazer milagres, o senhor anunciava que o importante era que Deus reinasse dentro de nós, nos purificasse de todo o pecado, e que o amor, a compaixão e a misericórdia conduzissem a nossa vida, na saúde ou na doença, no bem estar ou nas provações, para que pudéssemos entrar no Reino dos céus e participar da sua ressurreição.

Suas palavras não eram entendidas pelos seus discípulos, que nem sequer conseguiam lhe perguntar.

E elas continuam sendo difíceis também para nós.

Quando nos pede para sermos seus discípulos e seguirmos os seus passos, o senhor não prometeu tirar as cruzes que enfrentamos ao longo da vida, mas nos garantiu que estaria sempre ao nosso lado.

Se conseguimos perseverar no amor, venceremos a própria morte e ressuscitaremos como o senhor ressuscitou.

 

Senhor, não deixe que a nossa fé se deixe iludir pelas promessas de uma vida cor de rosa, cheia de sucessos e de prosperidade, sem nenhuma provação e sem nenhuma dor.

Que o seu Espírito nos fortaleça no entendimento do seu Evangelho, para que sejamos fiéis como foram seus apóstolos, discípulos e santos, apesar de todos os sofrimentos que tiveram de enfrentar.

Não há Páscoa sem sexta-feira santa, e assim como aconteceu ao senhor, deverá acontecer também para nós, embora sejamos muito mais poupados do que o senhor.   

 

Maria santíssima, Mãe da perseverança, ensine-nos a entender e meditar cada trecho do Evangelho, para que procuremos trilhar com fidelidade o caminho do seu Filho em todas as situações da nossa vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus vive um momento de muitos elogios, todos o admiram. Esse clima deixa os discípulos felizes e até ludibriados com o sucesso do Mestre. Por isso mesmo não conseguem entender o anúncio da tragédia da Paixão. Dom Helder Camara certa vez disse: “Quando te cantarem loas e jogarem mantos sob os teus pés, conta os dias entre o Domingo de Ramos e a Sexta-feira Santa”. A morte de Jesus na cruz nos introduz na esfera dos planos de Deus, mistério que escapa à nossa compreensão. Após a ressurreição, Jesus dirá aos discípulos de Emaús: “Era preciso que o Messias sofresse tudo isso e entrasse na sua glória” (Lc 24,25-26). O cristão é aquele que segue Cristo, primeiro nos sofrimentos, depois na glória.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,43-45 – Jesus fala de sua Paixão

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo:
“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ler o Evangelho com o coração. O que Jesus quer deixar bem claro para os discípulos e para nós, hoje?

 

“Enquanto o povo e os discípulos viam uma caminhada de sucesso de Jesus, ou viviam nessa expectativa, certos de que ele era o Messias, Jesus anuncia um aparente fracasso: sua prisão e morte. Os avisos de Jesus não eram compreendidos: “O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens”. Não se tratava de uma palavra enigmática. Jesus os queria preparar para essa grande prova. Mas isso estava fora do horizonte deles. Esses avisos de Jesus lembram os antigos profetas que anunciaram tragédias e um final desastroso para a nação e não foram levados a sério. Os apóstolos não entenderam bem os avisos de Jesus e não abandonaram a mentalidade de um Messias triunfante. Nem sempre conseguimos ler os sinais dos tempos”.

 

2. Meditação (Caminho)

Ao termino de seu ministério Jesus não deixa ilusões no coração de seus seguidores. Os discípulos, como nós também, temos dificuldades de entender porque o Filho de Deus tem que passar pela cruz e pela morte. Só entendemos na fé da Ressurreição.

Como a fé na ressurreição ilumina sua vida?

Ela dá sentido aos seus sofrimentos e provações?

 

3.Oração (Vida)

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz?

 

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário