domingo, 5 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Mc 6,14-29 - O banquete da morte

 


    ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 03 DE FEVEREIRO de 2023 (sexta-feira) 034º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UM SORRISO SIGNIFICA MUITO: ENRIQUECE QUEM O RECEBE, SEM EMPOBRECER QUEM O OFERECE.

(Autor desconhecido)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA BÊNÇÃO CONTRA OS MALES DA GARGANTA

DIA DO DATILOSCOPISTA

DIA DA NAVEGAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

DIA DA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS

DIA ESTADUAL DO BEISEBOL (CBBS)

DIA DO ROMEIRO

DIA  DA FUNDAÇÃO DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE DE RECIFE-PE

DIA  DA FUNDAÇÃO DO JORNAL GAZETA DO POVO DO PARANÁ EM CURITIBA

DIA  DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA

DIA  DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS

DIA  DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIA  DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ EM FORTALEZA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guapé (Minas Gerais) Apodi (Rio Grande do Norte) Mar Vermelho (Alagoas) Urubici (Santa Catarina) Itapipoca - Jucás (Ceará) Missal - Nova Prata do Iguaçu - Vera Cruz do OesteDouradina (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JULIANA GUIMARAES  RUIZ (Lions Clube de LINS /SP)DILSON CÉSAR MOREIRA JACOBUCCI (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) MARCO ANTONIO MANCUSO (meu amigo-Garça/SP)VALDECIR VIEGAS (primo-Cambé /PR)SAYDE MOURAD (São Paulo /SP)KELY C. PINHEIRO PRECIPITO (Bauru /SP) VALDOIR CONTE (Hotel Gloria-Caxambu /SP)MARCOS MARÇAL (Garça /SP)REGINA CLAUDIA MONARI DE TOLEDO (Garça /SP) LUIZ CARLOS OTERO MIRALLA (São Paulo /SP) CRISTINA SASSO DE OLIVEIRA (Garça /SP) ANTONIO CARLOS DOS SANTOS (Garça /SP)FERNANDO HENRIQUE PRADO (Suzano /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ADRIANO ALVES PEREIRA ó2007ó16 ANOS (Pároco da Paroquia de Maria Mãe da Igreja de Marília /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO BRÁS

BRÁS (Armênia, sécs 3º-4º), Bispo de Sebaste, foi vítima das perseguições romanas. É conhecido como o protetor da garganta, por ter salvado uma criança engasgada com espinha de peixe.

SANTO Ansgário (Oscar)

SANTO Arão, o Ilustre

SANTA Verburga

SÃO Lourenço de Cantuária

BEATO JUSTO UKON TAKAYAMA

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

José e Maria cumprem a Lei mosaica (Lv 12): o menino Jesus, como primogênito, é consagrado ao Senhor e conduzido primeiro à Casa do Pai:  - Meus olhos viram tua salvação – Lc 2,22-40

 

 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

De origem oriental, a “festa das Luzes” estendeu-se, no século 4º, ao Ocidente, com o nome de “Encontro”. Caracterizando-se pela solene bênção das velas e procissão, tornou-se conhecida também como “festa da Candelária”. Neste dia mundial da vida consagrada, celebremos em sintonia com os religiosos, religiosas e consagrados seculares, pessoas que dia a dia se põem inteiramente a serviço do Senhor.

 

– Oração 

 

“PAI, A EXEMPLO DE SIMEÃO E DE ANA, FAZE-ME PENETRAR NO MAIS PROFUNDO DO MISTÉRIO DE TEU FILHO JESUS, E TORNA-ME PROCLAMADOR DA SALVAÇÃO PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Exortação 

Irmãos e irmãs, há quarenta dias celebrávamos com alegria o Natal do Senhor. E hoje chegou o dia em que Jesus foi apresentado ao templo por Maria e José. Conformava-se assim à Lei do Antigo Testamento, mas na realidade vinha ao encontro do seu povo fiel. Impulsionados pelo Espírito Santo, o velho Simeão e a profetisa Ana foram também ao templo. Iluminados pelo mesmo Espírito, reconheceram o seu Senhor naquela criança e o anunciaram com júbilo. Também nós, reunidos pelo Espírito Santo, vamos nos dirigir à casa de Deus, ao encontro de Cristo. Nós o encontraremos e reconheceremos na fração do pão, enquanto esperamos a sua vinda na glória.

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio de vosso templo. Vosso louvor se estende, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s). 

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de fevereiro de 2023 sexta-feira da 4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

No templo, Simeão bendiz a Deus porque se encontrou com Jesus, “luz para iluminar as nações”. Cheios de confiança, também nós queremos ir “ao encontro do Salvador”. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Ml 3,1-4) – O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Ou: (escolhe-se uma das leituras)

1ª Leitura (Hb 2,14-18) – Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 14visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso, devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 23(24)

 

O Rei da glória é o Senhor onipotente!

 

 

 

– 03 de fevereiro de 2023 sexta-feira da 4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

 

 – Evangelho do dia 

 

Meus olhos viram a tua salvação.  (Lc 2,22-40)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Sois a luz que brilhará para os gentios / e para a glória de Israel, o vosso povo (Lc 2,32).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

[22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos -, como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel”.33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

02/02/23 APRESENTAÇÃO DO SENHOR - A

 

Lucas 2,22.27-28.36.38-40: “Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor... Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus... Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser...  Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele”.

 

Jesus, o mistério da sua Encarnação não se limitou à sua concepção e ao nascimento em Belém.

O senhor quis assumir por completo a experiência da existência humana, dentro de um povo concreto, com suas leis e ritos.

Ao levá-lo ao templo, pouco depois de ter nascido, José e Maria cumpriam o dever de fé de que todo filho primogênito era um consagrado a Deus e a Ele pertencia.

Somente podia ser levado para a casa dos pais depois de ser resgatado, através da oferta de um par de pombinhos.

No entanto, seu corpo pequenino já era o novo e definitivo templo vivo da presença de Deus, que esvaziava aquele imenso templo de pedra.

E toda a sua vida, desde Nazaré até a morte e ressurreição, foi uma contínua apresentação do Pai a nós e de nós ao Pai.

No senhor, aquele rito antigo encontrou a sua mais plena realização.

Por isso, surgiram as figuras de Simeão e de Ana, dois idosos, cheios de esperança pela vinda do Messias, e que reconheceram no senhor o cumprimento das promessas do Antigo Testamento. Ambos receberam a luz do Espírito Santo para serem conduzidos ao seu encontro.

Simeão ficou tão feliz, dizendo que já podia morrer, porque vira a salvação do seu povo e a luz das nações.

E profetizou que uma espada atravessaria a alma de sua mãe, afirmando que o senhor seria um sinal de contradição no mundo, e prevendo sua oferta final sobre a cruz.

 

Senhor, o nosso batismo foi o dia da nossa apresentação ao Pai, para sermos seus filhos, ao senhor, para sermos seus discípulos, e ao Espírito Santo, para nos iluminar e nos fortalecer em nossa missão.

E fomos consagrados à sua mãe, para que cuidasse de nós, como cuidou do senhor.

Que a festa de hoje renove em nós essa consciência de fé de que somos consagrados a Deus, para vivermos na comunhão da Trindade santa.

 

Maria santíssima, continue a nos apresentar a Deus todos os dias, para que vivamos sempre na sua presença e possamos também crescer em sabedoria e em graça, ‘fortes na fé, alegres na esperança e fervorosos na caridade’. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A festa da Apresentação do Senhor ocorre quarenta dias após o Natal. Recorda o texto bíblico em que Maria apresenta Jesus no templo (cf. Lc 2,22-40). A Lei de Moisés determinava a purificação da mãe e o resgate do primogênito (Lv 12,1-8; Ex 13,1-2). Lucas não fala de resgate, mas de apresentação: Jesus é apresentado (entregue) publicamente a Deus. Simeão chamou Jesus de “luz para iluminar as nações” (v. 32), expressão que gerou o costume de se realizar, com velas bentas e acesas, uma procissão antes da missa. E a festa recebeu outros títulos, como Nossa Senhora das Candeias ou da Candelária, ou Nossa Senhora da Luz. Atualmente, mães e pais continuam apresentando seus filhos na igreja, para a recepção dos sacramentos da iniciação cristã. E todos somos convidados a caminhar rumo ao encontro com o Senhor.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Lc 2,22-40 - Apresentação do Senhor - Dia da Vida Religiosa Consagrada

 

Oração Inicial

 

Celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Silenciando seu coração, abra-o para o diálogo com Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o Evangelho? Em uma leitura atenta, observe os diferentes elementos presentes no texto. Qual é o tema central do Evangelho de hoje? Quais personagens aparecem na narrativa? O que Simeão fala a respeito do Menino? O que é comunicado a Maria?

 

“José e Maria seguem o ritmo da vida daquele tempo, sempre atentos às prescrições religiosas. Ao apresentarem o Menino no Templo, são surpreendidos pela manifestação de Simeão e da profetisa Ana, que expressam alegria e satisfação, pois as promessas de Deus são cumpridas. Apesar da idade avançada, ambos não deixaram de crer em Deus. A esperança passa, então, a ter um nome: Jesus de Nazaré. Não tivemos a graça de ver fisicamente Jesus nem de segurá-lo ao colo; no entanto, podemos recebê-lo na Eucaristia e no amor ao próximo, bem como na Palavra Sagrada. Assim como Jesus foi apresentado no Templo, que nosso testemunho possa apresentar o Filho de Deus aos que encontramos nos caminhos da vida”

 

2. Meditação (Caminho)

Que belo exemplo para as nossas famílias, que precisam entender o fundamental da religião, nessa que chamamos ‘Igreja Doméstica’. Uma família sem espiritualidade está vulnerável aos ataques do inimigo de Deus. Sem fé, as famílias não se sustentam.

Em sua família as crianças têm direito à fé?

Como sua família vive as promessas do Batismo?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Maria, tu és bendita entre todas as mulheres. Tu que acreditaste! O Poderoso fez maravilhas por ti! A maravilha de tua maternidade divina e, em vista dela, a maravilha de teu sim. Tu foste verdadeiramente associada a toda a obra da redenção, unida à cruz de nosso Salvador. Teu coração foi transpassado ao lado de seu Coração. E agora, na glória de teu Filho, não cessas de interceder por nós, pobres pecadores. Tu velas sobre a Igreja, da qual és Mãe. Velas sobre cada um dos teus filhos e filhas. Obtém de Deus para nós todas as graças, com a única condição de que ousemos pedi-las e nos aproximemos de ti com confiança, com audácia e simplicidade de criança. É assim que tu nos levas, sem cessar, ao teu divino Filho… Ó Maria! Eu te pertenço totalmente!” (São João Paulo II).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário