sexta-feira, 14 de outubro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. – (Lc 12,1-7)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 O U T U B R O 🇧🇷 M Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 14 DE OUTUBRO de 2022 (sexta-feira) 287º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA NÃO ESTÁ NAS COISAS, ESTÁ EM NÓS.”

(Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO NACIONAL DO METEOROLOGISTA

DIA NACIONAL DA PECUÁRIA

DIA MUNDIAL DA PADRONIZAÇÃO

DIA MUNDIAL DA ESPIROMETRIA

DIA INTERNACIONAL PARA SALVAR OS GOLFINHOS NO JAPÃO

DIA EUROPEU DOS PAIS E A ESCOLA

DIA DA CRIANÇA (SP)

DIA DA NORMALIZAÇÃO

DIA DO CARECA

DIA DO OVO

DIA DA FUNDAÇÃO DO BOAVISTA SPORT CLUB DE SAQUAREMA -RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB) NO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (12 a 18/10)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ferraz de Vasconcelos (São Paulo) Ananás - Axixá do Tocantins - Sítio Novo do Tocantins (Tocantins) Piranhas - São Domingos (Goiás) Sarandi (Paraná) Montadas - Nova Palmeira (Paraíba) Guaíba (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVANA DE FÁTIMA REIS ESCAQUETE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça - Lions Clube de Garça /SP) MAICON HUGO DOS SANTOS BIATO (filhote da Maria e Edson-- Lions Clube de Garça /SP) Irmã RENATA TONELLO (AE – EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP) MORGANA HELENA ROCHA MORENO (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) VIVIANE HELENA ROCHA (Elpa Ind. e Com. Ltda. Garça /SP) VIvAne bAracat Chiaradia (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA HELENA DE OLIVEIRA RUBELLO (filhinha da Silvia ex-Macrocontábil Conessa-Garça /SP) SANDRA ALVES DA SILVA OLIVEIRA (BB-Brasília/DF) NILSON NÉRIO PEREIRA (Macrocontábil Brandão-Garça /SP) VALTER LANZA NETO (Marilia /SP) Mariana Coutinho  Cavalcante (Agudos/SP) Gabriela Zotti (Garça /SP) ClEUZa DE LiMA (Garça /SP) KELLY VEIGA FELIX (Nutricionista-Patronato Juvenil e Patrulha Juvenil Garça /SP) SILVIA CRISTINa PAZZINI DA SILVA (Garça /SP) SANDRA ALVES (UPA-Garça /SP) Frei Manoel Gomes Barbosa, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  NELMA E ALMIR CAMPELLOó1964ó58 ANOS (Lions Clube de RIO DE JANEIRO /RJ)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GUARAÇAIó1998ó24 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO CALISTO I

Calisto (Itália, séc III), sucessor do papa Zeferino, de quem era diácono, ligou seu nome às catacumbas romanas e ao culto aos mártires. Defensor da fé trinitária, sofreu o martírio em Roma, em 222, no lugar onde surgiu a igreja que tem o seu nome.

SÃO BURCHARDO

SÃo Domingos Loricato

SÃo Donaciano de Bruges

SÃo Fortunato de Tódi

SÃO Gaudêncio

SÃO Lúpulo

SÃo Venâncio de Lúni

Santa Angadrisma

Santa Manequilde

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus nos diz que não adianta fingir, porque sempre acaba vindo à tona o que de fato somos:- Cuidado com o fermento dos fariseus, a hipocrisia – Lc 12,1-7

 

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (Sl 129,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A comunidade cristã é convidada a nada temer – senão a Deus – e louvá-lo por várias razões: ter depositado sua esperança em Cristo, ter acolhido “a Palavra da verdade” e ter sido marcada “com o selo do Espírito prometido”.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU NÃO ME DEIXE ENCANTAR POR FALSOS EXEMPLOS DE PIEDADE. ESTEJAM MEUS OLHOS SEMPRE FITOS EM JESUS, CUJO EXEMPLO DEVO SEGUIR PARA SER AGRADÁVEL A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de outubro de 2022 sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Por identificar nela um empecilho ao projeto e à vontade de Deus, Jesus combate com vigor a hipocrisia, afirmando que “não há nada escondido que não venha a ser revelado”.

 

 

1ª Leitura (Ef 1,11-14) – Os que colocaram a sua esperança em Cristo, nele foram marcados com o selo do Espírito Santo. Início da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 33(32)

 

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 14 de outubro de 2022 sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum  

 

 – Evangelho do dia 

 

Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.  (Lc 12,1-7)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos! (Sl 32,22) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.

 3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.

 4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.

Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  

 

14/10/22 - 28ª Sexta-feira TC - C

 

Lucas 12,1-2.4-5.7: “Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: - Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido... Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto;... temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno... Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

 

Jesus, a hipocrisia dos fariseus lhe causava indignação, porque sob a aparência de pessoas religiosas e corretas, se escondiam a falsidade, a maldade e a exploração do povo simples.

Infelizmente, a hipocrisia funcionava como um fermento que penetrava na consciência das pessoas e as transformava em massa de manobra, facilmente manipulável pelos donos do poder.

O senhor pede que seus discípulos não tenham medo dessas pessoas, porque, mais cedo ou mais tarde, tudo será revelado e conhecido.

De fato, foram essas pessoas que conseguiram incitar parte do povo para pedir a sua condenação.

A sua ressurreição lançou luz sobre a hipocrisia religiosa dessa gente, de tal modo que seus nomes ficaram na história como os responsáveis pela sua morte.

Assim, o senhor encorajou seus discípulos a enfrentarem até mesmo a morte. Deviam temer aqueles que eram capazes de levá-los pelos caminhos da mentira e da hipocrisia, tornando-os infiéis à própria consciência, à fé e à pregação do Evangelho.

Senhor, as épocas da história se sucedem, mas o ser humano pouco aprende dos erros e das maldades do passado.

Enfrentamos os mesmos desafios dos seus primeiros discípulos.

A hipocrisia une-se à corrupção, o marketing dos falsos profetas lucra em cima da pobreza e da simplicidade de muita gente, e não nos faltam tentações de entrar também pelo caminho de ‘levar vantagem a qualquer preço’.

Que o seu Espírito nos alerte para que não deixemos que nos matem a alma, com todos os dons e valores que temos recebido do seu amor imenso por nós.

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, nesse tempo tão marcado pela insegurança, pelo medo e por falsos messias, interceda para que o Espírito Santo nos conceda o grande dom da transparência, para que jamais sejamos hipócritas, e do discernimento, para que tomemos cuidado com o ‘fermento’ dos fariseus atuais. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O primeiro aspecto para o aprofundamento deste texto é atração de Jesus. Ele atraía as pessoas. Essa atratividade tem que ver com sua forma terna de se aproximar das pessoas, sobretudo das mais necessitadas. A comunicação de Jesus tocava o coração de seus interlocutores.  O segundo aspecto é o fato dele se dirigir diretamente aos discípulos. O ensinamento é para o seio da comunidade. O ponto de partida para um discipulado verdadeiro é evitar a hipocrisia. Depois, é necessário vencer o medo. Haja o que houver, o discípulo deve ser autêntico e corajoso. Os verdadeiros discípulos, os “amigos” de Jesus são os que, no tempo da perseguição, vão manter o uso adequado da palavra. Sem medo dos adversários. O Pai não abandonará os discípulos do seu Filho Jesus. Ele cuida dos pormenores: “Até mesmo os cabelos da sua cabeça estão todos contados”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,1-7 - Deus cuida de nós

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler este Evangelho observe as advertências e as promessas de Jesus aos discípulos. Que sentimentos ele desperta em quem o segue?

 

“Os fariseus formavam um grupo religioso muito admirado e respeitado pelo povo. O povo se encantava com o zelo e a fidelidade com que praticavam a Lei de Moisés e o conhecimento que tinham das Escrituras. Mas Jesus chamou a atenção para coisas graves em seu comportamento religioso: a incoerência (não faziam o que ensinavam), a busca de prestígio e a disputa pelo poder (a corrida pelos primeiros lugares), a ostentação de sua própria piedade (nas roupas, nos gestos, nas orações). Jesus não queria que seus discípulos copiassem esse estilo, que se deixassem contaminar por esse “fermento”. Na comunidade cristã, precisamos estar sempre vigilantes para não repetirmos esse modelo de religiosos.”.

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos diz que não adianta fingir, porque sempre acaba vindo à tona o que de fato somos.

Em outras ocasiões Jesus disse: “Neste mundo tudo passará, mas as minhas palavras não passarão”. As palavras e atos são os principais documentos de cada pessoa; são a representação clara e evidente do que vai dentro de cada um. “A boca fala daquilo que o coração está cheio” (Mt 12,34).

Como cultivo ‘a verdade’ dentro de mim? Sou capaz de fazer primeiro o que exijo dos outros?

 

3.Oração (Vida)

Apresente, confiante, a sua oração ao Senhor. Ele acolhe os nossos pedidos feitos com fé e sinceridade de coração. Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.

Conclua com a oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Meditar e viver a Palavra: Que a Palavra seja nossa referência no pensar e no agir. Que nossas atitudes sejam motivadas por sua Palavra. Como você que viver a Palavra neste dia? Verbalize uma ação prática.

 

Bênção

 

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça.

Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas.

Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa.

Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário