quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

COMECE O ANO NOVO FELIZ! 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. – (Mc 16,15-18)

          


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 25 DE JANEIRO de 2023 (quarta-feira) 025º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

COMECE O ANO NOVO FELIZ! 😃

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UM AMIGO ME CHAMOU PARA CUIDAR DA DOR DELE. GUARDEI A MINHA NO BOLSO, E FUI.

(Clarice Lispector)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO

Dia NACIONAL DA BOSSA NOVA

DIA DO CARTEIRO

DIA DO MERCADOR

DIA DA FUNDAÇÃO DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Dia DA FUNDAÇÃO DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS NO BRASIL EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) EM MACEIÓ

DIA DA FUNDAÇÃO DO PALÁCIO 9 DE JULHO EM SÃO PAULO-SP

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Buri - Estrela d’Oeste - SÃO PAULO - VERA CRUZ (São Paulo) IguatuApuiarés - Banabuiú - Ipueiras (Ceará) Balsa NovaGuaporema - Inajá (Paraná) Britânia (Goiás) Calçoene (Amapá) Cuité (Paraíba) Divino -  Paraisópolis - Piau (Minas Gerais) Lagarto (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCAS MENDES CONESSA (m/sobrinho – Engenheiro Civil-Bauru /SP) SILVANA ALMEIDA GODIN (Garça /SP) GIL CARLOS CALDEIRA (Garça /SP) RAFAELA FELICIO DE SIQUEIRA (Garça /SP) GERALDO SILVEIRA ALMEIDA JUNIOR (Lions Clube de Vera Cruz /SP) DIVA IZABEL FERREIRA CALDERARO (Lions Clube de Tupã /SP) PAULO SOARES MOREIRA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) BENEDITA DE JESUS MACHADO BRANDÃO (Garça/SP) JOSÉ LUIZ DOS SANTOS  (Garça /SP) MARIA JULIA BRANDÃO (Garça /SP) PAULLA COLOMBANI BARALDI DAHROUJ (Macro Brandão-Garça /SP)DAYSE RIBEIRO  (Garça /SP) AGUINALDO PESSOA  (Garça /SP)  Pe. JURANDIR FERNANDO NORONHA (Pároco de São Judas Tadeu de Tupã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: GILVANA MARIA KERBAUY e APARECIDO DONIZETE LOPESó1982ó40 ANOSó(Pratico de Garça /SP) MARIA APARECIDA AUGUSTO DA SILVA ARANTES  e ARTUR  CÉSAR  ARANTES ó1986ó37 ANOSó(Lions Clube de Tupã /SP)BEATRIZ SOARES AMARO  E CHRISTIAN PEREIRAó2008ó15 ANOSó(Lions Clube de Tatuí /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

CONVERSÃO DE SÃO PAULO

PAULO DE TARSO (Turquia, séc. 1º), de perseguidor da Igreja, passa a cristão e apóstolo dos gentios, sendo responsável pela formação de muitas das primeiras comunidades cristãs. Grande escritor do Novo Testamento, é precursor da evangelização por meio de cartas.

SANTA Taciana de Roma

SÃO Gregório de Nazianzo

SANTO ANANIAS DE DAMASCO

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A conversão de São Paulo foi radical: de perseguidor passa para anunciador. A conversão é um ato de amor:  - Proclamai o Evangelho a toda criatura – Mc 16,15-18

 

 

Sei em quem acreditei; e estou certo de que o justo juiz conservará a minha fé até o dia de sua vinda (2Tm 1,12; 4,8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Esta liturgia nos convida a contemplar a experiência de transformação de Paulo no caminho de Damasco, quando o Senhor interveio em sua vida para torná-lo testemunha da verdade. Missionário e apóstolo dos gentios, pregou o Evangelho não como título de glória, mas como resposta a um impulso divino. Celebremos sua conversão, abertos à evangelização a todos os povos e com todos os meios.

 

– Oração 

 

“PAI, LIVRA-ME DA INCREDULIDADE QUE ME IMPEDE DE SER PROCLAMADOR DA RESSURREIÇÃO DE TEU FILHO JESUS, POR QUEM NOS É OFERECIDA A TUA SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus que instruístes o mundo inteiro pela pregação do apóstolo são Paulo, dai-nos, ao celebrar hoje a sua conversão, caminhar para vós seguindo seus exemplos e ser, no mundo, testemunhas do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 25 de janeiro de 2023 quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum Conversão de São Paulo, Apóstolo, Festa,

Por seu testemunho de vida e seus escritos, o apóstolo Paulo continua hoje a anunciar Jesus Cristo a todos os povos. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 22,3-16) – Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome de Jesus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3“Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até a morte os que seguiam esse caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!'”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

1ª Leitura (At 9,1-22) – Ali te será dito o que deves fazer. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 1Naqueles dias, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.

 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”

5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”.

12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.

18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Este não é o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam o nome de Jesus? E não veio aqui, justamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes? 22Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 116(117)

 

Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

 

 

 

– 25 de janeiro de 2023 quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum Conversão de São Paulo, Apóstolo, Festa

 

 – Evangelho do dia 

 

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.  (Mc 16,15-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos designei para que vades e deis frutos / e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

25/01/23 Quarta-feira A –

 Festa da Conversão de São Paulo A

 

Marcos 16,15-18: “Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: - Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

 

Jesus, Paulo tornou-se seu apóstolo sem ter sido seu discípulo, assim como foram os seus primeiros seguidores. Pelo contrário, como judeu, fiel à sua tradição, ele achava que exterminar os cristãos era um ato religioso, que agradaria a Deus.

Quando, porém, caído por terra, percebeu que aquilo era cegueira, e a sua luz iluminou-lhe a fé, Paulo se transformou no mais ardoroso dos seus apóstolos e evangelizadores.

Ele soube interpretar o mistério da sua vida divina e humana, e deixou-nos por escrito, em suas cartas, as reflexões e as pregações, que alimentaram muitas das primeiras comunidades.

Sem ter acompanhado os seus passos, ele descobriu a novidade do seu caminho e se entusiasmou pelo senhor.

Sem ter estado aos pés da cruz, ele anunciou o Cristo crucificado e proclamou a sua ressurreição.

Contemplou o desígnio salvífico do Pai para a nossa história e acolheu o Espírito Santo, que o cumulou de sabedoria e de amor.

 Sua conversão foi total, enquanto deixou para trás as suas crenças e abraçou a novidade do Evangelho, cujo centro era a fé na sua pessoa como Filho de Deus e na graça superabundante da redenção, que o senhor conquistou para todos nós.

Mesmo sem ter sido testemunha ocular da sua ressurreição, Paulo fez a experiência pessoal da sua presença viva, de tal modo que podia afirmar: “Pela graça de Deus, sou o que sou” e “Para mim, viver é Cristo!

Ele não teve medo da imensa estrutura pagã da sociedade, e teve a ousadia de plantar a semente do Evangelho nos ambientes mais hostis e nos lugares mais distantes.

Ao mesmo tempo, ele ajudou os primeiros cristãos a se libertarem dos templos e dos cultos religiosos, para que vivessem e crescessem em comunidades fraternas, ao redor da Palavra de Deus e da Eucaristia.

 

Senhor, São Paulo continua sendo uma inspiração para uma Igreja missionária, sinodal e sempre em saída.

Que a celebração da sua festa provoque em nós o entusiasmo pela nossa fé cristã e o anseio de ajudar a espalhar o Evangelho ao nosso redor, porque somente a sua Palavra tem força de vida eterna.

 

Maria santíssima, Mãe da Igreja, renove a nossa Igreja com o carisma missionário de São Paulo, para que o seu Filho seja conhecido e seja amado por todos. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Paulo vinha sendo preparado por Deus para ser uma grande força na compreensão e expansão do cristianismo. Formado nas Sagradas Escrituras, nutria grande zelo pela religião dos seus antepassados. Era tão aplicado na consolidação do judaísmo, que se tornou feroz perseguidor dos cristãos. Foi com esse homem que Jesus teve encontro histórico na estrada de Damasco. Paulo não viu Jesus, mas foi atingido por ofuscante luz, enquanto uma voz lhe perguntava: “Por que me persegues?” Uma pergunta espera resposta, explicação, decisão. Paulo também indaga: “Quem és tu?”. “Eu sou Jesus”, esclarece a voz. A partir desse diálogo, Paulo assume novo modo de vida (conversão) e dedicação sem reservas a Jesus Cristo. Por seu testemunho de vida e suas cartas, sua palavra continua a ressoar no mundo inteiro.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 16,15-18 - Missão do apóstolo

 

Saudação

 

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.

Hoje celebramos a conversão de São Paulo, Apóstolo. Rezo:

Senhor Jesus, assim como falaste com Saulo de Tarso e o transformaste no grande apóstolo Paulo. Toca também o meu coração, a minha inteligência e a minha vontade, transformando-me em verdadeiro/a missionário/a da tua Palavra.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dá-me a graça de caminhar cada dia seguindo os passos de Jesus. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Como ouço a Palavra de Deus, capaz de penetrar o âmago da alma? O que diz o texto? Leia-o com atenção, degustando cada palavra.

 

“Paulo era um doutor da lei judaica. Defendia a lei de todas as formas e com extraordinário vigor. Sua interioridade buscava um sentido para a própria vida. Ao “cair do cavalo”, Paulo se insere no grupo que ele mesmo tentava dispersar. Sua conversão foi radical: de perseguidor passa para anunciador. Compreendeu perfeitamente o mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho…”. Quem experimenta o amor de Jesus decide não perder tempo. Foi assim com São Paulo e pode e deve ser assim conosco. No entanto, o anúncio se sustenta na conversão. Ninguém muda de um dia para o outro. As transformações são processuais, pois vão além da razão e chegam ao coração. A conversão é um ato de amor.”

 

2. Meditação (Caminho)

São Paulo apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, ajudai-me e dai-me a graça de amar a Jesus e a sua Palavra acima de qualquer outro valor.

Repito muitas vezes durante o dia: São Paulo apóstolo convertei-me e defendei-me de todo o mal. Amém. O que o texto diz a você hoje? Qual mensagem o evangelista Marcos quer transmitir?

Medite o texto e reflita sobre as palavras que tocarem seu coração. Quem são as pessoas que hoje aguardam o anúncio do Evangelho?

Qual relação podemos fazer entre o Evangelho e a vida do apóstolo Paulo?

 

3.Oração (Vida)

No dia em que celebramos a conversão do apóstolo Paulo, rezemos pedindo a sua intercessão:

“Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor. Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre. Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida, busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo. Iluminai, animai e abençoai a todos! Amém”. São Paulo apóstolo, rogai por nós!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

BÊNÇÃO

 

Deus Pai do céu nos abençoe e nos cuide

Esteja à nossa frente para nos mostrar o caminho correto.

Atrás de nós para nos sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de nós para nos proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em nosso coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine nossa vida e aqueça nossos bons desejos e fortaleça nossa vontade para a virtude.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário